Autor Tópico: Foto & Vídeo, Foto ou Vídeo  (Lida 1694 vezes)

lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Online: 06 de Junho de 2013, 12:15:12
Bom dia pessoal,

Estou fazendo um trabalho para a minha faculdade que aborda o mercado de trabalho de fotografia. Aproveitei o trabalho para abordar uma dúvida, que é a forma como as pessoas se inserem no mercado de trabalho.

No meu caso, eu curto mais a fotografia do que a cinegrafia e me pergunto: uma pessoa que queira se inserir no mercado de fotografia social, deve oferecer o trabalho dela de fotógrafo, ou deve se filiar a algum cinegrafista e oferecer foto e vídeo no mesmo pacote?

É comum clientes fecharem com fotógrafos e procurarem cinegrafistas "por fora"?

Ainda estou começando, e não tenho networking necessário para cobrir grandes eventos, oferecer grandes pacotes, e nem experiência, então uma forma que eu pensei para entrar no mercado é cobrindo pequenos eventos em que não precise de grandes coberturas, só oferecendo meu serviço de fotógrafo.


Como é a aceitação do mercado para profissionais que oferecem somente serviços de fotografia?

A quem puder ajudar, ficarei agradecido.

Obrigado.  :ok:



spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #1 Online: 06 de Junho de 2013, 18:23:15
lipe_machado


Tenho clientes que são cinegrafistas e contratam fotógrafos, vice-versa e produtoras que fazem os dois.

Se estivesse entrando no mercado procuraria por parcerias e seria o responsável do processo comercial e qualidade, aliás parcerias em tudo,  não deixaria o meu cliente procurar por nada.

A unica coisa que não faria é escrever "FOTO - FILMAGEM". Isso dói no meu ouvido


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #2 Online: 07 de Junho de 2013, 11:35:04
Grato pela resposta spositom

Entendo que parcerias são fundamentais e facilitam a contratação do serviço, porque é menos um serviço para procurar.

Mas como é a aceitação do mercado para profissionais que não oferecem filmagem, somente foto?

Estou pensando num profissional que está buscando se inserir, e ainda não tem networking. Existe mercado para esse perfil de profissional?

Obrigado.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Junho de 2013, 11:59:21
Os caras que pegam só foto, pelo que eu já vi, ou pegam os eventos mais simples, ou são tão fodoes que nem querem saber de video. E mesmo assim, muitos estudio bons, tem seus cinegrafistas, e oferecem, cuidando da qualidade, etc...

Eu mesmo, tenho uma parceria com um grande amigo, que é cinegrafista... A gente faz meio na base da permuta, free lance, etc... Quando ele pega um evento, eu fotografo e edito as fotos pra ele. Quando eu pego, ele filma e edita pra mim.



Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 08 de Junho de 2013, 11:16:00
não trabalho com eventos, mas se eu trabalhasse tentaria uma parceria com cinegrafista pra poder oferecer o pacote foto e video...
Entendo que isso me facilitaria na questão entrosamento entre as equipes, pra um não ficar atrapalhando o outro e fazendo guerra no meio do evento..

tenho muitos amigos que trabalham só com foto.. então tem mercado só pra esse tipo de serviço sim. Aqui na minha cidade, pelo que tenho percebido ao longo dos anos, Fotografia é ítem obrigatório, Video é quando o dinheiro dá.. não sei se isso é uma regra geral.
« Última modificação: 08 de Junho de 2013, 11:17:57 por Luciano.Queiroz »


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #5 Online: 10 de Junho de 2013, 14:08:59
Mike e Luciano, obrigado pelas considerações.

A idéia que eu faço é parecida com a do Mike. Acredito que para eventos pequenos, fotografia resolve e satisfaz o cliente. Contudo, para eventos de maior apelo, um cinegrafista faz-se necessário, e nesse quesito acredito que sua idéia Luciano, seja a melhor adequada: fazer parceria para um melhor entrosamento...

Obrigado


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #6 Online: 11 de Junho de 2013, 00:02:01
Existe espaço para os dois tipos de profissionais: os que fazem um trabalho especializado e os que oferecem pacotes.

Eu penso que quem oferece um trabalho especializado consegue atrair clientes que buscam e pagam por isso.

E quem ofecere pacotes, acaba atraindo clientes que buscam preço baixo ou no mínimo uma boa relação custo x benefício. A própria palavra "pacote" já nos faz pensar em uma combinação mais barata, em algo menos valioso, em desconto, etc.

É claro que existem exceções.

Mas a maioria dos profissionais "tops" tanto de foto, quanto de video, oferece um trabalho só e indica outros parceiros para os outros trabalhos.

É a velha questão do profissional especializado x profissional genérico.

Quem se apresenta como "foto e video" passa a impressão de ser uma empresa. Mais uma empresa, como muitas outras.

Quem se apresenta como fotógrafo ou videomaker, passa a impressão de ser um profissional especializado, ou até mesmo um artista. Se o cara souber se vender, ele passa a impressão de ser "o" artista.

