Autor Tópico: Ajuda com escolha entre duas Nikon's  (Lida 2104 vezes)

Querco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 09 de Junho de 2013, 23:22:53
Por favor pessoal,


Emprestem sua experiência a um novato. Estou em negociação para comprar uma Nikon na internet. As duas pelo mesmo preço. Gostaria que os entendidos me ajudassem porque nada sei de fotografia e quero comprar uma câmera, pois sempre desejei fazer fotografias analógicas.

Qual seria melhor:

Uma  Nikon N4004.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-483815766-camera-fotografica-nikon-n4004-analogica-profissional-_JM


ou Uma Nikon  F-501 Af

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-482967377-maquina-fotografica-nikon-f-401s-e-f-501-af-_JM



Fico grato pela ajuda.

Abraços


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 12 de Junho de 2013, 21:58:49
Ambas tem autofocus bem primitivo (leeento) e na minha opinião estão cobrando muito além do que realmente valem.
Das Nikons com autofocus eu já tive a F601, F70, F80/N80, F90x e F100.
Todas eram muito boas, mas o AF da F601 era muito lento em comparação com os modelos postriores, que foram aumentando progressivamente a medida que novos modelos eram alnçados (os modelos que vc mencionou são ainda mais antigos).
Precisa ser Nikon?
Se a resposta for sim, compre de preferência apartir da F70 ou de preferência uma N80/F80 (pague uns i $50.00 no ebay por uma N80 excelente, mas apenas o corpo), mesmo porque a diferença de preço será mínima.
Se puder ser Canon, vc encontra uma EOS 500 QD com zoom 28-80mm (ultrasonic) por 250-280 reais aqui mesmo no MF, com foco infinitamente mais rápido e de um comprador conhecido.
Boa sorte.  :ok:
« Última modificação: 12 de Junho de 2013, 22:01:09 por fcsergio »


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2013, 07:47:59
Ambas tem autofocus bem primitivo (leeento) e na minha opinião estão cobrando muito além do que realmente valem.
Das Nikons com autofocus eu já tive a F601, F70, F80/N80, F90x e F100.
Todas eram muito boas, mas o AF da F601 era muito lento em comparação com os modelos postriores, que foram aumentando progressivamente a medida que novos modelos eram alnçados (os modelos que vc mencionou são ainda mais antigos).
Precisa ser Nikon?
Se a resposta for sim, compre de preferência apartir da F70 ou de preferência uma N80/F80 (pague uns i $50.00 no ebay por uma N80 excelente, mas apenas o corpo), mesmo porque a diferença de preço será mínima.
Se puder ser Canon, vc encontra uma EOS 500 QD com zoom 28-80mm (ultrasonic) por 250-280 reais aqui mesmo no MF, com foco infinitamente mais rápido e de um comprador conhecido.
Boa sorte.  :ok:

Concordo plenamente com tudo o que disse o Doutor Sérgio.

Gostaria de dizer, a título de comentário adicional, que das duas câmeras do ML que vc mostra aqui, não compre nenhuma delas. Leia direitinho o anúncio e vc vai ver que ambas precisam de reparo. Elas já estão caras e considerando ainda a grana que se vai gastar com reparo e um CLA completo, então vai ficar ainda mais salgado.

Estou te mandando uma MP. Leia quando puder.
-22.352971,-48.775582


regispresser

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #3 Online: 19 de Junho de 2013, 15:14:02
CAra, tenho uma N80 e acho ela muito legal. mas procuraria uma F100, até por causa das pilhas, que na N80 são de um modelo bizarro e bem carinho...


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Junho de 2013, 17:26:20
CAra, tenho uma N80 e acho ela muito legal. mas procuraria uma F100, até por causa das pilhas, que na N80 são de um modelo bizarro e bem carinho...

Boa sugestão!!!  :ok:

Mas se for pra chutar o balde, então vá logo de Nikon F5. Nem vou falar a F6 porque é muuuuuito cara. Mas a 5 ainda se encontra por aí por preço legal e é uma puta câmera.

