Autor Tópico: Necessidade de ISO maior - Qual câmera?  (Lida 10801 vezes)

Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Online: 10 de Junho de 2013, 08:26:17
Bom dia, pessoal.

Nas últimas vezes que eu saí para fotografar, eu senti bastante necessidade de um ISO maior em algumas situações, eu uso uma D90 então eu tento manter o ISO no 1600 e em pouquíssimos casos, deixo em 2000 que já apresenta ruído.
Eu sei que eu poderia usar o flash para "compensar" essa falta de ISO, assim como tentar compensar na velocidade, abertura e etc... Na velocidade, está fora de questão porque as fotos sairiam tremidas, outra opção seria adquirir lentes mais claras, mas eu prefiro optar por um corpo que me forneça um ISO maior para não ficar apenas "dependendo" de lentes mais claras e quanto ao flash, não é sempre que eu posso usá-lo dependendo da situação.

Postei a dúvida no espaço de "Câmeras Digitais SLR" porque não tenho essa frescura de marca, estou aberta a indicações tanto da Canon quanto da Nikon (desconsiderei as outras marcas do mercado porque gostaria de ficar entre alguma dessas duas mesmo, pela facilidade de se encontrar acessórios e etc que hoje em dia, ainda é predominante das duas marcas, pelo menos por enquanto).
Considerei a ideia de pegar uma 6D porque acompanhei alguns tópicos dela aqui pelo fórum e gostei bastante do desempenho dela em relação ao ISO, mas não sei se já está na hora de migrar para fullframe, até porque demoraria um pouco mais para juntar todo o dinheiro necessário, por outro lado, não sei se vale a pena pegar outra cropada e mais para frente sentir a necessidade de ir para um corpo fullframe.

Então, sem prolongar muito, qual as indicações que vocês têm para a questão aqui apontada? Qual corpo ofereceria um melhor desempenho em questão de ISO? (Claro, sem deixar de lado os outros atributos também, queria um corpo que eu pudesse passar um bom tempo com ele, sem pensar em mudanças por um bom tempo...)
« Última modificação: 10 de Junho de 2013, 08:40:57 por Daniela Alves »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2013, 08:42:38
Se você for ficar na cropada, acho que a melhor opção seria a D7000/7100 , pois são as que tem melhor desempenho em ISO e vai precisar apenas do corpo, mas se você já anda pensando em FF ai a coisa muda, não valeria a pena ficar gastando mais com cropada, e atualmente o melhor desempenho em ISO a um custo bacana é a 6D (não desmerecendo a concorrente que também é uma grande camera).

Não sei o que você fotografa, mas é estranho você não querer lentes claras, o "feeling" está justamente nas lentes, não sei qual lente você tem, mas eu consideraria pelo menos procurar alguém que tenha alguma lente clara e testar, talvez isso já resolva seu problema até que você possa migrar de vez para FF antes de gastar com outra cropada.


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2013, 09:19:36
Se você for ficar na cropada, acho que a melhor opção seria a D7000/7100 , pois são as que tem melhor desempenho em ISO e vai precisar apenas do corpo, mas se você já anda pensando em FF ai a coisa muda, não valeria a pena ficar gastando mais com cropada, e atualmente o melhor desempenho em ISO a um custo bacana é a 6D (não desmerecendo a concorrente que também é uma grande camera).

Não sei o que você fotografa, mas é estranho você não querer lentes claras, o "feeling" está justamente nas lentes, não sei qual lente você tem, mas eu consideraria pelo menos procurar alguém que tenha alguma lente clara e testar, talvez isso já resolva seu problema até que você possa migrar de vez para FF antes de gastar com outra cropada.

Então, eu até tenho uma lente mais clara, que seria a 35mm 1.8 e realmente é muito bom fotografar com ela. Ultimamente tenho fotografado mais situações cotidianas, digamos assim, saído pra rua mesmo pra fotografar e tal, e normalmente sempre a maior parte durante a noite. Entendo que talvez, a lógica "certa" seria realmente investir primeiro em lentes, mas eu estava querendo adotar uma lógica mais ou menos assim: comprar um bom corpo agora, assim ficaria um bom tempo sem precisar pensar nessa questão e aí dedicar o resto do tempo e dinheiro apenas para investir em boas lentes, porque aí sem ter que me preocupar com o corpo, eu poderia investir todo o dinheiro apenas nas lentes e pensar em trocar o corpo apenas quando o atual pifasse ou algo do tipo.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2013, 09:27:48
Daniela,
Ainda nao estou maduro pra migrar para full frame mas fenho essa vontade e meu objeto do desejo e a 5dm2. Penso da mesma forma, ou seja, definir a camera e depois apenas as lentes. No seu caso acho que o high iso da 6D seria ideal. Ja deves ter visto o topico do tsouto, la vais encontrar algumas respostas.  :ok:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2013, 09:43:45
É ... acho que no seu caso, uma FF é o caminho mesmo, depois só investir em acessórios FF, e como já tendes a 6D, então vá nela com fé, eu tenho uma e te digo, o ISO é fenomenal.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 10 de Junho de 2013, 10:08:02
Qual é teu set de objetivas e flashes atualmente??

