Autor Tópico: tablet para fotografia  (Lida 9384 vezes)

lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Novembro de 2012, 19:50:39
Olá, acho que esta dúvida deve ter passado pela cabeça de mais gente...

É o seguinte, qual tablet vcs recomendam pra usar como apoio à fotografia? Tipo... visualizar imagens, possivelmente alguma edição básica, e backup, tudo isso "fora de casa" por exemplo em uma viagem ou mesmo em uma sessão de fotos em algum lugar externo.

A minha esposa tem um iPad 2 e o leitor de cartões de memória da Apple que funciona com ele, mas não me convence muito, fora que, em termos de backup não serve para nada (por não ter espaço suficiente no iPad, nem ter como por exemplo ligar um HD externo e copiar coisas para o HD... ou, se tem como fazer isso, eu não sei!).

Esses tablets com Android permitem que se faça isso - backup em HD externo, por exemplo?

Como perceberam sou meio noob nessas coisas...


Rogertmac

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2012, 20:56:34
A única possibilidade de conexão do Ipad c um HD externo, acho q é essa:
http://ipaddicas.com/dicas/hd-externo-wi-drive-kingston/
Tb já pensei em adquirir um Ipad exatamente p essa finalidade q vc quer, mas acho ele muito limitado. Talvez o de 64GB + esse HD wifi aí de cima funcione bem.
O Samsung Galaxy Tab acho q é ainda pior! Acho q o d o mair capacidade tem apenas 16GB e tb n tem possibilidade d conexão física c um HD (pelo menos q eu saiba...). Há, e ele tb n tem leitor de cartões SD, somente micro SD.
Abcs 


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2012, 21:07:03
Poxa pensei que no caso dos Androids era mais fácil, tipo, ligar um HDD na porta USB e pronto...

Bem achei uns acessórios pro iPad, mas é aquela coisa, tem que comprar no exterior (salvo engano): http://www.hypershop.com/HyperDrive-s/119.htm e http://www.airstash.com (este eu vi que tem na B&H). o Hyperdrive me parece um pouco menos caro que a solução da Kingston...

Ah tem isso aqui tbm: http://www.hypershop.com/iUSBport-by-HyperDrive-formerly-CloudFTP-s/218.htm

De qualquer forma achava que teria como usar algo mais fácil de achar aqui...


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2013, 09:08:07
Sei que essa mensagem é meio antiga e você já deve ter comprado um tablet, mas apenas deixando registrado aqui para futuros consulentes: ao contrário do que nosso colega falou, nos Androids é muito fácil sim usar um HD Externo, bastando utilizar um cabo USB "OTG" baratíssimo como por exemplo esse para o Galaxy Note 10.1:



que custa uns R$ 15,00 no ML. Obviamente que a saida USB de um tablet não tem corrente suficiente para "rodar" um HD, então o HD precisa ter uma alimentação externa.

A saída USB dos Androids mais novas é praticamente uma USB de computador. Você pode ligar teclado, mouse, pendrives, etc. Foi essa capacidade (De ligar pendrives e hds para backup de fotos) que me fez vazar do mundo do iPad e comprar um Galaxy Note 10 :)

Ah, você pode controlar sua câmera DSLR diretamente pelo Android via USB com programas como o DSLR Controller  :ok:


renatobispo

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Janeiro de 2013, 13:43:28
Outra opção é um ultrabook ou macbook air. Agora começam os saldões e alguns equipamentos entram em promoção.
Renato


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2013, 14:04:15
O Android 4.0 para cima que tem suporte a HD externo, pendrive, etc.

Tem os da Samsung que são muito bons, porém eu acho que o melhor são os Nexus do Google, pois são os que recebem atualização sem frescuras.

Esquece os Apple.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Maio de 2013, 11:10:38
Estou desenterrando o meu tópico pois pode ser útil para referência...

Bem, comprei um tablet xingling (um Hyundai T7s) e coloquei ele lado a lado com o iPad2 (agora com jailbreak) pra ver o quanto eles podem ajudar na vida de um fotografo. Vai ser como um mini-review, mini-comparativo.

Eu queria uma solução pra quando eu for viajar e não puder levar o computador, p/ex em uma viagem de mochila sem muito espaço. Nas viagens que fiz assim, acabei dando um jeito de levar vários cartões de memória e usar o esquema de backup da camera (D7000, gravando a mesma coisa nos 2 cartões). Mas achei isso meio complicado. Dai em uma viagem recente levei um netbook e só passei raiva - não dava pra fazer nada, era lento demais. Pensei: se desse pra levar um tablet, seria muito melhor.

Enfim, fiz o JB no iPad 2 e instalei o iFile (US$ 4 no Cydia) e ai a coisa começou a melhorar... peguei um HDD externo formatado em fat32, liguei num hub com energia (este aqui) e liguei no iPad (via CCK), e consegui tanto ler como salvar arquivos no HDD, ou seja, dá pra baixar as fotos do cartão da camera e ir salvando no HDD, logico, sempre dependendo de ter espaço no iPad. Mas enfim, é uma solução. Esse iFile é um app excelente, muito funcional, como o Finder ou o Windows Explorer. Usar ele junto com o File Browser (um app parecido pra iOS sem JB) estende muito a funcionalidade do iPad. Com o iFile por exemplo, tem-se acesso a qualquer pasta do iPad, para ler ou escrever. Há acesso direto às fotos, músicas e etc.

Dai chegou o tablet chinezinho...

Confesso que achei o Android ruim demais, uma cópia patética, mas tem umas coisas bem legais que faltam no iOS  sem jailbreak (pois com JB muda muito... fica a mesma funcionalidade ou melhor até que no caso dos Androids, fora as vantagens substanciais que o iPad e o iOS têm e que faltam nos dispositivos Android).

E tem uma coisa que eu não consegui fazer com o iPad, que eu acho legal mas no meu caso é totalmente inútil - controlar a camera pelo tablet. Mas confesso que pode ter seu uso, e isso é algo que eu não achei ainda como fazer com o iPad, usando cameras da Nikon. No Android eu usei o Helicon Remote e o DSLR Dashboard, e enfim, é bem legal, dá pra ver o LiveView na tela do tablet, apontar na tela onde quer fazer o foco, controlar abertura/velocidade/ISO/WB enfim, é muito melhor que o app da Nikon pra usar a camera pelo transmissor WiFi (WU-1B). Detalhe: a conexão neste caso é por cabo e não por wifi.

Em todo caso, voltando ao cenário de uma viagem com pouco equipamento, o chinezinho ganha, por ser bem menor (7 polegadas), mesmo considerando que necessita-se levar um HDD externo, 1 hub, carregador pro tablet e os cabos USB, tudo isso ocupa menos volume que um netbook sozinho (sem carregador e cabos) e pesa menos. Mesmo pra quem trabalha na rua, pode ser interessante.

O esquema de backup de fotos é parecido com o feito usando o iPad: dá pra conectar a camera (ou um leitor de cartões) no tablet, baixar as fotos pro tablet (pode ser para um cartão de memória dentro dele), e depois ligar um HDD no tablet e copiar as fotos para o HDD.

O único porém, tanto com o iPad como com o chinês, é que eu não achei um jeito de fazer isso tudo sem usar a rede elétrica. Talvez dê pra usar uma bateria externa com o HDD, ou isso: http://www.amazon.com/Patriot-Gauntlet-Portable-Wireless-PCGTW320S/dp/B009JBFOZW/ref=sr_1_76?ie=UTF8&qid=1369750197&sr=8-76&keywords=external+hard+drive+ipad
« Última modificação: 28 de Maio de 2013, 11:12:31 por lsd »


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #7 Online: 28 de Maio de 2013, 11:59:06
A frustração dos usuários Android está em comprar algo barato de $ 70 xing ling e querer comparar lado a lado com a performace das respostas de um iPad de $ 600
Seria como comparar um carro que tem o visual de uma Ferrari... feito de fibra de vidro e motor de opala com uma Ferrari original de fibra de carbono e motor V12
Quando se utiliza o Android em aparelhos descentes, como o Galaxy Tab 2 ou Google Nexus 7 ou 10, com processadores quadri core e 1 giga de memora RAM, com Android 4.1 para cima, a experiência é completamente outra.

Deixando de lado esta briga de S.O., acho que os tablet são uma alternativa "barata" se comparados a um UltraBook atual, ou Mac Air como preferirem... caso contrário, se o preço for muito alto, não faz sentido usar o tablet.
« Última modificação: 28 de Maio de 2013, 12:01:21 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Maio de 2013, 13:30:15
Cara esse tablet que eu comprei tem processador Exynos quad core e 2gb de RAM e roda um pouco mais rápido que um Galaxy Tab de 10", e ambos rodam pior que um ipad2 de 2 anos atras, na verdade o próprio Galaxy perde pros chineses, sinceramente, não vejo lógica em comprar um tablet Android no mercado brasileiro, são caros e com desempenho ruim, enfim, a única vantagem em comprar aqui talvez seja o parcelamento, mas mesmo assim, pagar mais de 1000 reais num tablet android me parece ser algo muito questionável...

E quanto ao MacBook air, poxa, custa 4mil reais... Fica complicado comparar com dispositivos de 500 reais... E NetBook nem conta.


vmarins

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Vini Marins - Fotografia
Resposta #9 Online: 28 de Maio de 2013, 13:48:59
Em tempo, li há alguns dias que a Adobe está desenvolvendo uma versão de Lightroom para rodar em IPads...
DSLR - Nikon D750/ D700/ D300 / Nikkor 50mm f1.4D/ Nikkor 85mm f1.8D/ Nikkor 24-70 f2.8G ED/ Nikkor 70-200 f2.8 VRII/ SB-910(x3)/ SB-600