Autor Tópico: Lentes para casamentos  (Lida 873 vezes)

Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Online: 07 de Junho de 2013, 01:18:51
Oi, pessoal, sou novo no forum. Conheço alguns ramos de fotografia mas em outros fico totalmente perdido.

Tenho experiência só de estúdio com pessoas e produtos usando macro

Por exemplo, algum poderia me dizer quais lentes são melhores para casamentos ? (igreja e festa)

Vale a pena investir numa zoom 2.8 ? Precisa de uma fixa 1.8 mesmo ?

Percebo que tem cenas muito escuras...a gente nunca sabe o que vai vir...Velocidade 1/125 é necessário ou da pra fazer com 1/60  (pergunto pq tudo fica complicado em certas igrejas...) ?

Já vi que iso 800 joga a velocidade para 1/60 em lente 2.8...aí não sei se 1.8 resolve ou se o jeito é sempre usar flash para estes casos...só que aí entra a distância do flash...e de longe muitas vezes não da pra ir com ele... aí volta a questão zoom 2.8 mesmo com 1/60...ou 1.8 ? arrisco em subir o ISO ? como fica o ruído na pratica se eu passar dos 800 ?

Bom enfim, alguem que ja faz casamentos consegue me ajudar ?

muito obrigado !
« Última modificação: 07 de Junho de 2013, 01:46:55 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2013, 01:37:33
Na boa ? Não faço casamentos mas vou pelo bom senso. Se você quiser luz natural ambiente, vai precisar de iso relativamente alto e/ou abertura grande. Eu nao usaria velocidades no limite porque seria muito dificil justificar para o cliente que a foto daquele momento maravilhoso saiu tremida. Não confie 100% em estabilizadores de imagem.

Se, a objetiva usada, for (por exemplo) de 50mm em uma camera com sensor cropado APS, multiplique 50 por 1.6 , que dá 80. Use no mínimo 1/125s com esta combinação. Claro que SE as condições estiverem 100% sob controle e a mão estiver muito firme, dá pra arriscar 1/60, mas eu não faria no caso de um trabalho profissional deste tipo. Se errar não vai dar para repetir.

Não vou recomendar nenhuma objetiva, e sim que você faça um teste de campo, em condições controladas. Pegue a sua câmera, suas lentes e seu flash e TESTE. Então teste novamente. Só assim você vai saber como seu equipamento se comporta.

Conheço gente que faz casamento com F4 e as fotos ficam ótimas. Cada caso é um caso e não acredito em receita de bolo. Nessas horas é testar muito e dominar a técnica.



 


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #2 Online: 07 de Junho de 2013, 01:51:14
os caras usam F 1/4 de abertura ? É isto ? Pode parecer pouco mas esta informação já me ajuda muito e dá uma boa idéia para concluir o que eles usam !! porque devem mater a velociade em 1/125 e aí vai muito no flash e ISO alto ! se fazem isto deve ser para segurar nitidez e profundiade de campo...a principio nao sei porque tao fechada..mas como disse..se for isso ja é uma informação bem interessante para entende o equipamento

valeu !
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 07 de Junho de 2013, 07:14:58
Usar aberturas maiores que 2.8 somente para detalhes mais fechados e situações mais especificas. Contudo, um 3.5 de uma prime 1.8 já é o bicho em nitidez e não se perde tanta luz assim. Por isso que um flash combinado é obrigatório. De uma coisa eu tenho certeza, mesmo com IS/VR, não arrisco usar velocidades muito menores do que 1/60 pois além de não congelar a cena poderá prejudicar a nitidez (falando em distâncias focais de até 50 mm equiv. em 35 mm).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales