Autor Tópico: Macrofotografia  (Lida 3086 vezes)

purplecita

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 09 de Junho de 2013, 20:24:31
Olá gente!
Eu estou escrevendo para saber de vcs qual câmera vcs recomendariam para fazer tanto fotos comuns (pessoas, cotidianos, animais, paisagens...) como macrofotografias, pois tenho muitos elementos/objetos em tamanho reduzido e em miniaturas e gosto de fotografar de forma mais "próxima" dando "close"... Gostaria também de adquirir um equipamento para futuramente registrar os momentos de meu filho (que ainda não foi fabricado!) para que quando ele viesse ao mundo e fosse crescendo eu pudesse fazer esse registro com qualidade.
Quais câmeras vcs recomendam num preço acessível para esses motivos... gRATA!
« Última modificação: 09 de Junho de 2013, 20:26:16 por purplecita »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 09 de Junho de 2013, 20:28:39
Acessível é um valor máximo de quanto??

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


purplecita

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #2 Online: 09 de Junho de 2013, 20:40:19
Obrigada por me responder!!  É possível encontrar tudo isso numa câmera só? Acessível seria ate uns 800 talvez... ou 1000...


purplecita

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #3 Online: 09 de Junho de 2013, 20:42:31
Se eu pensar bem, de acordo com minha realidade, seria uma câmera de uns 600 no máximo, mas como fica difícil ter o que imagino fazer com ela com uma câmera compacta mais simples... estou jogando o valor para um tanto mais alto...


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #4 Online: 09 de Junho de 2013, 20:48:52
EDIT: desculpa agora vi que vc colocou 600 reais enquanto eu escrevia este post. Com este valor nao tem macro bom. Só as cameras meio fora de linha Canon SX40, Nikon P500 e outra que simulam um macro que preenche objetos de 5cm na foto, (nao amplia mais que isso e isso nao chega a ser considerado macro em nível DSLR)

se no modo macro vc nao for fotografar insetos/olhos de pessoas, vc pode ir com a D3200 (1500 reais com lente kit) e a e a Nikon 40mm (1000 reais)
Mas veja, macro é para coisas menores que 5 cm..senao nao precisa

Pq a D3200 de 24 Megapixel se com 12 Mp vc bate qq tipo de foto ? Porque vc falou em macro e com a lente 40mm vc fica a 3-5 cm do objeto e com 24 Megapixel vc ganha uma distancia adicional de mais 5-10 cm (sério é pouco mesmo) ganhando profundidade de campo e "recorta" a foto com a parte desejada e ainda tem 20MP, 16MP...

Ah mas vc quer mais distancia ? entao tem problema $$$ pq em macro cada cm custa 100 reais.
E, se forem coisas vivas vc precisa de macros que te garantam uma distancia minima do objeto (a 40mm vc fica a 3-5 cm do objeto),
As mais caras te dao esta garantia mas o preço vai para as estelas. Para garantir 16 cm por ex, vc ja vai pros 60mm e só a lente ja fica 2 mil...
garantir 30cm, tem que pegar a 100mm (dentista usa pq o bafo do clietne nao chega a embaçar a lente a 30 cm !!!) e ja passa dos 3 mil..
e enfim para garantir 50cm de distancia a 200mm que passa dos 5mil
« Última modificação: 09 de Junho de 2013, 20:53:13 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


Edson22

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #5 Online: 09 de Junho de 2013, 20:49:28
por 1.000, no máximo uma superzoom.
 :(


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 09 de Junho de 2013, 20:51:40
Com esse orçamento e necessidade, a melhor indicação é uma boa compacta.
Como não conheço esse mundo das compactas,

Movendo tópico...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


purplecita

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #7 Online: 09 de Junho de 2013, 21:14:24
Então, eu disse que para minha realidade seria uns 600 reais, mas sei que tenho que gastar mais para ter o que espero... portanto 1000 continua valendo!

Mas me desculpem pela ignorância!
É que nunca me atrevi a comprar uma câmera... Apenas segui usando dos outros e compactas ou então a modesta câmera do meu celular Nokia que tem 8mp.
O meu problema é que todas que usei, ao aproximar muito a câmera do que eu queria fotografar, a foto perdia o foco, ficava embaçada, parecendo sem definição - principalmente quando era algo pequeno...


carlosandre

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 462
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Junho de 2013, 10:53:57
Uma Canon G12 te serveria muito bem, a macrofotografia com ela fica otimo, pode-se aproximar a 0 cm da lente e com a possibilidade de fazer o foco manual.

O unico problema é encontrar uma nova com o valor que voce esta disposta a pagar!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 11 de Junho de 2013, 11:12:47
A canon sx240 faz foco a partir de 5 cm, mas dá pra fazer recorte na foto depois.
Na verdade, nenhuma compacta faz macro. Todas fazem fotos close up.


panet

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Junho de 2013, 13:38:16
   Considere a Canon SX40. A distancia mínima de foco é próxima de 1 milímetro - a rigor, você pode encostar a lente no objeto fotografado. A qualidade de imagem está entre as melhores dentre as super-zooms. O preço está entre 900 e 1100 reais nos mercados virtuais.
Dum senesco addisco


 Canon T3i - Nikon P900/p7800 - Canon G15/G16


carloura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Feminino
    • Testando com a Carla
Resposta #11 Online: 11 de Dezembro de 2014, 11:12:07
Olá,
sou uma santa ignorância na fotografia, mas estou aprendendo muito com vocês.
Cada lente macro tem seu limite, então para aumentar o alcance pode usar filtros close up?


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Dezembro de 2014, 18:25:43
Uma lente macro real entrega um fator de ampliação de 1:1, i.e. 1cm de objeto é projetado em 1cm de sensor. A Canon tem a lente MP-E 65, que faz macro de 1:1 a até 1:5, i.e. 1cm real vira 5cm no sensor, i.e. o objeto fica 5x maior que o real. Se o corpo for APS-C chega-se a 8x do tamanho real. Se se deseja ampliar mais que os 1:1 da lente macro normal, pode-se usar tubos de extensão (ou um fole, que nada mais é que um tubo de extensão de tamanho variável. Usualmente este chega a um tamanho máximo mais longos que tubos de extensão normais.

Aconselho-te a adquirir o livro "Macrofotografia e Close-Up" do Tácio Phillip (Editora Photos), ou melhor ainda fazer o curso de Macrofotografia e Close-Up que ele leciona regularmente em SP e esporadicamente em outras cidades. HAverá um no final de janeiro no RJ, por exmeplo. Mais info em http://www.macrofotografia.com.br

Acessa também a Revista Macrofotografia (http://www.revistamacro.com.br), gratuita para acesso digital.
JVc.


Brand000n

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #13 Online: 30 de Dezembro de 2014, 10:43:24
Eu recomendaria o Fujifilm x100s! É uma camera com óticas muito boas e pode ser usada para varias aplicações e tem capacidade de macro tambem


Elizete

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 05 de Março de 2015, 15:16:59
Boa tarde!
O pessoal aí mais cancheiro,  :clap:,  poderia me dizer como fazer para a Colpix P600 inverte o foco na foto macro?
Se eu usar o zoom, funciona bem, pelo menos para o que eu quero... porém se chegar mais perto ela inverte e foca no atrás.
Alguém tem alguma dica ou noção do porque isso?
Tentei encontrar alguma resposta na internet mas não achei nada.
Obrigada e super abraços.
« Última modificação: 05 de Março de 2015, 15:17:46 por Elizete »
Abraços, Eli.