Autor Tópico: Jornal de Chicago troca equipe de fotógrafos profissionais por iPhones  (Lida 3613 vezes)

Rodrigorezende

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
  • Sexo: Masculino

Todos sabemos o quanto são boas as fotos feitas pelo iPhone e o quanto ele tem mudado a forma de compartilhamento de imagens e registros de fatos no mundo inteiro, mas alguns cometem alguns exageros. O jornal Chigago Sun-Times resolveu radicalizar e despediu toda a sua equipe de fotógrafos profissionais. No lugar, dará cursos de fotos no iPhone para os seus repórteres.

O Sun-Times é um dos mais antigos jornais dos Estados Unidos e acaba de demitir 28 fotógrafos profissionais, inclusive um que havia ganho o aclamado prêmio Pulizer.

Infelizmente, esta classe de profissionais está sendo diretamente atingida com a evolução dos dispositivos fotográficos nos celulares, assim como os ilustradores foram atingidos quando os PCs e Macs começaram a invadir as agências de publicidade no início dos anos 90, em plena revolução do desktop publishing.

Mesmo reconhecendo que o resultado qualitativo deste tipo de profissional é muito superior, os diretores dos jornais começam a achar que fotos mais elaboradas não atraem mais leitores que fotos feitas pelos próprios repórteres. Um exemplo disso foi a revista Time, que fez um artigo inteiro sobre o furacão Sandy apenas com a ajuda de iPhones e o Instagram.

Eu adoro o iPhone como instrumento para realizar fotos imediatas de momentos que não possuo câmera, mas como um amante de fotografia fico triste em saber que as empresas jornalísticas tendem a parar de investir neste tipo de profissional. Aqui mesmo no Blog é raro usarmos o iPhone para criar as imagens que ilustram nossos artigos, pois damos preferência a uma velha e boa DSLR.



http://blogdoiphone.com/2013/06/jornal-de-chicago-troca-equipe-de-fotografos-profissionais-por-iphones/
Nikon D600 + Nikon D3100 + Nikkor 50mm 1.8G + Nikkor 16-35mm + Nikon 70-300mm VR + sb700


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2013, 00:19:46
Bem inusitada esta noticia. Meu irmão tem iPhone 5 e nem por isso acho as fotos aos pés de uma reflex ou compacta premium.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2013, 11:07:40
Acho que as pessoas ainda não se deram conta que a indústria da informação (jornais, revistas, periódicos, etc...) não passam de indústria e, como tal, não ligam para a imagem em si e sim pela informação prestada. Se a imagem de um celular passa a mesma carga dramática de uma imagem de reflex para o consumidor final da notícia, eles vão optar, logicamente, pela uso mais barato entre os meios de captura.
Tenho pra mim que o jornal deva ter feito uma boa pesquisa entre seus leitores antes de realizar essa mudança. Então, não estão fazendo àas cegas.

Além disso, sustenta o periódico que continuarão comprando fotos de fotógrafos freelancers. E as mudanças são para atender a crescente demanda por vídeo nas reportagens.

http://www.chicagotribune.com/business/breaking/chi-chicago-sun-times-photo-20130530,0,4361142.story

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


jaso

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2013, 09:56:41
Concordo plenamente com o Hyde, e raro você ver um fotojornalista preocupado com o enquadramento da imagem, ou nitidez, ou qualquer outra coisa, na maioria das vezes eles levantam a câmera e disparam 300 fotos de uma vez, sem ao menos olhar o finder, pensando por esse lado, e mais barato ter uns iphones mesmo...


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #4 Online: 03 de Junho de 2013, 10:30:34
concordo com vcs, os paparazzi da vida so trabalham com dslr por causa das lentes, qundo um iphone possuir uma 70-200mm f2.8 a coisa muda!  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2013, 10:41:30
Concordo com o Mr. Hyde e vocês:
Tudo é uma questão de objetivo.
No caso é a notícia que vale mais. A qualidade das imagens não é uma das prioridades.
Com certeza não verá uma agência de propagandas fazer isso com sua equipe...
Ou você faria seu casamento só com iphones? :shock:
« Última modificação: 03 de Junho de 2013, 10:41:56 por Andrei Gomes »


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Junho de 2013, 11:03:52
Concordo com o Mr. Hyde e vocês:
Tudo é uma questão de objetivo.
No caso é a notícia que vale mais. A qualidade das imagens não é uma das prioridades.
Com certeza não verá uma agência de propagandas fazer isso com sua equipe...
Ou você faria seu casamento só com iphones? :shock:
Parece que tem gente que sim... http://www.meganoivas.com.br/blogs/2011/06/29/primeiro-casamento-registrado-apenas-com-iphone-4-para-fotos-e-video/  :eek:
Tecpix + motorola do guga


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #7 Online: 03 de Junho de 2013, 11:09:34
e raro você ver um fotojornalista preocupado com o enquadramento da imagem, ou nitidez, ou qualquer outra coisa, na maioria das vezes eles levantam a câmera e disparam 300 fotos de uma vez, sem ao menos olhar o finder...

Não é tão radical assim como voce afirma, o fotojornalismo segue sim uma linha de qualidade e os fotógrafos dessa classe, são muito bons em tomar rápidas decisões e já andam com suas máquinas pré ajustadas para determinadas ocasiões e muitas vezes até com mais de uma máquina e jogo de lentes.

O grande problema do fotojornalismo é que os jornais não querem fotógrafos realmente, mas sim bons redatores(pessoas que escrevem bem e que prendam atenção pela leitura), aqui no Brasil se perguntar a algum fotojornalista sobre como ser contratado por um jornal terá como resposta que elas procuram por pessoas formadas em comunicação social, relações públicas, e afins, foto que é bom, basta saber o básico!
« Última modificação: 03 de Junho de 2013, 11:10:29 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130
Resposta #8 Online: 03 de Junho de 2013, 11:13:38
Não é tão radical assim como voce afirma, o fotojornalismo segue sim uma linha de qualidade e os fotógrafos dessa classe, são muito bons em tomar rápidas decisões e já andam com suas máquinas pré ajustadas para determinadas ocasiões e muitas vezes até com mais de uma máquina e jogo de lentes.

O grande problema do fotojornalismo é que os jornais não querem fotógrafos realmente, mas sim bons redatores(pessoas que escrevem bem e que prendam atenção pela leitura), aqui no Brasil se perguntar a algum fotojornalista sobre como ser contratado por um jornal terá como resposta que elas procuram por pessoas formadas em comunicação social, relações públicas, e afins, foto que é bom, basta saber o básico!

Parece que os EUA compartilha da mesma opinião amigo se você ver a reportagem é do Sun-times


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #9 Online: 03 de Junho de 2013, 11:17:18
Parece que tem gente que sim... http://www.meganoivas.com.br/blogs/2011/06/29/primeiro-casamento-registrado-apenas-com-iphone-4-para-fotos-e-video/  :eek:
Tem gente que faz de tudo... já vi mais de uma vez gente com SZ cobrindo casamento... de NOITE  :eek: :eek: Imagina a maravilha que ficou... Então, tem doido para tudo... agora se fica bom é outra história...




Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #11 Online: 03 de Junho de 2013, 11:36:24
Acho que o maior problema aqui nem é a qualidade da imagem ou das composições, mas imagina o sujeito tendo que fazer a reportagem e ainda tendo que arrumar um tempo para tirar as fotos. Acha que vai dar pra pegar tudo como se fosse um fotógrafo só pra isso? Se fossem contratados profissionais para usar o iPhone ao invés de câmeras, isso já seria ruim, mas aceitável. Agora sobrecarregar o sujeito que vai fazer a reportagem é burrice, na minha opinião.

Sinceramente, torço pra que dê tudo errado, rsrs.

Abraços


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #12 Online: 03 de Junho de 2013, 12:03:40
Parece que os EUA compartilha da mesma opinião amigo se você ver a reportagem é do Sun-times

Eu ví a reportagem :ok:

Mas fazer o que, é verdade que hoje em dia a informação deve ser confortável ao "leitor", quase ninguém mais quer ler, mas quer sim ouvir e ver a notícia, ai sim consegue compreender um assunto e até compartilhar ela como forma de "distribuir a conversa", e nesse caso o vídeo veio suprir a necessidade de informação audiovisual.

São outros tempos e novos problemas!

Quando eu vejo aquele desenho do Wall-e, parece até ser uma visão do futuro, todo mundo da nave só sentado sem fazer nada a não ser apertar botões, o ser humano vai perder a capacidade de se locomover.... :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #13 Online: 03 de Junho de 2013, 12:13:54
Acho que o maior problema aqui nem é a qualidade da imagem ou das composições, mas imagina o sujeito tendo que fazer a reportagem e ainda tendo que arrumar um tempo para tirar as fotos. Acha que vai dar pra pegar tudo como se fosse um fotógrafo só pra isso? Se fossem contratados profissionais para usar o iPhone ao invés de câmeras, isso já seria ruim, mas aceitável. Agora sobrecarregar o sujeito que vai fazer a reportagem é burrice, na minha opinião.

Sinceramente, torço pra que dê tudo errado, rsrs.

Abraços

Mas a tendência é essa mesmo diminuir custos com sobrecarga e acúmulo de funções.

No nosso glorioso país o motorista de ônibus tem dupla função, não bastasse o estresse do trânsito o cara tem como preocupação dar o troco certo, vigiar o transito o medo do assalto, pois se perder a grana quem paga é ele porque a empresa acha que pode ser conivência e depois eles "racharem o roubo".

Ai dá a "m" que deu aqui no Rio, o passageiro que perdeu o ponto o motorista estressado que passou direto por estar com muitas coisas para vigiar, a porrada estancou e ônibus caiu do viaduto.

Eu mesmo faço serviço de duas pessoas, sou analista de redes e técnico de manutenção em informática. Ai me dão um nome bonitinho como Analista de T.I. :hysterical:
Fábio Pedro.


kbg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia: um hobby em evolução!
    • HISTÓRIA NA LENTE
Resposta #14 Online: 03 de Junho de 2013, 16:05:52
Tem gente que faz de tudo... já vi mais de uma vez gente com SZ cobrindo casamento... de NOITE  :eek: :eek: Imagina a maravilha que ficou... Então, tem doido para tudo... agora se fica bom é outra história...

Sem falar nos valores "Um dos acessórios externos que foram usados, além dos tripés, foram lentes de 35mm OWLE, com um custo total de US$250 para cada iPhone."

A lente do iPhone por si não é lá muito prática e recorrer a essas lentes de US$250,00 não me parece uma opção muito viável!! :assobi: Já vi alguns cursos no Brasil para fazer fotos como aparelho da apple. Sei lá?! Tenho um iPhone sei que as fotos muitas vezes são boas, no entanto nada que se compare a uma DSLR, mesmo as de entrada!

Tendências sempre vão existir, afinal ainda há quem prefira ter seu evento fotografado com câmeras analógicas por motivos diversos.

Mas, é como o amigo disse "tem doido pra tudo."
Nikon D7000 / AF-S 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR /  AF-S 35mm f/1.8G / SB-700


http://500px.com/jorgelaerte
www.historianalente.blogspot.com