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 10 de Junho de 2013, 10:15:54
Qual é teu set de objetivas e flashes atualmente??

Hoje eu tenho um flash SB-700, uma Sigma 105mm macro, uma 35mm e a 18-105 do kit.


sylvio pascolato

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 10 de Junho de 2013, 11:08:46
Daniela essa lente do kit deve ser 3.5-5.6 como a minha 18-135, para usar em saidas noturnas é sofrimento mesmo, nao tem jeito e mesmo com flash tem rebolar para conseguir fotos claras, nao sei a abertura da sua sigma, mas complica para conseguir fotometrar sem tripe/monope. Por outro lado, se vc for para 6D de cara vai precisar de lentes e ai sim ja investir em lentes com boas aberturas.
Eu estou me aventurando com uma lente manual, uma helios f2.0, e fiz algumas fotos noturnas e é uma diferença enorme.
Espera alguém que tenha lentes claras dar opinião, mas acho que vc podia investir em lentes e ficar com nikon.


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 10 de Junho de 2013, 13:18:08
Daniela,
Ainda nao estou maduro pra migrar para full frame mas fenho essa vontade e meu objeto do desejo e a 5dm2. Penso da mesma forma, ou seja, definir a camera e depois apenas as lentes. No seu caso acho que o high iso da 6D seria ideal. Ja deves ter visto o topico do tsouto, la vais encontrar algumas respostas.  :ok:

É, quando eu chegar em casa, vou dar uma olhada melhor e com mais calma naquele tópico, pode ser que ele me ajude a me decidir.

É ... acho que no seu caso, uma FF é o caminho mesmo, depois só investir em acessórios FF, e como já tendes a 6D, então vá nela com fé, eu tenho uma e te digo, o ISO é fenomenal.
É... Eu estou bem tentada a pegá-la, se eu optar por mudar para Canon, com certeza ela será a minha opção.


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 10 de Junho de 2013, 13:20:14
Daniela essa lente do kit deve ser 3.5-5.6 como a minha 18-135, para usar em saidas noturnas é sofrimento mesmo, nao tem jeito e mesmo com flash tem rebolar para conseguir fotos claras, nao sei a abertura da sua sigma, mas complica para conseguir fotometrar sem tripe/monope. Por outro lado, se vc for para 6D de cara vai precisar de lentes e ai sim ja investir em lentes com boas aberturas.
Eu estou me aventurando com uma lente manual, uma helios f2.0, e fiz algumas fotos noturnas e é uma diferença enorme.
Espera alguém que tenha lentes claras dar opinião, mas acho que vc podia investir em lentes e ficar com nikon.

Sylvio, é bem isso mesmo. Difícil usar o flash porque você não tem onde rebatê-lo, ao menos no meu caso, que normalmente fotografo em lugares abertos. Sábado eu saí e foi meio complicado.
Eu tenho BASTANTE interesse em me aventurar em lentes manuais e mais antigas, além de muitas delas trazerem uma imagem boa, normalmente o investimento que se faz é bem menor e no final das contas, vale a pena.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 10 de Junho de 2013, 15:19:01
Hoje eu tenho um flash SB-700, uma Sigma 105mm macro, uma 35mm e a 18-105 do kit.

Olha, com esse set aí até que não seria muito prejuízo de tempo e/ou grana migrar de sistema. Ou seja, ainda tá em tempo de vc largar o lado negro da força sem penar muito para passar teu equipamento adiante e correr atrás de equipamento novo, ou usado em bom estado, no mesmo nível de custo/benefício do teu equipamento atual.

Depois, quando tiver com várias objetivas de bom nível a coisa fica mais difícil.
Se é pra decidir pela mudança, o momento é agora, que vc ainda tá no começo da caminhada.

