Autor Tópico: 27º Concurso Resultado Final  (Lida 13260 vezes)

Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Julho de 2006, 18:02:10
Parabéns a todos os Participantes!!!!

Primeiro lugar
Título da foto: Espera, espera!
Nome: Roberto de Bem
Usuário: Jack


Segundo lugar
Título da foto: Será que pode um beija-flôr pousar para uma foto?
Nome: Achilles L. Moreaux
Usuário: almor67


Demais participantes

Nome: Joaquim Antônio da Cruz Neto
Título da Foto: Salto mortal
Nome: Joaquim Antônio da Cruz Neto
Usuário: ZURCOTEN


Titulo da foto: INDEFINIDO
Nome: Eduardo Cavasotti
Usuario: cavasotti


Título da foto: "É gol"
Nome: Helder da costa viana
Usupario: helder84


Título: O Lume Noturno
Nome: Rommel de Resende Bicas
Usuário: Rommel


Titulo: No caminho do Tamanduá
Nome: Marcel Martinez
Usuário: Marcel MM


Título: Vento
Nome: Dulce Scalla
Usuário: Scalla
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2006, 22:47:28
Parabéns a todos os participantes :thmbup:

Já tenho um tema em mente, alguma previsão para a nova sala de concursos?

Abraços,
Jack db - Floripa


Marcel MM

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.205
    • http://mmartinez.multiply.com
Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2006, 14:34:05
Jack, parabéns pela vitória! :clap:

Paulo, a segunda e a sétima foto não aparecem para mim, os outros conseguem visualizar?

Acho que seria uma boa os participantes dizerem o porque consideraram a foto um momento decisivo.

Começando pela minha...

Estávamos em cima de um caminhão no Pantanal, vimos o tamanduá bandeira entrar em uma mata.
Um amigo entrou pela trilha do tamanduá e eu e meu outro amigo nos posicionamos na outra saída da mata, um de cada lado.
A minha intenção era fotografar o exato momento em que o bicho passasse em frente ao meu amigo e pega-lo fotografando o bicho a menos de 2 metros dele.
E assim foi, consegui pegar o exato momento dele saindo da mata e passando em frente ao meu amigo.
Sem duvida esse foi um momento decisivo, quase impossível de se repetir novamente com um bicho selvagem.

Um abraço a todos!
« Última modificação: 15 de Julho de 2006, 14:35:00 por Marcel MM »
Marcel Martinez - Rio/RJ
br]http://mmartinez.multiply.com


Marcel MM

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.205
    • http://mmartinez.multiply.com
Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2006, 22:57:27
Caramba, ninguém deu a minima....
Marcel Martinez - Rio/RJ
br]http://mmartinez.multiply.com


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2006, 23:10:22
Jack, parabéns!

Marcel, aqui também não aparece =/
Seria legal ler a história vendo a foto =P


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2006, 01:51:37
Aqui tá tudo normal!!!

Jack, parabéns pela foto!!!  :thmbup:

Marcel, gostei da iniciativa do porque do seu momento decisivo. Realmente fica bem mais fácil compreender o pq. da foto ser um momento decisivo para cada fotógrafo!!

Vamos esperar os demais participantes!!

abraços!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2006, 09:36:57
Oi Marcel, desculpe a demora para responder, estava meio ocupado nesse findi...

Fui fotografar um torneio de tênis que estava rolando aqui em Floripa no LIC (Lagoa Iate Clube) só que saí do trabalho as 15h30 e os jogo só começavam as 17h. Dei um bom role no clube procurando alguma coisa para fotografar até achar as gaivotas no píer.

Fui chegando bem devagarzinho para não assustar as bichas e para meu espanto, o filhote da foto foi o mais “gente fina” da galera. Como minha câmera tem um zoom considerável, enquadrei o bicho e fui andando em sua direção para pegar o momento do vôo, dava dois passos e tirava um pouco de zoom. Fui fazendo isso até chegar bem perto dele e quando estava a uns cinco metros, ele começou a fazer várias poses, eu nem acreditei no presente que ele estava me dando.

O momento do vôo foi muito rápido, mesmo enquadrado cortei um pouco da asa porque não estava com uma reflex, as compactas sempre tem um atraso no clic.

Achei o momento decisivo porque alem de nuca frenquentar esse clube (não sou sócio), acho que será bem difícil encontrar outro filhote me dando mole como esse da foto.

Abraços,









« Última modificação: 17 de Julho de 2006, 09:38:44 por Jack »
Jack db - Floripa


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #7 Online: 17 de Julho de 2006, 09:59:07
Já tenho o novo tema pronto, alguma novidade sobre a nova sala de concursos? :)

Valeu!!!
Jack db - Floripa


scalla

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 463
  • Sexo: Feminino
    • http://www.flickr.com/photos/scalla/
Resposta #8 Online: 17 de Julho de 2006, 11:01:35
:clap:
Parabéns Jack e Almor67 e á todos os participantes.

Eu acho que a minha foto é autoexplicativa, o titulo é Vento porque num dia de blackout, alguém abriu uma porta e o vento mudou por um segundo a direção da chama da vela.
Dulce Scalla - SP -

* XT *  e agora  também  *G15*




guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #9 Online: 17 de Julho de 2006, 11:07:24
Parabéns a todos os participantes, gostei muito das fotos!
Tb estou esperando o próximo concurso, quando vai rolar?
 


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Julho de 2006, 18:33:15
Desculpem, não me manifestei anteriormente, pois meu micro estava pifado.

Boa tarde a todos,

Sou o autor da foto do beija-flôr.

Primeiramente, parabéns ao Jack, autor da foto da gaivota, foi uma bela foto mesmo, mas eu prefiro a minha (risos). Juro que eu tinha esperanças de ganhar (risos), mas...não deu. E não precisava ser de "lavada", mas foi.

Agora que o consurso acabou vou contar como foi tirada minha foto. Foi o primeiro concurso que me animei a entrar, é uma pena que tenha sido tão confuso e com tanta polêmica. Resolvi escrever, não só para defender minha foto, como para contar a história da mesma, como foi sugerido pelo cavasotti.

O tema do concurso é "momento decisivo", na minha opinião foi muito bem definido pelo Marcel Martinez. Não repetirei a definição dele, pois está por aí nos posts.

A foto foi feita da seguinte forma: Tenho casa em Petrópolis. Na varanda da casa costuma ter aquelas garrafinhas com água para beija-flôres. Na verdade eles não vêm com tanta freqÜência assim hoje em dia (aparecem mais aqueles passarinhos com o peito amarelo, não sei o nome. A foto do beija-flôr tem mais de um ano). Na época da foto havia uma freqÜência maior de alguns beija-flôres, suponho que havia algum ninho perto.

Me preparei para a mesma da seguinte forma: Montei o tripé, posicionei a câmera (com o flash externo), fiz o foco na garrafinha e esperei, esperei, esperei, fiquei muito tempo em pé)...Acho que levei umas quatro horas para conseguir algumas boas fotos. Eles são muito rápidos, nem sempre estão lá quando a gente quer, nem sempre estão na posição que a gente quer, então só o fato deles beberem a água não garante uma foto, muito menos uma boa foto. Repetir? Acho impossível. Naquele dia consegui umas 12 fotos decentes. Sendo que essa eu considero a melhor. Há um crop na foto, como vocês podem comprovar com a original colocada aqui.


Original sem crop


Outra foto do mesmo dia

Se vocês repararem eu cliquei no segundo exato (por sorte) para que, na minha humilde opinião, essa foto ficasse boa. Consegui pegar a asa parada, revelando o detalhe de que ele tem uma asa com uma grande falha (não sei se fruto de um ataque de outro pássaro, ou de uma briga). Até acho que a maioria pode discordar, mas se isso não é um momento decisivo eu não sei o que é.

Discordo do meu colega de fórum Alberto que diz que essa foto poderia ser repetida novamente. Um fato é verdadeiro...até posso tirar outras belas fotos de beija-flôres, coisa que pretendo fazer, mas talvez nunca consiga uma foto com essas características novamente, mesmo que esse mesmo beija-flôr (que nunca mais apareceu) voltasse a residir no meu jardim. Os que já tentaram fotografar beija-flôres sabem o que digo. Já passei tardes inteiras esperando beija-flôres aparecerem e eles simplesmente não deram as caras, sei lá porque. Eles aparecem quando querem. Nesse dia da foto a movimentação foi grande, graças a Deus.

Com a câmera com que foi batida essa foto, uma NIKON 8800, não consegui mais repetir fotos tão boas. Espero que com minha nova D50, com recursos muito melhores isso fique mais fácil. Também pretendo minizar as dificuldades. Vou comprar uma garrafinha, deixar apenas uma flôr para que eles só tenham uma opção. Tive essa idéia outro dia, não sei se dará certo.

Contada a história e feitas as considerações, acho que a maioria das fotos do concurso poderia ser repetida sim com resultados bem semelhantes, como acho que a minha foto e a foto da gaivota são difíceis de serem repetidas para se conseguir exatamente o mesmo resultado. Fotos de animais, principalmente os "selvagens" estão totalmente fora do nosso controle. Não sei quem fotografou a gaivota, mas talvez, mesmo que ele se posicione todo dia naquele mesmo local, não apareça nenhuma gaivota para pousar ali.

A melhor forma de julgar é ouvir as histórias mesmo. Gostaria de ouvir a história das outras fotos, talvez todas sejam momentos que não possam ser repetidos, talvez não, só ouvindo a história para saber.

Acho que a polêmica e o debate, desde que num nível elevado de educação, como sempre tenho visto na maioria dos posts aqui, só nos acrescenta e para isso estamos por aqui também.

Acho que sei muito pouco de fotografia ainda, portanto contei mais com meu bom senso para escrever essas opiniões.

Grande abraço a todos,
« Última modificação: 17 de Julho de 2006, 19:24:33 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 17 de Julho de 2006, 18:57:27
Muito bem explicado, Achilles!!!  :thmbup:

Cadê os demais participantes?
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


charles247

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 755
Resposta #12 Online: 19 de Julho de 2006, 09:11:30
Parabéns Jack e Almor67.
As fotos ficaram muito legais.

Concordo com o Jack. Já tá pronta a nova sala??????

Parabéns a todos e vamos pro próximo tema.
Já sabe o novo tema Jack?

Abraços
 
Charles Ceccagno
charles@ceccagno.com.br
------------------------------------------------------------------


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 19 de Julho de 2006, 12:08:09
Obrigado Charles.

 :bye1:  
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #14 Online: 19 de Julho de 2006, 13:53:17
Citar
Parabéns Jack e Almor67.
As fotos ficaram muito legais.

Concordo com o Jack. Já tá pronta a nova sala??????

Parabéns a todos e vamos pro próximo tema.
Já sabe o novo tema Jack?

Abraços
O novo tema já foi escolhido, estou só esperando a moderação se pronunciar sobre a nova sala ;)
Jack db - Floripa