Autor Tópico: M42 ou Canon FD?  (Lida 14867 vezes)

Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Online: 07 de Junho de 2013, 23:49:13
Bom, o título já diz tudo: qual sistema você iria e porque?

Vou começar explicando o porque estou fazendo essa pesquisa. Atualmente tenho uma Praktica (M42) e duas lentes, 50 e 135mm. O problema é que tenho dificuldade de achar outros corpos e lentes em bom estado (no eBay mesmo). Já Canon FD (AE-1 Program, A-1, AV-1) têm aos montes em excelente estado por aí e com ótimos preços, argumentos estes que estão me convencendo a migrar.

Qualquer ajuda é bem vinda.

Abraços!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2013, 23:59:52
Questão de gosto. A Canon tem Excelentes câmeras em FD, como as AT-1/AE-1 e a T90. Só que você só pode aproveitar as objetivas FD nas digitais mirrorless por causa da distancia flange-sensor mais curta. Já as M42 podem ser usadas na maioria das dslrs. Se o objetivo for só fotografia com filme, tanto faz qual sistema.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2013, 01:28:53
Questão de gosto. A Canon tem Excelentes câmeras em FD, como as AT-1/AE-1 e a T90. Só que você só pode aproveitar as objetivas FD nas digitais mirrorless por causa da distancia flange-sensor mais curta. Já as M42 podem ser usadas na maioria das dslrs. Se o objetivo for só fotografia com filme, tanto faz qual sistema.

Tenho Nikon digital e só não compro uma boa Nikon de filme pois minhas lentes são G (sem anel de foco), então não serviriam pra usar na analógica.

Realmente a ideia é apenas filme. O que realmente me chama a atenção é a quantidade de equipamento Canon em excelente estado de conservação sendo vendido no eBay. Daí tu procura por corpos M42 e só vem lixo. Fica difícil se manter em M42 desse jeito. :(


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2013, 01:53:07
Tenho Nikon digital e só não compro uma boa Nikon de filme pois minhas lentes são G (sem anel de foco), então não serviriam pra usar na analógica.

Realmente a ideia é apenas filme. O que realmente me chama a atenção é a quantidade de equipamento Canon em excelente estado de conservação sendo vendido no eBay. Daí tu procura por corpos M42 e só vem lixo. Fica difícil se manter em M42 desse jeito. :(

A Fujica ST801 que comprei na 7 de abril pra minha namorada ano passado veio uma maravilha (acho que o dono antigo dela nunca usou, porque ela sequer tinha marcas) e custou relativamente pouco... arrisco dizer que junto com a Spotmatic, são os melhores corpos que você vai achar para m42.

Se você estiver atrás de algo diferente e exótico em 35mm, vai atrás das Contax...
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 08 de Junho de 2013, 03:59:01
Discordo das Spotmatic. São boas quando estão em estado realmente excepcional, mas elas tem um problema cronico de projeto que faz com que o espelhamento do pentaprisma descasque. Todas ou tiveram isso ou terão.

As melhores M42 em termos gerais são as Fujica (cuidado pq tem Fujica de baioneta), as Yashica TL Electro (enormes e pesadas) e os últimos modelos da Chinon de rosca (tem de baioneta tambem). As minhas favoritas são as Fujica mesmo.

Contax hoje em dia só se forem as mecânicas. Comprar uma câmera de filme CARA e eletrônica é furada. Se quebrar vai pro lixo porque ninguém mais tem peças. Portanto se for eletrônica, seja Olympus, Nikon, Canon, Contax, Pentax ou outra marca qualquer, só pagando barato.



 


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #5 Online: 08 de Junho de 2013, 07:08:24
acho que dá pra usar lente m42 em corpo FD também, ou não?


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2013, 16:38:01
Se o papo é M42, creio que a Mamiya Sekor não faz feio, não. Por exemplo, a Mamiya 1000 DTL cujas lentes da mesma marca são muito boas.

Mas como eu não quero ajudar em nada, mas, sim, venho aqui só pra atrapalhar... então aqui vai. Se vc pretende ter um set só pra filme então acrescente na sua lista de avaliação também as seguintes câmeras. A ideia é essa mesma: CONFUNDIR!  :assobi:

  • Konica T4 com suas lentes muitos interessantes Konica Hexanon AR
  • Minolta, sei lá, talvez a SRT101 ou SRT201, com suas lentes MD

-22.352971,-48.775582


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Junho de 2013, 16:53:29
Se o papo é M42, creio que a Mamiya Sekor não faz feio, não. Por exemplo, a Mamiya 1000 DTL cujas lentes da mesma marca são muito boas.

