Autor Tópico: M42 ou Canon FD?  (Lida 14861 vezes)

Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 01 de Julho de 2013, 10:34:49
Dando o feedback então:

Optei por Canon FD. Adquiri um belo corpo A-1 e uma excelente unidade de FDn 50mm f/1.4.
Já gastei um rolinho pra ver como se comporta, mas ainda não revelei. Suspeito que está tudo ok com a câmera e objetiva (comprei a câmera de uma loja em NY e conforme o cara, ele ajusta todas as câmeras antes de vendê-las, então imagino que todos os shutter speeds estão corretos). A objetiva comprei da Coréia e está mint.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 15 de Julho de 2013, 12:03:04
Tá aí uma que saiu desse kit:



Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 15 de Julho de 2013, 12:12:32
Bom, o título já diz tudo: qual sistema você iria e porque?

Vou começar explicando o porque estou fazendo essa pesquisa. Atualmente tenho uma Praktica (M42) e duas lentes, 50 e 135mm. O problema é que tenho dificuldade de achar outros corpos e lentes em bom estado (no eBay mesmo). Já Canon FD (AE-1 Program, A-1, AV-1) têm aos montes em excelente estado por aí e com ótimos preços, argumentos estes que estão me convencendo a migrar.

Qualquer ajuda é bem vinda.

Abraços!
Canon FD (Na minha experiência) não tem lentes que sequer se aproximem das M42. A AC da 200mm FD é uma coisa pavorosa. Se quiser usar as FD numa EOS vai ter de conviver com um adaptador fubeca que tem um caco de vidro no meio.
As M42 Takumar, por exemplo, são excelentes e não são tão caras.
Claro que se for para escolher um sistema novo, eu ficaria com Olympus OM e as magníficas Zuiko. (Ave, Zuiko). :D
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 15 de Julho de 2013, 13:19:55
Canon FD (Na minha experiência) não tem lentes que sequer se aproximem das M42. A AC da 200mm FD é uma coisa pavorosa. Se quiser usar as FD numa EOS vai ter de conviver com um adaptador fubeca que tem um caco de vidro no meio.
As M42 Takumar, por exemplo, são excelentes e não são tão caras.
Claro que se for para escolher um sistema novo, eu ficaria com Olympus OM e as magníficas Zuiko. (Ave, Zuiko). :D



Pra mim isso aí tá bom. E isso que estamos falando de uma objetiva FD 85mm f/1.8 numa Nikon D60.

Aqui tem outras fotos: http://www.dpreview.com/forums/post/32324423

Quanto ao adaptador, uso Nikon, mas pra EOS tem a conversão, onde não precisa ter vidro no meio e também achei a qualidade bem interessante. http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=87906.msg891306#msg891306


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 15 de Julho de 2013, 13:46:16


Pra mim isso aí tá bom. E isso que estamos falando de uma objetiva FD 85mm f/1.8 numa Nikon D60.

Aqui tem outras fotos: http://www.dpreview.com/forums/post/32324423

Quanto ao adaptador, uso Nikon, mas pra EOS tem a conversão, onde não precisa ter vidro no meio e também achei a qualidade bem interessante. http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=87906.msg891306#msg891306
Muito boa.
Só não é Zuiko:

My auntie & my mother por cissowski, no Flickr
(Não é minha. Mas foi feita numa jurássica e-510) .  :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 15 de Julho de 2013, 14:19:14
Muito boa.
Só não é Zuiko:

My auntie & my mother por cissowski, no Flickr
(Não é minha. Mas foi feita numa jurássica e-510) .  :)

Excelente! A senhora deve ter odiado devido a nitidez absurda que apresenta as primaveras dela.


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 15 de Julho de 2013, 15:29:16
Não deve ser regra, a minha fd 100/2.8 é muito boa, só não é magnífica.

Mas a Fd 50/1.4... aff... CA bizarro!!! Nem fiz muitas fotos com ela por esse desgosto...
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 15 de Julho de 2013, 16:09:48
Não deve ser regra, a minha fd 100/2.8 é muito boa, só não é magnífica.

