Autor Tópico: Clicar ou viver o momento?  (Lida 2048 vezes)

thipac

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.130


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2013, 05:43:58
bem como o cara falou, o pessoal parece q quer mais mostrar q foi até la do q curtir..

Isso é o q mais tem, ja tem a camera até com wifi pra postar na hora :/ .
Essa era de facebook ta um saco, tem gente q deveria ser proibido de usar internet. uehueheuheu



Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2013, 06:43:51
 :ponder:
Acho que ele tem um pouco de razão! Porém o ato de fotografar é algo muito rápido, não tira a experiência de estar no local Fiz uma pequena reflexão do meu comportamento e cheguei a conclusão que, apesar de fotografar as minhas viagens, não perco a experiência! Em 2010 estive em Paris, e para ver a Gioconda esperei muito tempo, e o que eu queria ali não era simplesmente ver; era apreciar, passar na frente dela da direita para esquerda e vice versa, para ver pessoalmente as mudanças de perspectiva e tridimensionalidade que esse quadro tem! Porém 99% das pessoas apenas vão lá clica e vão embora! O problema é que estas pessoas nem vivem a experiência e muito menos possuem uma foto descente! É realmente uma forma de pode dizer para todo mundo que esta em Paris, NY, Londres e etc!
« Última modificação: 08 de Junho de 2013, 06:45:23 por Pope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2013, 09:29:25
:ponder:
Acho que ele tem um pouco de razão! Porém o ato de fotografar é algo muito rápido, não tira a experiência de estar no local Fiz uma pequena reflexão do meu comportamento e cheguei a conclusão que, apesar de fotografar as minhas viagens, não perco a experiência! Em 2010 estive em Paris, e para ver a Gioconda esperei muito tempo, e o que eu queria ali não era simplesmente ver; era apreciar, passar na frente dela da direita para esquerda e vice versa, para ver pessoalmente as mudanças de perspectiva e tridimensionalidade que esse quadro tem! Porém 99% das pessoas apenas vão lá clica e vão embora! O problema é que estas pessoas nem vivem a experiência e muito menos possuem uma foto descente! É realmente uma forma de pode dizer para todo mundo que esta em Paris, NY, Londres e etc!

Gozado!, lendo seu comentário eu achava que eu era chato, por fazer o que eu faço :doh:, porque fico fazendo justamente isso que você descreveu, eu vou há algum lugar e fico lá por horas, vendo, estudando, analisando da mesma forma como você descreveu.

Diversos foram meus passeios acompanhados em que eu sai chateado porque ficavam me apressando a andar logo e perguntarem: "O que mais você tá vendo ai?", "Vai ficar nisso ai o dia inteiro?".

Quando vou sair e principalmente levando minha câmera prefiro muitas das vezes ir sozinho ou ir acompanhado por quem fotografa.

Me sinto mais a vontade de fazer o que disse no primeiro parágrafo.
Fábio Pedro.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 08 de Junho de 2013, 10:59:37
cada vez mais tenho que sair sozinho por causa desse motivo que o Pope comentou.. gosto de "perder tempo"também....

sobre a câmera, existe um fascínio numa tela que eu não sei explicar..
sou músico em em vários eventos onde vou tocar coloco uma pequena handycam com tela de 3" num tripé pra registrar somente... e isso fica às vezes entre 4 e 12 metros do palco..

É impressionante a quantidade de pessoas que se aglomera em volta da filmadora e fica assistindo a apresentação pela tela em vez de olhar pro palco...
« Última modificação: 08 de Junho de 2013, 11:09:25 por Luciano.Queiroz »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #5 Online: 08 de Junho de 2013, 13:42:14
Que cena medíocre




Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2013, 14:16:27
acho que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Pra mim, fotografar o que me agrada, faz parte de viver o momento. é perfeitamente possível misturar as duas coisas.
Talvez num show, qdo pegamos uma câmera e ficamos ali concentrados nela, braços armados, sem respirar, preocupados em pegar uma boa foto. Aí sim, dá pra deixar de vivenciar o show. Mas ainda assim, é possível fazer as duas coisas... faz alguns cliques, depois se joga com gosto no show.  :D
Enfim, eu não me identifiquei com essa reflexão aí não.


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #7 Online: 08 de Junho de 2013, 21:22:40
Enfim, eu não me identifiquei com essa reflexão aí não.

Eu também não.

Mas conheço gente chata que perde o passeio, a festa ... os momentos, "pedindo" pose e retratando tudo. Stress total.
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #8 Online: 10 de Junho de 2013, 09:15:46
Tudo depende do momento, se você esta em uma viagem e segue um roteiro destes de pacotes de agências, você não disponhe de muito tempo... tem que fazer a escolha, ou leva um tripé, mochilas com DSRL, lentes e gasta o seu tempo em fotos mais elaboradas ou leva uma compacta de bolso e sacrifica a imagem porém ganha na dinâmica.

A prioridade que dou sempre é curtir o lugar onde estou, se der tempo de fazer umas fotos mais legais beleza, caso contrário vai do celular mesmo só para fazer 2 ou 3 registros, o resto do tempo é curtir o lugar.

Quando saio "equipado" geralmente estou sozinho, em um lugar previamente escolhido do qual eu já conheço, com tempo sobrando para tiras fotos sossegado.

