Autor Tópico: Ajuda na compra da Câmera. Orçamento até R$1.200,00  (Lida 1472 vezes)

Phog

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 28 de Maio de 2013, 14:52:28
Olá gente!!

Pesquisei bastante no fórum e li muita coisa, li guias para colaborar com a minha escolha, mas só aumentaram as dúvidas. Isso é bom, pois poderei fazer uma escolha melhor e mais consciente. Diariamente e constantemente vocês se deparam com pessoas com muita vontade de entrar no universo da fotografia, ainda que de forma bem amadora, mas que esbarram na compra da câmera.

Primeiro vou explicar qual será o uso da câmera: quero uma câmera que seja boa para o geral em qualidade de imagem, que tenha bons ajustes automáticos, mas que me permita ter controles manuais (ISO, tempo de exposição, exposição enfim, controles iniciantes). Pretendo tirar fotos principalmente de automóveis e natureza, um macro bom seria interessante em alguns momentos também.

Inicialmente pensei na Canon SX500 IS, na SX50HS e pensei também na Fuji Finepix HS30EXR e agora lendo, agradei também da Panasonic FZ 150.

Entretanto, dando uma olhada, fiquei mais em dúvida ainda, me interessei por duas DSLR, a Canon Eos T3 e a bNikon D3100.

Peço a ajuda de vocês, para me indicarem qual seria uma boa opção, os prós e contras.

Qual dessas câmeras atende bem e permite que eu inicie no mundo da fotografia com controles manuais básicos?
Será que compensa comprar uma DSLR como estas duas? Como fica a questão de zoom em uma câmera dessas?


Limito meu orçamento para essa compra em R$1.200,00.

Quanto mais eu leio, mais fico com dúvidas e só vocês poderão me salvar! :D

Muito obrigado pela gentileza!

Abraço a todos!
« Última modificação: 28 de Maio de 2013, 15:13:05 por Phog »


Carlos Roberto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
    • http://carlos.ra.nafoto.net
Resposta #1 Online: 29 de Maio de 2013, 00:18:11
A dúvida é normal, não se preocupa. Eu comecei a fotografar com uma Fuji S7000, com pouco zoom, apesar que para época que comprei, era muito 5x. Comprei a S7000 porque fazia questão de controles manuais e sapata pra flash. Alguns anos depois, comprei minha segunda câmera digital, uma HS20, também da Fuji. No começo do ano comprei minha primeira digital reflex. Minha primeira DSLR foi uma Canon de filme, com a qual aprendi fotografar.

As vantagens e desvantagens de uma SZ de lente fixa e de uma DSLR: as imagens das SZ são bem melhores que as das maiorias das compactas, apesar de não poder comparar às imagens feitas numa reflex. Pior ainda é menor quando fotografamos em iso alto, pois a imagem fica um lixo. A grande vantagem da SZ é a objetiva que pode ir de uma grande angular de 15mm a uma tele de 700mmm, isso com aberturas máximas de 2.8 a 4.5. Uma objetiva dessa configuração pra uma reflex deve custar uns 20 mil reais.

Uma DSLR, mesmo de entrada, faz boas imagens, até mesmo em iso alto. O grande  problema é a necessidade de investir em objetivas pra se ter mais zoom e o tanto de equipamento que  teria de levar pra aproveitar todas as distâncias focais, diferente de carregar apenas uma SZ, bem mais leve que uma reflex com objetiva.

Muitas vezes prefiro sair com minha SZ pra fotografar, principalmente durante o dia, quando posso usar iso baixo. Fotografar eventos a noite com a SZ só com um bom flash na sapata e mesmo assim, encontro dificuldade pra boas fotos.

Sai durante o dia com a reflex é um saco, pois pesa a câmera e as duas objetivas que levo. Falta praticidade, mas para eventos a noite, facilita bem o trabalho de fotografar.

Espero ter ajudado um pouco.
Fuji S7000...meu xodó...


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Maio de 2013, 10:31:22
Cara, pra ter "tudo-em-1" seria ideal uma superzoom mesmo. Apenas discordando um pouquinho do que disse o amigo acima, não acho que uma superzoom seja melhor que uma compacta, pois nada mais é que uma compacta com um corpo avantajado e bastante zoom. Mas seguindo a linha nesta categoria, acho que por 1200,00 você consegue inclusive a panasonic fz200, a top da categoria juntamente com a sx50, minha predileção por ela seria em virtude de ter abertura constante de 2.8 em todo range do zoom. Mas escolhendo uma superzoom é bom ter consciência que abre-se mão de qualidade de imagem e fotos com pouca iluminação. Não estou dizendo em momento algum que uma superzoom seja uma escolha ruim, longe disso, mas é bom saber de suas limitações.
Do outro lado, optando por uma dslr de entrada, abre-se mão de versatilidade e geralmente ocasiona problemas de saúde (financeira, hehe). Ter bom zoom é relativamente caro (apesar de ter a 55-250 na casa dos 600 reais, ainda assim me parece caro pra quem não quer investir muito), macro idem. Contudo, o ganho em qualidade de imagem é absurdo, e pode ainda usar com maior qualidade pra fotos noturnas. Outra coisa que muita gente procura é o desfoque de fundo em um retrato, coisa que com uma superzoom é bem mais complicado de se obter, e nas dslr é simples tendo a lente certa (por exemplo uma lente de 300 reais, a famosa 50mm 1.8).
Enfim amigo, como muitos dizem por aqui, é questão de compromisso. Ou tu compromete um pouco de qualidade e faz de tudo pra ter ambientes com ótima iluminação (nesse caso indo pra sz), ou tu compromete um pouco de versatilidade pra ganhar em qualidade.
Abraço e boa escolha
Tecpix + motorola do guga


Romulo Linhares

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Maio de 2013, 11:32:58
Essa dúvida faz parte da vida de todo mundo que resolve fotografar, e o pior de tudo é que não existe uma resposta definitiva, afinal o gosto e os objetivos só podem ser definidos por você mesmo. Mas como perguntou vou deixar aqui a minha opinião rs.

Já tive contato com duas câmeras citadas por você A Finepix HS30 e a Nikon D3100

Fuji HS30 EXR: Uma excelente superzoom, robusta, bem construída, uma qualidade ótica relativamente boa, muitos controles manuais como ISO, WB, AF e o botão dedicado a filmagem. Porém o sensor é o mesmo da maioria das câmeras compactas que tem por aí, o que se você for estudar fotografia a fundo vai te limitar em pouco tempo.

D3100: DSLR de entrada da Nikon sendo concorrente direta da Canon T3, excelente maquina, ótimo custo benefício, tem um vídeo que até dá pra usar uma vez ou outra, mas no quesito fotografia ela definitivamente mata a pau. vai aguentar 100.000 fotos sem problemas nenhum e com ela na mão você já pode pensar em montar seu kit de lentes, mas tome cuidado por que vicia! hahaha

Espero ter te ajudado, não esqueça de postar aqui sua decisão e o que achou.

Boa Sorte!  :ok:


Carlos Roberto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
    • http://carlos.ra.nafoto.net
Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2013, 12:01:34
Cara, pra ter "tudo-em-1" seria ideal uma superzoom mesmo. Apenas discordando um pouquinho do que disse o amigo acima, não acho que uma superzoom seja melhor que uma compacta, pois nada mais é que uma compacta com um corpo avantajado e bastante zoom. Mas seguindo a linha nesta categoria, acho que por 1200,00 você consegue inclusive a panasonic fz200, a top da categoria juntamente com a sx50, minha predileção por ela seria em virtude de ter abertura constante de 2.8 em todo range do zoom. Mas escolhendo uma superzoom é bom ter consciência que abre-se mão de qualidade de imagem e fotos com pouca iluminação. Não estou dizendo em momento algum que uma superzoom seja uma escolha ruim, longe disso, mas é bom saber de suas limitações.
Do outro lado, optando por uma dslr de entrada, abre-se mão de versatilidade e geralmente ocasiona problemas de saúde (financeira, hehe). Ter bom zoom é relativamente caro (apesar de ter a 55-250 na casa dos 600 reais, ainda assim me parece caro pra quem não quer investir muito), macro idem. Contudo, o ganho em qualidade de imagem é absurdo, e pode ainda usar com maior qualidade pra fotos noturnas. Outra coisa que muita gente procura é o desfoque de fundo em um retrato, coisa que com uma superzoom é bem mais complicado de se obter, e nas dslr é simples tendo a lente certa (por exemplo uma lente de 300 reais, a famosa 50mm 1.8).
Enfim amigo, como muitos dizem por aqui, é questão de compromisso. Ou tu compromete um pouco de qualidade e faz de tudo pra ter ambientes com ótima iluminação (nesse caso indo pra sz), ou tu compromete um pouco de versatilidade pra ganhar em qualidade.
Abraço e boa escolha

Há algumas poucas compactas que faz boas imagens mesmo, mas falo da superiorioridade das SZ em relação aos controles manuais, que ao contrário automático, nos permite fazer fotos melhores. As objetivas maiores das SZ também ajudam a ter fotografias melhores que nas compactas. Mas não tô falando das compactas premium, que são mais caras que uma reflex de entrada.
Fuji S7000...meu xodó...