Autor Tópico: Mystic Light  (Lida 7133 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #45 Online: 04 de Junho de 2013, 13:37:38
O Luiz é um dos poucos aqui que ao meu ver domina perto da perfeição o uso da luz. Não exagera, nada fica "over" e ele procura retratar sempre uma luz natural, sem entrar em super saturação, hdr nem nada dessas frescuras. Não tem absolutamente NADA de sub exposto nas fotos dele, foi uma iluminação muitissimo bem pensada e a técnica perfeitamente executada.

É um cara que tem o olho muito, muito a frente de 99,999% dos outros usuários do fórum. Mas como dizem por aí, tem muito cacique para pouco índio nesse fórum.
« Última modificação: 04 de Junho de 2013, 13:42:00 por AFShalders »


Patagonico

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.979
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 04 de Junho de 2013, 14:31:40
Luiz, meu velho, não vi o vídeo,( meio sem tempo ). Sabes que vejo muita coisa a respeito de muitos gêneros fotográficos e acompanho suas fotos e a dedicação ( AMOR ) que trabalha nelas, e a gama enorme de criatividade e variedade na abordagem e construção das suas fotos. Tu é um fuça rsrs, sempre atacando de maneira a evoluir e inovar no que faz com qualidade. Dei uma bisoiada rápida em alguns comentários, tu sabe minha opinião sobre alguns. Pra falar tem que ter bagagem, tem que saber FAZER e ponto .
Buenas, continue incentivando e brindando-nos com suas fotos.

Um grande abraço!


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #47 Online: 04 de Junho de 2013, 17:15:19




tea-strainer por Luiz L., no Flickr


Rice por Luiz L., no Flickr


Simples e absolutamente FANTÁSTICAS  :worship: :worship: :worship:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #48 Online: 04 de Junho de 2013, 18:27:18
Eu gostaria muito que o Luis L. respondesse, mas não sei se ele ainda tá lendo esse tópico.

Tô vendo essa técnica pela primeira vez, custei a entender, mas buscando sobre ela na internet me deparei até com plugin que segue o mesmo raciocínio:( http://www.autofx.com/products/mla/detail.html ).

Gostaria de saber dos colegas aqui mais entendidos do assunto se seria esse o sentido do Mystic Light "Guiar a leitura com a luz" , e se o referido plugin faz é parecido com isso? :ponder:

Gostaria de ver como é montado o esquema de luzes para gerar o foco luminoso e as sombras na medida e posição correta. :ok:
Fábio Pedro.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #49 Online: 04 de Junho de 2013, 18:40:47
Eu gostaria muito que o Luis L. respondesse, mas não sei se ele ainda tá lendo esse tópico.

Tô vendo essa técnica pela primeira vez, custei a entender, mas buscando sobre ela na internet me deparei até com plugin que segue o mesmo raciocínio:( http://www.autofx.com/products/mla/detail.html ).

Gostaria de saber dos colegas aqui mais entendidos do assunto se seria esse o sentido do Mystic Light "Guiar a leitura com a luz" , e se o referido plugin faz é parecido com isso? :ponder:

Gostaria de ver como é montado o esquema de luzes para gerar o foco luminoso e as sombras na medida e posição correta. :ok:

tambem estou curioso... sera que com luz continua e um snoot conseguimos algo nesse estilo?
@jacobfotografiacriativa


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #50 Online: 04 de Junho de 2013, 19:21:46
tambem estou curioso... sera que com luz continua e um snoot conseguimos algo nesse estilo?

Ele faz com 1 flash, 1 rebatedor circular e cartolinas como rebatedores e gobbos...

Acho que com luz contínua dá pra fazer sim.
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #51 Online: 04 de Junho de 2013, 23:03:55
Ele faz com 1 flash, 1 rebatedor circular e cartolinas como rebatedores e gobbos...

Acho que com luz contínua dá pra fazer sim.

Sei que essa resposta acima não foi direcionada a mim, mas quero saber o que é gobbo, poderia me mostra o que é?, Desconheço isso! :ok:
Fábio Pedro.


Luiz L.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #52 Online: 04 de Junho de 2013, 23:13:59
Olá amigos, não gosto de deixar pontas soltas e mal entendidos e por isso, sem polemizar, quero fazer alguns esclarecimentos que me levaram a decisão de dar um tempo aqui no fórum.
Porém, antes, faço questão de agradecer a todas manifestações aqui deixadas e a todos o comentários sobre a foto que foram feitas. Quero agradecer em especial, neste post ao vrsilva, dimigobo e outros que souberam interpretar  a proposta inicial por mim deixada sobre Mystic Light, que não é invenção minha e que para conseguir algo sobre esse estilo tive que estudar e sair DA MINHA ZONA DE CONFORTO.

Com todo respeito à moderação do MF, quero esclarecer que da mesma forma que ficamos indignados quando vemos um médico praticando um ato anti ético, ou um policial que rouba, os moderadores também devem manter uma atidude de MODERAÇÃO.

Gostar ou não de uma imagem minha é uma coisa NATURAL. Eu não gosto de algumas das imagens de vários fotógrafos amigos meus e eles também não gostam de algumas minhas. Eu sigo uma linha, outro segue outra. Eu não curto HDR, outros não curtem P&B.

O que venho notando, especificamente aqui no MF, e já havia alertado a Pris sobre isso, são pseudo críticas. Ou seja é feita uma analise, não do conjunto FOTOGRAFIA+FOTÓGRAFO mas somente de quem esta postando a foto, e o pior, com intuito de agredir (pode ser até impensado, mas isso vem se repetindo)

Veja, se eu postei uma imagem é porque quero saber o que as pessoas sentem sobre aquela imagem. Se alguém tiver alguma dica para que eu a melhore ficarei muito grato, como foi o caso do reflexo na faca (em outro tópico) que estava realmente muito forte e refiz a foto toda. Inclusive tive que montar todo setup novamente. E a dica veio aqui do MF.!!!!

Não entendo o porque isso acontece, que eu me lembre nunca menosprezei ninguém, do mais iniciante do iniciante ao mais experiente!!   Já fui iniciante em 2010 e já falei muita besteira. Não entendo o motivo pessoal que leva uma pessoa a dizer coisas de um modo arrogante e que visa somente não sei o que. E o interessante é que não é uma única pessoa.

Já muitos posts antes deste do Mystic Light, tinha pedido à PrisWerso que me autorizasse a publicar uma imagem de um dos Grandes Fotógrafos, como se fosse minha para que a mesma recebesse críticas, para depois se analisar o que aconteceria.

Gostaria de deixar claro que não tenho mágoas de ninguém, e que fico triste em não compartilhar o pouco que aprendi, e o MF tem uma parcela importante desse  meu aprendizado. Faz parte da minha formação médica a divulgação científica e desde sempre aprendemos que somente se cresce quando crescemos juntos!!!

Fiquei muito feliz quando a MODERAÇÃO me convidou e JUNTOS  desenvolvemos um Workshop de still e retrato,  e muito mais feliz ainda quando recebi, aqui na minha cidade, gente que veio de longe e que saiu da sua casa antes das 04:00h somente para participar.

Dizer a alguém que não vale a pena gastar um "fiapo de latim" com ela e depois fazer críticas sem saber se essa pessoa teve ou não que sair da sua Zona de Conforto para seguir aquela linha de pensamento, foi somente a gota d'água que faltava, me desculpe rsalles se foi com você.

Abrir uma foto no post nunca vai me dizer se o histograma mente ou não (está sub ou super exposta)...  nunca vai me dizer qual é a real intenção do autor da foto. Isto é, primeiro é necessário que se faça o seguinte FOTO+FOTOGRAFO. Será que não sei mais ver o histograma, que não gastei algumas horas naquela foto???.

Bom, acho que isso vem esclarecer alguns pontos que me chatearam aqui no Fórum. Sei do perfil de ter  muitos iniciantes, que caracteriza o MF, e que me levou muitas vezes a postar e a relevar os comentários feitos, pois percebia que eram sem intenção ou seja eram feitos por pura inexperiência, o que era até legal, pois ao explicar algo para um, muitos aprendiam. 

Lembro sempre de um post que NAO era meu em que o Moderador Santana  faz uma crítica sobre ingênua, e eu lhe pergunto se ele conhecia o Karesansui. Depois disso a visão dele sobre aquele tipo de foto mudou e ele até tentou fazer algumas naquela mesma linha.

Outro post foi do Kaskais em que o Mad começa pirando e depois que explico a composição o cara volta elogiando...  rsrsrs!!!

É isso.

Grande abraço e sintam-se a vontade para fazer qualquer comentário em minhas fotos do Flickr. É só clicar em uma das fotos desse post que você será direcionado para minha galeria.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #53 Online: 04 de Junho de 2013, 23:28:13
Abrir uma foto no post nunca vai me dizer se o histograma mente ou não (está sub ou super exposta)...  nunca vai me dizer qual é a real intenção do autor da foto. Isto é, primeiro é necessário que se faça o seguinte FOTO+FOTOGRAFO. Será que não sei mais ver o histograma, que não gastei algumas horas naquela foto???.


