Autor Tópico: Lentes Rokinon  (Lida 10343 vezes)

RM Photo

  • Trade Count: (11)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Maio de 2013, 09:41:59
Pessoal, estou querendo comprar lentes rokinon Prime, mas gostaria de opiniões sobre elas.

Eu uso a Canon 5D Mark II atualmente uso uma sigma 12-24 f4 e a 50 1.4 canon, mas quero migrar para Rokinon, pois são bem mais baratas.

Agora a duvida é sobre a qualidade ótica dessas lentes.

Nikon D600,  Nikkor Af-D 24-85 2.8-4, Vivitar 105 2.5 macro, Nikkor Af 70-210 4, Flash Nikon Sb800 e SB 21 macro, Fuji Xe1 Canon FD 24mm 2.8,  Canon FD 50mm 1.8 e Canon FD 500mm 4.5


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2013, 01:31:43
Olá amigo,

A qualidade delas tanto ótica quando de construção é ótima. Melhor em f4 e f5.6

Estou vendendo minha canon 50 para pegar a 35 da rokinon.

Abaixo um texto que li recentemente sobre a 85.

Abs
Danilo

"A maioria dos amantes de fotografia e mesmo profissionais menos experientes, nunca deve ter ouvido falar da marca “Rokinon”. Trata-se de uma das marcas cuja a companhia sul-coreana Samyang, mais conhecida por fabricar automóveis e navios, comercializa sua linha de lentes para o mercado de baixo custo. As lentes fabricadas por ela também vem com nomes como Vivitar e Opteka, mais conhecidos no mercado de acessórios para fotografia. Mas não se deixe enganar por nomes. O que chama a atenção nas lentes Rokinone em especial nessa 85mm de grande abertura (f1.4) é o preço. Uma lente com a mesma abertura e qualidades óticas, como as oferecidas por esse modelo, de marcas como Canon, Nikon ou Zeiss, custam três ou quatro vezes mais caro.
Ao primeiro contato, percebemos de cara duas coisas: o peso, que denota a construção em metal com algumas partes em plástico de excelente qualidade – e que fazem muitas lentes de grife morrerem de vergonha – e a olhando na parte de trás da lente,  se nota a falta dos contatos elétricos comuns as lentes atuais. A montura é EF Canon e por ser uma lente totalmente mecânica, não são necessários anéis adaptadores. A lente se encaixa com perfeição ao corpo de qualquer Canon com montura EF e é extremamente robusta por não ter partes eletrônicas em seu interior.

Conclusão:

A lente Rokinon 85mm f1.4 Aspherical  tem uma nitidez muito boa, surpreendente mesmo para uma lente com seu preço. Em aberturas acima de f4 é perfeita e se iguala a lente mais clara da Canon, a EF 85mm 1.2, que custa 3 vezes mais. Se você precisa de uma lente bastante clara para trabalhar com fotografia e principalmente vídeo e com um precisão muito grande de profundidade de campo, essa lente é uma grata surpresa.  O vignetting é suave e as distorções laterais não existem. As oito lâminas do diafragma oferecem um bokeh bem definido, embora em algumas situações possa incomodar. A qualidade da construção mecânica é surpreendente e o peso ao primeiro contato já mostra que foram usados materiais superiores a muitas lentes de marcas de grife e preço bem mais caro. Um ponto que pode representar um incomodo para algumas pessoas é o fato dessa lente ser totalmente mecânica. Sem controle de foco ou abertura. Tudo tem que ser feito como nos velhos tempos, mas justamente aí que está a graça para muitos. Se você faz questão de foco e abertura automáticos e  estabilização de imagem, então a Canon 85mm f1.8 USM III EF é mais indicada."



Gpanazio

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 307
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Maio de 2013, 17:25:56
Eu tenho a 35mm e a 14mm.

A 35 é fantástica, a qualidade dela é comparável a Canon L. A nitidez, inclusive em 1.4, é de cair o queixo.

A 14mm é legal, não tenho experiência com outras grandes angulares, mas ela cumpre muito bem o seu papel e tem uma qualidade boa. Em Full Frame ela dá uma distorção BEM grande nas bordas, você tem que ficar ligado com o que você tá filmando, porque pode provocar algumas "bizarrices". Em sensor cropado não tem esse problema, ela funciona muito bem com a T3i.