Autor Tópico: Fotinha :)  (Lida 3773 vezes)

Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 10 de Junho de 2013, 00:24:30
Sem cores? :shock: Sério? Baixo contraste sim, mas sem cores... o DOF curto é forma do Spider clicar (acho que nunca vi uma foto com DOF longo...) e o foco está ali ó, na linha esquerda da divisão do quadro em terços...

DoF curto pra uma paisagem capturada dessa forma é nova pra mim. EU penso que nesse caso OU se usa DoF longo e se pega com boa nitidez "tudo" da cena (usando a hiperfocal, talvez) OU se usa o DoF curto e se embaralha o resto, dando ênfase a algum elemento interessante próximo à câmera (pra funcionar o curto DoF = assunto em foco próximo à distância mínima de foco da lente), mas o "meio termo" desconheço completamente, pois as montanhas lá no fundo estão visíveis, mas com nitidez que deixa bastante a desejar. Mas cada louco com suas manias. O importante é que ele gostou da foto, do contrário não creio que teria postado.


Flávia Mesquita

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Resposta #16 Online: 10 de Junho de 2013, 04:41:13
Eu gostei de como ficou, passa total a sensação de um dia nublado, friozinho e as folhas no canto dão um tom quente e enriquecem a foto. :)


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #17 Online: 10 de Junho de 2013, 09:20:01
Ajnda estou na fase de aperfeicoamento da analise das fotos mas nessa nao conegui achar um ponto de interesse  salvo a curva que  direciona o olhar.


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #18 Online: 10 de Junho de 2013, 14:37:35
DoF curto pra uma paisagem capturada dessa forma é nova pra mim. EU penso que nesse caso OU se usa DoF longo e se pega com boa nitidez "tudo" da cena (usando a hiperfocal, talvez) OU se usa o DoF curto e se embaralha o resto, dando ênfase a algum elemento interessante próximo à câmera (pra funcionar o curto DoF = assunto em foco próximo à distância mínima de foco da lente), mas o "meio termo" desconheço completamente, pois as montanhas lá no fundo estão visíveis, mas com nitidez que deixa bastante a desejar. Mas cada louco com suas manias. O importante é que ele gostou da foto, do contrário não creio que teria postado.

Com todo o respeito mas, você é muito preso a "regras"... liberte-se...  :D
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 10 de Junho de 2013, 15:56:53
Com todo o respeito mas, você é muito preso a "regras"... liberte-se...  :D

Na verdade eu não me acho muito preso a "regras", vrsilva, mas sou muito preso sim a resultados que considero consistentes, o que é bastante subjetivo, uma vez que trata-se de opinião pessoal.
Acontece que quando vejo algo inconsistente começo a analisar e noto que está bastante distante das regras clássicas. Ou seja: fugir das regras não é a causa da minha estranheza, mas é a explicação para ela na maioria das vezes. :)
« Última modificação: 10 de Junho de 2013, 15:57:07 por lestevaos »


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #20 Online: 10 de Junho de 2013, 16:10:50
Entendi... concordo contigo...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #21 Online: 12 de Junho de 2013, 22:21:30
A foto está muito legal. mas não seu porque eu tenho o toque de sempre deixar a linha saindo de uma das arestas da foto. Colocaria a linha central amarela da pista começando no canto direito inferior. Mas isto é coisa minha. Se vc fizer um crop na parte de baixo vai poder ver o resultado, e de quebra ainda saia aquele pedaço de papel branco na calha. :ok:
Quase não tenho prestado atençao nas linhas ultimamente. Acho que desapeguei.  :D
Mas já houve um tempo em que essas coisa me incomodavam bastante. Fiquei paranoico e resolvi me tratar.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #22 Online: 12 de Junho de 2013, 22:22:05
Bonita foto, gostei do tratamento.
Valeu, jj! Anda sumido ou sou eu? :shock:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #23 Online: 12 de Junho de 2013, 22:23:14
Peter, essa aí merecia uma 1/2 panorâmica, para pegar o alinhamento da cerca viva a esquerda (como está feito), e a pista inteira à direita...  ;)

Mas, como está também me agrada.  :ok:
Opa! Voce me lembrou de uma coisa bacana. Tenho que fazer umas panoramicas. Mas umas de verdade, sabe? :)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #24 Online: 12 de Junho de 2013, 22:23:45
Eu gostei do posicionamento em função da cerca viva.
Obrigado por comentar!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #25 Online: 12 de Junho de 2013, 22:24:26
Dessa eu não gostei da pouca profundidade de campo e dessa massa cinza que o céu ficou, spider  :D
Já a composição e as cores eu gostei!
Valeu pela opinião sincera, Pedrito!
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #26 Online: 12 de Junho de 2013, 22:26:02
É engraçado como as linhas conduzem nosso olhar para o horizonte... muito boa foto Spider...

Ps.: Quando voltará a nos brindar com fotos da linda Yayá... Adoro a série dela...

É só acompanhar o meu FB e meu blog que tenho postado lá! :ok:
Ando com um pouco de preguiça de postar aqui, mas as vezes sinto falta do feedback da galera.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #27 Online: 12 de Junho de 2013, 22:29:17
Achei a imagem sem nitidez e sem cores. Parece que foi feita com uma P&S de muito baixa qualidade ou com uma DSLR com lente bem aberta (curto DoF) e o foco estava a uns 3 metros da câmera. O céu cinzento não rendeu pra mim também. Ele está estourando as folhas, especialmente as da esquerda.

Pela qualidade que falam das tuas imagens (sou novato e não vi imagens tuas na galeria), diria que isso é uma pegadinha.
Foi com uma 5D. As vezes eu gosto quando consigo estragar a qualidade da imagem :) Não sou muito fã de paisagens espetaculares, sabe? Quando se elimina essa qualidade "estupenda" a atençao é voltada para outras coisas mais importantes, creio eu. Utilizei uma abertura grande sim. Já tava muito escuro e eu tava sem o tripé.

E não é uma pegadinha nao. Eu gosto da imagem desse jeitinho mesmo :)
« Última modificação: 12 de Junho de 2013, 22:36:53 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #28 Online: 12 de Junho de 2013, 22:30:50
É claro que o céu não agradou, mas ele está de parabéns por não tentar mudar as cores com efeitos de câmera ou de tratamento.
Esse enegócio de usar neutral color picker ou coisa parecida é para acabar com a foto. Se o céu estava cinza, temos a foto retratando um dia nublado.
Parabéns.
Obrigado, Freedom. O céu estava assim mesmo, nublado e cinza.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #29 Online: 12 de Junho de 2013, 22:32:51
Tenho para mim que o céu estava estourado e ele optou em colocar meio cinza para não confundir com a borda.  :ok:
E não acho que ele mereça parabéns por isso também, é apenas uma questão de bom senso  :D
Nao mudei nada não pedro. O céu nao estourou porque já era bem tarde. Inclusive tentei passar essa ideia de tempo com a foto levemente "subexposta".
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya