Autor Tópico: Fotografia de paisagens: técnica do cartão preto.  (Lida 5622 vezes)

Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #15 Online: 17 de Junho de 2013, 22:21:20
pelo que vi é um hdr manual .

É uma forma de se pensar... Mas eu penso que não seja não.
No HDR, pelo próprio nome, vc tem uma expansão do alcance dinâmico do suporte.
No cartão preto vc não aumenta o alcance dinâmico. Vc restringe a luminosidade de uma parte da cena e faz a diferença de luminosidade real ser alterada diretamente no suporte, fazendo com que essa diferença seja cabível no limitado alcance dinâmico do teu sensor.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


matsyll

  • Trade Count: (20)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 351
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 17 de Junho de 2013, 23:26:27
Mas a técnica é justamente para não precisar comprar acessórios caros.  ;)

Bem.. pode ser dificil de se encontrar aqui no Brasil.. mas é um acessório barato.

Anel + "fixador?" = 5 dólares já com frete: http://www.ebay.com/itm/Ring-Adapter-Filter-Holder-82mm-Cokin-/220637827265?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item335f0a10c1

Filtro "cokin genérico P" graduado = 6,5USD já com frete: http://www.ebay.com/itm/Gradual-Neutral-Density-8-ND8-Filter-Cokin-P-Series-Brand-New-Free-Shipping-/390429485682?pt=Camera_Filters&hash=item5ae7692a72

Total: 11,70USD x 2,16 = 25 reais já com frete incluso.
O tempo e combustível que se gasta para ir em uma papelaria comprar uma cartolina preta será que realmente compensa?
Além de achar que não compensa a cartolina.. Com esses 25 reais você terá um acessório durável (ao contrário do cartão preto),um suporte que te possibilitará usar outros filtros no futuro e ainda ficará com a mão livre(O cartão preto você precisa ficar segurando)..

Não sei.. Acho que cada um tem a sua opinião..

Eu particularmente gosto muito dos cokins P.. acho eles muito práticos. Só estão parados precisando de anéis novos por aqui.. :doh:
« Última modificação: 17 de Junho de 2013, 23:55:13 por matsyll »


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #17 Online: 18 de Junho de 2013, 22:28:10
Interessante, e pelo menos na foto mostrada , o resultado ficou magnífico... mas é complicado com um tempo de exposição desse.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #18 Online: 20 de Junho de 2013, 11:59:40
Bem.. pode ser dificil de se encontrar aqui no Brasil.. mas é um acessório barato.

Anel + "fixador?" = 5 dólares já com frete: http://www.ebay.com/itm/Ring-Adapter-Filter-Holder-82mm-Cokin-/220637827265?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item335f0a10c1

Filtro "cokin genérico P" graduado = 6,5USD já com frete: http://www.ebay.com/itm/Gradual-Neutral-Density-8-ND8-Filter-Cokin-P-Series-Brand-New-Free-Shipping-/390429485682?pt=Camera_Filters&hash=item5ae7692a72

Total: 11,70USD x 2,16 = 25 reais já com frete incluso.
O tempo e combustível que se gasta para ir em uma papelaria comprar uma cartolina preta será que realmente compensa?
Além de achar que não compensa a cartolina.. Com esses 25 reais você terá um acessório durável (ao contrário do cartão preto),um suporte que te possibilitará usar outros filtros no futuro e ainda ficará com a mão livre(O cartão preto você precisa ficar segurando)..

Não sei.. Acho que cada um tem a sua opinião..

Eu particularmente gosto muito dos cokins P.. acho eles muito práticos. Só estão parados precisando de anéis novos por aqui.. :doh:

EU, euzinho aqui tenho muita restrição quanto ao uso de qualquer acessório genérico em ótica.
O adaptador ali, se for de boa qualidade, OK. Não interfere na ótica... Mas o filtro graduado eu não usaria nunca.
O problema é que as limitações que esses equipamentos oferecem impõe perdas, algumas leves algumas severas, na qualidade final da foto. E perda ótica é uma coisa que não se recupera. Se entrar muita UV ou IR ou artefatos ou color casting não tem PP que salve.
EU, euzinho aqui, não sou bom de PP. Então prefiro acertar no clique que tentar tirar uma invasão de cor magenta só da metade superior do frame.
Prefiro economizar minha grana e comprar algo mais testado e recomendado pelos bons profissionais do ramo.
Existem muitos relatos comparativos entre produtos Cokin e de outros fabricantes (eu me interesso especialmente pelo Lee Big Stopper) e todos são unânimes em dizer que o Lee (inclusive o suporte) é muito, mas muito superior ao Cokin.
Além de já ter lido relatos aqui mesmo no MF, de usuários idôneos, relatando as dificuldades encontradas no uso do Cokin.

Eu usaria Cokin??? Sim, tranquilamente. Como forma de conhecer o produto e por ele ser mais acessível. Mas tendo a informação que há óticas melhores, prefiro economizar e ir no certo.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #19 Online: 20 de Junho de 2013, 12:04:06
PS: Ah, claro... E por ter predileção pelo Lee Big Stopper, eu preferiria o uso do Z-Series da Cokin.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


matsyll

  • Trade Count: (20)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 351
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 20 de Junho de 2013, 14:20:43
EU, euzinho aqui tenho muita restrição quanto ao uso de qualquer acessório genérico em ótica.
O adaptador ali, se for de boa qualidade, OK. Não interfere na ótica... Mas o filtro graduado eu não usaria nunca.
O problema é que as limitações que esses equipamentos oferecem impõe perdas, algumas leves algumas severas, na qualidade final da foto. E perda ótica é uma coisa que não se recupera. Se entrar muita UV ou IR ou artefatos ou color casting não tem PP que salve.
EU, euzinho aqui, não sou bom de PP. Então prefiro acertar no clique que tentar tirar uma invasão de cor magenta só da metade superior do frame.
Prefiro economizar minha grana e comprar algo mais testado e recomendado pelos bons profissionais do ramo.
Existem muitos relatos comparativos entre produtos Cokin e de outros fabricantes (eu me interesso especialmente pelo Lee Big Stopper) e todos são unânimes em dizer que o Lee (inclusive o suporte) é muito, mas muito superior ao Cokin.
Além de já ter lido relatos aqui mesmo no MF, de usuários idôneos, relatando as dificuldades encontradas no uso do Cokin.

Eu usaria Cokin??? Sim, tranquilamente. Como forma de conhecer o produto e por ele ser mais acessível. Mas tendo a informação que há óticas melhores, prefiro economizar e ir no certo.

Concordo em maior parte com você. Eu também não sou muito bom em PP.
Possuo, herdado, uns 15~20 Cokins P, originais, franceses. Eu não conheço esse Lee Big Stopper, mas sempre fiquei muito satisfeito com esses cokins.

Obviamente que os itens genéricos possuem chance bem maior de oferecer alguma perda de qualidade notável.
Mas, acredito que o custo-benefício possa compensar. Por 25 reais acho que realmente terá um resultado melhor que um simples cartão preto segurado com a mão..

Acho que valeria a pena arriscar. São apenas 25 reais pelo suporte + filtro.. Se forem ruins a perda é quase zero.

Eu tenho algumas coisas genéricas aqui e digo somente poucas coisas fiquei indignado com a qualidade.

Eu arriscaria sem medo.