Autor Tópico: Questão de postura  (Lida 4221 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Online: 07 de Junho de 2013, 00:02:36
Vou relatar aqui uma situação que já vem ocorrendo desde que frequento o fórum, que acho desnecessário que ocorra. Não vou citar tópicos nem nomes, o comentário é generico.

Todos sabemos que vários iniciantes, alguns postando a sua 1a ou 2a mensagem as vezes fazem perguntas que para a maioria são tremendamente óbvias, do tipo, para que serve um filtro, disparador de cabo, parassol ou qualquer outra pergunta do tipo. Uma coisa é trolagem, outra uma dúvida honesta. Há que saber diferenciar.

Concordo que em muitos casos, uma pesquisa no google por parte da pessoa, já resolveria o problema e que na maioria das vezes é preguiça mesmo. Mas daí a foristas mais antigos (e mesmo novatos) sairem caindo de pau em cima, com sarcasmo e deboche é algo totalmente dispensável e, no mínimo, falta de classe.

Quem quiser ajudar, ótimo. Ajude numa boa, na paz. E quem não quiser que fique quieto e não de uma de malhador de Judas.

Já vi muita coisa por aqui irritante, tipo comparações e opinioes sobre cameras e objetivas que ja foram discutidas aqui ad nauseum e que uma simples busca no fórum resolveria a dúvida. Eu ignoro posts deste tipo ou simplesmente coloco um link com um tópico similar.

Sei que essas atitudes não irão desaparecer, mas que fique o toque. Quem quiser ajudar alguém, que ajude e quem não quiser que não perturbe os outros. Pensem nisso.

« Última modificação: 07 de Junho de 2013, 00:03:45 por AFShalders »


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2013, 00:09:19
 :clap: :clap: :clap:

Ja diz um velho ditado que "muito ajuda quem não atrapalha..."

Abraço!
M Rezende


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Junho de 2013, 01:49:51
Concordo com tudo!  :clap: :clap:
Acho que é sempre bom tratar com cordialidade o pessoal cheio de dúvidas, até porque todos já passamos por isso ou continuamos a passar constantemente. Mas de outro lado, confesso que as vezes aparece um ou outro (exceção, não a regra, mas acontece) por aqui que além de querer tudo de mão beijada adota uma postura do tipo "isso aqui é um fórum é obrigação de vocês me responderem, e rápido", sem educação alguma, isso sim tira do sério. De minha parte, gosto muito de ajudar quando tenho algo que acho que possa ser útil, acho que já aprendi tanto por aqui que é o mínimo que se deve fazer em troca  :ok:
Tecpix + motorola do guga


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Junho de 2013, 08:09:42
Vou relatar aqui uma situação que já vem ocorrendo desde que frequento o fórum, que acho desnecessário que ocorra. Não vou citar tópicos nem nomes, o comentário é generico.

Todos sabemos que vários iniciantes, alguns postando a sua 1a ou 2a mensagem as vezes fazem perguntas que para a maioria são tremendamente óbvias, do tipo, para que serve um filtro, disparador de cabo, parassol ou qualquer outra pergunta do tipo. Uma coisa é trolagem, outra uma dúvida honesta. Há que saber diferenciar.

Concordo que em muitos casos, uma pesquisa no google por parte da pessoa, já resolveria o problema e que na maioria das vezes é preguiça mesmo. Mas daí a foristas mais antigos (e mesmo novatos) sairem caindo de pau em cima, com sarcasmo e deboche é algo totalmente dispensável e, no mínimo, falta de classe.

Quem quiser ajudar, ótimo. Ajude numa boa, na paz. E quem não quiser que fique quieto e não de uma de malhador de Judas.

Já vi muita coisa por aqui irritante, tipo comparações e opinioes sobre cameras e objetivas que ja foram discutidas aqui ad nauseum e que uma simples busca no fórum resolveria a dúvida. Eu ignoro posts deste tipo ou simplesmente coloco um link com um tópico similar.

Sei que essas atitudes não irão desaparecer, mas que fique o toque. Quem quiser ajudar alguém, que ajude e quem não quiser que não perturbe os outros. Pensem nisso.

x2  :ok:


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Junho de 2013, 08:27:59
Portela concordo plenamente com vc, tem muita coisa desagradável aparecendo gratuitamente...

Fernandez,

Acho que pra esses casos o melhor é ignorar, pq senão o clima vai ficando cada vez mais agressivo... o cara que começar no fórum do jeito torto e for ignorado vai mudar ou sair (o que em alguns casos pode ser uma boa)

Abs


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #5 Online: 07 de Junho de 2013, 08:49:03
Esses dia fiquei indignado! Um sujeito postou a primeira mensagem dele aqui no fórum em um tópico de 2004!  Isso me prova duas coisas:
1. O cara pesquisou no Google e chegou ao nosso fórum!
2. Deu-se o trabalho de criar uma conta aqui e fazer a pergunta passando pelo nosso CAPTCHA, porque julgou que aqui ele achou a melhor resposta e ainda quis interagir!
O próximo comentário, logo abaixo foi: "Cade a pá de ouro? " resultado: um usuário a menos...
Eu estava em dois fóruns de fotografia há um tempo, fiquei nesse pois as pessoas foram gentis comigo, e no outro só hostilidade!
Acho que se a gente se colocar na posição de quem tem a duvida, vai ajudar! E se mesmo assim ainda quiser ser irônico, fica quieto que é melhor!


Sent from my iPhone using Tapatalk 2
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Junho de 2013, 09:00:07

Fernandez,

Acho que pra esses casos o melhor é ignorar, pq senão o clima vai ficando cada vez mais agressivo... o cara que começar no fórum do jeito torto e for ignorado vai mudar ou sair (o que em alguns casos pode ser uma boa)

Abs

Concordo, só pra deixar claro, quando eu disse que me tira do sério, não disse que eu destrato o cidadão, na maioria dos casos ainda tento ajudar, e se a coisa continuar, apenas fico quieto mesmo  :ok:
Tecpix + motorola do guga


dmirrha

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 07 de Junho de 2013, 09:11:20
Concordo, só pra deixar claro, quando eu disse que me tira do sério, não disse que eu destrato o cidadão, na maioria dos casos ainda tento ajudar, e se a coisa continuar, apenas fico quieto mesmo  :ok:

Mas não pareceu q vc destrata não, geralmente nós acompanhamos os mesmos tópicos inclusive... e eu tbm fico revoltado nestas horas...

Abs


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #8 Online: 07 de Junho de 2013, 09:21:42
O problema existe sim, e é agravado pelas ferramentas de pesquisa do MF, infelizmente, não funcionarem adequadamente.
Um novato que tentar utilizar a Pesquisa irá encontrar tópicos bem antigos, aí sem prestar atenção, ou sem conhecimento mesmo, vai upar.
Existe a pequisa via Google + MF, mas os novatos não sabem. Existe o modus operanti de utilizar a Pá de Ouro, mas os novatos não sabem da brincadeira. Por fim existe também a preguiça deles, que por vezes abrem tópicos perguntando a mesmíssima coisa bem acima de outro já existente.

Para mim vale a máxima, se não posso ( ou não quero) ajudar, não vou atrapalhar.  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #9 Online: 07 de Junho de 2013, 10:07:28
Esses dia fiquei indignado! Um sujeito postou a primeira mensagem dele aqui no fórum em um tópico de 2004!  Isso me prova duas coisas:
1. O cara pesquisou no Google e chegou ao nosso fórum!
2. Deu-se o trabalho de criar uma conta aqui e fazer a pergunta passando pelo nosso CAPTCHA, porque julgou que aqui ele achou a melhor resposta e ainda quis interagir!
O próximo comentário, logo abaixo foi: "Cade a pá de ouro? " resultado: um usuário a menos...
Eu estava em dois fóruns de fotografia há um tempo, fiquei nesse pois as pessoas foram gentis comigo, e no outro só hostilidade!
Acho que se a gente se colocar na posição de quem tem a duvida, vai ajudar! E se mesmo assim ainda quiser ser irônico, fica quieto que é melhor!


Sent from my iPhone using Tapatalk 2
:clap: :clap: Sem comentários. Falou tudo.

O problema existe sim, e é agravado pelas ferramentas de pesquisa do MF, infelizmente, não funcionarem adequadamente.
Um novato que tentar utilizar a Pesquisa irá encontrar tópicos bem antigos, aí sem prestar atenção, ou sem conhecimento mesmo, vai upar.
Existe a pequisa via Google + MF, mas os novatos não sabem. Existe o modus operanti de utilizar a Pá de Ouro, mas os novatos não sabem da brincadeira. Por fim existe também a preguiça deles, que por vezes abrem tópicos perguntando a mesmíssima coisa bem acima de outro já existente.

Para mim vale a máxima, se não posso ( ou não quero) ajudar, não vou atrapalhar.  :ok:
É bem isso mesmo.
Costumo ajudar (nas pouquíssimas vezes que posso como novato), dar boas vindas, esclarecer o usuário que aqui tem muita informação que é só ele procurar um pouco que vai achar tudo. Indico os tópicos com os links e deixo a porta aberta. O resto é com ele. Se o cara gostar mesmo de fotografia vai procurar, vai gostar e vai ficar. Se ele já não tiver afim ou for daqueles folgados que a gente saber que existe, vai sair por si só e na boa.
Não custa nada ser cordial e se colocar no lugar do outro. ;)


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #10 Online: 07 de Junho de 2013, 10:19:50
Uma conduta amigável é sempre melhor.

Batalhas ideológicas não precisam ser ofensivas embora todos tem que compreender que nem sempre iremos ter as respostas da forma imaginada.

Uma total falta de cordialidade, infelizmente muito comum é a forma de como o tópico é conduzido.
É aberto um  post de duvidas, recebe ajuda de muita gente e não vejo agradecimento nenhum ou interação nas respostas, simplesmente fica jogado.

Aprendo muito mais que "ensino" e fico contente em ajudar, mas para algumas pessoas ignoro as duvidas pois acredito que ele não esteja lendo.

Isso é uma comunidade que tem um universo de pessoas com mesmo interesse e pelo tamanho do MF é comum que tenha várias culturas, religiões, faixas sociais e etc se a tolerância não existir, isso explode.

Bom esse tópico AFShalders



 


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 07 de Junho de 2013, 10:26:04
Pior que novatos postando duvidas repetidas, são os veteranos, que fazem  post em duplicidade, encontram uma noticia na internet e correm aqui (ou em outros foruns), para serem os "pregadores das boas novas", sem ao menos se darem o trabalho de ver os outros tópicos da sala.


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.135
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 07 de Junho de 2013, 10:38:53
Excelente colocação, Shalders!!! Eu acrescentaria ainda que ninguém é obrigado a emitir qualquer opinião sobre um assunto ou foto, especialmente quando não tem competência para tal e, ao invés de ajudar, acaba criando um clima de animosidade.  :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #13 Online: 07 de Junho de 2013, 10:59:47
concordo plenamente..
pra acrescentar, não dá pra exigir pesquisa de um usuário se a pesquisa do forum não funciona. Toda vez que preciso usar algo tenho que usar pesquisa externa pra achar resultado aqui dentro, mas não dá pra exigir que todo mundo saiba disso..
« Última modificação: 07 de Junho de 2013, 11:01:09 por Luciano.Queiroz »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 07 de Junho de 2013, 11:29:13
Eu acho que negativismo, ofensas, humilhação, nada disso é necessário, nem num fórum e nem em nenhuma situação. Isso cria um clima ruim, desagradável, que realmente afasta as pessoas. Quando me registrei nesse fórum, senti aqui um clima muito hostil, as pessoas com posturas defensivas, de armas na mão, prontas para o revide. Isso me fez ficar uns bons meses sem participar do fórum, e quase me desliguei. Só depois de um tempo resolvi voltar, pois vi que tem muita gente bacana por aqui também, e muitos tópicos rolam sem o menor estresse.

Acho que um pouco de cordialidade, simpatia e boa vontade não faz mal a ninguém. Ou no mínimo a indiferença, se o tópico não lhe interessa ou não lhe diz respeito, deixa ele pra lá.

Mas o outro lado existe também, concordo com o Fernandez, o pessoal que posta uma dúvida e depois de algumas horas já vem cobrar resposta "ninguém aqui sabe isso?" ou "pensei que o pessoal aqui era mais cordial", e esse tipo de coisa. Muito desagradável também.


Enfim, acho que respeito e boa vontade não custa nada e só faz bem. Não só nos fóruns, com em tudo na vida.