Estes exemplos de fotos com todo mundo tirando fotos creio que seja mais por causa da popularização da tecnologia em si que é relativamente rescente.
Como são com os smartphone... o que não falta é gente tropeçando ou dando com a cabeça em postes no meio da rua por que está olhando a telinha do celular... ;)

 :ok:
« Última modificação: 10 de Junho de 2013, 09:16:03 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


jaso

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
Resposta #9 Online: 10 de Junho de 2013, 10:09:34
Que cena medíocre



E engraçado, mais aposto que a grande maioria que esta ali, não conhece a historia do quadro, porque ele é tão admirado, e tal, a maioria deles estão ali, somente para postar no facebook, e dizer : "Eu e a mona"........... :aua: :aua:

Conheço pessoas que já foram a Nova York, mais de 10 vezes, e não conhecem o museu da historia natural, ou o museu de cera.... Não que sejam passagens obrigatórias, mais, a grande maioria quer é só comprar, comprar, e comprar..... acho que não aproveitar o momento ta mais nas pessoas do que no ato de clicar....


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 10 de Junho de 2013, 11:11:54
Numa viagem recente à Portugal fiquei assustado com a quantidade de pessoas com DSLRs. Dá para ver que a maioria é leiga pois é a lente do kit.

Pessoal acha que por usar uma câmera "profissional"  terá fotos melhores. Se usassem uma boa point & shot provavelmente teriam um resultado final bem melhor.

Obviamente nada contra que usem DSLR, afinal estou pensando pelo lado deles. Se para nós que viajamos *para* fotografar as vezes a DSLR já é um trambolho incômodo, imagina para quem fotografa *por* estar viajando.

Aproveitando:  nessa viagem comprovei uma teoria minha: levei apenas uma lente, a 10-22 (ou seja, 16-35 na minha 60D) e fui completamente feliz. Acho que só em um momento senti falta de uma tele. Carregar várias lentes como nas outras viagens, nunca mais!!!


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #11 Online: 10 de Junho de 2013, 12:30:12
Numa viagem recente à Portugal fiquei assustado com a quantidade de pessoas com DSLRs. Dá para ver que a maioria é leiga pois é a lente do kit.

Pessoal acha que por usar uma câmera "profissional"  terá fotos melhores.


Não deixa de ser uma verdade, eu mesmo a 5 anos atras era um desses, passei um bom tempo com a lente do Kit, dava uma de turista total... eu acho valido, com o tempo fui gostando e me aprofundando mais e assim tendo fotos melhores, eles podem fazer a mesma coisa, por que não, n da pra julgar apenas pelo momento...

Eu lembrei desse tópico ontem de manhã, estava passeando pelo centro e fiquei um tempo na Praça do Patriarca apreciando e fotografando com celular, vi um monte de "turistas" e fotógrafos passando direto, sem ao menos parar pra observar, muito menos fazer um registro fotografico, e não duvido nada ter passado algum fotografo e pensado "olha lá o mané clicando com celular"... eu comecei a aproveitar muito mais dos momentos depois que resolvi parar pra clicar, tenho observado mais, apreciado mais e tb, curtido mais, e por que não, aproveitando pra fotografar tb...

E acho demais quando vejo fotos desses "turistas" fazendo malabarismos, deitados no chão, pendurados ou oq seja pra fazer uma foto, só demonstra o interesse que eles estão tendo em pelo menos tentar (mesmo que uma tentativa frustrada para os entendidos) fazer uma imagem elaborada, diferente...

Enfim, na minha opinião essa materia n reflete em nada tb....
« Última modificação: 10 de Junho de 2013, 12:30:39 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 10 de Junho de 2013, 13:02:51
Acho que há casos e casos, assim como há momentos e momentos. Hoje em dia, falando de MIM, fotografar algo é uma forma de "viver o momento".
Claro que não vou ficar o tempo todo com a câmera na mão, tirando foto de tudo. Acho que quando você começa a se aprofundar um pouco na fotografia, você passa a querer/tentar tirar fotos apenas de coisas que você acha que darão uma boa foto, você passa a "economizar" clicks, portanto passa a não ficar mais neurótico, ficando com a câmera na mão o tempo todo.
Essa reflexão acho que vale mais para esse pessoal que tira foto de tudo pra ficar postando no Facebook.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #13 Online: 10 de Junho de 2013, 13:20:44

Essa reflexão acho que vale mais para esse pessoal que tira foto de tudo pra ficar postando no Facebook.

Bem por aí mesmo!!
E aí viria aquela coisa de estar sempre com um smartfone na mão, acessando a internet, redes sociais, etc. Isso sim, pode muito bem impedir que se aproveitem o momento, que se relacionem com pessoas ao redor, etc.
Mas simplesmente tirar fotos, realmente não acho que atrapalha. A não ser no exemplo de show que eu dei. :D


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #14 Online: 10 de Junho de 2013, 13:43:51
Bem por aí mesmo!!
E aí viria aquela coisa de estar sempre com um smartfone na mão, acessando a internet, redes sociais, etc. Isso sim, pode muito bem impedir que se aproveitem o momento, que se relacionem com pessoas ao redor, etc.
Mas simplesmente tirar fotos, realmente não acho que atrapalha. A não ser no exemplo de show que eu dei. :D

Acredito que a maioria destes casos seja por causa do Narcisismo, a internet, camera e smartphone são meios de propagar este culto ao "Eu".
Este acho que é o perfil mais abundante no momento, que não está relacionado com o fato de tirar fotos por que gosta ou é viciádo, mas em postar uma foto "elevando aos céus" a sua imagem
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