Mas como eu não quero ajudar em nada, mas, sim, venho aqui só pra atrapalhar... então aqui vai. Se vc pretende ter um set só pra filme então acrescente na sua lista de avaliação também as seguintes câmeras. A ideia é essa mesma: CONFUNDIR!  :assobi:

  • Konica T4 com suas lentes muitos interessantes Konica Hexanon AR
  • Minolta, sei lá, talvez a SRT101 ou SRT201, com suas lentes MD

Com as Minoltas, acho que são melhores as XD-7,XD-11 e a x-700. Se você estiver disposto a gastar dinheiro, a XK é ainda melhor - não deve nada para os melhores corpos da Nikon.
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Junho de 2013, 17:17:24
Com as Minoltas, acho que são melhores as XD-7,XD-11 e a x-700. Se você estiver disposto a gastar dinheiro, a XK é ainda melhor - não deve nada para os melhores corpos da Nikon.

Eu estou louco atrás de uma XD-11. Mas é exatamente como eu falei: ESTOU LOUCO.

Ainda não comprei porque tenho de avaliar bastante o risco. Nesse sentido, discordo de você e concordo com o Shalders. :assobi: Mas não se chateie comigo por discordar porque lá no fundo da minha alma eu ainda a quero.  :D

O Shalders diz que se a eletrônica pifar a coisa se complica. Concordo plenamente! Se pifar o destino da câmera é o ARQUIVO REDONDO EMBAIXO DA MESA. A não ser, é claro, que se compre uma muito baratinho a ponto de jogar fora sem dó se ela der pau.

Mas que elas são bonitinhas, ah! são.  :doh:  :hysterical:
-22.352971,-48.775582


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 09 de Junho de 2013, 00:01:58
Braga,

Tem umas eletrônicas que são fantásticas mas que eu não gostaria de ter que jogar fora no caso de defeito, o que infelizmente é o que acaba acontecendo quando pifam....

- Olympus OM-2N e OM-4T (tive ambas e foram as melhores SLRs que ja tive)
- Contax AX e RTS-III
- Voigtlander VSL-3

Mas tem umas que embora boas, so pego se for de graça, ou seja, não compraria mesmo, que são as OM-10/20/30 e as Pentax ME/ME Super/P3/P30, e as Ricoh da série XR. Todas ótimas mas pela idade a chance de ter problemas é quase que absoluta. Odeio mau contato em equipamento.

As Minoltas SRT são muito boas, pena que não dá para usar as lentes delas nas EOS digitais.
 


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 10 de Junho de 2013, 10:12:01
Galera, valeu a todos pelas respostas. Não acreditei que esse tópico vingaria, pois essa sala de filme tem pouco movimento.

Braga, não tem ruim confundir mesmo, o negócio é a gente ter opções. :)

Quanto ao que falaram, andei pesquisando no eBay alguns corpos (inclusive os eletrônicos que falaram) e realmente é raro encontrar em bom estado, o que, repito, está me levando cada dia mais em direção aos corpos Canon, mais precisamente ao A-1.

Alguém tem alguma experiência com ela que possa adicionar algum cuidado extra que eu tenha que ter ao comprar ou usar uma?
Estou com dois corações:
1) comprar uma em excelente estado e gastar mais (e ter um cuidado enorme ao andar com ela por aí);
2) comprar uma bem baratinha (que esteja em perfeito funcionamento, mas provavelmente bastante arranhada) pra eu andar mais tranquilo com ela por toda parte, sem ficar preocupado caso estrague e tenha de jogar fora ou caso me roubem.

Como primeira objetiva quero a 50mm f/1.4, provavelmente aquela última lançada, toda preta (já que tem um monte delas - S.C., S.S.C. e então a FDn). Depois pensei na 135mm f/2.8.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Junho de 2013, 10:56:29

- Olympus OM-2N e OM-4T (tive ambas e foram as melhores SLRs que ja tive)
- Contax AX e RTS-III
- Voigtlander VSL-3


Ai, caramba! Nem me fale dessas Contax, principalmente a RTS-III com aquele seu plate cerâmico à vácuo. Coisa de doido. E as lentes Carl Zeiss T*? Planar, Sonnar, Distagon.... ah! PQP.

O que dizem delas por aí? Oras, talvez uma bobagem :assobi: Leiam:

A strong optical characteristic of Zeiss lenses is its natural color balance and rendition which are simply superior which has a lot to thank to the Zeiss T* color coating process; the process has also enabled all Zeiss lenses are perfectly matched, so as to provide precisely the same color tones. Optical resolution and contrast, even illumination of the entire field, high light transmission and complete freedom from distortion are just a few of the many other qualities that distinguish the Zeiss T* line.
Fonte: http://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/contax/shared/zeiss/
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 10 de Junho de 2013, 11:14:43
Galera, valeu a todos pelas respostas.
Citar
Não acreditei que esse tópico vingaria, pois essa sala de filme tem pouco movimento.

Ainda há alguns moicanos por aí, talvez sejam uns velhinhos bem gagás mas estão por aí.  :hysterical:
Citar
Quanto ao que falaram, andei pesquisando no eBay alguns corpos (inclusive os eletrônicos que falaram) e realmente é raro encontrar em bom estado, o que, repito, está me levando cada dia mais em direção aos corpos Canon, mais precisamente ao A-1.

Paciência, meu caro. Paciência! No eBay vc acha coisa boa.

Citar
Como primeira objetiva quero a 50mm f/1.4, provavelmente aquela última lançada, toda preta (já que tem um monte delas - S.C., S.S.C. e então a FDn). Depois pensei na 135mm f/2.8.

Nesse ponto, opinar é meio complicado por causa da questão do gosto pessoal. Então, falo por mim:

Quatro objetivas (todas S.S.C):
  • 24mm f/2.8
  • 35mm (f/2 ou f/2.8, não sei, precisaria de mais opiniões)
  • 50mm (aqui, sem dúvida, a f/1.4)
  • 100mm f/2.8

Se for pra eliminar uma das GA's, hummmmm, eu teria dúvida porque cada uma tem sua própria personalidade, mas acho que eu ficaria com a 24mm apesar de gostar muito do ângulo de visão da 35mm. Uma sacada legal seria "fundir" as duas numa só: FD 24~35mm, f/3.5, S.S.C., ASPHERICAL (mas a p*rra do preço desencoraja qualquer pessoa em sã consciência).
-22.352971,-48.775582


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 10 de Junho de 2013, 12:01:39
Ainda há alguns moicanos por aí, talvez sejam uns velhinhos bem gagás mas estão por aí.  :hysterical:

Certo que são, mas no topo da minha juventude ouso gostar do processo de filme e da qualidade/baixo custo das objetivas antigas. :)

Paciência, meu caro. Paciência! No eBay vc acha coisa boa.

Pois é, agora estou com bastante dúvida quanto a essa migração. Aqui está o que tenho de M42: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=87392.msg876950#msg876950

Supondo que eu decidisse ficar com M42:
A princípio, o corpo Praktica MTL3 eu ficaria, pois é bem robusto e o estado cosmético dele é excelente. Câmera zerada mesmo, só precisaria mandar regular esse fotômetro.
Compraria uma 50mm f/1.4, provavelmente a famosa Super Takumar, já que todos falam bem. Uso diário.
Mais além compraria uma 135mm f/2.8, tenho em mente a Tair (20 lâminas) ou a Pentacon (15 lâminas). Essas duas são retrateiras de profissão, e retrato com filme é algo que quero muito fazer pelos tons de pele interessantes do Portra 160 e 400.
Mais além ainda, compraria uma 24mm, como falou, por ser mais distante da 50mm. Não vejo necessidade de uma 35mm e uma 50mm no mesmo set.

Decisões... decisões...


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 10 de Junho de 2013, 20:20:59
Estava separando umas objetivas e fiquei com bastante dúvida sobre a FD 50mm f/1.4, pois existem várias versões dela pra venda: http://www.mir.com.my/rb/photography/companies/canon/fdresources/fdlenses/50mm.htm#f1.4

Interessante que a procura na internet é pesada em cima da versão que tem o S.S.C. escrito em vermelho e anéis cromados (antiga). A "nova" (FDn) é S.S.C. também, porém sem o "nariz cromado" que tinha a antiga.

Aproveito pra indicar o site acima pela vasta quantidade de informações sobre SLRs e objetivas antigas.
« Última modificação: 10 de Junho de 2013, 20:21:33 por lestevaos »