Autor Tópico: M42 ou Canon FD?  (Lida 14875 vezes)

Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 17 de Julho de 2013, 09:44:56
Vc comentou do DOF, tem toda razão é pura física, mas não sei pq, algumas lentes são muito mais fáceis de focar em 1.4, e nesse sentido parece que o DOF varia (mas se parar para pensar não deveria de lente para lente, como comentou).

Ou seja, tenho várias lentes 50/1.4 e tenho a "sensação" que o DOF não é mesmo, pela facilidade em focar toda aberta, pode ser a sensibilidade do anel de foco (acho que não é isso).

Imagino que possa ser por conta de como cada objetiva apresenta a área OoF. Muitos não gostam da forma como as Canon FD o fazem, pois é como um borrão, de transições não tão suaves quanto as geradas por outras objetivas.

Nem procuro o perfeccionismo, é pior que isso, me divirto d+++ brincando com as lentes, é por isso que tenho várias, ficar testando as lentes é um brincadeira que adoro.

Lógico que obter um resultado excelente com o equipamento tb é prazeroso, mas adoro o caminho que se leva para chegar nisso, seja via equipamento, estudos, software. No dia que eu estiver satisfeito com a imagem que consigo extrair de tudo que consegui, acabou para mim. Mas é algo bem particular(meio louco), para tudo que faço, sempre busco ter prazer na caminhada e não no destino.

Se for pensar em algo sensato, eu poderia ficar com APS-C + 50/1.8, e estaria ótimo, faria 99% das minhas fotos..... mas e a diversão?

Tá explicado. Esse é o teu hobby principal. O secundário é fotografar.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 17 de Julho de 2013, 14:40:31
Lentes f1.4 não foram feitas para serem usadas em f1.4, a não ser para efeitos artísticos.  :)

Porque?


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 17 de Julho de 2013, 16:53:21
Porque?
Porque ficam soft demais.

Zuiko 50mm f1.4 por Lordakner, no Flickr

A Zuiko f1.4 dá a impressão de ser uma aquarela. Em 2.8 é bem melhor.
« Última modificação: 17 de Julho de 2013, 16:56:11 por Lordakner »
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 17 de Julho de 2013, 17:04:56
Porque ficam soft demais.

Zuiko 50mm f1.4 por Lordakner, no Flickr

A Zuiko f1.4 dá a impressão de ser uma aquarela. Em 2.8 é bem melhor.

hahahaha ok então, champs! :)

Acho que não dá pra generalizar. Se a tua objetiva é soft demais toda aberta, não dá pra dizer que não se fez a objetiva pra ser usada toda aberta. Pra usar 1.4 então eu tenho que comprar uma 1.2? E daí vou gastar uma tonelada de dinheiros numa 1.2 pra não poder usar ela em 1.2? Não dá pra negar que a objetiva perde nitidez toda aberta, mas faz parte.
Numa objetiva f/4 o f/4 é soft. Numa 1.4 o f/4 é lindo. A melhor nitidez sempre vai ser um pouco mais fechada que a abertura máxima, mas não quer dizer que não é usável. Uma coisa que o Elmo e o Braga me ensinaram por essas bandas é exatamente isso: nitidez nem sempre é legal. Por minha conta sempre digo: daí tu tira uma foto em 18MP e redimensiona pra 960px pra exibir na WEB. A diferença entre o ponto soft da tua objetiva e um ponto a mais vai ser tamanha assim pra "estragar" tua foto?


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #34 Online: 17 de Julho de 2013, 17:24:58
vou ter que acompanhar essa discussão, pois fiquei preocupado. tenho duas lentes f/1.4.
fkuhne.tumblr.com


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 17 de Julho de 2013, 17:32:22
hahahaha ok então, champs! :)

