Autor Tópico: Listras nas fotos! Problema na câmera ou no cartão  (Lida 43213 vezes)

RenataV

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
    • http://renatavidaldacunha.multiply.com/
Online: 17 de Julho de 2006, 01:01:22
Comprei mês passado uma nikon 8700, fiquei muito feliz com ela, tirei fotos ótimas, tudo certinho. Esse final de semana viajei para Itatiaia para fotografar o Parque. Imagine que frustração horrorosa perceber que a câmera que estava funcionando direitinho passou a apresentar problemas. As fotos sairam todas com listras horizontais finas brancas cobrindo completamente a imagem. As imagens com mais luz foram as que mais sofreram, ficando mais expostas devido à sobreposição dessas listras. Não sei agora se seria um problema da câmera ou do cartão de memória. O display da câmera aparece todo normal nos menus e até na visualização pré-fotografia. Mas depois de bater a foto, a foto que foi tirada sai listrada, o que me parece portanto que é um erro ao gravar no cartão. Na verdade, estou torcendo muito para que seja um problema só no cartão, porque além de mais barato, é mais rápido de trocar e é no Rio mesmo onde moro. Se tiver que descobrir se é problema da câmera, vou ter que enviar por sedex para SP. Está tudo na garantia ainda, mas estou tão tristinhaaaaaaaaaaa... snif snif
Se souberem desse tipo de problema, já tiveram, já ouviram falar, enfim... poderiam me dar um help???? Sabem se é cartão ou a câmera ou algum poder alienígena?
Socorro!!!
Besos
Renata :huilen:  


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2006, 01:31:05
Poxa, Renata, que triste isso =///

Eu ainda não sou muito experiente para dizer, mas essa câmera não tam nada de memória interna não?
Senão vc tirava uma foto com a memória interna dela e verificava se é mesmo erro do cartão

Posta aí uma foto com o defeito pro pessoal analisar...
 


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2006, 01:31:33
Você tem como postar uma foto pra gente?


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2006, 01:38:42
Renata,

Tudo blz?

Algumas sugestões:

* Experimente formatar o CF da sua câmera, e veja se o problema persiste.

* Pegue um CF de algum amigo emprestado, e teste na sua cam pra ver se continua.

* Pegue o seu CF e teste na camera de algum amigo...

Apesar da cam ainda estar na garantia, tomara que seja realmente o seu CF...

abraços!  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2006, 01:47:33
Problema no sensor... Acione a loja  :(
Essas listras, se forem muitas e fininhas, são sintoma bem comum de sensor estragado. Se forem somente zonas (grandes faixas, 2 ou 3) da imagem em tons diferentes, aí sim é possivelmente problema com o cartão ou com o mecanismo de gravação.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


