Autor Tópico: Fotografia de paisagens: técnica do cartão preto.  (Lida 5619 vezes)

Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Online: 08 de Junho de 2013, 11:51:18
Qualquer dia eu vou tentar isso!

http://www.dicasdefotografia.com.br/fotografia-paisagens-tecnica-cartao-preto-o-que

Quem fizer e puder postar o antes e depois(foto antes de aplicar a técnica e foto aplicando a técnica).
Achei bastante legal o resultado do exemplo do tutorial! :ok:
Fábio Pedro.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2013, 12:05:04
Eu conheci a técnica por esses dias também, achei bem legal a sacada! Não costumo fotografar paisagens, mas é uma boa mesmo. Só que só funciona com exposições mais longas, tem situações que um filtro ND graduado é a única saída mesmo.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2013, 12:56:40
Sempre fico de tentar usar essa técnica e sempre esqueço de levar um cartão preto.
Na próxima saída vou tentar levar... Como não tenho ND grad ela pode ser muito útil. Espero que consiga realizar de forma satisfatória.

Eu conheço essa técnica já tem um bom tempo. Existe outra tb que é nos mesmos moldes, mas mais complexa e se utiliza de um lenço ou tecido grosso. Se chama 'técnica do tecido mágico' (procure o termo em inglês e vai dar muitos resultados). É como o dodge and burn do ampliador, mas feito na cena original.

Li por aí que para não ficar uma transição muito marcada, basta fazer pequenos movimentos de sobe e desce ou circulares com o cartão e acaba criando uma transição suave, como um ND grad soft.
Me parece ser uma aplicação da técnica do tecido mágico sobre a técnica do cartão preto.
Tente aí.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2013, 14:25:33
Eu li esse link ontem. Pareceu bastante interessante. Vivendo e aprendendo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2013, 07:49:13
Vai fotografar paisagem? Então é certo q esteja com um tripé. Assim, basta fazer 2 esposições. Uma para terra e outra pro céu. Na edição é, (sabendo ) a coisa mais fácil do mundo juntar as duas. E nem falo de técnica de HDR. Coisa bem simples e com ótimos resultados.
Outra alternativa, principalmente com as novas Nikons, como a D600, e seu Dinamic Range alto,  é fazer uma exposição q não sacrifique muito o céu nem a terra e depois recuperar na edição. Isso com RAW.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 10 de Junho de 2013, 08:46:01
fiz um teste com essa técnica uma vez.. Mas não é tão simples quanto parece. Achar o ponto onde o cartão tem que ficar e permanecer lá sem tremer a imagem, sem escurecer onde não deve e sem deixar passar luz onde não deve exige paciância....

Foi a única foto que fiz com essa técnica, e pra acertar a posição do cartão (segurando com a mão) na linha do horizonte precisei de uns 10 cliques: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=64375.0


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 10 de Junho de 2013, 23:15:52
Tinha certeza que tinha visto essa técnica por aqui. Bom, foi esta foto do Luciano mesmo.  :D


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #7 Online: 11 de Junho de 2013, 09:27:21
Sempre fico de tentar usar essa técnica e sempre esqueço de levar um cartão preto.
Na próxima saída vou tentar levar... Como não tenho ND grad ela pode ser muito útil. Espero que consiga realizar de forma satisfatória.

Eu conheço essa técnica já tem um bom tempo. Existe outra tb que é nos mesmos moldes, mas mais complexa e se utiliza de um lenço ou tecido grosso. Se chama 'técnica do tecido mágico' (procure o termo em inglês e vai dar muitos resultados). É como o dodge and burn do ampliador, mas feito na cena original.

Li por aí que para não ficar uma transição muito marcada, basta fazer pequenos movimentos de sobe e desce ou circulares com o cartão e acaba criando uma transição suave, como um ND grad soft.
Me parece ser uma aplicação da técnica do tecido mágico sobre a técnica do cartão preto.
Tente aí.

Rodei ontem a noite pela web e não achei nada com esses termos ("magic tissue technique", "magic tissue technique photography")
e combinações concatendas como ("technique photography+magic tissue", "photography+magic tissue", "magic tissue+technique photography").

Tem alguma sugestão? :ponder:
Fábio Pedro.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #9 Online: 11 de Junho de 2013, 13:14:35
Fábio Pedro.




spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #11 Online: 16 de Junho de 2013, 15:07:55
http://www.google.com.br/search?sugexp=ernk_timepromotionb&gs_rn=17&gs_ri=psy-ab&suggest=p&cp=6&gs_id=n&xhr=t&q=cokin+filters&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.47883778,d.dmQ&biw=1920&bih=965&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=xs69Ue3KFoGV0QH4sIDwBw#facrc=_&imgrc=S60sHsN2Xcr4DM%3A%3BHphp9eLKgmkWzM%3Bhttp%253A%252F%252Fjefflynchdev.files.wordpress.com%252F2009%252F08%252Fneutral_density_grad_large.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fjefflynchdev.wordpress.com%252Ftag%252Fsingh-ray-filters%252F%3B800%3B600

Pelo que entendi, acho que o suporte acima resolveria a situação. É uma peça de plástico e barata, comprei um na época em que fotografava com filmes, mas o diâmetro desse acessório é diferente das lentes que uso atualmente.


Costumava locar esse tipo de filtro para externa, nos tempos da Betacam. Acredito que uma garrinha tipo jacaré pra dar uma bandeirada na lente seria legal...


carofra

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
  • honestidade sempre
Resposta #12 Online: 17 de Junho de 2013, 00:07:03
pelo que vi é um hdr manual .


matsyll

  • Trade Count: (20)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 351
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 17 de Junho de 2013, 20:56:54
Um cokin P graduado trará um resultado bem melhor, não?


Sem riscos de tremer.. e, por ser um cokin tipo "p", você pode acertar a posição do gradiente melhor..
Diferente do filtro graduado comum..


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 17 de Junho de 2013, 22:17:15
Um cokin P graduado trará um resultado bem melhor, não?


Sem riscos de tremer.. e, por ser um cokin tipo "p", você pode acertar a posição do gradiente melhor..
Diferente do filtro graduado comum..

Mas a técnica é justamente para não precisar comprar acessórios caros.  ;)

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova