Autor Tópico: Casamento Coletivo  (Lida 3280 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Online: 03 de Junho de 2013, 21:03:10
Bom, surgiu uma noiva querendo orçamento, casamento coletivo, seis casais, 400 convidados, será que eu e um outro fotografo amigo damos conta? Como fechar o orçamento? Dividir meio a meio? O fotografo conhecido meu nao aceita entregar os arquivos pra mim editar, ele edita e tudo o mais, beleza, teriamos que dividir o lucro e vamos fazer meio a meio, meu receio é se em dois damos conta, ou precisaria de 4 no minimo? To extremamente confuso de como fechar o job, sei que no trabalho dou conta, tranquilamente, meu amigo é extremamente acostumado a eventos, trabalha de freelance nisso a anos, tenho tabela de valores pra casamento, mas nesse caso foge totalmente da curva, sao mais casais... argh, me ajudem! kkk


 :wub: :wub:
@jacobfotografiacriativa


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2013, 21:45:50
Se a cerimônia for simultânea (todos trocam alianças ao mesmo tempo, por exemplo), vocês precisarão de 6 fotógrafos. No mínimo um para cada casal. Mesmo se não for tudo simultâneo, acho que seria legal ter 1 para cada casal.

Não tenha medo de cobrar, já que a conta será dividida entre os 6 casais. Eu cobraria umas quatro vezes o valor da minha cobertura completa  + o valor de cada álbum separado, como cobro dos meus clientes. Se não, não compensa a dor de cabeça.


abs

edit: sobre o lance de dividir a grana, acho que não rola, já que o cliente é seu. A responsabilidade maior é sua, a dor de cabeça é sua. Oferece um valor bacana para o cara e boa. Ou procura outros freelas.

« Última modificação: 03 de Junho de 2013, 21:49:44 por viniciustb »


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #2 Online: 03 de Junho de 2013, 22:23:59
conversamos conversamos e conversamos... como estou no inicio, nem abri meu estudio, falei com esse amigo e vamos dividir o trampo, vamos fotografar só um casal(eles acharam a ideia legal, ai cada um dos seis casais se vira com sua fotografia), dividir valores e trabalhos, editaremos as fotos e diagramaremos o album juntos, ambos se auxiliando... por ele ter experiencia em eventos acho legal dividir pra pegar experiencia e perder medo, nao confio em mtos freelas daqui, tem muitos poucos e os amadores na maioria sao bem inexperientes...


Acham que fiz um bom negocio? Amanha passarei o orçamento pra cliente, vamos ver se ela aceita, ganharemos um valor mais baixo cada um, porém ambos farao o job e terao bastante experiencia no final, alem de ser bem mais tranquilo ter um apoio em que confia
@jacobfotografiacriativa


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2013, 22:31:01
André,
pelo que entendi, UM CASAL está contratando você e não os 6 casais que vão fazer a cerimônia coletiva. Se for assim, você e seu amigo dão conta. Porém se for os 6 casais, aí acho que o que o outro colega comentou tem fundamento, ou seja, cada casal um fotógrafo.


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #4 Online: 03 de Junho de 2013, 22:31:07
Dando o meu pitaco, de fora.

Imagino que cada casal arrumando o seu fotógrafo e filmagem, lá na hora pode dar confusão por não ter uma liderança, estou só imaginando a cena, pois nunca vi como funciona um casamento coletivo.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2013, 22:43:20
Dando o meu pitaco, de fora.

Imagino que cada casal arrumando o seu fotógrafo e filmagem, lá na hora pode dar confusão por não ter uma liderança, estou só imaginando a cena, pois nunca vi como funciona um casamento coletivo.

eu achei mega complexo pois é dificil um negocio desse com tanta gente dar certo... mesmo que fosse uma equipe só, é MUITO dificil liderar 6 fotografos...
@jacobfotografiacriativa


fernandoaas

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
  • Sexo: Masculino
    • Fernando Augusto Fotografia
Resposta #6 Online: 03 de Junho de 2013, 23:16:48
eu achei mega complexo pois é dificil um negocio desse com tanta gente dar certo... mesmo que fosse uma equipe só, é MUITO dificil liderar 6 fotografos...


Certeza, mas ainda assim, é mais fácil de lidar do que outras equipes separadas. A sua noiva está levando dois fotógrafos, imagina se as outras 5 quiserem levar dois cada uma?! 


Melhor esperar os caras experientes em eventos, se eles já tiveram que lidar com uma situação dessas.
Canon 6D + Canon 85mm. f/1.8 + Canon 24-105mm. f/4L + 580EX II

http://www.fernandoaugustofoto.com.br
https://www.facebook.com/fernandoaugustofoto


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #7 Online: 04 de Junho de 2013, 00:30:57
Grandes poderes, grandes responsabilidades....

Grandes responsabilidades, grandes pagamentos

Coordenar tudo isso deve ser difícil, mas não impossível.

Cobre por isso se acharem caro, paciência.

Quase certeza de que um produtor/diretor pra este evento vai ser necessário.

Sorte não precisa, só trabalho, planejamento e competencia

Good job!!


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 04 de Junho de 2013, 02:29:39
... O fotografo conhecido meu nao aceita entregar os arquivos pra mim editar ...
... meu amigo é extremamente acostumado a eventos, trabalha de freelance nisso a anos...

Como assim?? Ele trabalha de freelance, mas não entrega a foto para seu contratante editar??  :assobi: :assobi:

Não precisa mais do que 3 fotografos, a menos que tenha mais de um celebrante, caso contrário 3 dão conta com folga, na hora da troca de aliança ou do beijo se for todos juntos, combina com os casais e com o celebrante de fazerem pelo menos de dois em dois para que os três fotografos peguem todos os lances.

Mas se eu fosse você, eu ia na igreja para ver como vai rolar esse evento, como é a igreja e como vai ser organizado, mais de 3 fotógrafos em um altar da M, tem padre/pastor que nem permite.

Outra coisa, verifica com essa noiva se a ideia de procurar um fotógrafo partiu dela, e se ela ja comunicou a igreja e aos outros casais. Tem uma comunidade evangélica aqui na minha area que faz esse tipo de casamento de vez enquando, e já tem um fotógrafo certo para tal evento, os casais não podem contratar outro.

E por ultimo, verifica se não vai ser liberado para os convidados fotografarem a vontade, as vezes por ser comunitário, eles liberam, principalmente se não for em uma igreja, ai vira uma bagunça no altar.


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #9 Online: 04 de Junho de 2013, 23:04:08
Sem querer te desanimar, mas tô vendo que vai ser roubada.

Se cada casal levar um fotógrafo, ou uma equipe, será uma bagunça só.

Na boa, a melhor maneira de começar é sendo assistente e depois segundo fotógrafo de alguém com mais experiência. E por um bom tempo, até adiquirir confiança, experiência, equipamento e portfolio.

Sair pegando casamento logo de cara, por mais que se conte com um freela/sócio mais experiente pode ser um desastre já no começo, pois a grande responsa é sua.

abs e boa sorte!