Autor Tópico: Clicar ou viver o momento?  (Lida 2046 vezes)

CoelhoRJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
Resposta #15 Online: 10 de Junho de 2013, 13:53:14
Não desmereço quem sai clicando adoidado mesmo sem conhecer profundamente o que está clicando. É um prazer pra pessoa clicar o que lhe der na telha, afinal não dá pra imaginar que está clicando sem vontade... As pessoas são felizes do jeito que quiserem desde que não façam mal à outras.

O prazer de compartilhar no Face é uma coisa que ainda causa estranheza para muitos mas nada objetivamente me diz que posso questionar a vontade de outra pessoa de fazer isso.

Se fotografar fosse uma coisa pragmática, impessoal  e desprovida de emoção, bastaria ao turista comprar um livro de fotos pronto do local, feito com todo o esmero profissional na livraria mais próxima e nem precisaria viajar. Certamente com as fotos mais bonitas, mas que não são as "nossas" fotos, a "nossa" experiência.

Recentemente fui passear no Corcovado. Fui de bondinho. Como eu moro no Rio não sentia a menor vontade de tirar fotos durante o percurso do  bondinho e reparava na excitação dos turistas de fotografar e filmar tudo. Aí eu compreendia minha própria excitação em fazer o mesmo quando eu era o turista em outras paragens.

Esta excitação turística é um sentimento maneiro e que vem por vezes com muito orgulho por ser uma viagem mais cara ou uma comemoração, etc. e dá vontade de clicar tudo mesmo.








jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #16 Online: 10 de Junho de 2013, 23:00:43
Não desmereço quem sai clicando adoidado mesmo sem conhecer profundamente o que está clicando. É um prazer pra pessoa clicar o que lhe der na telha, afinal não dá pra imaginar que está clicando sem vontade... As pessoas são felizes do jeito que quiserem desde que não façam mal à outras.

O prazer de compartilhar no Face é uma coisa que ainda causa estranheza para muitos mas nada objetivamente me diz que posso questionar a vontade de outra pessoa de fazer isso.

Se fotografar fosse uma coisa pragmática, impessoal  e desprovida de emoção, bastaria ao turista comprar um livro de fotos pronto do local, feito com todo o esmero profissional na livraria mais próxima e nem precisaria viajar. Certamente com as fotos mais bonitas, mas que não são as "nossas" fotos, a "nossa" experiência.

Recentemente fui passear no Corcovado. Fui de bondinho. Como eu moro no Rio não sentia a menor vontade de tirar fotos durante o percurso do  bondinho e reparava na excitação dos turistas de fotografar e filmar tudo. Aí eu compreendia minha própria excitação em fazer o mesmo quando eu era o turista em outras paragens.

Esta excitação turística é um sentimento maneiro e que vem por vezes com muito orgulho por ser uma viagem mais cara ou uma comemoração, etc. e dá vontade de clicar tudo mesmo.

Sim, mas não se trata de discutir sobre o que a pessoa acha certo ou errado, se for por esta linha não faz sentido pois existem pessoas que acham certo fazer qualquer coisa, até correr pelado nas ruas, matar alguém, ou falar no MSN com a pessoa que senta ao seu lado no trabalho..... etc... não é por ae...

O que podemos discutir é como as pessoas estão lidando com a tecnologia e expondo de suas vidas, não sou apenas eu que critico os posts no facebook... o próprio fundador já declarou pontos negativos envolvendo o comportamento dos brasileiro em utilização de sua ferramenta.

Até que ponto uma pessoa que sai tirando fotos de tudo consegue apreciar o ambiente em que está versus a pessoa com o dedo mais "tranquilo", que tira fotos mais específicas e que tem por objetivo, analisar o ambiente.

Seria como ir para uma festa... beber todas e no dia seguinte, acordar com ressacar e não conseguir lembrar de nada da festa... só a ressaca e várias fotos tremidas na recordação.... VS a pessoa que vai na festa para curtir, sem bebidas.

Ou esta em uma palestra, e ao invés de prestar atenção na apresentação você fica tentando escrever tudo o que se fala... ou tirar fotos... ou as duas coisas juntas...

Obviamente esta comparação é muito tosca, mas é só para ter uma ideia do que entendo por crítica envolvendo este assunto do tópico.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Resposta #17 Online: 11 de Junho de 2013, 09:12:39
Eu parei de levar camera para shows..... no máximo camera do celular mas com uso curto...
Me deparei com isso em vários momentos, estava mais registrando o momento do que realmente aproveitando ele..

Agora em viagens, é questão de equilibrio... nem 8 nem 80... q tem momentos que são muito legais de registrar tem... mas também tem que saber desligar e aproveitar que voces es tá lá...

Acho que no fundo é isso, uma questão de saber equilibrar, sem radicalismo para nenhum dos dois lados


migli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Resposta #18 Online: 18 de Junho de 2013, 17:56:51
Faço os dois. Acredito e sou prova de que é possível aproveitar um show, viagem, eventos em geral e registrar os bons momentos. Claro que você não vai dar um de fotografo contratado e fazer um click de tudo e todos mas em um show por exemplo costumo tirar fotos de todos reunidos, da minha banda predileta (3~5 registros) e de algumas coisas que eu considero relevante. No total saio do show dependendo da quantidade de bandas com 10~30 fotos e aproveitando muito bem os momentos.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #19 Online: 18 de Junho de 2013, 18:00:17
Pior que clicar, nos tempo de hj é gravar um show com celular e colocar no Youtube.... :aua:
Que falta de senso...


migli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Feminino
Resposta #20 Online: 18 de Junho de 2013, 18:40:44
Pior que clicar, nos tempo de hj é gravar um show com celular e colocar no Youtube.... :aua:
Que falta de senso...


Falou e disse!
É jogar o dinheiro do ingresso fora e ainda ter um material de baixa qualidade (as vezes o audio pode até salvar se for em um teatro) mas as imagens... principalmente em show aberto... vixi!