Autor Tópico: Artesanalmente possível  (Lida 3675 vezes)

Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Online: 05 de Junho de 2013, 23:27:20
Com filme 120 num rollfilm Calumet.









« Última modificação: 05 de Junho de 2013, 23:29:15 por Elmo »


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2013, 23:33:15
Vou ser bem sincero, não curti as fotos não... Todas sem foco e com esse túnel negro :ponder:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #2 Online: 06 de Junho de 2013, 00:29:21
Rafael, isso é Pinhole.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #3 Online: 06 de Junho de 2013, 00:32:27
Rafael, isso é Pinhole.
Eu já tinha sacado o que era, mas não crti mesmo as fotos obtidas...
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #4 Online: 06 de Junho de 2013, 01:11:03
Olá ELMO,

Gostei MUITO. Achei super bacana. Bem diferente do que estou acostumado a ver aqui na galeria e muito show.

 :clap: :clap: :clap:

Parabéns.
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 06 de Junho de 2013, 07:21:29
Mesmo sabendo que é um estilo diferente, não me agradou. Não consigo entender por que tirar fotos fora de foco.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #6 Online: 06 de Junho de 2013, 08:01:25
Mesmo sabendo que é um estilo diferente, não me agradou. Não consigo entender por que tirar fotos fora de foco.

Tsouto, nunca tentaria justificar as fotos que faço, mas a sua última frase faz que não seja uma justificativa, mas uma explicação sobre o prazer oferecido pela fotografia Pinhole a quem a ela se dedica.

Nunca será objetivo de quem produz fotos ou câmeras Pinhole a definição na imagem. A nitidez é relegada a um plano inferior, pois o que importa é a capacidade de produzir imagens com o mínimo de recurso. A câmera acima, cujo orgulho de a projetar, construir e vê-la produzir, vai além da admiração do resultado obtido, não tem a pretensão de produzir imagens nítidas. É o mais primário sentido da palavra ars, que em latim significaria algo como técnica ou capacidade de fazer algo.

As imagens que vê acima são como o reflexo de seu autor, ou seja, imperfeito, mas feito por ele mesmo; idealizado, construído e gerador de um produto oriundo de seu próprio esforço.

Questionar o prazer obtido disso, pra mim, seria o mesmo que perguntar o porquê de correr alguns quilômetros se pode-se fazer o percurso tranqüilamente de carro.
« Última modificação: 06 de Junho de 2013, 08:02:10 por Elmo »


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #7 Online: 06 de Junho de 2013, 08:02:32
Olá ELMO,

Gostei MUITO. Achei super bacana. Bem diferente do que estou acostumado a ver aqui na galeria e muito show.

 :clap: :clap: :clap:

Parabéns.

Obrigado, Palmeida.


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Junho de 2013, 08:10:07
Muito mas muito legal!!
Vc só descobre o que vai dar na revelação?
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Junho de 2013, 08:23:42
Ficaram bacanas...


Sobre esse estilo, e talz, confesso que nunca ví muita graça. MAs essa sua explicação me fez mudar o jeito de pensar. Deve dar uma alegria enorme fotografar com uma camera feita com as proprias mãos.

A primeira da moça, achei a expressão dela muito legal. Me dá vontade de saber no que ela está pensando, parece estar looooonge!

Abraço.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 06 de Junho de 2013, 08:45:50
Elmo, eu curtí muito. Cara tenho a maior vontade de montar uma, mas falta tempo e paciência... mas um dia arranjo.
Essa tua ficou show, é linda. As poucas que ví ou manipulei (de amigos), são muito mais básicas... e as imagens são bem piores.
Tenho que fazer um projetinho e depois colocar as mãos a obra.  :D

 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Junho de 2013, 09:19:42
Foi projeto próprio?  :eek:
Ficou muito bacana  :ok: Conseguiu até colocar um diafragma ali??
Isso me lembrou muito uma antiga reportagem que passou no "Globo Repórter" onde em algumas comunidades carentes existia um projeto que ensinava crianças a construir suas câmeras com latas de tinta, e a forma de cronometrar a exposição era contando jacarés. "1 jacaré, 2 jacarés, 3 jacarés..."
Resultado excelente dentro das limitações do equipamento  :clap: :clap:
Tecpix + motorola do guga


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #12 Online: 06 de Junho de 2013, 09:19:44
Tsouto, nunca tentaria justificar as fotos que faço, mas a sua última frase faz que não seja uma justificativa, mas uma explicação sobre o prazer oferecido pela fotografia Pinhole a quem a ela se dedica.

Nunca será objetivo de quem produz fotos ou câmeras Pinhole a definição na imagem. A nitidez é relegada a um plano inferior, pois o que importa é a capacidade de produzir imagens com o mínimo de recurso. A câmera acima, cujo orgulho de a projetar, construir e vê-la produzir, vai além da admiração do resultado obtido, não tem a pretensão de produzir imagens nítidas. É o mais primário sentido da palavra ars, que em latim significaria algo como técnica ou capacidade de fazer algo.

As imagens que vê acima são como o reflexo de seu autor, ou seja, imperfeito, mas feito por ele mesmo; idealizado, construído e gerador de um produto oriundo de seu próprio esforço.

Questionar o prazer obtido disso, pra mim, seria o mesmo que perguntar o porquê de correr alguns quilômetros se pode-se fazer o percurso tranqüilamente de carro.

bela explicação. aliás, um tapa na cara!! :D

como a galera aqui ultimamente tá meio tarada por nitidez, ISO e essas coisas, talvez seria legal tu ter postado alguma explicação já de inicio, hehe...

outra dica: não existe nesse fórum uma galeria para fotografia analógica? acabei de ver que não. De repente a moderação poderia criar uma sala específica, assim a galera já sabe o que esperar e quem tem interesse nesse tipo de fotografia vai direto lá...

abraço, e parabéns pela sua dedicação.
fkuhne.tumblr.com


jaso

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
Resposta #13 Online: 06 de Junho de 2013, 09:46:11
Depois das fotos, da técnica e da explicação...... Passei a lhe considerar mais que um fotografo..... Acho que um artista seria melhor.......


Essas fotos, nos faz pensar que apesar de todos os aparatos tecnológicos nas nossas câmeras digitais, fazer uma imagem...... que passa uma mensagem..... uma historia.... requer apenas dedicação......


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 06 de Junho de 2013, 10:08:36
bela explicação. aliás, um tapa na cara!! :D

como a galera aqui ultimamente tá meio tarada por nitidez, ISO e essas coisas, talvez seria legal tu ter postado alguma explicação já de inicio, hehe...

outra dica: não existe nesse fórum uma galeria para fotografia analógica? acabei de ver que não. De repente a moderação poderia criar uma sala específica, assim a galera já sabe o que esperar e quem tem interesse nesse tipo de fotografia vai direto lá...

abraço, e parabéns pela sua dedicação.

Aqui amigo http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=39929.0
Abraço
Tecpix + motorola do guga