A maioria dos clientes que me procura pedindo orçamento de foto e video, faz um casamento mais simples, ou não está disposto a investir o suficiente na fotografia e no video. Eles querem uma empresa para resolver a questão "foto e video". Não é esse tipo de cliente que eu quero. (Lembrando que há exceções!)

abs
« Última modificação: 11 de Junho de 2013, 00:04:05 por viniciustb »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 11 de Junho de 2013, 00:47:39
Vídeo hoje é uma opção, mas quem quiser ficar no mercado tem que começar a olhar para esse nicho com mais atenção, acredito que mais umas duas gerações de DSLR (para ser pessimista) e a fotografia de casamento (ou de outros eventos) será história, e tudo será retirado da filmagem em 4K.

Bastam dois cinegrafistas filmado em 4K e o cliente terá uma super filmagem, e todas as fotos extraídas da filmagem, sem perder nenhum momento, podendo ainda escolher o melhor momento para retirada da imagem que vai para o álbum.

Resumindo, mais qualidade com menos mão de obra.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 11 de Junho de 2013, 07:45:36
 
Os caras que pegam só foto, pelo que eu já vi, ou pegam os eventos mais simples, ou são tão fodoes que nem querem saber de video. E mesmo assim, muitos estudio bons, tem seus cinegrafistas, e oferecem, cuidando da qualidade, etc...

Eu mesmo, tenho uma parceria com um grande amigo, que é cinegrafista... A gente faz meio na base da permuta, free lance, etc... Quando ele pega um evento, eu fotografo e edito as fotos pra ele. Quando eu pego, ele filma e edita pra mim.


 :ok: :ok: :clap:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #9 Online: 11 de Junho de 2013, 07:46:55
Vídeo hoje é uma opção, mas quem quiser ficar no mercado tem que começar a olhar para esse nicho com mais atenção, acredito que mais umas duas gerações de DSLR (para ser pessimista) e a fotografia de casamento (ou de outros eventos) será história, e tudo será retirado da filmagem em 4K.

Bastam dois cinegrafistas filmado em 4K e o cliente terá uma super filmagem, e todas as fotos extraídas da filmagem, sem perder nenhum momento, podendo ainda escolher o melhor momento para retirada da imagem que vai para o álbum.

Resumindo, mais qualidade com menos mão de obra.

No primeiro mundo ate, tal vez ja seja assim
Aqui vai demorar mais.
E uma possibilidade.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #10 Online: 11 de Junho de 2013, 09:20:55
No primeiro mundo ate, tal vez ja seja assim
Aqui vai demorar mais.
E uma possibilidade.

Imagine a próxima geração de DSLR filmando em 4K a um preço de digamos uns 5 ou 6 mil reais, acho que isso vai ser muito mais rápido do que imaginamos.

Só para ilustrar
http://hdslr.com.br/2012/12/28/a-canon-pretende-acabar-com-os-fotografos-nos-casamentos/
« Última modificação: 11 de Junho de 2013, 09:24:37 por Roberto Dellano »


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #11 Online: 11 de Junho de 2013, 11:47:17
Viniciustb, Roberto Dellano e Agalons obrigado.

Roberto será que isso acontecerá mesmo? Acho perfeitamente possível que sim, mas acredito que a substituição completa é algo meio complicado, porque a fotografia te dá inúmeras possibilidades de criação de imagens que não sei se o vídeo ofereceria, será?

Mas em assunto de vídeo sou completamente ignorante.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #12 Online: 11 de Junho de 2013, 13:02:51
... a fotografia te dá inúmeras possibilidades de criação de imagens que não sei se o vídeo ofereceria, será?

Talvez, mas o inverso disso é um universo muito maior. Você poderá extrair o momento perfeito da cena para fazer a foto, aquela cena que por milésimos de segundo vc perdeu o clique perfeito, vai estar lá no vídeo, só pegar. O desenrolar do trabalho será bem mais tranquilo e com menor custo, e o resultado será muito satisfatório.

Eu já tenho olhado a filmagem 4K com bons olhos, e tenho certeza que será uma breve realidade nos casamentos.


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #13 Online: 11 de Junho de 2013, 14:21:57
... Eu já tenho olhado a filmagem 4K com bons olhos, e tenho certeza que será uma breve realidade nos casamentos.

Com certeza tem muito a acrescentar!

Fotografia tem muito do feeling, do momento, do cenário, cenas, enquadramentos... nossa, quanta coisa! Evidentemente que essa substituição não é uma realidade, mas é uma possibilidade real, contudo, não consigo ver o fotógrafo fora desse contexto...

Também tem o seguinte: embora você possa tirar foto de um frame perfeito, e isso facilite e muito o produto final entregue ao cliente, a gente vai deixando a técnica e a competência cada vez mais de lado. Se bem que um fotógrafo mediano fotografando em RAW, salva praticamente qualquer coisa no PS.

Bom, esse assunto dá caldo para um fórum inteiro!  :snack: