Autor Tópico: M42 ou Canon FD?  (Lida 14873 vezes)

fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 18 de Julho de 2013, 16:17:27
Exato, meus caros. Minha opinião é a de que equipamento não salva foto ou carreira.

Eu "evoluí" de uma Nikon D3100 (bem cuidada e com 5 mil cliques!) para uma full frame pelo curto DoF. Esse foi o meu principal motivo. Alto ISO é o segundo, mas esse fica com prioridade 2 perante a prioridade 8 do DoF. Quero a separação do assunto do fundo, já que basicamente o que eu tiro são retratos. Não adianta comprar objetivas claras quando o tamanho do sensor empacava em mais de 1 ponto de diferença do DoF de uma full frame (e como dizia o falecido mad666, "APS-C é tecnologia de passagem, FF é que vai ficar").

Se eu evoluí o suficiente como usuário da câmera quanto o salto da mudança de equipamento? Ainda não, mas acredito que estou recebendo exatamente o que eu esperava da câmera, o curto DoF que queria. Não imaginei que por mágica todas as funcionalidades que ela tem melhorariam minhas fotos, mas sabia, por ter estudado a respeito, o que eu queria e como se conseguia.
Modéstia a parte, estou muito feliz com minhas fotos e posso dizer que o equipamento me propiciou parte dessa felicidade, mas a parte mais pesada com certeza é a leitura, pesquisa e principalmente inspirações no trabalho de outros fotógrafos para fazer essas imagens que estão me agradando no momento.

Eu estou fazendo um esforço gigante para não pegar uma 5D classic.
Estou tentando a me convencer que não faz tanta diferença ... tá complicado, pq gosto de retratos.
Ai o anjinho no meu ombro fala... olha.. vc vai perder a melhor DF para retratos na APS-C que são as minhas 50mm, e terá que investir em 85mm (caras).
Ai o diabinho fala... poxa mas vale a pena.... pensa no DOF.
Converso com amigos e as opiniões são divididas.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #76 Online: 18 de Julho de 2013, 16:31:29
Eu estou fazendo um esforço gigante para não pegar uma 5D classic.
Estou tentando a me convencer que não faz tanta diferença ... tá complicado, pq gosto de retratos.
Ai o anjinho no meu ombro fala... olha.. vc vai perder a melhor DF para retratos na APS-C que são as minhas 50mm, e terá que investir em 85mm (caras).
Ai o diabinho fala... poxa mas vale a pena.... pensa no DOF.
Converso com amigos e as opiniões são divididas.

Pra ti que é "amante do viagem e não só do destino", como disse, é interessante pensar nas objetivas FD na EOS. Aquele sistema de adaptação do Ed Mikka realmente me parece um baita negócio (além de parecer legal desmontar a objetiva e trocar o mount e depois bater no peito dizendo: "eu que fiz!"). Como tu sabe, as FDs são baratinhas, então o investimento em objetiva fica apenas no adaptador mesmo. Tu já tem uma 100 2.8 aí, não vai precisar comprar mais que isso pra retrato, no máximo a 135 2.8, mas tendo a 100 pode parecer desnecessário.

>:D


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 18 de Julho de 2013, 17:04:16
O diabinho no meu ombro ainda fala, vc tem a Mamiya 80/2.8 .. pra que mais?? E se precisar de um bokeh mais suave ainda tenho a Arsat 80/2.8, imagina isso na FF.
Ai o anjinho fala... mas elas se comparam as tak, carl zeiss na APS-C?
Como resolver? Somente adquirindo a 5D classic e comparando... eheheh
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #78 Online: 18 de Julho de 2013, 17:31:18
O diabinho no meu ombro ainda fala, vc tem a Mamiya 80/2.8 .. pra que mais?? E se precisar de um bokeh mais suave ainda tenho a Arsat 80/2.8, imagina isso na FF.
Ai o anjinho fala... mas elas se comparam as tak, carl zeiss na APS-C?
Como resolver? Somente adquirindo a 5D classic e comparando... eheheh

hahahaha é, daí tu foi acometido pelo G.A.S. mesmo.