RenataV

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
    • http://renatavidaldacunha.multiply.com/
Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2006, 00:49:54
Oi pessoas!
Obrigada pelas dicas!
Pedro, é realmente super triste, tô tão chateada... A máquina não tem memória interna. Aliás, Pedro e Roberto e demais pessoas, coloquei exemplos dessas fotos no meu multiply. Como dá para ver melhor em 100%, achei que ia ficar pesado colocar 8mp direto aqui, então o link é:
http://renatavidaldacunha.multiply.com/photos/album/11
Vocês vão ver que com mais luz o problema fica bem pior, aí dá para notar algo de errado mesmo com a foto pequena. Mas em todas, as listras aparecem. As cores ficam apagadas e esquisitas por conta disso também. :-(
Teve uma foto que não teve listras, e foi um retrato comum noturno, não postei lá, mas de qualquer modo, achei estranho por não ter pego nada em volta, só a pessoa. Também não postei duas fotos anteriores do meu noivo na mesma série dessa que saiu sem listras, porque fiquei apavorada com o resultado. Ficaram esquisitíssimas, uma com manchas em volta e outra com as manchas em volta e mais manchas vermelhas escuras pelo rosto dele, de tal modo que ele parecia um undead, um acidentado, sei lá. Nem postei, porque fiquei apavorada com aquilo. Tirando essas, todas as mais de 200 fotos que tirei têm listras e o problema continua.
Davi, assim que começou o problema, formatei o cartão, apaguei o cartão, tirei e coloquei o cartão, enfim... nada adiantou. Infelizmente não tenho amigos que tenham câmeras que usem compact flash. A maioria das pessoas que conheço usam compactas (principalmente sony) que usam o memory stick. Pensei nisso sim, fiquei matutando, mas realmente não conheço ninguém.
Então fui hoje na loja em que comprei o compact flash, a recreio digital, e lá se dispuseram a testar um outro cartão na câmera. E... infelizmente o problema não é do cartão, é a câmera mesmo que está com problema. A recreio sugere que seja problema na lente, mas acho pouco provável, porque se fosse na lente, imagino que já veria algo errado antes de bater a foto.
Então, Georges, acabei de ver sua resposta, ela está corretíssima, o mais provável mesmo é ser um problema no sensor, o que explica inclusive a dificuldade com maior quantidade de luz, creio eu. Obrigada por essa informação, foi tudo!
Então, o que me resta a fazer é embrulhar a câmera toda e enviar por sedex para a assistência técnica da garantia láaaaaaaaa em SP.
Agora, olhem o cúmulo do azar:
Azar 1 >> nessa viajem, assim que cheguei no hotel, o dono ao saber que eu queria tirar fotos dos lugares, disse que se eu tirasse fotos legais, ele me daria a estadia de graça. Com esse problema todo, nada de estadia grátis, nem mostrei as fotos.
Azar 2 >> na recreio me informaram que até 30 dias, a loja tem responsabilidade de trocar o produto, e se passar de 30 dias deve enviar para a assistência técnica onde deverá ser consertado. Pois fez exatamente 30 dias nesse fim de semana, a câmera esperou exatamente 30 dias para dar problema. Então tem que ir para o conserto mesmo, e vou rezar que seja rápido, volte funcionando direito e nunca mais dê problema.
Estou super tristinha, mas vamos esperar que tudo acabe bem!
Obrigada a todos pelas informações, principalmente ao Georges que já conhecia o problema!
Espero que ninguém mais tenha um problema como esse, é muito frustrante... mas se tiverem, pelo menos fica a informação do que é...
Besos
Renata
 


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #6 Online: 18 de Julho de 2006, 01:02:51
Olá!
Tudo jóia?
Realmente pode ser problema no sensor!
Teve uma levada de câmeras que usavam o sensor da Sony que tiveram problemas...
Eu tive uma A300 da Canon que inclusive até tinha vendido para um amigo meu e calhou de dar problema no CCD (sensor).
Felizmente vou mandá-la para a autorizada e vão arrumar pra mim.
Veja se sua câmera não foi afetada.
Um ótimo link para ver isto é esse: http://www.dpreview.com/news/0509/05092801nikonadvisory.asp
Mas existem outras câmeras que não foram atualizadas no site.
Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #7 Online: 18 de Julho de 2006, 01:33:58
Super chata tua história Renata, mas infelizmente estamos todos sujeitos a esses problemas, a parte eletrônica das câmeras digitais ainda precisa "chegar lá" :( Sei que vais desanimar um pouco por causa disso, mas não é motivo. Minha sugestão é enviar a câmera pro conserto o mais rápido possível, pois quando estiveres com ela novinha de novo em tuas mãos, tenho certeza de que esquecerá esse episódio chato. Enquanto isso é relaxar e ter paciência, são inconvenientes que fazem parte :(
« Última modificação: 18 de Julho de 2006, 01:35:10 por Georges »
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #8 Online: 18 de Julho de 2006, 03:24:17
talvez o problema nem seja no sensor em si, mas na hora da máquina fazer o demosaico e transformar em jpeg... mas de qualquer maneira é problema e só na autorizada..
 