Eu ia comentar isso mas não quis jogar mais lenha na fogueira. Se a foto tem tens escuros na maioria do quadro é óbvio que o histograma vai estar concentrado na esquerda. Imagine tirar a foto de um gato preto em cima de um pano cinza escuro. A foto perfeitamente exposta é escura, e o histograma ilustra exatamente isso. Não é erro e sim característica.


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #54 Online: 04 de Junho de 2013, 23:51:08
Acontece que deve ter pessoas que aprenderam o que É o histograma, mas não aprenderam a UTILIZAR o histograma e até mesmo, INTERPRETAR o histograma, é a mesma coisa que sempre acontece com o fotometro, o pobre é SEMPRE mal interpretado...

Viva Ansel Adams... kkkkK!!!
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #55 Online: 05 de Junho de 2013, 01:36:01
Eu não teria que intervir dentro de um tópico se não tivesse sido citado literalmente pelo autor do tópico, então quero deixar aqui as seguintes ponderações:
- Nunca critiquei fotógrafos, pessoas, seja por que motivo for. Se levantei alguma questão, foi questão puramente técnica, sem querer entrar em considerações de nível pessoal, até porque trata-se de alguém que eu não conheço, então não tenho nenhuma  avaliação da pessoa pra externar, nem para o bem, nem para o mal.
- Minha intervenção se deu na condição de usuário do fórum, que, apesar de ter ingressado no corpo de moderadores do fórum, ainda continuo sendo um usuário comum como todos os outros usuários. Tentar misturar os canais foi um erro crasso: não tem nenhum tipo de divergência ou ressalva quanto ao que quer que seja que possa adentrar no terreno da moderação. Eu absolutamente não gozo de nenhum privilégio de conduta por ser moderador atualmente, pelo contrário: sou moderado por outros moderadores quando assim entendem que deva ser feito. E aceito isso na minha condição de usuário comum como todos os membros do fórum.
-  Eu entendo que houve excesso dos mais variados humores nesse tópico, gente se rasgando, se atirando do viaduto, tomando formicida, vociferando em trezentos idiomas, mas minha crítica foi direcionada à imagem fotográfica, não à pessoa de A ou B. O que posso fazer é me debruçar sobre uma imagem durante uns instantes e refletir sobre aquilo que vejo, usando os instrumentos que eu trago na pouca cultura fotográfica que suponho ter e que desejo compartilhar. Ninguém me pergunta porque eu considero uma ou outra parte da imagem sub-exposta. Ninguém quer nem ao menos tentar conhecer as razões pelas quais eu comparei uma imagem com centenas de outras anteriores e refletí sobre a mesma construção de cena, os mesmos resultados em termos de iluminação e chamei isso de "zona de conforto". Mas, por que? Por que razão uma avaliação crítica tem sempre que supor que eu odeio algo na imagem e seria a maior parte do tempo literalmente cego ao que ela tem de melhor? Claro que não sou, eu enxergo clara e distintamente os méritos também, mas, adjetivar como "Boa!", "Ótima", "Nossa, que luz, hein?", "Linda", etc, etc, etc, não acrescenta nada à análise da imagem. É ópio pro ego do fotógrafo e nada mais. E qual o problema em refutar educadamente as minhas observações? Este aqui é um espaço pra debater idéias, mostrar resultados, trilhar o caminho em direção à melhorar quando possivel.
AFShalders, uma fotografia está sub-exposta quando detalhes importantes da imagem que serviriam pra adicionar informação crucial sobre ela caem em zonas escuras demais pra mostrar detalhes - Zonas I e II do sistema de zonas do A.A. por exemplo, o preto absoluto e o primeiro resquício de detalhes nas áreas de sombra densa da imagem. Se isso foi intencional, qual é o problema em delinear esta intenção? Se isso é parte da construção de um estilo, seja lá qual for, porque, ao invés de enfatizar essa característica, foi preferido aqui esse tipo de reação desproporcional, completamente fora do escopo da análise?

Era isso que eu tinha a dizer, esse assunto pra mim está encerrado.

Grande abraço a todos e que siga a caravana,

[]s,

RSalles


Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #56 Online: 05 de Junho de 2013, 07:25:23
Teu histograma não mente, a foto deve está sub-exposta,

O que posso fazer é me debruçar sobre uma imagem durante uns instantes e refletir sobre aquilo que vejo,

Legal, historiograma é tudo na imagem (tanto que gerou 4 páginas de discussão)...

Cada dia eu aprendo mais e mais nesse fórum... sqn  :doh: