Autor Tópico: Pequena duvida  (Lida 5033 vezes)

Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #15 Online: 13 de Junho de 2013, 16:09:24
Eu que sou um analfabeto digital, não entendo p*rra nenhuma desse troço, gostaria de saber uma pergunta bem babacaninha:D

Quando falamos em "...captura cores mais corretas, mais fiéis...", nós temos de pensar em RAW ou não necessariamente? Minha dúvida se dá ao imaginar que o software da câmera, e, por consequência, o algoritmo que nele foi usado, pode influenciar diretamente no resultado quando a fotografia for em JPEG. Pensando, claro!, que "o corpo da câmera" trabalhou nas informações que ótica capturou, eu penso que, sim, influencia.

Isso tá certo ou não tem nada a ver?

Braga, não me ficou muito clara tua pergunta, mas vamos ver se eu consigo te ajudar, do contrário tu questiona novamente e assim vamos tocando até tu estar satisfeito.

Até onde sei (e alguém me corrija se eu estiver errado) no ISO base da câmera, há menos ou nenhum processamento ("mutreta", como o pessoal usa por aqui), o que é bastante óbvio, pois a câmera não precisa "ganhar luz" onde não tem. Isso acontece tanto no RAW quanto no JPG gerado. Ainda sobre a "mutreta", existem marcas que processam até mesmo o seu RAW, já outras não.

É isso mesmo, o RAW tem menos (ou nenhum) processamento. Mas o JPG tem mais "mutreta" ainda nessa historia. http://en.wikipedia.org/wiki/JPG

Imagina a foto de um tomate com a luz do sol batendo nele.

Na digital, cada tom de vermelho tem o seu código. A maiorida das câmeras (amadoras) tem 256 tons de vermleho, 256 de azul e 256 de verde. Cada tom de vermelho é, portanto, identificado por um código numérico.

Abaixo, vou falar 1mm para facilitar, mas poderia ser 0,5mm, 0,1mm, 0,01mm. Depende do modelo de camera.

Imagine uma linha de 1mm, no sensor da câmera, que vai bater a foto deste tomate. Imagina que ela tem 10 pontos na digital (pra facilitar). Cada ponto com o seu próprio tom e, portanto, cada um com o seu próprio código de vermelho.

o arquivo ficaria assim: (cada byte é um espaço no cartão)
espaço1:vermelho10,  espaço2:vermelho11,  espaço3:vermelho12,  espaço4:vermelho12,  espaço5:vermelho10,  espaço6:vermelho7,  espaço7:vermelho6,  espaço8:vermelho10,  espaço9:vermelho5,  espaço10:vermelho8
Pronto ! 10 pontos ocupam 10 espaços do cartão.

O JPG, tem vários níveis de tolerância (cada modelo de máquina tem o seu), entao ele olha e diz: "poxa tenho 256 tons de vermelho, e este 1mm linha variou "só" do vermelho 6 ao vermelho12, (6 tons), muito pouco (pela minha tolerancia). Então, o "programa" de JPG da câmera, faz a conta: 6 tons, divididos por 2 = 3. E somando 3 com o vermelho mais baixo que foi vermelho6 vai dar vermelho9. A média dá vermelho9 (repare um agravante aqui onde que este tom vermelho9 nem existia no original)

entao eu gravo o arquivo assim
espaço1:vermelho9,  espaço2:repete o espaço anterior: 10x
Este "repete" não é cor, é apenas uma informação para o computador que abrir a foto. O computador ao abrir repete 10x o vermelho e com isso, no arquivo, se economizou 8 espaços.
Pronto ! Ocupei 2 espaços do cartão, economizei 8.

Aqui vc pensou: Cadê meus tons ?? Perdi os tons para sempre !!! Sim perdeu.

E o defensor da digital fala, pô, cara ! É só 1mm do sensor, para de ser fresco, ninguem nota.

A resposta vcs ja sabem e é: depende da ampliação. Esse mm vai virar qtos cm depois de ampliado ?
« Última modificação: 13 de Junho de 2013, 16:39:07 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 14 de Junho de 2013, 08:35:42
Braga, não me ficou muito clara tua pergunta, mas vamos ver se eu consigo te ajudar, do contrário tu questiona novamente...

Acertou na mosca, bem no alvo. Obrigado, viu!!!
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 14 de Junho de 2013, 08:48:39
É isso mesmo, o RAW tem menos (ou nenhum) processamento. Mas o JPG tem mais "mutreta" ainda nessa historia. http://en.wikipedia.org/wiki/JPG

Hummmm.... muito interessante.  :worship:

E isso aguçou minha curiosidade em procurar mais sobre o assunto. Por consequência, acabei encontrando isto:

http://en.wikipedia.org/wiki/Raw_image_format
-22.352971,-48.775582


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 14 de Junho de 2013, 09:46:31
Acertou na mosca, bem no alvo. Obrigado, viu!!!

Por nada, Braga! À disposição. :)

Vou criar um tópico na sala de filme agora e espero que com tua experiência no assunto possa me ajudar, pois lá se invertem os papéis. Lá eu não sei absolutamente nada (não que eu saiba muita coisa aqui, mas é aquela coisa, guri novo criado a base de JPG sabe se virar com um sensor).


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #19 Online: 07 de Julho de 2013, 16:45:52
Uma resposta generalista só pata ajudar em alguns pontos...

Em verdade, em digital não se poderia chamar ISO. A nomenclatura ISO foi apropriada da fotografia química ( :D ) pelos fabricantes para facilitar a transição para o digital. O certo mesmo seria chamar de "ganho", porque a modificação do ISO base dá "ganhos" de pontos de luz. 1 ponto 'ganho', dobra o ISO.

__________________________________

A fotografia com químicos, como bem salientou o Braga, não deve ser chamada de analógica, até pq existem váriosssss modelos de câmeras eletrônica que fotografam com filmes e algumas delas muito avançadas (existe até modelo que faz foco baseando-se onde estamos olhando a cena através do VF).

___________________________________
Não existe JPG ou RAW sem processamento. Alguns processam mais (JPG), outros processam menos (RAW) e outros processam onde não deveriam (RAW mutretado), mas todos tem alguma dose, ainda que mínima e inerente, de processamento no pipe-line.
Esses que processam menos e inerentemente é o que chamamos de RAW "cru" os outros são o RAW "cozido" e o JPG, como explicado pelo colega Ashkenazzi, inerentemente ssuprime muita informação. Ele sacrifica informação em troca de tamanho do arquivo, porque ele salva o formato impondo perdas.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova