Autor Tópico: Fotógrafa infantil usa métodos polêmicos para obter fotos de impacto  (Lida 7683 vezes)

pedrortega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
Vejam amigos. Esta fotógrafa dá pirulitos às crianças pouco antes do início da sessão,
para logo em seguida tirá-los e provocar choro.
Fico me questionando..até onde se deve ir em nome da arte?

http://www.boredpanda.org/end-times-jill-greenberg/

Em tempo, não quero condená-la, só abrir uma discussão, mas eu jamais faria isso com uma criança.



Faby05

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 333
Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2013, 10:21:34
Sei la.. nao acho q seja algo pra 'abalar'.. Vejo muitos pais fazendo muito pior.. Por exemplo, Ja viram os videos dos pais q mentem dizendo pros filhos q comeram todo os doces do Halloween? E com certeza dps ele devolvia os doces e as crianças paravam em 3 seg de chorar e nem vao lembrar disso daqui a algum tempo.. 

Nao sei se eu faria isso so pra tirar fotos... mas nao acho q o pessoal deveria levar tanto a serio..


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2013, 10:24:41
Cara, não acho a "técnica" tão ruim assim, tenho certeza de que ela devolve os pirulitos logo após o clic e segundos depois a criança está rindo novamente  :D
E achei as fotos demais! muito bem executadas, muito boas mesmo!
Tecpix + motorola do guga


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2013, 10:25:33
Sei la.. nao acho q seja algo pra 'abalar'.. Vejo muitos pais fazendo muito pior.. Por exemplo, Ja viram os videos dos pais q mentem dizendo pros filhos q comeram todo os doces do Halloween? E com certeza dps ele devolvia os doces e as crianças paravam em 3 seg de chorar e nem vao lembrar disso daqui a algum tempo.. 

Nao sei se eu faria isso so pra tirar fotos... mas nao acho q o pessoal deveria levar tanto a serio..

Muito engraçados estes videos por sinal  :hysterical:
« Última modificação: 27 de Maio de 2013, 10:25:55 por Fernandez »
Tecpix + motorola do guga


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2013, 10:28:09
Eu nunca faria isso, e muito menos deixaria alguém fazer com meus filhos. :doh: :aua:


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2013, 10:29:16
Também não vejo nenhum grande pecado na "técnica". E as fotos são boas!

Difícil deve ser aguentar o chororó constante no estúdio, haja paciência! rs

[]s


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 27 de Maio de 2013, 11:05:12
Extremo mal gosto

Como disse o Douglas, jamais deixaria fazer isso com a minha filha.
« Última modificação: 27 de Maio de 2013, 11:06:17 por Roberto Dellano »


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #7 Online: 27 de Maio de 2013, 11:09:51
Eu achei uma maldade com os pequeninos...  :no:
Alguns não estão chorando apenas de pirraça por não
ter mais o pirulito, estão chorando de verdade,
com lágrimas e tudo.
E não gostei do tratamento nas fotos e também de ver crianças chorando desse jeito.
Mas como todo mundo fala, questão de gosto.  ;)

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #8 Online: 27 de Maio de 2013, 11:18:16
Eu nunca faria isso, e muito menos deixaria alguém fazer com meus filhos. :doh: :aua:

1000 x

Sou completamente contra!
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #9 Online: 27 de Maio de 2013, 11:21:58
...
E não gostei do tratamento nas fotos e também de ver crianças chorando desse jeito.
Mas como todo mundo fala, questão de gosto.  ;)

Concordo, a arte algumas vezes choca mesmo, mas nesse caso não é espontâneo, foi provocado.!

Por mais que a cena me choque, não acho que seja perfil da fotógrafa, mas é um trabalho!

E que ao meu gosto pessoal eu não faria nunca! >:(
« Última modificação: 27 de Maio de 2013, 11:22:25 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Maio de 2013, 11:28:55
Eu nunca faria isso, e muito menos deixaria alguém fazer com meus filhos. :doh: :aua:

x4

ja tinha visto essas fotos e sempre ficava imaginando como eles faziam para a criança chorar heuahsueah


ClaudioH

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #11 Online: 27 de Maio de 2013, 11:39:58
Eu nunca faria isso, e muito menos deixaria alguém fazer com meus filhos. :doh: :aua:

x5

No artigo está escrito que alguns acham normal, tendo em vista que crianças choram o tempo todo. Quando choram, é por sentirem algum desconforto. E a função dos pais é tentar aconchegá-los, eliminando ou reduzindo o desconforto. Criar um só para fazer fotografias é uma grande sacanagem, não é arte...


sfortunato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #12 Online: 27 de Maio de 2013, 12:26:16
Achei as fotos muito bem executadas e esteticamente muito bonitas!

A verdade é que a partir do momento em que é sabida a metologia "cruel" aplicada, tomamos repúdio contra o ato e também, pelas fotografias.

Se tivesse filhos, talvez abrira mão da consciência de super protetor, penso que não é nada traumático ao extremo, e que tudo na vida passa, essa lembrança (ainda mais nessa idade) jamais permaneceria... mas ainda é uma conduta muito delicada.

Agora pensem se não seria diferente se o tópico fosse apenas "a beleza do choro das crianças" e a informação do pirulito suprimida.. a maioria iria de  :clap:  :clap:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 27 de Maio de 2013, 12:26:47
Não gostei nem da técnica sem das fotos.

Tenho cá pra mim que não causa nenhum "problema grave" nas criança. Ninguém vai virar psicopata por causa dessa experiência, mas fico com dor no coração de saber que isso foi feito para se conseguir esse resultado, EMHO, pífio.

Contraste mal trabalhado e pele artificial. A pele da criança é naturalmente aveludada e não precisa de trabalho pontual para ela. Plastificou várias... Em compensação a luz tá muito boa.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #14 Online: 27 de Maio de 2013, 13:36:51
Cada dia eu acho que entendo menos de fotografia...

Sou pai de duas filhas, uma com 16, outra com 3. Senti mal-estar vendo as fotos.

Não sou contra o registro do sofrimento quando feito com esta finalidade, o de registro, sendo que talvez alguma melhora possa vir de expor este sofrimento através da fotografia.

Mas no caso, este sofrimento foi provocado para simples deleite de algum pai ou mãe débil mental que acha bonito registrar seus filhos aos prantos. Alguém pode dizer que é por poucos instantes e não é traumático, mas para uma criança desta idade isso é sofrimento intenso. Pode não traumatizar, mas não é por isso que deixa de ser crueldade.

E rebatendo o que foi dito aí em cima, sobre a "beleza das crianças chorando", criança chorando é algo que é triste, sempre. Não existe beleza nenhuma nisso.

Se realmente alguém acha que fazer uma criança de 2 ou 3 anos chorar aos prantos apenas para ter o prazer de fotografá-la nesta situação é algo que seja válido, então mudo minha citação da primeira linha. Cada dia menos eu entendo o mundo...
« Última modificação: 27 de Maio de 2013, 13:39:40 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460