Autor Tópico: Seguro de equipamento  (Lida 36796 vezes)

wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Online: 15 de Julho de 2006, 01:08:01
Oi gente!

Todos temos medo de ser roubados quando saímos para fotografar por aí.
Lí o post http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...?showtopic=6957 sobre o assunto e troquei farta correspondência com um colega forista que me esclareceu muita coisa sobre o seguro de equipamento fotográfico.

O Gustavo me informou e até enviou documento da Porto Seguro em que está explícito que o segurado tem que fazer uso profissional do equipamento segurado sem o qual, em caso de sinistro, não podendo comprovar através de recibos, contratos, etc. este uso poderia não ser indenizado.

Esclareceu que tendo como comprovar o uso profissional a seguradora indenizaria mesmo que no ato do roubo o fotógrafo estivesse fazendo outro tipo de atividade. Fotografando por lazer por exemplo.

Aí fica um problemão pra nós que não podendo fazer este tipo de comprovação ficaríamos na mão. Lí em matéria da Fotografe Melhor que não só em Terra Brasilis mas em qualquer canto do mundo este tipo de equipamento é muito visado.

Como resolver esta questão? :blue:
Será que nós amadores temos que ficar desprotegidos pelo simples fato de não fazermos da fotografia nosso ganha pão?

 


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2006, 01:31:15
Vc já deu muita sorte de achar alguém q faze seguro de câmeras, e mais sorte ainda de ele ter sido franco.

Tem um outro corretor bastante citado por aí que te garante (verbalmente) que não precisa ser profissional. Queria ver é ele cumprir essa palavra... hahahahaahah

E sobre sua pergunta... infelizmente é assim mesmo.Carros não precisam ser de uso profissional pra serem segurados. Câmera sim. =(
Deve haver alguma razão pra isso, mas (ainda) desconheço.
« Última modificação: 15 de Julho de 2006, 01:32:55 por Xiru »
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2006, 15:41:52
Conforme nosso colega forista, as seguradoras acham que sendo profissional o cara tem um cuidado especial com o equipamento - já que o ganha pão - enquanto que o amador por não necessitar do equipamento no dia a dia fica passivamente aguardando a indenização.

Mas será que isto convence? Vejamos, o profissional expõe muito mais o equipamento e em condições mais adversas que o amador, o que em tese arrisca muito mais. Será que estou errado?

 


Credilson

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2006, 09:50:50
Citar
Aí fica um problemão pra nós que não podendo fazer este tipo de comprovação ficaríamos na mão. Lí em matéria da Fotografe Melhor que não só em Terra Brasilis mas em qualquer canto do mundo este tipo de equipamento é muito visado.

Realmente é preocupante andar com equipamento caro, sem estar tranquilo. Os assaltos acontecem nos lugares mais bonitos para fotografar.
Em qual edição da Fotografe Melhor saiu essa reportagem?

Abraços...
 
Credilson
Nikon e coisas


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2006, 12:58:48
Esses dias estava passeando pelo Digiforum e vi esse anúncio, não sei se é confiável, mas eles seguram inclusive amadores e equipamentos sem nota fiscal: http://digiforum.com.br/viewtopic.php?t=15469
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2006, 22:25:17
Credilson me enganei de publicação
Citar
Em qual edição da Fotografe Melhor saiu essa reportagem?
Foi na Fotographos N.o6 matéria de Rodrigo Torres Costa


Ricardo valeu o toque do Digiforum, lí o anúncio da Kertzmann e mandei um e-mail para nosso colega forista Gustavo que me deu as informações sobre seguro para ele avaliar. Pois me parece que ele tem experiência no assunto.
 


ZE RENATO

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 502
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Julho de 2006, 22:29:57
Citar
Credilson me enganei de publicação
Citar
Em qual edição da Fotografe Melhor saiu essa reportagem?
Foi na Fotographos N.o6 matéria de Rodrigo Torres Costa


Ricardo valeu o toque do Digiforum, lí o anúncio da Kertzmann e mandei um e-mail para nosso colega forista Gustavo que me deu as informações sobre seguro para ele avaliar. Pois me parece que ele tem experiência no assunto.
Fiz meu seguro com ele!  Não tive problemas, pq tb não precisei usar!  :risada2:

Brincadeiras a parte, espero não ter problemas caso aconteça, mas é uma incognita!  ele tem mais de 30 anos de mercado.  :thmbup:  


Fabiana

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 258
    • http://www.flickr.com/photos/fabee
Resposta #7 Online: 25 de Julho de 2006, 23:38:25
Fiz com Kertzmann também, não tanto por escolha, mas mais porque foi a única possibilidade que sobrou.
Fiz na cara e na coragem, porque ainda assim as informações da corretora e da seguradora eram divergentes.

Se der pau, conto pra vocês.  :mf_w00t2:  


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #8 Online: 26 de Julho de 2006, 00:41:48
Meu seguro foi feito com o Marcos Kertzmann...

O cara me liga até no meu aniversário para dar os parabéns!

Felizmente eu uso profissionalmente, mas isso não foi impecilho pra fazer o seguro.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #9 Online: 09 de Maio de 2008, 13:48:10
Reativando este tópico, para quem está precisando.
Recebi esta cotação.

