Autor Tópico: Artesanalmente possível  (Lida 3733 vezes)

Elói.D.

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Resposta #15 Online: 06 de Junho de 2013, 10:10:00
Tsouto, nunca tentaria justificar as fotos que faço, mas a sua última frase faz que não seja uma justificativa, mas uma explicação sobre o prazer oferecido pela fotografia Pinhole a quem a ela se dedica.

Nunca será objetivo de quem produz fotos ou câmeras Pinhole a definição na imagem. A nitidez é relegada a um plano inferior, pois o que importa é a capacidade de produzir imagens com o mínimo de recurso. A câmera acima, cujo orgulho de a projetar, construir e vê-la produzir, vai além da admiração do resultado obtido, não tem a pretensão de produzir imagens nítidas. É o mais primário sentido da palavra ars, que em latim significaria algo como técnica ou capacidade de fazer algo.

As imagens que vê acima são como o reflexo de seu autor, ou seja, imperfeito, mas feito por ele mesmo; idealizado, construído e gerador de um produto oriundo de seu próprio esforço.

Questionar o prazer obtido disso, pra mim, seria o mesmo que perguntar o porquê de correr alguns quilômetros se pode-se fazer o percurso tranqüilamente de carro.

Eu também confesso que não tinha entendido nada (e não conhecia esse conceito de Pinhole) . Mas depois dessa explicação.. :worship: :worship: :worship:
"Amador, bem amador."


renatowatts

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Resposta #16 Online: 06 de Junho de 2013, 12:38:14
Elmo, pra vc sempre  :worship:

Só é vc procurar imagens de pinhole pela net, as suas estão muuuito acima da média!  :ok: :ok: :ok:
T3i + Tamron 17 50 2.8


Elmo

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Resposta #17 Online: 06 de Junho de 2013, 15:52:47
Obrigado, pessoal.

Pinhole é isso aí. Muitos começam a gostar depois que se dispõem a experimentar. Outros não possuem o menor interesse. Ainda bem que há uma fotografia pra todos.


Sgozzi

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Resposta #18 Online: 06 de Junho de 2013, 16:09:22
Gostei muito do resultado. Realmente deve ser muito satisfatório obter com seu trabalho estes resultados. Me lembro bem nesta era digital, o dia em que fui revelar um filme P&B. Sem palavras, ver algo surgindo do papel em branco...  :worship:
Canon EOS 6D
EF 35 f2 is / EF 50 f1.4 / EF 85 F1.8 / EF 100 f2.8 / EF 17-40 f4 L / EF 24-70 f2.8 L / EF 70-200 f4.0 L IS /  580 EX / 2x 430 EX / ST-E2.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/sandrogozzi/


agsantos

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Resposta #19 Online: 06 de Junho de 2013, 16:20:01
Elmo, primeiramente parabéns e pelas fotos. Não entendo patavinas de nada pinhole mas dá pra ver o esmero pra confeccionar a câmera. Não teria um passo a passo do DIY, ou mesmo alguma foto do processo só pra vermos como foi feita a câmera? Ficou linda!
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


FreedomFighter

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Resposta #20 Online: 06 de Junho de 2013, 16:26:31
Bastante corajoso fazer essas fotos em um mundo point-and-shoot.
Parabéns.


fernandomaues

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Resposta #21 Online: 06 de Junho de 2013, 16:30:12
Nesse mundo de fotos TODAS iguais (inclusive as minhas  :aua:), com o mesmo mood, ou supernítidas, supernaturais, supersemruído ou pasteurizadas em filtros de apps, é uma brisa sentir a personalidade das tuas imagens criadas com ph. Valeu!


Lucas Estêvão

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Resposta #22 Online: 06 de Junho de 2013, 16:58:53
Tsouto, nunca tentaria justificar as fotos que faço, mas a sua última frase faz que não seja uma justificativa, mas uma explicação sobre o prazer oferecido pela fotografia Pinhole a quem a ela se dedica.

Nunca será objetivo de quem produz fotos ou câmeras Pinhole a definição na imagem. A nitidez é relegada a um plano inferior, pois o que importa é a capacidade de produzir imagens com o mínimo de recurso. A câmera acima, cujo orgulho de a projetar, construir e vê-la produzir, vai além da admiração do resultado obtido, não tem a pretensão de produzir imagens nítidas. É o mais primário sentido da palavra ars, que em latim significaria algo como técnica ou capacidade de fazer algo.

As imagens que vê acima são como o reflexo de seu autor, ou seja, imperfeito, mas feito por ele mesmo; idealizado, construído e gerador de um produto oriundo de seu próprio esforço.

Questionar o prazer obtido disso, pra mim, seria o mesmo que perguntar o porquê de correr alguns quilômetros se pode-se fazer o percurso tranqüilamente de carro.

É filosofia pra caramba!

Esse é o tipo de foto que eu penso que a avaliação do próprio criador é que tem que ser levada em consideração, e não a de outras pessoas (como eu) que não gostam do estilo.

Respeito o resultado obtido pelo amigo, mais ainda quando levado em consideração o título do tópico.


thiagopellison

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Resposta #23 Online: 06 de Junho de 2013, 17:14:08
Tsouto, nunca tentaria justificar as fotos que faço, mas a sua última frase faz que não seja uma justificativa, mas uma explicação sobre o prazer oferecido pela fotografia Pinhole a quem a ela se dedica.

Nunca será objetivo de quem produz fotos ou câmeras Pinhole a definição na imagem. A nitidez é relegada a um plano inferior, pois o que importa é a capacidade de produzir imagens com o mínimo de recurso. A câmera acima, cujo orgulho de a projetar, construir e vê-la produzir, vai além da admiração do resultado obtido, não tem a pretensão de produzir imagens nítidas. É o mais primário sentido da palavra ars, que em latim significaria algo como técnica ou capacidade de fazer algo.

As imagens que vê acima são como o reflexo de seu autor, ou seja, imperfeito, mas feito por ele mesmo; idealizado, construído e gerador de um produto oriundo de seu próprio esforço.

Questionar o prazer obtido disso, pra mim, seria o mesmo que perguntar o porquê de correr alguns quilômetros se pode-se fazer o percurso tranqüilamente de carro.

Perfeitas palavras...

E olhando as fotos, isto me lembra os filmes da época da minha avó, anos 20, 30, 40 e 50...

Sem perfeições, mas pra quem o fez significa muito.

Olhando atentamente as fotos, consegue-se montar um filme, de frames onde há uma mulher triste, ansiosa...a espera do amado... algo nesse sentido.

Gostei mto.

Parabens.

Abs
Thiago
www.flickr.com/photos/thiagopellison

Nikon D7100 - 50mm 1.8g - 18-200 VRII


sri_canesh

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Resposta #24 Online: 08 de Junho de 2013, 08:57:29
Não quero o EXIF da foto, quero o  .dwg do projeto da câmera  :D :D :D

Estou brincando. Ficaram muito legais as fotos e a câmera também é muito bonita. Se possível, posta umas fotos da Câmera para fins de "cameraporn"  :D


sri_canesh

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Resposta #25 Online: 08 de Junho de 2013, 08:58:43

como a galera aqui ultimamente tá meio tarada por nitidez, ISO e essas coisas, talvez seria legal tu ter postado alguma explicação já de inicio, hehe...


Burocratas da fotografia  :)


Elmo

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Resposta #26 Online: 08 de Junho de 2013, 11:13:43
Vai a base da coisa, quando comecei a pensar nela, depois foram feitas algumas mudanças. Tenho aqui o "making" de uma outra que fiz com distância focal mais curta. Mas tirando essas medidas, o processo é o mesmo:



Dessa forma, a câmera usa uma distância focal de 25 mm, o que para Grande Formato seria uma absurda grande angular.

Escureci a madeira e comecei a acertar detalhes para que se encaixe perfeitamente o chassis para a folha de filme 4x5.







O orifício maior, necessário a dar suporte à pinhole, necessitaria de uma entrada cônica para não provocar a difração próxima às paredes não tão finas da caixa. Aliás, essa foi uma preocupação constante, mas com a ajuda de duas linhas acompanhando o limite do filme e estas convergindo até o lugar onde seria o orifício, foi possível dimensionar os acessórios do obturador e do buraco maior sem oferecer um obstáculo para a luz nos limites da abertura angular.

As travas para que se pudesse fixar o chassis, improvisei com "puxadores de gaveta":





Tudo isso, contudo, feria a madeira, necessitando frequente "repintar" externo e internamente, o preto fosco faria o seu papel proporcionando "aquela" câmera escura:





Necessitando, para ter a foto, um tempo de exposição de, em média, mais de 3 segundos, um tripé se faz necessário. Tentei imaginar mil formas de encaixar um parafuso na parte de baixo da câmera afim de servir de rosca para o tripé, mas o que me salvou do sofrimento do parto foi uma antiga carcaça de uma Pentax K1000, que tinha exatamente o que eu necessitava. Pelos cálculos, necessitei de um furo de 0,2 mm para conseguir em grande formato, uma abertura de f/128. O tempo de exposição levará a seguinte consideração:



Para o auxílio ainda, para que haja um menor erro possível, fiz pequenas experiências com um fotômetro manual aqui em casa e verifiquei que a tabelinha abaixo, reproduz com exatidão os cálculos no papel e a realidade da reciprocidade do filme. Mas para isso faz-se a necessidade da exatidão máxima da medida do furo. O que consegui, teoricamente, perfurando uma latinha de energético e medindo o furo em um scanner fotográfico, com o auxílio da ferramenta de régua do Photoshop, ampliando a imagem produzida do furo no Scanner em 200%.








sri_canesh

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Resposta #27 Online: 08 de Junho de 2013, 11:21:28
Wow, muito legal!!!

Parabéns pelo trabalho e paciência!  :ok: :ok:


sopa_ls

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Resposta #28 Online: 08 de Junho de 2013, 11:42:27
 :worship: :worship: :worship: :worship: :worship:
Gabriel Gomes
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Canon 5Dc (2x) + Canon 1000D
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VitorK.

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Resposta #29 Online: 08 de Junho de 2013, 14:57:43
Parabéns pela foto e pala camera funcionando como queria, deve ser uma sensação incrivel, parabéns
C: Nikon D5100
L: Nikkor 50mm f/1.2 Ais + AF-S 50mm f/1.8G + AF-S 18-55mm f/3.5-5.6G DX + AF-S 24-85mm F/3.5-4.5 ED + Holga HL-N 60mm f/8
A: YongNuo YN-467II + YN-622N

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