Autor Tópico: Review pessoal da EF 35/2 IS USM  (Lida 6544 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Online: 31 de Maio de 2013, 15:10:18
Objetiva Canon EF 35mm f/2.0 IS USM


Fiz meu review nos moldes dos que o tsouto faz. Mas sem dar notas, sou meio ruim nisso, rsrs...

Pra quem não tem paciência de ler o review inteiro, aqui vai um resumo: é a melhor objetiva que já tive. Ponto! Isso considerando que já tive 28 objetivas, entre L, USM e EF-S, Canon, Tamron e Sigma. E certamente está entre as melhores que já experimentei. Escolhi essa objetiva ao invés da famosa Sigma 35/1.4A principalmente por causa do tamanho e peso, pois pretendo usá-la no dia-a-dia como objetiva de uso geral. Então, o fato de ter quase metade do comprimento e quase metade do peso foram determinantes.




Subi as imagens no ImageShack, e toda vez que o faço, minhas fotos ficam com as cores um pouco alteradas e um pouco mais escura. Tenho que resolver esses problemas de compatibilidade, mas acho que pro propósito desse review, elas servem assim. A primeira foto desse review está em f/4, todas as outras estão em abertura máxima, f/2. Não costumo colocar fotos da minha namorada na internet, mas é que algumas saíram tão boas que eu não resisti, rsrs. Tomara que ela não descubra!


Comprimento Focal
35mm é um comprimento conhecido e consagrado. A vantagem dos 35mm em relação aos famosos 50mm é que você insere o sujeito em um contexto, pois mostra bem mais do ambiente. Achei muito bacana, em pouco tempo já me acostumei, mas de vez em quando ainda peco nas composições, pois estou acostumados a comprimentos mais fechados. Mas gosto de como o fundo se desfoca suavemente quando estamos a uma distância um pouco maior do assunto, como na terceira foto.






Preço
É realmente cara, US$850 e mais US$50 pelo parassol, igualando o preço da Sigma 35/1.4 A. Eu paguei US$60 a menos com desconto, mas ainda assim é cara. Para hobby é cara demais, mas pretendo usá-la os casamentos, então terei retorno. O problema é a falta de alternativas com essas características. Eu tive a versão anterior, e o maior problema era a falta de USM, pois o AF era barulhento demais para trabalhos. Mas a qualidade que ela entrega acho que de certa forma compensa um pouco o alto preço.

Construção
Muito boa, objetiva muito sólida, ótima ergonomia, anel de foco decente, bem suave, escala de distância, baioneta de metal. É um pouco grande (maior que a 50/1.4, mais ou menos igual à Sigma 30/1.4 DC), mas é incrivelmente leve para o tamanho, isso pra mim foi uma grata surpresa. O parassol tem um botãozinho, pra desencaixar precisa apertar, o que é bem útil. As objetivas novas da Canon estão vindo com esse tipo de parassol (coisa que as outras marcas já faziam a muito tempo), acho válido. Pena que isso faz o parassol custar seus absurdos US$50, e a Canon faz o favor de não oferecer parassol junto de uma objetiva de US$850. O corpo é de plástico, mas o de alta qualidade que a Canon usa nas objetivas USM. O maior problema é que ela não é selada, então nada de tomar chuva. Pra uma objetiva nessa faixa de preço isso é meio decepcionante, mas as alternativas também não são seladas (Canon 35/1.4L e Sigma 35/1.4A).

Auto-Foco
O AF é sensacional, rápido, preciso e silencioso. Talvez mais rápido que o das minhas 24-105/4L e 100/2.0, mas acho difícil comparar velocidade de foco. Em precisão, está cravado tanto na 5D como na 5D II, AF perfeito mesmo. E ele raramente se perde ou fica caçando, na maior parte das vezes crava rápido e certeiro. Provavelmente o grande ponto dessa objetiva, e a razão de eu optar por ela e não pela antiga 35/2 (que custa menos da metade do preço).


Estabilizador de Imagens (IS)
Aqui é algo que não posso falar muito, pois usei ele bem pouco mesmo. Ao que me parece, é bem útil, dá pra aguentar pelo menos 1/3 da velocidade que eu usaria normalmente. Mas não fiz testes de verdade para saber. Só sei que ele é extremamente silencioso, o mais silencioso que já usei, mal dá pra saber quando ele está ativo mesmo.

Aberração cromática e Flares
Nada. Zero. Mesmo em contra-luz, mesmo objetos brilhantes, não consegui nada mesmo. De vez em quando eu gosto de usar aqueles flares geométricos, acho que acresentam um charme à algumas imagens, mas nessa objetiva simplesmente não consegui, nem mesmo apontando a câmera direto pro sol.

Cores e Contraste
Excelentes logo de cara, nesse quesito se iguala às fixas L que já testei. Cores ótimas, muito fiéis, e contraste na medida.

Vinheta
Junto com o fato de não ser selada, esse é o ponto fraco da objetiva. Em abertura máxima as vinhetas são tão grandes e fortes que praticamente chegam no centro da imagem. Isso deixa a foto inteira mais escura. Não é de todo ruim, eu gosto de usar um pouco de vinhetas, ainda mais quando uso aberturas muito grandes, mas realmente é um ponto fraco. Abaixo tem exemplos sem e com a correção de vinhetas do DPP.





Bokeh
Muito bonito e agradável mas, a exemplo da 100/2.0, em algumas situações pode ficar um pouco mais "agressivo", chamando mais a atenção. Mas no geral é algo bem suave e difuso, muito bacana mesmo. Dá vontade de fotografar sempre a f/2.0 de tão bacana que fica o fundo, rsrs.





Nitidez
Perfeita desde f/2.0! Extremamente nítida, mostra muitos detalhes mesmo, acredito ser ainda mais nítida que a 100/2.0. Dá até certo prazer de ver as fotos em ampliação de 100%, pois todos os detalhes se mantém, realmente nesse ponto é uma objetiva extraordinária. Sem mais! Abaixo seguem uns exemplos com crops de 100%.






Resumo
Prós:
-Nitidez excelente já em abertura máxima
- Controle de flares e aberrações cromáticas perfeito
- AF muito rápido e preciso

Contras:
- Muito cara
- Não é selada
- Vinhetas muito fortes em f/2.0


Conclusão
Objetiva simplesmente excelente, superou em muito minhas expectativas, realmente é quase perfeita. Muito cara, é verdade, mas para quem trabalha acho bem válido. A melhor objetiva que já tive.

Abraços


« Última modificação: 31 de Maio de 2013, 15:42:12 por Humberto Teté »


nekosg

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Seja você mesmo.
    • Neko Oliveira Fotografia
Resposta #1 Online: 31 de Maio de 2013, 15:16:52
Quanto tu pagou nela?
Portfólio: http://www.nekooliveira.com.br

Equipamento: Canon 5d MkII


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #2 Online: 31 de Maio de 2013, 15:20:15
Excelente, Humberto! Só para botar mais dúvida em que está entre ela e a Sigma 1.4  :shock:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 31 de Maio de 2013, 15:43:48

Quanto tu pagou nela?
Cara... tá lá no review, dá uma lida.

Excelente, Humberto! Só para botar mais dúvida em que está entre ela e a Sigma 1.4  :shock:
Valeu, Fernando! Acho que dúvida fica entre o tamanho/peso da Canon e a abertura de f/1.4 da Sigma. Porque em qualidade óptica, ambas são muito boas mesmo. E também tem o IS que, para alguns, pode ser bem útil. Pra mim nem é muito, tanto que mal consegui testá-lo.


Abraços


pablo_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 31 de Maio de 2013, 15:48:07
Muito boa mesmo e de quebra já tirou a dúvida que tinha da 35 2.0 sem usm.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #5 Online: 31 de Maio de 2013, 15:52:28
Excelente review!!!

A Sigma 35mm 1.4 ART é tão pesada assim que te fez escolher uma f/2 com as mesmas características óticas pelo mesmo preço?
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 31 de Maio de 2013, 15:53:56
Muito legal o review Humberto, parabéns pela compra. :clap: Quando usá-la num casamento poste suas impressões. :ok:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 31 de Maio de 2013, 16:45:41

Muito boa mesmo e de quebra já tirou a dúvida que tinha da 35 2.0 sem usm.
Valeu, Pablo. Qual era a dúvida, afinal?

Excelente review!!!

A Sigma 35mm 1.4 ART é tão pesada assim que te fez escolher uma f/2 com as mesmas características óticas pelo mesmo preço?
Rafa, 335g x 665g, pra mim faz muita diferença esses 330g a mais... Mas além do peso e tamanho, que são os principais motivos mesmo, tenho certa desconfiança com o AF dessa Sigma. Não em relação à precisão, mas em relação à velocidade, já vi vários relatos de que é um pouco mais lento que o AF das Canon e Nikon. Pra casamentos, por exemplo, a velocidade do AF é determinante, às vezes meio segundo é o suficiente para perder algumas cena importante.


Muito legal o review Humberto, parabéns pela compra. :clap: Quando usá-la num casamento poste suas impressões. :ok:
Pode deixar, eu posto sim, mas acho que ainda vai demorar um pouco até meu próximo casamento.




Pessoal, agradeço os elogios ao review, mas os méritos vão ao tsouto, eu só copiei o modelo de review que ele fez.  :ok:


Abraços
« Última modificação: 31 de Maio de 2013, 16:47:55 por Humberto Teté »


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #8 Online: 31 de Maio de 2013, 17:01:03
belíssima lente não perde em nada pra 35mm f1.4!!!!   :clap: :clap:


pablo_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 31 de Maio de 2013, 18:46:42
Valeu, Pablo. Qual era a dúvida, afinal?

Queria saber se não era lento e barulhento como o foco da 50 1.8, que sofre em baixa condições de luz.



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 31 de Maio de 2013, 18:54:06
Belo review.... estou fazendo escola e isso é bom. Os reviews mais legais são esses feitos por pessoas que conhecemos virtualmente e temos mais confiança. Só tá faltando um vídeo no YouTube mostrando o seu visual Jaspion  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Realmente fiquei surpreso com essa lente. Não achava que ela era tudo isso. Vou dar uma pesquisada mais detalhada no Dpreview e em outros sites. Já achava a 100/2.0 um espetáculo mas se essa é tão boa ou melhor realmente vale cada dólar.
Parece que a Canon caprichou nessas primes f/2.0. Parece que ela como pontos fortes, além da nitidez e baixo CA, excelentes contrastes, cores e bokehs, iguais à 100/2.0. Além disso tem um IS que com GA dá para tirar foto landscape com 1/10. Excelente......

Será inevitável uma comparação com a Sigma. Pontos a seu favor são a maior abertura e provável maior nitidez (mas nada muito a mais). Contra pesam o peso e o fato de não ter o IS.

Humberto, keep posting.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #11 Online: 31 de Maio de 2013, 19:26:41

belíssima lente não perde em nada pra 35mm f1.4!!!!   :clap: :clap:
Só em abertura, rsrs. Mas realmente, em qualidade de imagem elas estão bem equiparadas.


Queria saber se não era lento e barulhento como o foco da 50 1.8, que sofre em baixa condições de luz.
O AF da 35/2 não-USM é bem rápido, acho que é uma das não-USM mais rápidas que a Canon tem. Mas de vez em quando ele se perde e aí fica caçando o foco. E nessa hora ele faz muuuuito barulho. Quando ele crava o foco de primeira, até que faz bastante barulho, mas é tão rápido que fica insignificante. Mas ela caça o foco muito mais vezes que a 35/2 IS USM...


Belo review.... estou fazendo escola e isso é bom. Os reviews mais legais são esses feitos por pessoas que conhecemos virtualmente e temos mais confiança. Só tá faltando um vídeo no YouTube mostrando o seu visual Jaspion  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Realmente fiquei surpreso com essa lente. Não achava que ela era tudo isso. Vou dar uma pesquisada mais detalhada no Dpreview e em outros sites. Já achava a 100/2.0 um espetáculo mas se essa é tão boa ou melhor realmente vale cada dólar.
Parece que a Canon caprichou nessas primes f/2.0. Parece que ela como pontos fortes, além da nitidez e baixo CA, excelentes contrastes, cores e bokehs, iguais à 100/2.0. Além disso tem um IS que com GA dá para tirar foto landscape com 1/10. Excelente......

Será inevitável uma comparação com a Sigma. Pontos a seu favor são a maior abertura e provável maior nitidez (mas nada muito a mais). Contra pesam o peso e o fato de não ter o IS.

Humberto, keep posting.
O vídeo vai ficar pra outra hora, não sou muito de fazer vídeos não. O visual Jaspion-Jackie Chan-Jet Lee vai ficar só nas fotos mesmo, rsrs.

Eu também prefiro reviews de conhecidos, ou pelo menos de usuários comuns. Os reviews de sites especializados são muito técnicos e poucas vezes mostram o que a gente realmente quer ver, que é o desempenho do equipamento no mundo real, em usos do cotidiano. Ficar vendo gráficos e fotos de muro não é pra mim, rsrs.

Comparando com a 100/2, acho que a 35/2 USM é mais bem acabada, parece uma objetiva mais completa no geral, mais bem feita, não sei. Acho que é só por ser uma objetiva bem mais atual. Mas em nitidez e qualidade de imagem são bem próximas. Agora só preciso encontrar alguém de São Paulo que tenha uma Sigma 35/1.4 pra poder fazer a comparação lado-a-lado.

Abraços


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 31 de Maio de 2013, 20:01:36
Coração bateu em duvida agora, parabéns Humberto!!!! Mas infelizmente vou começar pela Sigma 85mm 1.4 DG EX HSM que certamente vai ficar mais completa com a minha 28-70 2.8L, Depois venho com 35, 50 ( ambas sigmas ) E também to decidido na Tamron 70-200 2.8 USD VC.
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 31 de Maio de 2013, 20:06:51
Coração bateu em duvida agora, parabéns Humberto!!!! Mas infelizmente vou começar pela Sigma 85mm 1.4 DG EX HSM que certamente vai ficar mais completa com a minha 28-70 2.8L, Depois venho com 35, 50 ( ambas sigmas ) E também to decidido na Tamron 70-200 2.8 USD VC.


Olha, se você dissesse que o coração bateu por causa das fotos da minha namorada, aí teríamos um grande problema, rsrs. Mas se for pela objetiva, acho justo a dúvida, pois ela realmente foi uma ótima jogada da Canon. Mas a Sigma 35/1.4A também é ótima, apenas tem características diferentes. Tenho certeza de que você vai ser muito feliz com ela também.


Abraços


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 31 de Maio de 2013, 21:40:57
 :clap: :clap:  :clap:
PARABÉNS !!!!
1. Pela nova aquisição;
2. Pela qualidade da objetiva;
3. Pelo excelente review.

Olha Humberto, já estava mesmo imaginando que essa nova 35 da canon era muito boa!
Fiquei até meio na "corda bamba" entre essa e a Sigma... mas, acho que ambas estão com empate técnico. Mas com certeza, entre essa e a 35 L da canon, o custo X beneficio desta sem duvida é uma opção muito boa.

Valeu!!!!
Sony A5100 + 16-50mm