Prezado(a) Senhor(a),

Respondendo à sua solicitação: Equipamentos até o valor total de 4.000,00, é cobrado o mesmo prêmio ( mínimo da Porto Seguro );


SEGURO DE EQUIPAMENTOS FOTOGRÁFICOS, CINEMATOGRÁFICOS, VÍDEO E ÁUDIO, PARA EQUIPAMENTOS PROFISSIONAIS


PRINCIPAIS     ESCLARECIMENTOS,     RELATIVOS
ÀS CONDIÇÕES GERAIS, ESPECIAIS E CLÁUSULAS
PARTICULARES CONSTANTES DAS  APÓLICES  DA
MODALIDADE.


COBERTURA


Quaisquer eventos de causa externa (roubo e/ou furto qualificado, incêndio, queda, quebra, amolgamento e acidente  de natureza súbita e imprevisível.

Obs: Não estarão cobertos equipamentos quando deixados em veículos estacionados, sem o usuário.

Poderá ser feita cobertura opcional de danos elétricos, mediante adicional de 1% sobre o valor desejado para esta garantia.


ÂMBITO DA COBERTURA


Todo o território nacional – 24 horas por dia.



CUSTO ANUAL DO SEGURO
5,0 % ou prêmio mínimo  + custo de apólice + IOF (imposto de operações financeiras).


Exemplo:
Valor do equipamento ..= R$ 200,00 prêmio minimo     
Danos elétricos  .........  opcional    x 1,0%     .=         
       custo apólice .............= R$   40,00 
                                    iof (7,38%)  ...............= R$   17,71
                                    A vista  .....................= R$ 257,71

                           
SEGURADORA

PORTO SEGURO COMPANHIA DE SEGUROS GERAIS


DO PAGAMENTO

Poderá ser efetuado em até 4 parcelas, sem juros, ou até 10 parcelas (com acréscimo). OPÇÕES DE PAGAMENTO: A.D.C (autorização de débito em conta), cartão de crédito, cheques – pré, ou boletos (carnê) – neste caso, há um adicional de 6,5% sobre o custo, ref. a despesas bancárias.


DADOS NECESSÁRIOS DOS EQUIPAMENTOS


Descrição, modelo, marca, nº de série. OPÇÕES DE DOCUMENTOS: nota fiscal, ou recibo de compra, ou certificado de garantia, ou fatura, ou foto do equipamento, focalizando o nº da série, ou ainda pode ser combinada vistoria por inspetor da companhia. Favor consultar-nos.

Obs: deverá ser elaborada a relação dos equipamentos individualmente separados, constando objeto, marca, modelo, nº série e valor.


DA INDENIZAÇÃO

Em caso de sinistro a indenização será paga tomando-se em conta o valor do bem, no estado de novo, a preços correntes na data imediatamente anterior à da ocorrência do sinistro.

PARTICIPAÇÃO DO SEGURADO

Correrão por conta do segurado 10% dos prejuízos por sinistro de perdas parciais (entenda-se:sempre que houver reparação e recuperação dos equipamentos).
Tal participação, todavia, não se aplicará em casos de perdas totais.

Obs: Franquia: Danos Elétricos = 15% com mínimo de R$ 620,00

DO SEGURADO

Nome, endereço (comercial e residencial), CEP, bairro, data de nascimento, telefone (fixo e celular), CPF/CNPJ (pessoas jurídicas), número do RG, órgão expedidor, data e local de expedição, e-mail e fax.

ALTERAÇÕES

Durante a vigência da apólice, poderão ser feitas alterações – inclusões, exclusões, substituições de equipamentos – bem como correções de redação, endereços, etc., creditando-se, ou debitando-se ao segurado as quantias devidas proporcionalmente ao prazo a decorrer.





Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #10 Online: 09 de Maio de 2008, 14:18:54
Mateus, aproveitando que vc reativou o tópico:

A PORTO SEGURO MUDOU AS REGRAS DO SEGURO PARA EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO, E HOJE QUALQUER PESSOA PODE FAZER, SEJA AMADOR, HOBISTA, PROFISSIONAL, CURIOSO, ETC.....

PORTANTO, TOTALMENTE LIBERADO.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 09 de Maio de 2008, 14:22:37
Eu estava querendo fazer de todo o meu equipamento, mas estou achando esses 5% muito alto. :/
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #12 Online: 09 de Maio de 2008, 14:35:34
Eu estava querendo fazer de todo o meu equipamento, mas estou achando esses 5% muito alto. :/
Leo, qdo vc precisa acionar o seguro uma vez vc passa a achar 5% barato até......rs
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 09 de Maio de 2008, 14:40:15
Então Guto... Eu fiz a conta baseado no residencial e a diferença é enorme.
Praticamente só uso meu equipamento internamente, sai menos de 2% para proteger internamente. Quando eu saio normalmente tenho apoio da guarda civil e etc, isso me faz achar caro, para fazer o seguro de externa sai mais que o dobro. Se eu achasse um de uns 3% com externa 25% do tempo eu faria na hora. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 09 de Maio de 2008, 14:46:11
Reativando este tópico, para quem está precisando.
:D :ok:
Mateus, você poderia me passar o e-mail dessa pessoa com quem você está negociando?
Indicaram-me também a Liame, falar com o Lindolfo (lindolfo@liame.com.br). Escrevi hoje para ele e aguardo a resposta.