Autor Tópico: Ensaio externo gestante  (Lida 2341 vezes)

lucas marco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
Online: 29 de Maio de 2013, 10:10:32
Esses tempos atrás vi que tinha bastante gente discutindo sobre ensaio de gestantes, quais equipamentos usar, poses boas para fazer e tudo.
Acabei acompanhando meio superficialmente já que na mesma época ia fazer meu primeiro trabalho do tipo;
Ainda não tenho muita habilidade pra dirercionar as pessoas a serem fotografadas, mas acho que consegui me tirar e tirar pontos positivos...
Gostaria de compartilhar com vocês para ver no que preciso melhorar, aprender e tudo mais...
Usei uma t2i + 50mm + tokina 10-17 + cactus + nikon sb16 + sombrinha rebatedora

Obrigado por verem

1-


2-


3-


4-


5-


6-


7-


8-


9-


10-


11-


12-


13-


14-


15-


16-


17-


18-


" Ter condições de ser o que eu sou e deixar bem mais que saudade quando eu me for ... "


Calebe

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
Resposta #1 Online: 29 de Maio de 2013, 11:00:31
fico muito bom.. fui lendo o que vc escreveu e pensei logo que fosse um leigo no assunto coisa que nao é, pura modestia hahaha


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Maio de 2013, 11:04:21
Lucas gostei bastante das fotos, belo uso da luz e boas poses e composições.Destaque para as fotos noturnas. :clap: :clap: Só não gostei muito da 10, o corte na cabeça prejudicou um pouco. Parabéns.


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #3 Online: 29 de Maio de 2013, 11:12:04
Lucas, gostei muito. Parabéns :ok:


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2013, 11:34:33
Muito bom! Gostei do resuktado da rebatedora mesmo aparecendo ser bem dura a luz

Enviado de meu GT-I8190 usando o Tapatalk 2

Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Maio de 2013, 11:46:16
Gostei muito, principalmente as noturnas!  :clap: :clap:
Tecpix + motorola do guga


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Maio de 2013, 12:06:18
Lucas, parabéns! A minha preferida de longe é a 7.

Vou deixar umas dicas sobre iluminação e o uso de flashes, então.

1) Quando estiver usando um flash pra preencher as áreas mais escuras e dar importância ao assunto tu pode baixar a exposição ambiente (e deve) pra pegar os detalhes do fundo. Vou citar a 2, por exemplo, onde o fundo ficou estourado. Como tu tá usando o flash pra compensar as pessoas, tu pode subexpor a cena inteira em 1EV, (começa por aí e vai ajustando conforme a situação) então vai conseguir todos os elementos da foto em harmonia. Outra forma de fazer isso é usar a exposição do céu e compensar o restante no flash, como fiz aqui nas fotos 3 e 4.

2) Quando estiver fotografando mais de uma pessoa, procura sempre posicionar a fonte de luz na mesma distância de todas as pessoas, pois senão a lei do quadrado inverso age muito forte fazendo com que uma pessoa fique muito clara e a outra muito escura. Cito a foto 1, onde a luz está muito mais próxima da gestante que do papai. Nesse caso poderia trocar a luz de lado e usar um rebatedor do outro lado só pra dar um preenchimento, pois somente com a luz na esquerda poderia ficar meio sem graça, na minha opinião. A 7 é o caso onde isso foi bem aplicado: quantidade de luz homogênea em ambos.

Dito isso, parabéns pelos resultados na "estréia".

Abraços!
« Última modificação: 29 de Maio de 2013, 12:09:02 por lestevaos »


mrferreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.096
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Maio de 2013, 12:29:31
Lucas,

Também gostei bastante das fotos, belo uso da luz e boas poses e composições. Gostei muito da 17.
Quanto aos modelos ele me parecerem um pouco tensos... os sorrisos podem melhorar!
Quanto ao resto, eu gostaria de ter a sua qualidade. Ficou ótimo!

Parabéns!  :clap:
Canon T3i + EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II; EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II; EF-S 50mm f/1.8 STM




Calebe

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
Resposta #8 Online: 29 de Maio de 2013, 12:37:59
Eu acredito que ele fez a foto estourada de proposito.. até por que fico muito bom o efeito exceto da foto 2 que fico estranha!


lucas marco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
Resposta #9 Online: 29 de Maio de 2013, 13:50:59
fico muito bom.. fui lendo o que vc escreveu e pensei logo que fosse um leigo no assunto coisa que nao é, pura modestia hahaha

Obrigado Celebe, não é modestia não, é que realmente senti que pequei em algumas coisas pelo fato de ser muito novo pra mim esse tipo de ensaio...

Lucas gostei bastante das fotos, belo uso da luz e boas poses e composições.Destaque para as fotos noturnas. :clap: :clap: Só não gostei muito da 10, o corte na cabeça prejudicou um pouco. Parabéns.
Obrigado Douglas, na foto 10 queria priorizar a barriga, mas realmente errei em cortar a cabeça, na próxima vou corrigir...

Lucas, gostei muito. Parabéns :ok:

Obrigado Andrei!  :ok:

Lucas, parabéns! A minha preferida de longe é a 7.

Vou deixar umas dicas sobre iluminação e o uso de flashes, então.

1) Quando estiver usando um flash pra preencher as áreas mais escuras e dar importância ao assunto tu pode baixar a exposição ambiente (e deve) pra pegar os detalhes do fundo. Vou citar a 2, por exemplo, onde o fundo ficou estourado. Como tu tá usando o flash pra compensar as pessoas, tu pode subexpor a cena inteira em 1EV, (começa por aí e vai ajustando conforme a situação) então vai conseguir todos os elementos da foto em harmonia. Outra forma de fazer isso é usar a exposição do céu e compensar o restante no flash, como fiz aqui nas fotos 3 e 4.

2) Quando estiver fotografando mais de uma pessoa, procura sempre posicionar a fonte de luz na mesma distância de todas as pessoas, pois senão a lei do quadrado inverso age muito forte fazendo com que uma pessoa fique muito clara e a outra muito escura. Cito a foto 1, onde a luz está muito mais próxima da gestante que do papai. Nesse caso poderia trocar a luz de lado e usar um rebatedor do outro lado só pra dar um preenchimento, pois somente com a luz na esquerda poderia ficar meio sem graça, na minha opinião. A 7 é o caso onde isso foi bem aplicado: quantidade de luz homogênea em ambos.

Dito isso, parabéns pelos resultados na "estréia".

Abraços!
MUITO OBRIGADO pela dicas lestevaos, essa da lei do quadrado inverso eu realmente não sabia, nas próximas vou tomar mais cuidado. Ou será que não ficaria bom se arrumasse outro jogo de luz, no caso utilizar dois flashes externos não resolveria?

Lucas,

Também gostei bastante das fotos, belo uso da luz e boas poses e composições. Gostei muito da 17.
Quanto aos modelos ele me parecerem um pouco tensos... os sorrisos podem melhorar!
Quanto ao resto, eu gostaria de ter a sua qualidade. Ficou ótimo!

Parabéns!  :clap:

Obrigado Mrferreira...
Que bom que observou os modelos, como eu falei, ainda não tenho muita habilidade pra deixar os modelos livres e essas coisas, sou tão jovem quanto o casal da foto, então me falta um pouco de "jogo de cintura" para que eles se soltem mais, com o tempo vou apredendo...

Eu acredito que ele fez a foto estourada de proposito.. até por que fico muito bom o efeito exceto da foto 2 que fico estranha!
Sim Celebe, as fotos estouradas são de propósito, gosto muito desse efeito, exagerei um pouco, preciso "me controlar" perante isso...
" Ter condições de ser o que eu sou e deixar bem mais que saudade quando eu me for ... "


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 29 de Maio de 2013, 14:14:51
MUITO OBRIGADO pela dicas lestevaos, essa da lei do quadrado inverso eu realmente não sabia, nas próximas vou tomar mais cuidado. Ou será que não ficaria bom se arrumasse outro jogo de luz, no caso utilizar dois flashes externos não resolveria?

Me passei. Na verdade o nome correto é Lei do Inverso do Quadrado. Bom, não vou entrar em detalhes de te explicar como ela funciona porque isso tu consegue facilmente com uma pesquisa no Google, mas vou te falar mais sobre como ela atua na prática.



Conforme a imagem apresenta, uma pessoa que esteja a 1 metro de distância da fonte de luz vai receber uma quantidade de luz X. Outra pessoa estando a 2 metros vai receber apenas 1/4 de X e não 1/2, como a nossa cabeça calcularia rapidamente.

A pessoa da frente está mais próxima do flash, então é bastante óbvio que ela vai receber mais luz que a de trás, dessa forma o que devemos fazer para igualar a quantidade de luz (ou bem próximo disso) é colocar a fonte de luz em um ponto em que ela fique a mesma distância da pessoa 1 que da pessoa 2, normalmente do lado delas.

Em miúdos, tu precisa reposicionar a luz. Dois flashes com certeza te auxiliarão melhor, porém não é necessário. Com um flash + um rebatedor tu tem bastante flexibilidade pra usar a luz principal em um lado e rebater uma sobra dela do outro, só pra quebrar as sombras mais duras deixadas de um lado.

Se estiver sozinho, coloque a câmera num tripé, posicione o flash no seu devido lugar, ative o timer da câmera, pegue o rebatedor e vá fazer a segunda luz. Basicamente é bater o escanteio, correr pra área, pegar o rebote e fazer o gol. :)


lucas marco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
Resposta #11 Online: 29 de Maio de 2013, 14:20:59
Citar
Basicamente é bater o escanteio, correr pra área, pegar o rebote e fazer o gol.

hahahaha, essa parte foi boa..
Creio que entendi o que você quis dizer e repito, nem imaginava como funcionava isso...
Nos próximos ensaios vou calcular melhor isso e conseguir um rebatedor, já que não tenho um.

Obrigado novamente lestevaos.. :ok:
" Ter condições de ser o que eu sou e deixar bem mais que saudade quando eu me for ... "


Faby05

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 333
Resposta #12 Online: 29 de Maio de 2013, 14:25:21
Adorei as fotos!!
Muito bom!! Em especial a 6!!  :clap: :clap: (parece muito com o sapatinho do ensaio q eu fiz.. uhauha)  http://www.flickr.com/photos/faby05/8771345361/sizes/c/in/photostream/


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 29 de Maio de 2013, 14:45:46
hahahaha, essa parte foi boa..
Creio que entendi o que você quis dizer e repito, nem imaginava como funcionava isso...
Nos próximos ensaios vou calcular melhor isso e conseguir um rebatedor, já que não tenho um.

Obrigado novamente lestevaos.. :ok:

Procura ler a respeito, pois uma vez dominado esse conceito tu vai notar um salto de qualidade absurdo nas tuas imagens.
Sem dúvida um (ou mais) rebatedor de 110cm é o melhor investimento que tu pode fazer com 50 ou 60 reais. Aqui mesmo no fórum tem gente vendendo.

Não por isso. Precisando é só gritar.

Abraços!


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 29 de Maio de 2013, 15:32:08
Boa série. Parabéns!!! :ok:
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime