Autor Tópico: FILTRO POLARIZADOR  (Lida 5982 vezes)

ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 06 de Junho de 2013, 18:42:26
Entendi , no caso de uma lente 18-55 qual o tamanho do filtro que devo comprar?
Canon ou Nikon?
« Última modificação: 06 de Junho de 2013, 18:42:39 por ThalesMullerBR »


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 06 de Junho de 2013, 18:42:55
A dica do Fernando é valida, pois junto das informações sobre a distância focal, abertura, ... Um círculo com um traço traz o diâmetro do filtro.

Ou pode pesquisar no Google.

Ou pode ir no site do fabricante e olhar as especificações técnicas do produto:

http://www.nikon.com.br/Nikon-Products/Product/Camera-Lenses/2176/AF-S-DX-NIKKOR-18-55mm-f%252F3.5-5.6G-VR.html#tab-ProductDetail-ProductTabs-TechSpecs

Lá traz o diâmetro do filtro.

Eu uso Hoya. Não tenho do que me queixar.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #17 Online: 06 de Junho de 2013, 18:43:44
Olha na tampa da lente que vem escrito o diâmetro dela. É o mesmo dos filtros.
D600 - E-M10


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #18 Online: 06 de Junho de 2013, 18:47:58
Aqui tem muita coisa sobre os filtros fotográficos (ND, Polarizador, Efeitos especiais, etc...): http://pt.wikipedia.org/wiki/Filtro_fotogr%C3%A1fico

O "diâmetro de rosca" de cada lente pode ser vista no site dos fabricantes ou examinando a parte frontal da lente.
Fábio Pedro.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #19 Online: 06 de Junho de 2013, 20:59:09
Para polarizar a luz.
Em termos práticos, melhora o contraste da imagem, torna os matizes verdes mais saturados e consegue um degrade de contraste no matiz azul do céu que é impossível de se reproduzir em pós produção.
Além de eliminar/diminuir reflexo sobre superfícies não metálicas.

Só completando

O polarizador filtra as ondas refletidas. No céu azul vc tem luz  refletida em particulados de água, vapor e etc e isso vai interferindo no espectro de luz. Isso é facilmente percebido em perda de cor devido a distancia.

A polarização ocorre no giro do filtro onde somente passa a luz não refletida


Tem gente que não gosta de filtro, mas esse  não da pra fazer em pós e claro o ND também


valinhos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 06 de Junho de 2013, 22:09:08
Blendynha,
sua pergunta inicial....
Para que serve o filtro polarizador?
E o parasol que e colocado na ponta da lente?

questão de postura no fórum é questionável....

Acho que você não entendeu.. Não tenho preguiça de ler, se não eu não tinha escrito ali em cima :>> estudo na internet sobre fotografia<<
Isso quer dizer que eu leio bastante os artigos na internet . Só que algumas questões eu prefiro perguntar aqui por causa da experiencia do pessoal . Os artigos te passam teorias e o pessoal do fórum te passa a pratica.  Acho que se você não tem algo melhor para dizer , melhor ficar queto . --'

DIAFRAGMA E OBTURADOR já estão em suas pesquisas da internet?



Blendynha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #21 Online: 07 de Junho de 2013, 00:14:11
Pra saber o diâmetro de filtro que a lente usa basta olhar uma foto dela de frente, tem um símbolo de uma bolinha com um risco no meio e do lado um número em mm. Este é o tamanho do filtro, por exemplo, a 50mm tem tamanho 52mm do filtro. Se jogar no google imagens, digita o nome da lente que quer e olha uma foto de frente ;)
E sobre marcas, tem Hoya, B+W...


NOsssa muito obrigada como sempre . Vi que a 18-55 é o 58mm . Obrigada mesmo . eu queria ver um site que vendesse cartão de memoria , carregador, cases , filtro dessas marca ai tudo em um site so pra mim não ter que ficar pagando fretes separados . Se conhece algum site que venda mei que "Tudo " de equipamentos? Obrigada desde ja


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 07 de Junho de 2013, 00:34:35
Os filtros é mais difícil de achar, pelo menos nos sites que eu conheço e confio, mas vale a pena tu dar uma procurada...

tecnoinfosul.com.br
zamax.com.br
detonashop.com.br
angelfoto.com.br
o site do nelson, aqui não tenho de cabeça...

a tecnoinfosul sei que tem uns kits de cartão com bolsa que parecem em conta...
Tecpix + motorola do guga


Blendynha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #23 Online: 07 de Junho de 2013, 13:18:05


Blendynha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #24 Online: 07 de Junho de 2013, 13:25:04
Quanto À cartao de memoria , pra fotografar tem que ser o Classe 10 ou pode ser um outro classe 4 por exemplo? Isso muda muita coisa?


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #25 Online: 07 de Junho de 2013, 13:39:40
Quanto À cartao de memoria , pra fotografar tem que ser o Classe 10 ou pode ser um outro classe 4 por exemplo? Isso muda muita coisa?

Muda sim o classe 10 é mais caro um pouco mas ele tem taxa de transferência maior que os outros abaixo, o que vai fazer com que sua câmera grave rapidamente as fotos nele e fique livre para voltar a fotografar rapidamente, e além disso quando estiver filmando você não terá atraso na gravação dos dados no cartão e com isso a filmagem ficará contínua sem risco de ter "engasgos".

Dá uma lida: http://www.crato.org/chapadadoararipe/2012/10/28/dica-o-que-e-a-classe-do-cartao-de-memoria/

Dica: use somente os cartões que são recomendados pelo fabricante, no seu manual tem a tabela com os cartões que são homologados! ;)
« Última modificação: 07 de Junho de 2013, 13:41:52 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Blendynha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #26 Online: 07 de Junho de 2013, 15:02:35
Blendynha,
sua pergunta inicial....
Para que serve o filtro polarizador?
E o parasol que e colocado na ponta da lente?

questão de postura no fórum é questionável....

Acho que você não entendeu.. Não tenho preguiça de ler, se não eu não tinha escrito ali em cima :>> estudo na internet sobre fotografia<<
Isso quer dizer que eu leio bastante os artigos na internet . Só que algumas questões eu prefiro perguntar aqui por causa da experiencia do pessoal . Os artigos te passam teorias e o pessoal do fórum te passa a pratica.  Acho que se você não tem algo melhor para dizer , melhor ficar queto . --'

DIAFRAGMA E OBTURADOR já estão em suas pesquisas da internet?

Sim .. Já li sobre e assisti uns videos no youtube . So estou esperando minha câmera chegar para que eu possa me aprofundar com a câmera na mão .


Blendynha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #27 Online: 07 de Junho de 2013, 15:03:06
Muda sim o classe 10 é mais caro um pouco mas ele tem taxa de transferência maior que os outros abaixo, o que vai fazer com que sua câmera grave rapidamente as fotos nele e fique livre para voltar a fotografar rapidamente, e além disso quando estiver filmando você não terá atraso na gravação dos dados no cartão e com isso a filmagem ficará contínua sem risco de ter "engasgos".

Dá uma lida: http://www.crato.org/chapadadoararipe/2012/10/28/dica-o-que-e-a-classe-do-cartao-de-memoria/

Dica: use somente os cartões que são recomendados pelo fabricante, no seu manual tem a tabela com os cartões que são homologados! ;)

Vo ler sim . Obrigadaaa !


Blendynha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #28 Online: 07 de Junho de 2013, 15:04:36
Só completando

O polarizador filtra as ondas refletidas. No céu azul vc tem luz  refletida em particulados de água, vapor e etc e isso vai interferindo no espectro de luz. Isso é facilmente percebido em perda de cor devido a distancia.

A polarização ocorre no giro do filtro onde somente passa a luz não refletida


Tem gente que não gosta de filtro, mas esse  não da pra fazer em pós e claro o ND também

Vi que as pessoas usam os filtros para fotos da natureza e talz ...Os filtros podem ser usados também para foto de pessoas ? Fica legal , não fica .. ?


thiago.goncalves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
Resposta #29 Online: 16 de Junho de 2013, 18:06:59
Blendynha,

- Se fica "legal ou não" é uma questão de gosto; pessoal, criativo, do cliente...

Existem vários tipos de filtro; os principais são o polarizador e o ND (Densidade Neutra).

O polarizador é mais usado para paisagens.
Mas já usei ele quando fotografei uma pessoa semi-mergulhada em um lago de cachoeira, e eu queria tirar o reflexo da agua...
Também já ví fotógrafos usando quando vão fotografar pessoas dentro de um carro, através do vidro.

O ND já tem outra função... ele "rouba luz". Assim me permite usar aberturas maiores e velocidades mais baixas.

Mas a lista é grande: Cross-screen, close-up, cor, degradé, WB, efeitos diversos...