Acho que não dá pra generalizar. Se a tua objetiva é soft demais toda aberta, não dá pra dizer que não se fez a objetiva pra ser usada toda aberta. Pra usar 1.4 então eu tenho que comprar uma 1.2? E daí vou gastar uma tonelada de dinheiros numa 1.2 pra não poder usar ela em 1.2? Não dá pra negar que a objetiva perde nitidez toda aberta, mas faz parte.
Numa objetiva f/4 o f/4 é soft. Numa 1.4 o f/4 é lindo. A melhor nitidez sempre vai ser um pouco mais fechada que a abertura máxima, mas não quer dizer que não é usável. Uma coisa que o Elmo e o Braga me ensinaram por essas bandas é exatamente isso: nitidez nem sempre é legal. Por minha conta sempre digo: daí tu tira uma foto em 18MP e redimensiona pra 960px pra exibir na WEB. A diferença entre o ponto soft da tua objetiva e um ponto a mais vai ser tamanha assim pra "estragar" tua foto?
Acho que não fiz me entender bem.
Uma objetiva f1.4 será soft em f1.4 por ser uma das "Extremidades". Não será nítida EM f22 também.
Claro que você poderá usá-la em f1.4 (O f1.4 não está lá disponível?)
Mas o melhor aproveitamento dessa objetiva será lá pelo f4, f5.6.
Se você estiver usando uma objetiva f3.54 (uma Industar, por exemplo), certamente deve saber que o melhor aproveitamento da objetiva estará lá pelo f7, f8.
Quando constroem as objetivas eles estão conscientes disso. É amplamente divulgado.
Eu concordo que "nitidez nem sempre é legal", assim como "Falta de nitidez" também nem sempre é legal.
Se você tem uma objetiva clara, e pagou bastante por ela, deve lembrar que ela será nítida ANTES da objetiva escura.
Não quer dizer que você tenha de usar a objetiva "arreganhada", só por que pagou mais caro nela.  :ok:
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 17 de Julho de 2013, 17:38:50
vou ter que acompanhar essa discussão, pois fiquei preocupado. tenho duas lentes f/1.4.
Se tu tem um f1.4 provavelmente será mais satisfeito com ela em f4, f5.6. Se for uma f1.8 aí ela será mais legal em f.5.6  (muito similar à f1.4 em f4), se fosse uma f3.5 seria em f8. E assim por diante.
Uma tele f5.6 renderá seu máximo lá pelo f11.  :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 17 de Julho de 2013, 17:42:38
Pra usar 1.4 então eu tenho que comprar uma 1.2?
Com qualidade de imagem? Sim.
Ela é mais cara porque se fosse uma f1.4 você teria de usar f5.6 para conseguir a mesma qualidade que a f1.2 consegue em f4.  :ok:
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 17 de Julho de 2013, 17:42:43
Claro, Lordakner, tu falou a mesma coisa que eu falei, só que com outras palavras.

Apenas acho que não é uma diferença tão absurda assim de nitidez que "inutilize" a maior abertura como tu tinha comentado em resposta anterior (Lentes f1.4 não foram feitas para serem usadas em f1.4, a não ser para efeitos artísticos.). Óbvio que isso depende muito da objetiva, da distância do elemento em foco... enfim, de diversos fatores, mas ainda assim eu ouso usar a minha FD 50 1.4 toda aberta para conseguir o curto DoF que desejo. Na digital às vezes só fecho um pouco pra não ter tanta vinheta, mas outras vezes mando tudo pras cucuias e corrijo a vinheta na pós mesmo.

Com qualidade de imagem? Sim.
Ela é mais cara porque se fosse uma f1.4 você teria de usar f5.6 para conseguir a mesma qualidade que a f1.2 consegue em f4.  :ok:

Lembrando que f/1.2 não é 1 ponto mais clara que a f/1.4, então teus números aí ficam na casa do chutômetro/supositômetro. Lembrando também que a nitidez não é fixa, sendo objetiva A podendo ser mais nítida mais próxima da abertura máxima que objetiva B. Anyway, esse papo de pixel peeper enche o saco, pois é inútil na vida real. Aliás, a maioria dos debates sobre equipamentos é.
« Última modificação: 17 de Julho de 2013, 17:50:47 por lestevaos »


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #39 Online: 17 de Julho de 2013, 17:47:38
Se tu tem um f1.4 provavelmente será mais satisfeito com ela em f4, f5.6. Se for uma f1.8 aí ela será mais legal em f.5.6  (muito similar à f1.4 em f4), se fosse uma f3.5 seria em f8. E assim por diante.
Uma tele f5.6 renderá seu máximo lá pelo f11.  :)

com todo o respeito, não concordo. longe disso. raramente uso ela mais fechada que f/2.8. adoro o f/1.4 mesmo sabendo que ela é mais "soft" (:ponder:). gosto muito de fotos com dof curto, muito mesmo. o bokeh da minha lente a f/1.4 é muito mais bonito que em f/1.8, por exemplo, então sempre que posso uso ela arregaçada mesmo, sem me preocupar em estar nitido a ponto de cortar a cara.

aliás essa discussão sobre necessidade de nitidez extrema é um vício da fotografia moderna (e eu me incluo nesse time). se todos gostassem mais de discutir composição (que é um tema muito mais rico), esse fórum não estaria tomado de tópicos discutindo nitidez de lente e capacidades de ISO astronômicas e as fotos de todos seriam muito mais bonitas e interessantes, mesmo sendo "soft".
fkuhne.tumblr.com


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 17 de Julho de 2013, 17:56:49
com todo o respeito, não concordo. longe disso. raramente uso ela mais fechada que f/2.8. adoro o f/1.4 mesmo sabendo que ela é mais "soft" (:ponder:). gosto muito de fotos com dof curto, muito mesmo. o bokeh da minha lente a f/1.4 é muito mais bonito que em f/1.8, por exemplo, então sempre que posso uso ela arregaçada mesmo, sem me preocupar em estar nitido a ponto de cortar a cara.

Cada coisa tem seu uso.
Depende do tipo da foto que tu vai fazer.
O DOF em f1.4 é tão raso que se torna impraticável para algumas fotos.
E eu já vi gente usando 1/4000 por insistir em fazer foto de objeto parado em f1.4, sob um sol de Madagascar..
O foco fica muito difícil também. Como eu disse, pode ser usado, se você quer um efeito especial.  :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #41 Online: 17 de Julho de 2013, 18:02:38
Cada coisa tem seu uso.
Depende do tipo da foto que tu vai fazer.
O DOF em f1.4 é tão raso que se torna impraticável para algumas fotos.
E eu já vi gente usando 1/4000 por insistir em fazer foto de objeto parado em f1.4, sob um sol de Madagascar..
O foco fica muito difícil também. Como eu disse, pode ser usado, se você quer um efeito especial.  :)

efeito especial pra mim são sabres laser, pessoas voando, viagem no tempo. não quero isso não. só quero tirar fotos bonitas. fotos com dof curtinho são muito bonitas.
fkuhne.tumblr.com


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 17 de Julho de 2013, 18:06:09
efeito especial pra mim são sabres laser, pessoas voando, viagem no tempo. não quero isso não. só quero tirar fotos bonitas. fotos com dof curtinho são muito bonitas.
DOF curtinho é tipo um "efeito especial". Pergunte para quem não tem dinheiro para comprar objetivas claras demais.  :D
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 17 de Julho de 2013, 18:08:36
com todo o respeito, não concordo. longe disso. raramente uso ela mais fechada que f/2.8. adoro o f/1.4 mesmo sabendo que ela é mais "soft" (:ponder:). gosto muito de fotos com dof curto, muito mesmo. o bokeh da minha lente a f/1.4 é muito mais bonito que em f/1.8, por exemplo, então sempre que posso uso ela arregaçada mesmo, sem me preocupar em estar nitido a ponto de cortar a cara.

aliás essa discussão sobre necessidade de nitidez extrema é um vício da fotografia moderna (e eu me incluo nesse time). se todos gostassem mais de discutir composição (que é um tema muito mais rico), esse fórum não estaria tomado de tópicos discutindo nitidez de lente e capacidades de ISO astronômicas e as fotos de todos seriam muito mais bonitas e interessantes, mesmo sendo "soft".

É bem por aí que a banda toca, ao meu ver. Tá cheio de gente com caminhões dos melhores e mais caros equipamentos centralizando uma pedra, apontando o flash pra frente e disparando no modo automático. Composição e motivo para a imagem não existem, são apenas "testes". Aliás, como tem testadores por essas bandas. Tem gente nesse fórum que eu nunca vi uma foto "tirada". É só teste de equipamento. Se estivessem no grupo do Fuca, por exemplo, que como disse acima, gosta dessa maré de testes como hobby, beleza, mas são fotógrafos frustrados que encontram no último lançamento da marca X a salvação para as suas fotos. E isso não acontece. Alto ISO e nitidez de enxergar pelo nunca fizeram uma boa foto sozinhas. Isso se consegue na pós com truques antigos.

Engraçado que esse assunto é bem "vício da fotografia moderna" mesmo, como o fkuhne disse, não é coisa de brasileiro como alguns poderiam pensar. Essa semana ainda vi o mesmo tema sendo debatido em um fórum internacional. Engraçado também que eu vi a coisa acontecer na ordem cronológica. Vi o tópico com as fotos "soft", depois vi o comentário do cara que achou elas "soft" e depois vi que alguém havia criado uma discussão exatamente acerca disso.


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #44 Online: 17 de Julho de 2013, 18:14:10
DOF curtinho é tipo um "efeito especial". Pergunte para quem não tem dinheiro para comprar objetivas claras demais.  :D

hehehe, beleza. desculpe o tom de ironia da nossa discussão, Lord. estava te provocando mesmo, no bom sentido. :D :ok:
fkuhne.tumblr.com