Autor Tópico: Seguro de Equipamentos fotográficos. Onde fazer ? Alguém já fez na Kertzmann ?  (Lida 73211 vezes)

jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.011
  • Sexo: Masculino
Renovei a pouco meu seguro com a Kertzmann, agora pela AIG, uma vez que a RSA saiu deste segmento do mercado. A quem interessar possa, a observação abaixo consta na apólice:
"Em caso de sinistro, fica dispensada a nota fiscal de todos os equipamentos incluidos na apólice, desde que seja apresentada foto com o respectivo número de série seja do equipamento, invoice ou qualquer outro documento que comprove a existência do bem. É obrigatório que o número de série do equipamento impresso na apólice seja igual ao número da respectiva foto."

Tirando de modo definitivo a dúvida que volta e meia persiste.
JVc.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.011
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #271 Online: 22 de Dezembro de 2014, 18:35:39
Olá,

Estou fazendo a cotação mas estou em duvida sobre os valores. Não tenho NF e meus equipamentos, 80% deles tem mais de um ano de uso. O corretor me orientou a informar "preço de mercado" de usados...

Procede?
E mais...há uma variação de preços de usados ne...cada um pede o que quer rsrsrs, como posso definir esse valor de forma adequada?

Obrigado!
M Rezende


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.011
  • Sexo: Masculino
Resposta #272 Online: 22 de Dezembro de 2014, 21:10:44
Olá,

Estou fazendo a cotação mas estou em duvida sobre os valores. Não tenho NF e meus equipamentos, 80% deles tem mais de um ano de uso. O corretor me orientou a informar "preço de mercado" de usados...

Procede?
E mais...há uma variação de preços de usados ne...cada um pede o que quer rsrsrs, como posso definir esse valor de forma adequada?

Obrigado!
M Rezende

O valor deve ser o preço do equivalente, se o bem é usado o equivalente seria o valor de um usado. Pensa, entretanto, que com uma possível subida do dolar os valores podem aumentar um pouco, i.e. Pode valer a pena preventuvamente já colócar o valor um pouco mais alto. O valor declarado é o valor usado para calcular o valor do seguro, entrtanto, em caso de sinistro o valor declarado é o valor máximo reembolsável. O valor de fato reembolsado será o menor entre o valor declarado e o valor de mercado, i.e. Não adianta superestimar pensando em receber uma indenização maior. Seguro é para repor bens subtraídos, não para prover renda (não estou querendo dizer que é o que desejavas fazer, apenas tentando fazer que entendas como funciona este mercado).
JVc.


Jonathan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #273 Online: 08 de Fevereiro de 2015, 21:34:07
Bom dia,

Entrei em contato com duas corretoras, a Kertzmann e a Liame, para fazer o seguro do meu equipamento fotográfico. Até o momento ambas foram muito atenciosas . A grande diferença até o momento é que uma pediu para eu declarar o valor baseado no que paguei nos Estados Unidos e a outra no valor de mercado brasileiro. A questão é que isso gera uma variação grande no valor final do seguro. Ainda estou tirando dúvidas sobre valores de franquia e sinistros, mas gostaria de saber como vocês costumam declarar os valores e, em caso de sinistro, como é calculado o que vocês receberam.


Grato pela atenção,


Jonathan


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.011
  • Sexo: Masculino
Resposta #274 Online: 08 de Fevereiro de 2015, 23:17:37
Deves usar o maior valor que não seja exagerado baseado no valor de mercado (inclusive considerando eventiual subida do dolar). O valor declarado definirá quato pagarás, mas é também um teto do valor reembolsado em caso de sinistro. Neste caso o reembolso basear-se-á no valor de mercado, i.e. digamos que declaraste R$2000 para uma lente, mas que quando ocorreu um sinistro o valor de mercado de lente em similar estado (usada) é de R$1500. O valor reembolsado será de R$1500. Caso o dólar suba antes do sinistro e á época do sinistro o valor da lente for de R$1900, tendo declarado R$2000 te permitiria receber R$1900 (swe declaraste R$1500 receberás apenas R$1500). Se o valor á época do sinistro for de R$2500, o valor segurado máximo seria os R$2000 usados na conta. Por este motivo não adianta declarar valor exagerado, mas ao mesmo tempo pode valer a pena considerar eventual variação do dólar. De quanto acima do atual vai depender do que achas que ocorrerá no futuo :) Usar o valor nos EUA não é ideal. Afinal, em caso de sinistro não poderás facilmente ir nos EUA comprar lá...
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2015, 23:20:03 por jauvane »
JVc.


Jonathan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #275 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 23:48:56
Jauvane,

Obrigado! Estou discutindo essa questão dos valores de referência com os corretores.
Realmente para cálculo de eventuais sinistros ter como base o mercado brasileiro faz mais sentido

Alguém realizou o seguro pagando o valor referente à compra nos Estados Unidos?




Safer Corretora

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
    • Seguro Para Equipamentos Fotográficos | Safer Corretora
Olá Pessoal,

Segue um resumo sobre as informações de valores de prêmio (custo ou preço) e indenização do seguro equipamentos fotográficos, que espero, ajude a esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto:

VALOR SEGURADO
Como o prêmio do seguro é calculado com base no valor do equipamento, então este precisa ser primeiramente definido. Quando não temos a nota fiscal como base ou o valor desta está em moeda estrangeira; na Safer Corretora, utilizamos o "valor médio de mercado" (soma de preços do mesmo item em três lojas diferentes, dividido por três).
Obs.: Particularmente, não recomendamos, mas podemos utilizar o valor convertido para o R$ (real) em exceções; por exemplo, quando o equipamento é um lançamento e ainda não é comercializado no Brasil.

VALOR DA INDENIZAÇÃO
Já a indenização, é realizada não pelo valor médio, mas pelo menor valor de mercado; visando o objetivo principal do seguro, que é a reposição do bem para o segurado.
O valor estipulado na proposta de seguro; é o limite máximo de indenização, ou seja, se o equipamento estiver valorizado acima do preço de mercado à época da indenização, a seguradora indenizará o estipulado na proposta.

A Safer Corretora poupa seu trabalho de realizar cotações de mercado para todos os itens, basta encaminhar os dados de marca e modelo dos equipamentos e ela encaminha as cotações para você conferir e alterar o que precisar.

É preterível que a contratação do seguro seja realizada sempre com a apresentação da nota fiscal, seja ela nacional ou internacional. Porém são aceitos itens sem nota fiscal mediante apresentação de fotos com número de série dos itens e mediante a análise de aceitação pela seguradora. Uma vez a proposta aceita e a apólice emitida, sua condição é a mesma do segurado com nota fiscal.

Espero ter contribuído;

Aylson Santos
Corretor de Seguros na Safer Corretora 


viniciusov

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Pessoal, eu li muito a respeito da Kertzmann aqui no fórum mas queria saber a opinião de alguém que já fez esse seguro SEM NOTA FISCAL com outra seguradora.

Eu já fui cliente da Kertzmann e nunca tive nenhum sinistro, portanto não posso dar minha opinião se eles pagam tudo ok mesmo e se funciona. Porém, o que me deixou muito insatisfeito com eles é que o atendimento é Péssimo. Além da falta de clareza nos e-mails e a demora para responder, na última vez que renovei com ele (por falta de conhecimento de outra seguradora) tive que aguardar mais de duas semanas para receber o boleto para pagamento da apólice.
Desta vez, a mesma história. Estou aguardando há mais de um mês esse boleto para renovação do seguro, e inclusive a Porto Seguro me enviou um e-mail dizendo que meu seguro já está vencido. E durante todo esse tempo, ninguém da Kertzmann entrou em contato comigo, parece até que eles esqueceram do meu caso e eu tenho que ficar mandando e-mail para eles. Eles alegam que a Porto Seguro que demora para liberar o boleto, mas mesmo assim, acho que eles deveriam se acertar entre eles quanto a essa demora.

Bom, diante da minha insatisfação, estou pensando em fechar negócio com a Ellege.
Alguém já fez seguro com eles e poderia me dar informações se funciona, se a empresa é boa?
Ou alguém já fez seguro Sem Nota Fiscal com outra seguradora e pode dar uma opinião?



Safer Corretora

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
    • Seguro Para Equipamentos Fotográficos | Safer Corretora
Vinicius,

Já tentou cotar na Safer Corretora?

A emissão pode ser sem nota, basta apresentar duas fotos de cada item que deseja incluir.

Informe que você viu aqui no "Mundo Fotográfico" para conseguir um desconto;

Abraço!

Aylson Santos
Corretor de Seguros


rlbraz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
  • Polite as usual
    • Rafael e Nathalia Fotografia
Alguém fechou com alguma destas empresas recentemente? Só tenho uma câmera com nota fiscal.
Rafael Braz


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.011
  • Sexo: Masculino
Tenho meu seguro na Kertzman já a um ano e meio. Estou satisfeito com o serviço.
JVc.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Apenas para complementar minha experiência e ajudar na decisão de quem quiser, eu acho que "estar satisfeito com o serviço" significa ter ocorrido sinistro e o pagamento ter sido feito a despeito da ausência de nota fiscal. Satisfeito pelo bom tratamento e resposta a e-mails? Não foi de graça, isso foi pago!

Eu procurei bastante e, ao final, todos os corretores que questionei a respeito da falta de Nota Fiscal alegaram não aceitar ou não ser necessário nota por "disporem de tratativas diferenciadas". Meu corretor pesquisou e encaminhou para mim os e-mails de resposta de todas as seguradoras recusando o seguro pela falta da nota. Todas com as quais os corretores que aceitam fazer sem nota trabalham.

Não quero "entrar na justiça" depois, pois seguro existe para evitar qualquer tipo de aborrecimento. Enquanto a seguradora propriamente dita recusar na descrição do produto do seguro ou alguém estiver satisfeito com o resultado de um sinistro RECENTE, eu não coloco dinheiro nisso.  ;)


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.011
  • Sexo: Masculino
A minha apólice indica textualmente que não é necessário a nota fiscal. Já postei mensagem em outro tópico (ou foi neste?) mostrando isso. Segue novamente:



Deste modo, estou satisfeito, inclusive com o relatório existente aqui no MF de um indivíduo que teve dois sinistros e que recebeu as indenizações sem problemas. BASta procurar no log de mensagens...
« Última modificação: 04 de Maio de 2015, 16:20:48 por jauvane »
JVc.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
A minha apólice indica textualmente que não é necessário a nota fiscal....BASta procurar no log de mensagens...

Pois é, esse foi meu espanto ao receber a resposta da corretora indicada pela Porto Seguro, que afirmou a seguradora não aceitar sem a NF. O corretor insistiu com outras seguradoras, inclusive alegando que elas aparentemente haviam aceito isso, e a resposta foi a mesma, nada feito sem NF. Aí realmente eu não achei que valia a pena...

Mas, se dei a impressão de estar querendo estabelecer qq coisa aqui, não é o caso. Eu simplesmente acho que, se a corretora diz sim e a seguradora diz não, para mim é divergência suficiente... E boa sorte!!!!  :ok:


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.011
  • Sexo: Masculino
Talvez a limitação seja da Porto Seguros? Minha apólice é da AIG, antigamente era da RSA. O documento da própria AIG indica o que listei acima, o que é seguro o suficiente :)
JVc.