Autor Tópico: Como montar um álbum de aniversário?  (Lida 3881 vezes)

manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Online: 07 de Agosto de 2014, 11:38:36
Oi gente!

Meu irmão pediu para eu montar um album de aniversário com as fotos do aniversário da filha dele, que eu e ele tiramos na festa.  É tão difícil meu irmão me pedir algo, que eu não quero decepciona-lo, mas é algo que eu faço questão de fazer eu mesmo.

Eu trabalho com edição gráfica desde que nasci, já fiz tanta coisa, jornal, livro, revista, e tudo que se possa imaginar, mas nunca fiz um álbum de aniversário....

Como é que isto é feito? Online direto no site que vai revelar as fotos? Tipo agente entra num site, escolhe um tema e manda as fotos e eles entregam pronto? OU agente tem que mandar o album todo editorado e eles só revelam? Não tenho a mínima idéia deste funcionamento, nunca fiz um e nem ví um na minha frente. hehehehhe bendito mundo digital onde tudo se resume ao facebook.

Afinal, como é que vou montar um álbum de aniversário?

Valeu gente!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #1 Online: 09 de Agosto de 2014, 02:09:07
Dependo o que vai querer

Tem um monte de encardenagráfica que tem o software próprio, como o Dbook por exemplo, tem gente que ama e tem quem odeia

Se é presente pra familia e é pra ser legal faz pelo menos com foto de verdade, não couché

Se trabalha com edição gráfica, usa o ID

Referente aos temas eu não gosto, prefiro clássico, fundo não berrante, muito pouco temático (nenhum preferencialmente) ou cliparts em PNG (bexiga, vela, etc). Essa po**a da galinha pintadinha vai virar caldo Knor já já

Abs

Marcio






Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #2 Online: 09 de Agosto de 2014, 09:00:56
.... Essa po**a da galinha pintadinha vai virar caldo Knor já já


 :hysterical: :hysterical: :hysterical: Ou despacho de encruzilhada.


 :snack: :snack: Acompanhando para aprender mais, sou um tremendo "Sabe nada inocente!", em matéria de álbum, tenho o ID, mas nem sei como começar 8-)
Fábio Pedro.


ralgarve

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 222
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Agosto de 2014, 10:06:42
Acompanhando também.

Alguem poderia mandar um tutorial aí

ehehehehehe
OMD EM1


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #4 Online: 09 de Agosto de 2014, 11:22:00
Fabio Pedro, sou fã de carteirinha do trabalho do Willian e ele tem este tutorial e tb ajuda o colega ralgarve

https://www.youtube.com/watch?v=qUoOTITXfmE

Minha grande dificuldade é na exportação.

Só consegui fazer em PDF levando junto o gamut de cores ou perfil de papel, se alguém tiver mais informações é de grande valia

Abs

Marcio


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #5 Online: 09 de Agosto de 2014, 15:32:56
Fabio Pedro, sou fã de carteirinha do trabalho do Willian e ele tem este tutorial e tb ajuda o colega ralgarve

https://www.youtube.com/watch?v=qUoOTITXfmE

Minha grande dificuldade é na exportação.

Só consegui fazer em PDF levando junto o gamut de cores ou perfil de papel, se alguém tiver mais informações é de grande valia

Abs

Marcio
Obrigado! :ok: Valeu a dica Marcio :D
Fábio Pedro.


ralgarve

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 222
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Agosto de 2014, 16:09:15
Fabio Pedro, sou fã de carteirinha do trabalho do Willian e ele tem este tutorial e tb ajuda o colega ralgarve

https://www.youtube.com/watch?v=qUoOTITXfmE

Minha grande dificuldade é na exportação.

Só consegui fazer em PDF levando junto o gamut de cores ou perfil de papel, se alguém tiver mais informações é de grande valia

Abs

Marcio

Bom e bem didático o video. Vou baixar a versão trial do programa e testar

Obrigado!
OMD EM1


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #7 Online: 09 de Agosto de 2014, 17:21:32
Minha grande dificuldade é na exportação.

Só consegui fazer em PDF levando junto o gamut de cores ou perfil de papel, se alguém tiver mais informações é de grande valia
Marcio,
Eu exporto em JPEG as lâminas prontas. O perfil de cores já fica selecionado no próprio programa. Quando vai exportar JPEG tem a opção de selecionar o Perfil de Cores incorporado.
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


Rodrigo Verona

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Agosto de 2014, 17:47:19
Marcando
Nikon d7000 + Nikkor 28mm 1.8g + Nikkor 35mm 1.8g + Nikkor 50mm 1.8g + Nikkor 85mm 1.8g + Flash Nikon Sb 700.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #9 Online: 09 de Agosto de 2014, 18:07:11
E qual seria a melhor prática? exportar em jpeg ou em pdf??? e porque?
Fábio Pedro.


Carlos Forti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Agosto de 2014, 18:24:06
Acompanhando  :snack:
Analista de sistemas, consultor de TI, desenvolvedor e fotógrafo amador... Lendo e aprendendo

Canon T3i + EF-S 18-55mm + Flash Yongnuo YN-468-II


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #11 Online: 09 de Agosto de 2014, 18:33:59
E qual seria a melhor prática? exportar em jpeg ou em pdf??? e porque?
Fabio,
Todas as encadernadoras com que trabalhei, solicitam as lâminas em JPEG. Para algumas delas você ainda é obrigado a diagramar pelo software delas, continuando ser JPEG.

Ainda não trabalhei com alguma que pudesse enviar em PDF, então não sei dizer se é melhor ou pior.

Eu trabalho com o Indesign (ID), então pra mudar o formato de exportação é fácil.

Abs,
Danilo
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #12 Online: 09 de Agosto de 2014, 18:43:40
Fabio,
Todas as encadernadoras com que trabalhei, solicitam as lâminas em JPEG. Para algumas delas você ainda é obrigado a diagramar pelo software delas, continuando ser JPEG.

Ainda não trabalhei com alguma que pudesse enviar em PDF, então não sei dizer se é melhor ou pior.

Eu trabalho com o Indesign (ID), então pra mudar o formato de exportação é fácil.

Abs,
Danilo

Eu nunca fiz esse tipo de trabalho e até gostaria, e faria com as fotos dos meus filhos para ver como fica... :eek:

Eu tenho aqui o ID para usar, mas nunca nem tentei fazer um álbum, e olha que o que mais tem ai é tutorial...kkk, mas a maior parte disso é culpa da preguiça. :D

Já que você afirma que a maior parte trabalha com Jpeg, eu envio em jpeg, mas então basta só o arquivo jpeg, ou tem outros agregados a entregar junto? :ponder:
Fábio Pedro.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #13 Online: 09 de Agosto de 2014, 19:11:09
Marcio,
Eu exporto em JPEG as lâminas prontas. O perfil de cores já fica selecionado no próprio programa. Quando vai exportar JPEG tem a opção de selecionar o Perfil de Cores incorporado.

Opa Danilo

Exportando em JPEG só consigo levar o sRGB e em PDF consigo deixar o perfil igual ao do documento, neste caso em AdobeRGB
O próximo passo seria fabricar os perfis da foto laminada. Talvez seja um preciosismo meu

Se tiver algum detalhe pra passar já fico agradecido


Fernando, para mim, no PDF tenho as vantagens que descrevi acima mas fica pesado pra manipular a impressão, fica tudo meio lento

Nas gráficas o pessoal prefere o PDF pelo mesmo motivo mas tem outras formas que infelizmente não conheço muito bem

O importante é sempre mandar no perfil de cor certo, mas pode editar (deve) em TIFF ou AdobeRGB, tem menos compreensão

Abs

Marcio















spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #14 Online: 09 de Agosto de 2014, 23:23:36
Fabio,
Todas as encadernadoras com que trabalhei, solicitam as lâminas em JPEG. Para algumas delas você ainda é obrigado a diagramar pelo software delas, continuando ser JPEG.

Ainda não trabalhei com alguma que pudesse enviar em PDF, então não sei dizer se é melhor ou pior.

Eu trabalho com o Indesign (ID), então pra mudar o formato de exportação é fácil.

Abs,
Danilo


Até onde minha competência foi (não muito longe) em JPG só consegui a sRGB e em PDF consigo levar junto outros perfis....

Abs

Marcio