Pesquise, leia mais sobre ela. :D
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Junho de 2013, 17:27:49
E aqui eu vou cutucar a onça com vara curta:


http://www.kenrockwell.com/nikon/f5.htm


Para ver um pouco mais sobre ela: CLIQUE AQUI
« Última modificação: 19 de Junho de 2013, 17:31:47 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 24 de Junho de 2013, 23:21:05
A F5 é um espetáculo de câmera, verdadeiro estado de arte em termos de tecnologia e desempenho.
O problema é que ela muito grande e muito pesada, além do que a maioria que se encontra à venda por ai já pertenceram a jornais e outros profissionais do ramo, já rodaram muito e já levaram castigo pra cacete.
Ninguém comprava um F5 para uso amador, geralmente era para fotojornalismo.
Quase todoas que vc achar à venda irão precisar de uma boa revisão (talvez trocar o obturador) e a aparência externa nem sempre vai agradar.
Particularmente, não vejo vantagens em relação à F100 nos dias de hoje já que é para lazer (a F100 é uma versão menor e mais compacta da F5, mas com a maioria de seus recursos e também usada na época por muitos profissionais que não necessitavam de 9-10 fps)
Se considerar que é para uso amador, a N80 é bem mais leve que a F100 e F5, principalmente.
A F100 e mais pesada mas tem mais recursos que a N80, mas a N80 é a única dessas que tem flash embutido.
A F5 é o que eu citei acima.
Interessantemente, foi o corpo da N80 que foi utilizado nas primeiras digitais da Nikon e da Fuji....
« Última modificação: 24 de Junho de 2013, 23:37:19 por fcsergio »


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Junho de 2013, 15:01:54
A F5 é um espetáculo de câmera, verdadeiro estado de arte em termos de tecnologia e desempenho.
O problema é que ela muito grande e muito pesada, além do que a maioria que se encontra à venda por ai já pertenceram a jornais e outros profissionais do ramo, já rodaram muito e já levaram castigo pra cacete.
Ninguém comprava um F5 para uso amador, geralmente era para fotojornalismo.
Quase todoas que vc achar à venda irão precisar de uma boa revisão (talvez trocar o obturador) e a aparência externa nem sempre vai agradar.
Particularmente, não vejo vantagens em relação à F100 nos dias de hoje já que é para lazer (a F100 é uma versão menor e mais compacta da F5, mas com a maioria de seus recursos e também usada na época por muitos profissionais que não necessitavam de 9-10 fps)
Se considerar que é para uso amador, a N80 é bem mais leve que a F100 e F5, principalmente.
A F100 e mais pesada mas tem mais recursos que a N80, mas a N80 é a única dessas que tem flash embutido.
A F5 é o que eu citei acima.
Interessantemente, foi o corpo da N80 que foi utilizado nas primeiras digitais da Nikon e da Fuji....

Peraí Doutor!!!! Com uma argumentação tão bem fundamentada, tão eloquente, assim eu fico sem resposta.  >:(

Sou obrigado a concordar com você e calar a minha boca.  :(

 :D

Mas, agora sério, eu tenho uma F5 mas acho que sou exceção. Dei muuuuuita sorte de ter encontrado uma em tão bom estado, tão pouco usada. Já a F100 eu nunca sequer coloquei as mãos.
-22.352971,-48.775582


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 30 de Junho de 2013, 21:59:24
Peraí Doutor!!!! Com uma argumentação tão bem fundamentada, tão eloquente, assim eu fico sem resposta.  >:(

Sou obrigado a concordar com você e calar a minha boca.  :(

 :D

Mas, agora sério, eu tenho uma F5 mas acho que sou exceção. Dei muuuuuita sorte de ter encontrado uma em tão bom estado, tão pouco usada. Já a F100 eu nunca sequer coloquei as mãos.

Braginha, a F100 é a versão menor da F5 para que não faz fotonormalismo e não necessita de 9-10fps....
De resto, é quase igual e muito menor e mais leve.
Vendi a minha uns anos atrás quando migrei para digital e ironicamente, recentemente compriu uma D80, que foi projetadaa para amadores avançados e é bem levinha.
Além de mutio mais leve, é mais barata e não pretendo mais fazer fotos em grandes velocidades em filme.
Não tem lá grandes diferenças para a maioria dos mortais, ainda mais se não faz fotojornalismo.
A maioria dos profissionais da Popular Photography que fazia fotos de pessoas, paisagens, etc, usava a F100 nos tempos que eu assinava (f5 era apenas fotojornalismo), que não é nosso caso.
Hoje, se fosse para chutar o balde, seria não mais que a F100, mais que isso só para aumentar o peso.
A F100 não deixa nada a desejar, acredite em mim.... :ok:


« Última modificação: 30 de Junho de 2013, 22:13:59 por fcsergio »