Autor Tópico: Configurações da câmera na foto  (Lida 1193 vezes)

rcpbarba

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 06 de Junho de 2013, 11:52:44
Olá pessoal,

Sempre gostei muito de fotografia, e recentemente comprei minha primeira DSLR, uma T3i, como nunca tive em mãos uma câmera com todos os recursos que ela tem, o jeito é experimentar. Quando vou fotografar, tento tirar várias fotos de uma mesma cena com configurações diversas. Aí entra o problema.
Como só vou conferir mesmo as fotos algum tempo depois, algumas vezes não sei que configuração estava usando pra maioria dos casos.
Existe algum jeito de colocar isso automaticamente nas fotos? Como são fotos que tiro com o objetivo único de aprender sobre o equipamento que tenho, e como as configurações afetam as minhas fotos, seria excelente pra mim ter um modo de saber as configurações de iso, abertura, tempo de exposição, etc, que usei em cada uma.

Obrigado.
Rodrigo


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Junho de 2013, 12:05:48
isso fica gravado na foto ja, nas canon não sei mas na nikon se apertar pra baixo em quando ta vendo as fotos aparece o exif dela, nas canon deve ter algo assim tbm.

Ou vc pode ver quando passar as fotos pro pc, no photoshop, lightroom  , etc  :ok:


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Junho de 2013, 12:51:54
Diretamente na câmera, se tu apertar o info. aparecem esses dados, pelo menos na minha, com exceção da distância focal utilizada... Mas se tu abrir no lighroom por exemplo, ele mostra todos os dados
Tecpix + motorola do guga


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Junho de 2013, 13:02:10
Olá pessoal,

Sempre gostei muito de fotografia, e recentemente comprei minha primeira DSLR, uma T3i, como nunca tive em mãos uma câmera com todos os recursos que ela tem, o jeito é experimentar. Quando vou fotografar, tento tirar várias fotos de uma mesma cena com configurações diversas. Aí entra o problema.
Como só vou conferir mesmo as fotos algum tempo depois, algumas vezes não sei que configuração estava usando pra maioria dos casos.
Existe algum jeito de colocar isso automaticamente nas fotos? Como são fotos que tiro com o objetivo único de aprender sobre o equipamento que tenho, e como as configurações afetam as minhas fotos, seria excelente pra mim ter um modo de saber as configurações de iso, abertura, tempo de exposição, etc, que usei em cada uma.

Obrigado.
Rodrigo

Se vc estudar os efeitos da abertura do diafragma, tempo de exposição lento e iso elevado quando vc visualizar uma cena já vai saber qual configuração deseja. No fotógrafo amador de rua isso eu acho secundário, a prioridade é o enquadramento e registrar boas cenas. De qualquer forma esses 3 ajustes devem ser de total domínio e vc pode treinar em casa mesmo, é a repetição que leva ao aprendizado.


rcpbarba

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #4 Online: 06 de Junho de 2013, 13:36:20
Se vc estudar os efeitos da abertura do diafragma, tempo de exposição lento e iso elevado quando vc visualizar uma cena já vai saber qual configuração deseja. No fotógrafo amador de rua isso eu acho secundário, a prioridade é o enquadramento e registrar boas cenas. De qualquer forma esses 3 ajustes devem ser de total domínio e vc pode treinar em casa mesmo, é a repetição que leva ao aprendizado.
Pois é, é o que estou tentando fazer, tanto na rua quanto em casa, usar configurações diferentes. Na teoria já sei o que cada uma faz, pra que serve, mas na prática ainda me surpreendo com o resultado, mexer numa configuração esperando um resultado e ter outro completamente diferente.
Estou dando prioridade ao enquadramento mesmo, pensar o que quero na foto, o foco, o cenário de um modo geral. Na maioria das vezes o modo automático me dá um resultado satisfatório, mas como a máquina é nova e a maioria desses conceitos são novos pra mim, quero começar desde já a me acostumar com eles.


Diretamente na câmera, se tu apertar o info. aparecem esses dados, pelo menos na minha, com exceção da distância focal utilizada... Mas se tu abrir no lighroom por exemplo, ele mostra todos os dados

isso fica gravado na foto ja, nas canon não sei mas na nikon se apertar pra baixo em quando ta vendo as fotos aparece o exif dela, nas canon deve ter algo assim tbm.

Ou vc pode ver quando passar as fotos pro pc, no photoshop, lightroom  , etc  :ok:

Quando visualizo na câmera não está aparecendo, deve ter que apertar algum botão ali pra mostrar mesmo. Mas o que preciso é exatamente isso que já falaram, exibir esse dados no programa é oque eu estou querendo. Como comprei a câmera a pouco tempo, e só saí uma vez pra tirar fotos, e algumas fotos em casa mesmo, ainda não sabia desse recurso do photoshop e do lightroom. Vai ajudar muito.
Muito obrigado pessoal.