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


RenataV

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
    • http://renatavidaldacunha.multiply.com/
Resposta #9 Online: 18 de Julho de 2006, 23:49:18
Oi pessoas!
Renato, lá no link que você me passou não tem pelo menos o meu modelo, mas como você falou pode estar desatualizado. Vou ficar acompanhando isso. Obrigada pela dica e espero que tudo corra bem com a sua ex-câmera!
Gabriel, vou descobrir o que houve e conto a vocês, já enviei hoje para a assistência técnica da loja. Contactei a loja (Etronics) e eles foram super atenciosos (espero que continuem fofos como foram até agora e eu não me decepcione com eles) e me pediram que eu encaminhasse o pacote com tudo da câmera e cópias de documentação via sedex para a assistência técnica deles. Disseram hoje que como tem pouco tempo que eu comprei, de repente até trocam a câmera. De qualquer modo, falaram que vão ver o que os técnicos vão dizer e conforme o diagnóstico vão ver o que fazer, se for um problema bobo, vão consertar, mas se for algo grave, vão trocar mesmo.
Só que nesse negócio de juntar toda a documentação e listar tudo por escrito acabei descobrindo que o número de série da câmera estava diferente do da caixa, o que claro que foi suficiente para acionar a minha paranóia e me deixar mais inquieta com isso. Bom, liguei para eles e a responsável pelo atendimento me informou que não havia problema algum, que provavelmente foi uma caixa trocada na hora de conferir o produto antes de enviar. Ai ai, espero que tudo corra bem...
Georges, realmente fiquei tristinha, mas sei que é algo que pode acontecer, paciência, né. Não vou desanimar.
Besos
Renata
 


RenataV

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
    • http://renatavidaldacunha.multiply.com/
Resposta #10 Online: 21 de Julho de 2006, 20:21:35
Oi pessoas!
Notícias sobre o problema das listras!
Hoje a assistência técnica me informou que o problema é no obturador e que este deverá ser trocado. Deram um prazo de 15 a 20 dias (ohh deus) mas quando informei isso a loja, a loja acabou me contactando em seguida para informar que falaram com a assist. e o prazo seria de 7 ou 8 dias.
Perguntei sobre o sensor para a assist. mas disseram que não era ele o problema, que minha câmera não estava na lista do recall nem dos lotes com defeitos.
Agora, é aguardar, e esperar que corra tudo bem...
Besos
Renata


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 21 de Julho de 2006, 20:40:49
Nossa, no obturador?
Que estranho =P
Vivendo e aprendendo.. =]

Tomara que isso seja resolvido logo! Aí vc poderá ir aos passeios que o pessoal do Rio organiza =]]


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 21 de Julho de 2006, 20:55:10
Também achei muito estranho, a imagem parecia problema no CCD.

Obturador em câmera compacta?  
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


RenataV

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
    • http://renatavidaldacunha.multiply.com/
Resposta #13 Online: 21 de Julho de 2006, 21:18:49
Oi Paulo!
Bom, essa nikon não é uma compacta, mas sim uma prosumer!
Agora, na minha completa ignorância, toda câmera não tem um obturador?
Besos
Renata


RenataV

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
    • http://renatavidaldacunha.multiply.com/
Resposta #14 Online: 21 de Julho de 2006, 21:25:32
Oi Pedro!
Também achei esquisito, estava achando mesmo que era o sensor, mas enfim, disseram, né... vamos ver, se tiver mais novidades de lá, passo, pode ser útil para se alguém tiver um problema desses (espero sinceramente que ninguém tenha).
Disseram lá na assist. que tinham duas 8700 lá com problemas, uma era problema no bloco e outra no mecanismo interno, aí depois ela me disse que a minha era a do obturador.
Estou super a fim de ir num passeio, tomara que chegue logo mesmo e funcionando!
Besos
Renata