Eu que sou um analfabeto digital, não entendo p*rra nenhuma desse troço, gostaria de saber uma pergunta bem babacaninha.
Quando falamos em "...captura cores mais corretas, mais fiéis...", nós temos de pensar em RAW ou não necessariamente? Minha dúvida se dá ao imaginar que o software da câmera, e, por consequência, o algoritmo que nele foi usado, pode influenciar diretamente no resultado quando a fotografia for em JPEG. Pensando, claro!, que "o corpo da câmera" trabalhou nas informações que ótica capturou, eu penso que, sim, influencia.
Isso tá certo ou não tem nada a ver?
Braga, não me ficou muito clara tua pergunta, mas vamos ver se eu consigo te ajudar, do contrário tu questiona novamente e assim vamos tocando até tu estar satisfeito.
Até onde sei (e alguém me corrija se eu estiver errado) no ISO base da câmera, há menos ou nenhum processamento ("mutreta", como o pessoal usa por aqui), o que é bastante óbvio, pois a câmera não precisa "ganhar luz" onde não tem. Isso acontece tanto no RAW quanto no JPG gerado. Ainda sobre a "mutreta", existem marcas que processam até mesmo o seu RAW, já outras não.
É isso mesmo, o RAW tem menos (ou nenhum) processamento. Mas o JPG tem mais "mutreta" ainda nessa historia.
http://en.wikipedia.org/wiki/JPGImagina a foto de um tomate com a luz do sol batendo nele.
Na digital, cada tom de vermelho tem o seu código. A maiorida das câmeras (amadoras) tem 256 tons de vermleho, 256 de azul e 256 de verde. Cada tom de vermelho é, portanto, identificado por um código numérico.
Abaixo, vou falar 1mm para facilitar, mas poderia ser 0,5mm, 0,1mm, 0,01mm. Depende do modelo de camera.
Imagine uma linha de 1mm, no sensor da câmera, que vai bater a foto deste tomate. Imagina que ela tem 10 pontos na digital (pra facilitar). Cada ponto com o seu próprio tom e, portanto, cada um com o seu próprio código de vermelho.
o arquivo ficaria assim: (cada byte é um espaço no cartão)
espaço1:vermelho10, espaço2:vermelho11, espaço3:vermelho12, espaço4:vermelho12, espaço5:vermelho10, espaço6:vermelho7, espaço7:vermelho6, espaço8:vermelho10, espaço9:vermelho5, espaço10:vermelho8
Pronto ! 10 pontos ocupam 10 espaços do cartão.
O JPG, tem vários níveis de tolerância (cada modelo de máquina tem o seu), entao ele olha e diz: "poxa tenho 256 tons de vermelho, e este 1mm linha variou "só" do vermelho 6 ao vermelho12, (6 tons), muito pouco (pela minha tolerancia). Então, o "programa" de JPG da câmera, faz a conta: 6 tons, divididos por 2 = 3. E somando 3 com o vermelho mais baixo que foi vermelho6 vai dar vermelho9. A média dá vermelho9 (repare um agravante aqui onde que este tom vermelho9 nem existia no original)
entao eu gravo o arquivo assim
espaço1:vermelho9, espaço2:repete o espaço anterior: 10x
Este "repete" não é cor, é apenas uma informação para o computador que abrir a foto. O computador ao abrir repete 10x o vermelho e com isso, no arquivo, se economizou 8 espaços.
Pronto ! Ocupei 2 espaços do cartão, economizei 8.
Aqui vc pensou: Cadê meus tons ?? Perdi os tons para sempre !!! Sim perdeu.
E o defensor da digital fala, pô, cara ! É só 1mm do sensor, para de ser fresco, ninguem nota.
A resposta vcs ja sabem e é: depende da ampliação. Esse mm vai virar qtos cm depois de ampliado ?