Autor Tópico: Dúvida: 5D mark II - limpeza do sensor  (Lida 3100 vezes)

Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Online: 06 de Junho de 2013, 22:45:04
Pessoal,

Uma dúvida do cara que comprou minha Mark II:

Ele disse que enquanto a câmera estava "descansando" (e ligada) o recurso de limpeza do sensor foi acionado; de acordo com o manual, este recurso só ocorre quando a câmera é ligada ou desligada.

Como eu nunca havia observado esse tipo de ocorrência, não sei se isso é ou não é normal...??

Alguém sabe alguma coisa a esse respeito??

Obrigado!!!
Sony A5100 + 16-50mm


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Junho de 2013, 23:12:46
sera que nao ocorre tbm qndo ela vai entrar em standby?
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Junho de 2013, 23:15:51
sera que nao ocorre tbm qndo ela vai entrar em standby?

Pois é... fiquei desconfiado disso mesmo, mas sem ter certeza. Será que alguém sabe se de fato é isso, ou algum "defeito"??
Sony A5100 + 16-50mm


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Junho de 2013, 23:26:01
soh espera alguem que tenha uma e possa fazer o teste, mais se nao me engano na t2i que eu usava tinha a opcao pra dizer quando seria acionado essa limpeza de sensor
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 06 de Junho de 2013, 23:35:54
A minha 6D diz que faz limpeza no sensor (acusa no LCD) todas as vezes que ela desliga. Não me lembro de ter visto uma opção nos Menus que desabilite isso.

A propósito, como funciona essa limpeza automática? Será que são nanos japoneses que vão com uma flanelinha limpar!?!?  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Junho de 2013, 01:00:45
A minha 6D diz que faz limpeza no sensor (acusa no LCD) todas as vezes que ela desliga. Não me lembro de ter visto uma opção nos Menus que desabilite isso.

A propósito, como funciona essa limpeza automática? Será que são nanos japoneses que vão com uma flanelinha limpar!?!?  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

provavelmente sim, igual o eskema de por celular no arroz pra atrair os nanojaponeses husahaus, agora falando serio parece que eh uma descarga estatica que solta a sujeira, mais se for assim a sujeira nao ia ir pra lente ou ficar la dentro perambulando?
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Junho de 2013, 01:17:37
Tecpix + motorola do guga


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #7 Online: 07 de Junho de 2013, 11:48:00
Pessoal,

Uma dúvida do cara que comprou minha Mark II:

Ele disse que enquanto a câmera estava "descansando" (e ligada) o recurso de limpeza do sensor foi acionado; de acordo com o manual, este recurso só ocorre quando a câmera é ligada ou desligada.

Como eu nunca havia observado esse tipo de ocorrência, não sei se isso é ou não é normal...??

Alguém sabe alguma coisa a esse respeito??

Obrigado!!!

Ela faz a limpeza quando ligada, antes de entrar em standby... E às vezes quando volta do standby... Parece que dá para configurar isso nas opções avançadas.

Pode também ser um problema de contato, pois se ela liga ou desliga sozinha, ele vai executar a limpeza, mas eu acho que não é. Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 07 de Junho de 2013, 12:20:42
Ela faz a limpeza quando ligada, antes de entrar em standby... E às vezes quando volta do standby... Parece que dá para configurar isso nas opções avançadas.

Pode também ser um problema de contato, pois se ela liga ou desliga sozinha, ele vai executar a limpeza, mas eu acho que não é. Abraço!

Ou seja, isso é NORMAL...!!! ...ufa, já fico mais tranquilo..

Obrigado !!!!
Sony A5100 + 16-50mm