____________________________

Indo às vacas frias, no sistema Canon posso falar da 5D Mk II ou III e da 6D (cams FF) e da 60D e 7D (cams cropadas), com a ressalva que, nas FF o alto ISO responde muitoooo melhor que nas cropadas (Pode-se pensar ainda, por uma questão de $$$$ na 5D clássica).
Se alto ISO é fundamental para sua fotografia, seu futuro Inexoravelmente será uma FF. Pode-se até passar um tempo com uma cropada até conseguir maturidade financeira para uma FF, mas que vc só se satisfará com uma FF isso é certo.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 10 de Junho de 2013, 16:02:25
Olha, com esse set aí até que não seria muito prejuízo de tempo e/ou grana migrar de sistema. Ou seja, ainda tá em tempo de vc largar o lado negro da força sem penar muito para passar teu equipamento adiante e correr atrás de equipamento novo, ou usado em bom estado, no mesmo nível de custo/benefício do teu equipamento atual.

Depois, quando tiver com várias objetivas de bom nível a coisa fica mais difícil.
Se é pra decidir pela mudança, o momento é agora, que vc ainda tá no começo da caminhada.

____________________________

Indo às vacas frias, no sistema Canon posso falar da 5D Mk II ou III e da 6D (cams FF) e da 60D e 7D (cams cropadas), com a ressalva que, nas FF o alto ISO responde muitoooo melhor que nas cropadas (Pode-se pensar ainda, por uma questão de $$$$ na 5D clássica).
Se alto ISO é fundamental para sua fotografia, seu futuro Inexoravelmente será uma FF. Pode-se até passar um tempo com uma cropada até conseguir maturidade financeira para uma FF, mas que vc só se satisfará com uma FF isso é certo.

Foi exatamente isso que eu pensei, em todos os pontos. Decidi tomar essa decisão antes de investir fortemente em lentes e acessórios, porque definindo e comprando um corpo mais "permanente", sobrará mais dinheiro apenas para focar em boas lentes e claro, um flash decente.
Eu fiz umas contas por alto, e creio que depois de passar todo o meu equipamento para frente, eu consigo pegar uma 6D com uma lente mais "simples", talvez uma cinquentinha. Feito isso, já começo a guardar o dinheiro para a próxima lente que seja melhor e talvez mais versátil que ela.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 10 de Junho de 2013, 16:23:21
Foi exatamente isso que eu pensei, em todos os pontos. Decidi tomar essa decisão antes de investir fortemente em lentes e acessórios, porque definindo e comprando um corpo mais "permanente", sobrará mais dinheiro apenas para focar em boas lentes e claro, um flash decente.
Eu fiz umas contas por alto, e creio que depois de passar todo o meu equipamento para frente, eu consigo pegar uma 6D com uma lente mais "simples", talvez uma cinquentinha. Feito isso, já começo a guardar o dinheiro para a próxima lente que seja melhor e talvez mais versátil que ela.

E nessa conta vc pensou em uma 5D MK II e uma lente "melhorzinha"?  ;)

Acho que a MK II ainda tem muita lenha pra queimar.
Vc pode passar facilmente uns 3 anos com uma e ir adquirindo suas objetivas melhores ao longo desse tempo. Depois é só comprar uma nova FF e terá um conjunto completo TOP.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


O.nobuo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #13 Online: 10 de Junho de 2013, 16:25:13
Daniela,

Eu tinha uma Canon T3i e também sentia uma necessidade muito grande de bater fotos em ISO alto e ficava frustrado com o resultado em ISOs maiores que 800.
Pesquisei muiiiito e optei pelo kit da Canon 6D com a lente 24-105mm F4L. É uma máquina Full Frame em um corpo simples e leve e tem resultados excepcionais em ISOs altos. Já bati inúmeras fotos à noite com ISO em 12800 e ficaram ótimas, mesmo em JPEG. Acho que se bater em RAW e fizer um tratamento do ruido, dá até pra bater em ISO 25600.
Embora a lente 24-105mm seja um pouco escura, é uma lente excepcional com uma nitidez incrível!!! Queria comprar a lente 24-70mm F2.8L II, mas o preço do conjunto ficava proibitivo, pois sou um simples fotógrafo amador...
Canon 6D / T3i / Sony Nex-5 / EF 24-105mm F4L / EF 50mm F1.8II / EF-S 18-135mm / 270EXII / YongNuo YN-468II E-TTL


Gpanazio

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 307
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 10 de Junho de 2013, 16:29:12
Na Canon cropada o limite é 1600 pra ficar razoável, agora na MK III dá pra fazer 12.800 sem medo de ser feliz. Não entendo nada de Nikon, mas se for pra continuar com cropada, Canon não vai te atender (pelo menos até o lançamento da 7D MK II)