Autor Tópico: Distorção na 17-40 L  (Lida 3570 vezes)

paulo.lopes

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.276
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Online: 07 de Junho de 2013, 07:25:36
Pessoal, tenho usado minha 17-40 L (na 7D) para fotos em feiras e eventos. Acontece que na opção mais wide, ela dá uma distorção grande e quase toda foto precisa ser corrigida a perspectiva na pós. Isso acaba me tomando um tempo grande na finalização.

Estou pensando em mudar de lente por conta disso. Será que aquela Tamron 17-50 tão elogiada tb sofre desse mal ?

Ou isso não é um "mal" da lente, mas sim uma característica ?

Alguma luz ?

Obrigado !
CANON 1Dx + 7D MK II + 24-105mm L f/4 + 16-35mm L f/2.8 III + 100-400mm L f/4-5.6 II + Canon EF 50mm L f/1.2 + Tamrom 90mm SP DI Macro f/2.8 + Sigma 15mm f/2.8 Fisheye + Flash Godox V860c + Canon Speedlight 550 EX
www.facebook.com/BWpressfoto


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2013, 08:40:46
Tu fotografa em raw? Usa o lighroom? Se sim, fica ruim criar um preset com a correção da lente? Me parece que seria algo bem rápido... E a tamron também necessita desta correção. Espero não falar besteira, mas acredito que seja uma característica física mesmo
Tecpix + motorola do guga


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #2 Online: 07 de Junho de 2013, 08:51:41
Pessoal, tenho usado minha 17-40 L (na 7D) para fotos em feiras e eventos. Acontece que na opção mais wide, ela dá uma distorção grande e quase toda foto precisa ser corrigida a perspectiva na pós. Isso acaba me tomando um tempo grande na finalização.

Estou pensando em mudar de lente por conta disso. (1) Será que aquela Tamron 17-50 tão elogiada tb sofre desse mal ?

Ou (2) isso não é um "mal" da lente, mas sim uma característica ?

Alguma luz ?

Obrigado !

Paulo, resposta 2!!! Distorção é coisa de grande angular somada a diferença de planos... Em uma Full-Frame, a distorção é ainda maior (principalmente nas bordas). Mas eu até gosto, para paisagens...

Veja o comparativo dela com a 18-55 IS... Eu particularmente prefiro, em APS-C, a 18-55 IS.
http://www.photozone.de/canon-eos/181-canon-ef-s-18-55mm-f35-56-is-test-report--review?start=1
http://www.photozone.de/canon-eos/177-canon-ef-17-40mm-f4-usm-l-test-report--review?start=1

A 17-50 da Tamron é mais nítida, mas tem mais distorção tipo barrel... Veja:
http://www.photozone.de/canon-eos/482-tamron_1750_28vc_canon?start=1

Enfim, minhas ponderações: a 17-40L é uma lente GA para Full-frame, e deve ser esse o uso. Eu não usaria ela em APS-C. Prefiro a 18-55 IS, embora o foco seja mais lento. Em último caso, juntaria grana e pegaria a 17-55 IS da Canon (essa sim, é uma p*ta lente!)... Por fim, distorção é uma coisa normal em grandes ângulos (DF abaixo de 35mm em FF ou de 24 em APS-C). É bom se acostumar com isso. Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


paulo.lopes

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.276
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #3 Online: 07 de Junho de 2013, 08:59:08
@fernandez.. é difícil criar algum preset, pq a distorção varia comforme a DF, o ângulo, a altura da câmera. Cada imagem é uma correção diferente..

@sacko.. valeu pelas dicas.. acho difícil pegar essa 17-55 pois tenho a intenção de no futuro migrar p/ FF.. o jeito é tentar se posicionar da melhor maneira possível antes de clicar p/ evitar muita pós..

 :ok:
« Última modificação: 07 de Junho de 2013, 09:00:06 por paulo.lopes »
CANON 1Dx + 7D MK II + 24-105mm L f/4 + 16-35mm L f/2.8 III + 100-400mm L f/4-5.6 II + Canon EF 50mm L f/1.2 + Tamrom 90mm SP DI Macro f/2.8 + Sigma 15mm f/2.8 Fisheye + Flash Godox V860c + Canon Speedlight 550 EX
www.facebook.com/BWpressfoto


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Junho de 2013, 12:59:38
@fernandez.. é difícil criar algum preset, pq a distorção varia comforme a DF, o ângulo, a altura da câmera. Cada imagem é uma correção diferente..

@sacko.. valeu pelas dicas.. acho difícil pegar essa 17-55 pois tenho a intenção de no futuro migrar p/ FF.. o jeito é tentar se posicionar da melhor maneira possível antes de clicar p/ evitar muita pós..

 :ok:

Imaginei que ele faria automaticamente aplicando a correção em todas as fotos independentemente da DF. Ta aí então uma coisa que eles poderiam adicionar no LR.
Tecpix + motorola do guga


paulo.lopes

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.276
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #5 Online: 07 de Junho de 2013, 13:12:14
@fernandez.. mas não é só isso.. tem tb a questão da altura da câmera em relação ao fundo. Isso tb influi. Quanto mais baixa a câmera estiver, maior será a distorção da perspectiva. Por isso que "eu acho" que é impossível corrigir em lote, usando algum preset..

 :ok:
CANON 1Dx + 7D MK II + 24-105mm L f/4 + 16-35mm L f/2.8 III + 100-400mm L f/4-5.6 II + Canon EF 50mm L f/1.2 + Tamrom 90mm SP DI Macro f/2.8 + Sigma 15mm f/2.8 Fisheye + Flash Godox V860c + Canon Speedlight 550 EX
www.facebook.com/BWpressfoto


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Junho de 2013, 13:15:32
Cara, não sei se estamos falando a mesma coisa. Eu imagino aquele quadradinho que tu seleciona pra fazer a correção da lente, e ele corrige vinheta e distorção. Achei que não importasse a altura em que foi batida, não vejo como a máquina identificar isso, e mesmo que tivesse, seria fácil armazenar estes dados e repassar pro lightroom fazer a correção. Mas, tudo achismo mesmo, hehe  :)
Tecpix + motorola do guga


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 07 de Junho de 2013, 13:17:54
Ah, e tu já deu uma olhada nisso aqui? pode ser interessante, vi esses dias e se realmente fizer o que promete... http://www.youtube.com/watch?v=ApqLQKWYR2Y
Tecpix + motorola do guga


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 07 de Junho de 2013, 14:15:39
O que o Sacko falou está correto.

Lentes tem suas características construtivas de acordo com o objetivo para o qual foram construídas. A 17-40L é uma quase ultra GA de "baixo custo" - a de alto custo é a 16-35 f/2.8 - para full-frame. Quando usada em APS-C, seu ângulo de visão muda, mas suas características de ultra GA não, muito embora muito destas características se percam em função do fator de corte.

Quanto ao Lightroom, é só colocar no preset de importação que vc quer fazer a correção baseado na lente. O próprio LR faz automaticamente a correção de acordo com os dados EXIF, incluíndo a distância focal. Só que, ao contrário do que se diz por aí, nem sempre correção de distorção é simples e funciona bem. Correção de distorção se faz através da introdução de outras distorções de forma controlada. É bastante simples para fotos arquiteturais, mas se tiver uma pessoa na borda da foto, a correção da distorção pode gerar resultados bem estranhos.

« Última modificação: 07 de Junho de 2013, 14:16:08 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


paulo.lopes

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.276
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #9 Online: 08 de Junho de 2013, 09:21:14
Peguei um exemplo da distorção.

Notem que as colunas da igreja vão convergindo na parte superior da imagem. Essa é a distorção a que me refiro.

Aquela do tipo barrel, no centro da imagem, eu sei que dá p/ automatizar a correção.

Mas essas linhas verticais convergentes, eu acho que não deveriam ficar dessa forma..

Será ?


CANON 1Dx + 7D MK II + 24-105mm L f/4 + 16-35mm L f/2.8 III + 100-400mm L f/4-5.6 II + Canon EF 50mm L f/1.2 + Tamrom 90mm SP DI Macro f/2.8 + Sigma 15mm f/2.8 Fisheye + Flash Godox V860c + Canon Speedlight 550 EX
www.facebook.com/BWpressfoto


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 08 de Junho de 2013, 09:32:06
Ah, e tu já deu uma olhada nisso aqui? pode ser interessante, vi esses dias e se realmente fizer o que promete... http://www.youtube.com/watch?v=ApqLQKWYR2Y
Impressionante mas parece que não é mais tão real.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #11 Online: 08 de Junho de 2013, 09:55:30
Uma dica....

O LR5, que está em fase Beta, adicionou uma nova ferramenta de correção de perspectiva, correção de horizonte torto e mais um monte de coisas, tudo com um clique e baseado no perfil da lente - muito embora isso não seja necessário.

Para baixar é só ir no site de download da Adobe e fazer o cadastro caso vc já não tenha. O download é gratuito (por enquanto, claro) e ele pode ser instalado junto com outras versões. Enquanto versão beta, não tem opção de upgrade de catálogo, ou seja, é necessário criar um catálogo separado. Vale a pena para fazer testes ou usar para alguma foto específica.

Um exemplo usando o perfil da lente. Esta foto foi feita por um amigo usando uma Samyang 14mm f/2.8 em uma 5D III


Após um clique no LR5



Esta outra é uma panorâmica feita com 3 fotos, que foram unidas usando o Hugin. A foto que o Hugin gerou foi essa

Paraíba por Alexandre.fotografia, no Flickr

Após um clique no LR5

Paraíba por Alexandre.fotografia, no Flickr


Mesmo sendo beta vale a pena dar uma olhada e até usar para converter fotos específicas.
« Última modificação: 08 de Junho de 2013, 09:57:08 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 08 de Junho de 2013, 19:39:48
 Estas suas fotos não tem nada haver com distorção de lente e sim de perspectiva na hora da foto. Para mudar esta perspectiva tem as lentes Tilts, do contrário vc terá que continuar fazendo as correções uma por uma.

 Não existe programa que descobre o alinhamento perfeito para vc, eles podem ajudar, todos os alinhamentos do LR5 tem no LR4.1.
« Última modificação: 08 de Junho de 2013, 19:43:03 por NATTIS »


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Junho de 2013, 19:41:30
repetido.
« Última modificação: 08 de Junho de 2013, 19:42:18 por NATTIS »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 08 de Junho de 2013, 20:25:31
A distorção o LR corrige automaticamente com os dados da 17-40mm, já com a distancia focal aplicada.

Agora, convergência de planos não é problema de objetiva, é característica de qualquer objetiva, e isso tem que ser ajustado de forma manual, não tem como o software adivinhar o que foi fotografado.

O melhor é diminuir isso na captura, seja através de uma objetiva TS, ou procurando capturar na metade a altura do objeto, se for possível.

Trocar por uma objetiva "melhor", de preferencia fixa, não resolverá o problema, apenas vai melhorar a nitidez principalmente nas bordas, pois o software vai ser menos agressivo na correção.

A 17-40 é considerada um dos pontos fracos do range EOS, mas eu só a trocaria pela 17mm TS II, que tem muita nitidez nas bordas.