Autor Tópico: Ajuda com Fotografia industrial  (Lida 2668 vezes)

giiux

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Feminino
Online: 27 de Maio de 2013, 19:13:20
Nunca respondem meus tópicos mas, vou tentar mais uma vez ahahahahahah
tenho que mandar HOJE uma proposta com orçamento para uma empresa, para tirar foto de máquinas
Seria um trabalho que me chamariam quando precisassem, pra tirar foto de uma máquina ou duas dependendo...
Levarei luz fria, 2, um fundo que eu não sei ainda se vai ser de algum tecido ou de papel, e vou precisar colocar rebatedor em volta por ser metalizado
Preciso de mais alguma coisa? Alguém tem alguma dica? E como cobrar? Não faço a mínima idéia de preço nessa área, nunca fiz nenhum trabalho desse tipo  :(
Seria bom cobrar por dia? Quanto em média seria bom pra alguém iniciando nessa área?

ajuda please :(


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2013, 19:58:38
Acho que a solução é sempre ver o custo da sua hora de trabalho + os demais custo que esse trabalho te dariam. A partir daí você pode ter uma melhor noção de como cobrar. Dependendo do uso que a foto vai levar, ela também pode valer mais ou menos.

Existem artigos e tópicos aos montes sobre como cobrar aqui no fórum e na net.  :ok:


giiux

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2013, 20:09:30
eu sei, mas achei pouquíssima coisa sobre fotografia industrial :c
queria saber sobre isso.


nekosg

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Seja você mesmo.
    • Neko Oliveira Fotografia
Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2013, 20:21:35
serão maquinas de que? nos de mais detalhes do trabalho
Portfólio: http://www.nekooliveira.com.br

Equipamento: Canon 5d MkII


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2013, 20:22:10
Uma ou duas maquinas não significa muito ou pouco trabalho... cobre por diária de trabalho. Não sei como é o mercado hoje, mas os trabalhos institucionais e comerciais tinham valores de diária diferentes.

Quando fazia institucional eu tinha um "kit" padrão: pano preto e tripé de luz, um multiuso pra limpeza de alguns detalhes quando necessário fora todo o material do fotógrafo.

Industria é um ambiente hostil e insalubre (normalmente) por isso um UV seria bom ter na manga


giiux

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2013, 21:21:55
Máquinas desse tipo:
http://www.portaldeangola.com/wp-content/uploads/2013/03/maquinas.jpg
São máquinas de rotulagem, com o fundo de vidro, tudo metalizado... complicado. hahahah
Estou morrendo de medo de ficarem horríveis, porque nunca fiz nada do tipo, só coisa pequena... a máquina tem uns 4x7 metros
Vocês acham que um kit desse tipo:
http://www.brasiltronic.com.br/kit-iluminacao-greika-soft-star-light-50x50cm-luz-fria-p1172/
seria o suficiente?



kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #6 Online: 27 de Maio de 2013, 22:11:24
a luz continua vai te ajudar bastante para visualizar como posicionar a própria. Lembra de levar o tripe
para poder fechar o diafragma pelo menos f11 ou até f16 se tiveres distancia para usar uma media-tele.
o preço vai depender dos teus custos mais  a utilização das fotos. se vai ser só para cátalogo web, ou impresso, ou publicidade comercial tipo revistas, etc. :ok:


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Maio de 2013, 22:17:32
Campeao,

Vou meter o bedelho onde nao conheço, mas pensaria da seguinte forma:

1 - Preocupaçao com o fundo:

Vai ser so a maquina e atras dela uma parede branca? Vai haver outros equipamentos, pessoas, objetos e afins atras dela? para evitar este tipo de "surpresa" colocaria atras dela um material branco para fazer um fundo, se pelo tamanho nao puder ser um papel, que seja ao menos um tecido, e meteria uns 3 ou 4 speed lights para fazer o fundo ficar devidamente branco. Se o espaço te permitir usar uma 200mm sera bom para poder reduzir o tamanho do fundo. Se der espace o fundo da maquina para evitar que a luz dele vaze para ela, uma vez que vai ser muito forte (para estourar e ficar bem branco).

Na pior das hipoteses, pense no pos tratamento e faça o fundo branco ao menos na parte com mais detalhes. As mais faceis poderao ser "construidas depois.

2 - Peocupaçao com a maquina:

Acho que dois softs sejam suficientes, mas se nao os tiver, use um difusor que vem com o rebatedor (sabe aqueles 5 em 1?). Coloque o flash atras dele e mande ver. Se for bem grande meta dois flashs.

nao se acanhe em pedir os speedlights aos parceiros.

Se de tudo estiver na pior (sem os flashs), tente fazer primeiro a foto com o fundo e depois a da maquina. para isso sera necessário um tripé honesto. (para falar a verdade nao tenho certeza que vai funcionar porque nunca fiz, mas na teoria deve funcionar). O bom desta técnica é que se poderá usar luz de menor intensidade no fundo pois o tempo de exposição poderá ser consideravelmente maior. Outra coisa boa é que mesmo se voce nao tiver muitos flashs dara para "montar" a imagem na pos. Sendo um pedaço de cada vez. (um fotômetro vai te ajudar nessa)

Por ser equipamentos industriais, pode ser que no local, e em função da demanda atípica, você consiga uma forcinha. Algo como a possibilidade de amarrar uma corda bem esticada com o tecido sobre ele para fazer o fundo (ja que se fizer isso entre os tripes eles possivelmente cairao. Lembre-se de distanciar o fundo da maquina.

Bom, isso é o que lembrei e o que me passou pela cabeça por agora.



D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Maio de 2013, 22:18:12
Na boa... recuse o trabalho.
Pelas informações que você passou, neste momento, você não aparenta ter condições de realizar o trabalho deste porte.
Como já dito, indústria é um meio muito insalubre... e se você não fez uma visita técnica para saber o que e onde fotografar, complica mais ainda.
Não dá pra dimensionar a quantidade de iluminação e materiais necessários para compor a cena de maneira adequada se não souber o que tem a volta.
E uma máquina de 4x7m???
Não é só iluminação, mas também camera, lentes, tripés que vai utilizar... consegue fazer 1 foto somente ou precisará montar os planos para obter a imagem final? Quais os detalhes devem ser mostrados? De qual ângulo? O que deve ser priorizado???? Qual o espaço para fotografar? Quanto você tem de recuo e de fundo? O ambiente em que está a máquina é aberto ou fechado? Há algum elemento interferindo na iluminação, nos reflexos, etc...? Qual o horário e que você deve fotografar? O tempo disponibilizado é suficiente ou a máquina está no meio da produção ou estoque/passagem? Precisará de quanto tempo de pós produção? É você quem fará a pós produção ou vai terceirizar?
São muitas e muitas variáveis que devem ser consideradas para obter o custo de produção e o orçamento final para a imagem.
É uma situação muito complexa... levando em consideração que o seu cliente queira uma imagem decente...
O cliente quer um "registro" ou quer uma imagem "comercial"... que o auxilie a vender mais?
 Ou para ele "qualquer" foto feita com câmera "profissional" vai ficar perfeita?
Se ele pensar assim, ele está contratando uma câmera, não os seus serviços profissionais de fotografia... e tenha certeza que ele não vai pagar o que é justo para este trabalho.
Não leve meu comentário a mal... mas precisa saber o que você está vendendo e o que seu cliente imagina estar comprando... quais as expectativas dele e o que você precisa de meios materiais (equipamentos, equipe, tempo) e intelectuais (conhecimento, técnica, experiência) para satisfazer essa necessidade dele.
Abraço e boa sorte.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Maio de 2013, 22:20:10
Quanto aos softbox, acho que pelo tamanho (50 x 50) seria mais negocio, para este caso, um rebatedor beeeemmm grande (so a parte difusora, claro). Use ao menos um como principal e uma outra fonte de luz, esta pode ser menor, e em menor intensidade, para cobrir umas eventuais sombras.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #10 Online: 27 de Maio de 2013, 23:15:49
A uns trocentos anos atrás fui fazer um trabalho em vídeo, gravar uma mini usina hidroelétrica em acrílico. Tudo refletia. Gravamos a noite e pano preto na camera, só a lente pra fora e tudo rebatido e difuso

Considere isto no orçamento. Outra coisa a considerar, levando em conta (muito em conta) o que o Paulo Arruda mencionou mas um trabalho deste porte você não faz só. Vá de assistente/produtor/ass de luz/faz tudo/diretor  e considere um bom fotografo no seu orçamento, use o conhecimento dele para orçar luz.

Agora, a maquina é grande mas nada impossível

Vai na fé :ok:


giiux

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 31 de Maio de 2013, 18:45:00
Obrigada a todos que responderam
No fim, eu fui e deu tudo certo! hahahaha
Agora é a pós produção que é um saquinho...
Foi tudo bem improvisado, fui sozinha, com meu kit de luz bem básico
Não ficou perfeeeeito, mas eu achei que ficou bom, mesmo com alguns reflexos...  os detalhes que eu amei as fotos, achei que ficou muito bom!
A máquina inteira é realmente bem difícil de tirar, mas deu tudo certo!
Só não vou postar aqui porque eu acho que não posso :/