Mas a Fd 50/1.4... aff... CA bizarro!!! Nem fiz muitas fotos com ela por esse desgosto...

Pois todos que conheço falam bem dessa 100/2.8. Da 135/2.8 o mesmo e da 50/1.4 também. Até hoje nunca tinha ouvido falar mal da 50/1.4. Eu, particularmente, achei excelentes as imagens que vi por aí dela.


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 15 de Julho de 2013, 22:55:37
Olha o motivo do meu desanimo, repara no broto do lado esquerdo, olha a flor cade a textura? tudo bem textura em 1.4.. seria pedir d++ ... não cheguei a testar muito...ainda vou sair com ela e dar mais uma chance em outras aberturas e situações de luz:


Olha uma da fujinon 55/1.8 @1.8 (nem é EBC), tudo bem a luz era outra a flor tb.. mas acho que ela não faria essa foto (e na canon eu ainda fotometrei um pouco mais escura para favorecer a textura da flor):


Nem comparei com outras cinquentinhas como zuiko, czj pancolar, planar, minolta rokkor, tomioka... para não ser tão rigoroso.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 15 de Julho de 2013, 23:35:11
Mas, Fuca, na primeira foto o DoF não cobre toda a planta da esquerda e o foco está visivelmente abaixo dessa flor, pegando parte do caule dela, naquela parte mais espessa. Notou? Quanto ao restante, só notei que ela está bem mais clara que a segunda foto e o foco também não está perfeitamente alinhado à flor central.
O DoF da segunda foto parece ser bem mais longo que f/1.8. :ponder:


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 16 de Julho de 2013, 00:10:04
Mas, Fuca, na primeira foto o DoF não cobre toda a planta da esquerda e o foco está visivelmente abaixo dessa flor, pegando parte do caule dela, naquela parte mais espessa. Notou? Quanto ao restante, só notei que ela está bem mais clara que a segunda foto e o foco também não está perfeitamente alinhado à flor central.
O DoF da segunda foto parece ser bem mais longo que f/1.8. :ponder:

Sabia.. .ehehheh ... o foco das duas está na parte escura da flor, mas pelo foto não dá para comparar o foco e DOF, pq o próprio angulo não favorece, fica difícil de convencer apenas pelas fotos. Era apenas para ver o CA, acabei colocando essa da fujinon para ter uma referência de textura.

Mas na hora de fotografar já estava sentindo dificuldade, por isso que o resultado não me espantou, a experiência com ela em campo já não me agradou, eu fazia a foto e ficava encucado, quase que não acreditando, e tentava novamente.

Posso refazer com mais cuidado comparando na mesma cena algumas lentes que quero testar. Tomara mesmo que eu esteja errado, queria muito ficar com essa lente, como eu disse, vou dar mais uma chance, só peguei ela pq os resultados da 100/2.8 me agradaram. Tava atrás de uma 55/1.2 e apareceu essa ai.. outra coisa que não citei a minha 50/1.4 não é SSC, acho que isso faz toda diferença do mundo!!
Lentes Antigas + Sony E-Mount


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 16 de Julho de 2013, 10:43:56
Fiz mais alguns testes aqui... realmente preciso dedicar mais algum tempo para essa lente, pq?

O DOF dela em 1.4 é muito parecido com a zuiko, super estreito, então para errar o foco é a coisa mais fácil do mundo.

(CA vou esquecer um pouco, talvez não apareça de forma tão gritante novamente).

Lentes Antigas + Sony E-Mount


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 16 de Julho de 2013, 14:33:09
Fiz mais alguns testes aqui... realmente preciso dedicar mais algum tempo para essa lente, pq?

O DOF dela em 1.4 é muito parecido com a zuiko, super estreito, então para errar o foco é a coisa mais fácil do mundo.

(CA vou esquecer um pouco, talvez não apareça de forma tão gritante novamente).

Fuca, se me permite filosofar um pouco acerca do assunto, pra mim quando se precisa fazer vários testes pra notar um "problema" num equipamento é porque a gente tá indo pelo caminho errado na coisa fotográfica. Se o uso for normal, esses "problemas quase não-notáveis aos olhos treinados" se tornam uma completa ausência de problema aos olhos destreinados.

Desculpa sair do assunto, mas realmente ando pensando bastante sobre esse perfeccionismo atual (e me incluo nele) quanto a equipamentos excelentes, sendo que por trás desses temos fotógrafos medíocres (e me incluo nessa parte também). Focamos tanto em conseguir A câmera e A objetiva perfeita que depois de adquirirmos essas ferramentas acabamos por mal usá-las ou então fazer mau uso das mesmas, com fotos sem uma composição atraente, sem a existência de um objetivo específico ou um motivo para a imagem.

Depois do desabafo, volto ao perfeccionismo para lhe dizer:

Quanto ao DoF, todas as 50mm f/1.4 não têm a mesma profundidade de campo se comparadas na mesma abertura perante ao mesmo tamanho de sensor/filme?

Até onde sei são 3 os modelos de objetivas FD 50mm f/1.4:

1) FD S.C.: 1ª geração (Spectra Coating, single coating, conhecida por ter o nariz "nariz cromado" - tem um anel cromado atrás)


2) FD S.S.C.: 2ª geração (Super Spectra Coating, multi coating, semelhante a 1ª, porém sem o "nariz cromado" - ainda tem o anel cromado atrás)


3) FDn (também S.S.C., embora a Canon tenha tirado a marcação do corpo dela): 3ª geração (sem anéis cromados)


Tenho uma da 3ª geração e conforme gráficos que vi por aí (sim, eu me prestei), a 3ª é levemente melhor que a 2ª, mas a 2ª é bastante melhor que a 1ª por questão do coating, como citou.

Esses são resultados de uma unidade da 3ª geração adaptada para EOS numa 5D Mark II:





Pode ser que fazendo um crop de 100% de uma imagem tirada com ISO 3200 numa cena com alto DR tu consiga me apresentar alguns problemas, mas assim, no uso normal e pra ser reduzida para 960px pra ser usada na WEB, ela dá e sobra! Ah se eu fosse fotógrafo o suficiente pra conseguir fazer faltar recurso numa objetiva como essa.


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 16 de Julho de 2013, 19:04:19
Vc tem toda razão em filosofar...

Vc comentou do DOF, tem toda razão é pura física, mas não sei pq, algumas lentes são muito mais fáceis de focar em 1.4, e nesse sentido parece que o DOF varia (mas se parar para pensar não deveria de lente para lente, como comentou).

Ou seja, tenho várias lentes 50/1.4 e tenho a "sensação" que o DOF não é mesmo, pela facilidade em focar toda aberta, pode ser a sensibilidade do anel de foco (acho que não é isso).

Nem procuro o perfeccionismo, é pior que isso, me divirto d+++ brincando com as lentes, é por isso que tenho várias, ficar testando as lentes é um brincadeira que adoro.

Lógico que obter um resultado excelente com o equipamento tb é prazeroso, mas adoro o caminho que se leva para chegar nisso, seja via equipamento, estudos, software. No dia que eu estiver satisfeito com a imagem que consigo extrair de tudo que consegui, acabou para mim. Mas é algo bem particular(meio louco), para tudo que faço, sempre busco ter prazer na caminhada e não no destino.

Se for pensar em algo sensato, eu poderia ficar com APS-C + 50/1.8, e estaria ótimo, faria 99% das minhas fotos..... mas e a diversão?

Te respondendo sobre a lente, a minha é da primeira geração. 
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 16 de Julho de 2013, 19:50:47
Taí o DOF da Zuiko 50mm f1.4 (Em f4)

Zuiko 50mm f1.4 por Lordakner, no Flickr
Super fácil de focar e com boa nitidez. Claro que se usar em f1.4 ela fica soft e o DOF é mínimo.
Lentes f1.4 não foram feitas para serem usadas em f1.4, a não ser para efeitos artísticos.  :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/