Sem querer ser chato, mas já sendo, tif não é RAW. Entre outras diferenças, o tiff já tem uma curva de contraste aplicada, pois o RAW mesmo, se fosse covertido linearmente (o "verdadeiro") seria insuportavelmente escuro e sem vida. O que corta parte da latitude não são os 8 ou 16 bits. Isso é apenas o espaço paramétrico de descrição das cores. Por exemplo: se você tem uma régua de 1m, se dividí-la em 1cm será muito mais preciso que se dividir em 5cm, mas o metro continua igual (latitude).
Evidentemente, o tiff também não é o JPEG. Ele é algo muitíssimo melhor que o JPEG, e se a cãmera permitir setar o tiff para baixo contraste, aí sim se pode ter uma latitude bem próxima da conseguida com o RAW, para a maioria dos efeitos e para fotos cuja exposição não seja extremamente levada aos limites das altas luzes, igual. O que corta a latitude é a aplicação da curva de contraste pela câmera, pois essa estica a "regua" e faz os extremos ultrapassarem o espaço paramétrico referencial, seja de 8 ou de 16bits (ultrapassa a regua). Nesse sentido, é como o Leo havia dito. No RAWVocê pode deslocar o histograma na conversão de modo a garantir que mesmo seu extremo mais claro esteja dentro do espaço paramétrico -1 (isto é um pouco antes do branco absoluto). É claro que isso não adianta para filmes mal expostos, pois a única coisa que se conseguiria é em vez de branco, cinza. mas para filmes que são expostos para aproveitar toda a latitude você recupera até a última luz.
A questão dessas câmeras terem tiff 16bits, eu ontem procurei prá caramba essa informação na rede e não encontrei. Encontrei apenas "tiff", que normalmente é sinônimo de tiff 8bits (o que, como já disse, não interfere na latitude). Gostaria, não por duvidar, mas apenas porque a coisa me interessou, de ter algum link que fala isso, e se o Leo tiver agradeceria se mo passasse. Procurei nas informações do fabricante, etc.
Apenas para se ter uma idéia do porque de eu precisar ler em algum lugar isso, um tiff de 3mp 8 bits tem 8mb e a mesma imagem com 16 bits tem 17mb. Fazendo o cálculo simples da quantidade de tiffs que cabem no cartão da Olympus 770 que vem com ela (16mb), o fabricante informa caber apenas 1. Bem, como é uma câmera de 4mp, seu tiff é maior ainda, e um tiff 4mp de 16bits teria algo como 22.7mb, e o de 8bits algo como 12mp. Evidentemente no cartão de 16mb só caberia o de 8bits e não o de 16 bits. Nas especificações da mesma câmera é dito que num cartão de 512mb cabem 44 tifs. Pois bem, basta dividir que se vê não dar para serem de 16bits, pois 512 divididos por 44 dá mais ou menos 11,6mb, muito próximo ao tamanho estimado para o tiff 4mp 8bits. Fiz a conta para o modelo mais avançado de superzoom da Olympus. Não fiz para a Panasonic, mas quem quiser pode fazer que da´ra coisa parecida. Não estou duvidando do Leo, mas para adotar a opinião dele como minha precisaria ver isto citado em algum lugar, pois tudo o que vejo aponta noutra direção.
A diferença do tiff 8bits para o 16 bits só aparece na hora do tratamento. Imagine que você está aumentando o contraste na sua régua (esticando uma parte da régua e diminuindo outra). Se você estiva uma régua dividida em 5cm, os tracinhos divisórios vão ficar muito longe uns dos outros, e você perceberá visualmente isso. Se, porém, sua régua for dividida em 1cm, ao estivas o espaço entre eles você nem chegará aos 5cm da outra, então terá aplicado contraste sem que o arquivo se degrade visualmente (em geral posteriza).
Se interpolar também, interpolará uma imagem mais rica. Ora, como a interpolação, grosso modo, cria pixels intermediários com valores intermediários entre os da vizinhança, se há mais riqueza de valores (16bits) você também fará uma interpolação menos tosca.
O tiff 8bits é muitíssimo melhor que o JPG, de qualquer forma, e é considerado um formato não comprimido, cada bit com sua descrição.
De modo geral a cho que se a pessoa não tem já uma vivência bastante intensa de tratamento de imagem, RAW não lhe fará falta alguma. Aí deve escolher por outros fatores. Por outro lado para os que sabem aproveitá-lo, o fato da câmera exportar RAW faz toda a diferença. É como uma mudança de patamar de possibilidades e de precisão da qualidade desejada.
Ivan