Autor Tópico: Manchas brancas no negativo, o que pode ser?  (Lida 2516 vezes)

sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Junho de 2013, 17:47:41
Boa Noite, pessoal!

Segunda vez que me acontece isso. O que podem ser essas manchas brancas que aparecem na revelação?

Obrigado!



Pacheco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 490
Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2013, 20:13:45
Pelo título achei que fosse filme PB, aí caso as manchas fossem menores poderia ocorrer durante a secagem do negativo, agora filme colorido e manchas desse tamanho não sei dizer, mas acho difícil ser de secagem do negativo.
Canon eos 60D + 18-135mm + 50mm 1.8 + 2YN 560 + YN568EX + Vivitar 285 + Sony nex F3 + um monte de tranqueiras relacionadas à fotografia.



sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2013, 20:47:03
Pacheco,

É PB sim! É um across 100. O negativo já sai assim manchado do tanquinho.


Pacheco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 490
Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2013, 22:45:27
Então faça o seguinte, antes de pendurar o negativo para secar, passe-o entre os dedos indicador e o do meio da mão, comprimindo de leve para tirar o excesso de agua da lavagem, esse excesso de água contido no negativo é que gera as manchas depois que ele seca. Antigamente existia um produto que não me lembro o nome agora que evitava esse tipo de mancha, dê uma pesquisada no google que deve ter conteúdo sobre isso.
Boa sorte aí.
Abçs
« Última modificação: 05 de Junho de 2013, 22:46:34 por Pacheco »
Canon eos 60D + 18-135mm + 50mm 1.8 + 2YN 560 + YN568EX + Vivitar 285 + Sony nex F3 + um monte de tranqueiras relacionadas à fotografia.



douglasarruda

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 06 de Junho de 2013, 00:40:13
Você mesmo está revelando?

Parece mancha de quando uma parte do negativo encosta em outra na hora da revelação.
Canon 5D mark II e algumas analógicas
Flickr: http://www.flickr.com/photos/douglasarruda


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 06 de Junho de 2013, 08:10:23
quase com certeza digo que colou o negativo na revelação.. uma volta da espiral gruda em outra.. já aconteceu comigo algumas vezes, e com uma espiral que tenho todo cuidado é pouco porque ela é danada pra fazer isso... com outras não tenho nenhum problema..


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2013, 01:54:42
Você mesmo está revelando?

Parece mancha de quando uma parte do negativo encosta em outra na hora da revelação.

É isso mesmo - isso acontecia horrores comigo ao revelar...

Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


fcelline

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #7 Online: 09 de Agosto de 2013, 16:47:06
Eu to com um problema parecido, só que minhas manchas são pretas!

Como é o primeiro filme que uso na camera, não tenho idéia do que possa ser...

Se alguma alma bondosa souber, ficarei grato!

Abraços




Brocatto

  • Trade Count: (32)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Agosto de 2013, 11:10:03
Isso foi pos revelação né? pode ser que sua maquina esteva com a vedação ruim e esteja entrando luz.
O que pode perceber olhando o filme assim é que sempre é no mesmo local então pode ser isso


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #9 Online: 11 de Agosto de 2013, 22:29:34
Isso foi pos revelação né? pode ser que sua maquina esteva com a vedação ruim e esteja entrando luz.
O que pode perceber olhando o filme assim é que sempre é no mesmo local então pode ser isso

Também acho que é isso.
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


paulorocha

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
    • Diletante Compulsivo
Resposta #10 Online: 12 de Agosto de 2013, 09:29:50
Então faça o seguinte, antes de pendurar o negativo para secar, passe-o entre os dedos indicador e o do meio da mão, comprimindo de leve para tirar o excesso de agua da lavagem, esse excesso de água contido no negativo é que gera as manchas depois que ele seca. Antigamente existia um produto que não me lembro o nome agora que evitava esse tipo de mancha, dê uma pesquisada no google que deve ter conteúdo sobre isso.
Boa sorte aí.
Abçs

Anti-umectante. Você pode adicionar umas duas ou três gotas de detergente neutro que o resultado é o mesmo.
Na minha época existia uma pinça com lâminas de borracha macia, própria para remover o excesso de líquido antes da secagem.


patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 15 de Setembro de 2013, 22:47:48
É um TMAX ? Cuidado com o seu fixador... o filme me parece demasiado "rosado"... Os TMAX são chatos para fixar (não é como o TRI-X) !!!

Eu tive manchas assim com filme B&W quando comecei a trabalhar com os tanques JOBO. Eu estava acostumado às espirais de aço e com as de plástico me resultou bastante mais complicado. Com as de aço, a medida que vou avançando eu consigo retroceder uns milímetros, quero dizer avanço uns centímetros e retrocedo uns milímetros... assim sucessivamente para poder verificar que o filme não "acavalou"!!! Para verificar que o filme está solto em cada "trilho" da espiral. Quer dizer, para ver se não entrou acidentalmente, se não estão se tocando em algum lugar. E quando eu passei para o JOBO os primeiros filmes me passou isso. Depois com a prática nunca mais.

No meu caso (as manchas pela foto são muito parecidas) foi porque o filme se tocava, ficou uns poucos fotogramas colados um ao outro na espiral. Os TMAX em 120 são uma APORRINHAÇÃO !!! Essa é a verdade. Tenta o Tri-X (se encontrar em 120) que é muito melhor (bom tem que gostar do grão do Tri-X também que já é outra coisa)...

:-)


patrick.m-l

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Setembro de 2013, 22:52:58
Ahhh...agora vejo a sequencia... he he he... não conheço o ACROS !!! E também já te responderam que o filme "colou"!!! É isso mesmo: COLOU !!!! :-)


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 15 de Setembro de 2013, 23:33:46
Ahhh...agora vejo a sequencia... he he he... não conheço o ACROS !!! E também já te responderam que o filme "colou"!!! É isso mesmo: COLOU !!!! :-)

Sim, era isso mesmo :)

Meu problema era o contrario do seu: me incomodei com as espirais de aço. Agora que estou usando as de plastico, está tudo certo!