Autor Tópico: Fotografia faz a diferença  (Lida 2891 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Online: 31 de Maio de 2013, 20:11:55
Fiquei impressionado com essa foto. Trata-se de um lugar chamado Thor's Well.  Fui pesquisar mais a fundo e descobri que nem é tão bonito assim, mas a foto o deixou simplesmente maravilhoso.






link de onde foi tirada a foto: http://www.hypeness.com.br/2013/05/mais-23-lugares-que-voce-vai-duvidar-que-existem-mesmo/

link da foto no portfolio do fotógrafo: http://500px.com/photo/27282213
« Última modificação: 01 de Junho de 2013, 14:31:24 por Pris WerSo »
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #1 Online: 01 de Junho de 2013, 10:28:51
Sim uma foto bem executada revela beleza ou põe onde não fica tão aparente assim!

Essa "chaminé" provém de um câmara de lava que ficou a milhares de anos, e quando a maré sobe o agito das ondas faz a água subir e as vezes até jorrar feito um geiser!
veja: http://www.youtube.com/watch?v=qb_smmgCEY4
Fábio Pedro.


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Junho de 2013, 10:41:38
Duas frases que aprendi com meu professor no curso básico de fotografia:
"Fotografia é uma brincadeira cara... muito cara"
"Fotografia é uma grande mentira"
Guardadas as devidas proporções do contexto em que foram ditas, realmente... o bom fotógrafo é o que sabe transformar o comum em belo... ou que consegue revelar a beleza em algo que parece óbvio, comum.
Esta imagem postada retrata muito bem esta situação.
Abs.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 02 de Junho de 2013, 11:22:12
Concordo com o professor do Paulo Arruda: "Fotografia é uma mentira".

No entanto há mentiras bemmmm mentirosas e outras mentiras um pouco menos mentirosas... De maneira geral a fotografia de paisagens é das menos mentirosas, se vc partir do pressuposto que eu parto. É que com uso de filtros e tempos de exposições mais longos ela capta coisas que existem mas que nossos olhos não enxergam. Elas estão lá, só que não percebemos. Essa foto aí é um bom exemplo disso.
Mas, de outra banda, se vc acha que fotografia deve refletir apenas o que nossos olhos vêm, com todas as limitações dele e de nosso cérebro, aí a fotografia de paisagem é mentirossssaaaaaa até dizer chega!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #4 Online: 02 de Junho de 2013, 11:33:21
A fotografia não é mentirosa. Ela é uma verdade que se resolve em si, absoluta.

Claro, fazendo a comparação com seu referente, ela é mentirosa, mas essa comparação não é válida.

[]s


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 02 de Junho de 2013, 16:53:03
A fotografia não é mentirosa. Ela é uma verdade que se resolve em si, absoluta.

Claro, fazendo a comparação com seu referente, ela é mentirosa, mas essa comparação não é válida.

[]s

Dondon, pode aprofundar o raciocínio?
Confesso que não alcancei a abrangência de tua colocação.
O que vc quer dizer quando fala "verdade que se resolve em si"?
Amplie tua fala aí. Quero conhecer tua opinião sobre "a mentira da fotografia".

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #6 Online: 02 de Junho de 2013, 17:06:22
concordo com o Dondon, fotografia não é mentirosa,a mentira é contada por aquele que escolhe mentir,conheço muitos fotógrafos,que buscam retratar fielmente oque vê.

agora uma foto como essa não pode nem ser vista como mentira e nem como real,existe um senso artistico em cada olhar,mas isso não quer dizer que é mentira  :ok:

e não é tão caro assim vai,uma câmera de entrada com lente do kit já da pra fazer estrago.

tem rebel ai de 500 dilmas (usada)  :hysterical:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 02 de Junho de 2013, 17:58:36
concordo com o Dondon, fotografia não é mentirosa,a mentira é contada por aquele que escolhe mentir,conheço muitos fotógrafos,que buscam retratar fielmente oque vê.(...)

E consegue-se isso?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #8 Online: 02 de Junho de 2013, 18:29:30
Dondon, pode aprofundar o raciocínio?
Confesso que não alcancei a abrangência de tua colocação.
O que vc quer dizer quando fala "verdade que se resolve em si"?
Amplie tua fala aí. Quero conhecer tua opinião sobre "a mentira da fotografia".

Uai, Hyde. Basta encarar a fotografia como objeto de vida própria. Ela é uma verdade "imagem em papel pelo processo tal", "imagem digital"... são verdades, existem por si e não dependem do referente.

Agora, a comparação da fotografia em relação ao seu referente de representação é improdutiva e desnecessária.

[]s


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 02 de Junho de 2013, 21:13:56
Uai, Hyde. Basta encarar a fotografia como objeto de vida própria. Ela é uma verdade "imagem em papel pelo processo tal", "imagem digital"... são verdades, existem por si e não dependem do referente.

(...)

[]s

Bom... Aqui vc fala do resultado final da fotografia. Aí eu entendi... Vc divide o processo fotográfico - preparação, captura e resultado - e tem que o resultado final em si é aquele e ponto. Entendi e, partindo desse seu pressuposto, concordo. Muito embora a fotografia não se resuma ao resultado, mas isso é outro papo.

Já quanto à comparação do resultado com o referente... Não é - ou foi e eu perdi o bonde da história - uma busca da fotografia em seus primórdios - e hoje ainda no fotojornalismo - a representação fiel do referente? A fotografia não nasce da necessidade humana em representar aquilo que os olhos viam de maneira fidedigna?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #10 Online: 02 de Junho de 2013, 21:29:48
Bom... Aqui vc fala do resultado final da fotografia. Aí eu entendi... Vc divide o processo fotográfico - preparação, captura e resultado - e tem que o resultado final em si é aquele e ponto. Entendi e, partindo desse seu pressuposto, concordo. Muito embora a fotografia não se resuma ao resultado, mas isso é outro papo.

Já quanto à comparação do resultado com o referente... Não é - ou foi e eu perdi o bonde da história - uma busca da fotografia em seus primórdios - e hoje ainda no fotojornalismo - a representação fiel do referente? A fotografia não nasce da necessidade humana em representar aquilo que os olhos viam de maneira fidedigna?

Sim, digamos que nos primórdios havia essa ilusão de fotografia como representação fiel do referente, mas isso durou pouco, logo veio o pictorialismo, e até antes o fotojornalismo já dava pistas que o caminho não era esse.

O fotojornalismo eh cada vez menos representação fidedigna e cada vez mais discurso construído.

Quanto ao processo ele também não é mentiroso, nós é que somos ingênuos se encararmos como construção fiel de representação da realidade.

Pense, não há mídia fiel à realidade. Representações são sempre representações, e são verdades quando as olhamos sem esperar que sejam a realidade.

E pior ainda, a realidade, ou a maneira como percebemos a realidade, também é mutável, se você e eu olharmos a mesma cena, ou participarmos do mesmo evento real, teremos impressões e sensações diferentes, teremos conclusões diferentes e vivenciaremos a experiência de modos diferentes. Sei lá, a realidade não existe, ou existe, mas não importa.

#viajei


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 02 de Junho de 2013, 21:40:38
(...)
Pense, não há mídia fiel à realidade.
(...)

Então o resultado da fotografia é impreciso, por isso, fora da realidade, portanto, mentiroso!  :D

(...)
 Sei lá, a realidade não existe,
(...)

Foi a melhor colocação de todo o tópico até aqui. Acho que vc tomou a pílula vermelha de Matrix!  :D :D :D

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 03 de Junho de 2013, 13:40:00
.... nossa, a discussão aprofundou-se.
A frase que citei... "a fotografia é uma grande mentira" foi proferida em um bate-papo de boteco sem qualquer pretensão filosófica.
Verdadeira, mentirosa, manipulada, bem ou mal executada... emho não importa no contexto deste tópico.
Foi uma citação, uma referência ao próprio modo que cada um vê/decifra uma determinada imagem.
A foto postada ilustra muito bem isso... o preparo, paciência, conhecimento técnico do fotógrafo transformou uma cena que pode ser considerada "banal" em uma imagem muito bela... é uma questão parecida aos "antes e depois".
Quanto as frases "de boteco", existem inúmeras outras que cada qual interpreta a seu modo e de acordo com o seu momento.
"Fotografia é uma mentira", "fotografia é um fragmento da realidade", e até a célebre "momento decisivo" são frases que podem ou não fazer todo o sentido dependendo do contexto e dos participantes.
Quanto à citação do Dondon "sei lá, a realidade não existe" é muito parecida com aquela outra famoso "cada ponto de vista é visto de um ponto".
Mas pra falar disso eu precisaria esta devidamente imerso em uma atmosfera que me levasse a viajar... rss
Abs.
« Última modificação: 03 de Junho de 2013, 13:41:22 por Paulo Arruda »


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #13 Online: 03 de Junho de 2013, 15:10:02
Leitura do dia: "O Mundo como Vontade e Representação" - Arthur Schopenhauer.

 ;)

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 03 de Junho de 2013, 19:47:10
Leitura do dia: "O Mundo como Vontade e Representação" - Arthur Schopenhauer.

 ;)

[]s,

RSalles


R$14,90 na Siciliano. Comprarei!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova