Autor Tópico: Fotografia em balada (preservar a iluminação do ambiente)  (Lida 8341 vezes)

Junior Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 10 de Junho de 2013, 18:26:43
Boa tarde galera e amantes da fotografia, sou mais um novato aqui e quero compartilhar com vocês todas as técnicas de fotografia que já aprendi e que tenho muito o que aprender com vocês :ok:

- Minha primeira postagem aqui é referente a fotos em balada, eu trabalho com fotos em casas noturnas, toda sexta, sábado e domingo. Um trabalho puxado mas ao mesmo tempo divertido.

- A minha dúvida é: Como preservar aquela luz de ambiente do local, as quais tem canhões de luz que vem do palco, tanto branco como coloridas, como verde, azul, vermelho, enfim aquelas cores bonitas de uma balada boa de se estar. Qual é a regra básica pra isso? abertura, velocidade, ISO, balanço de branco?, eu tenho duas máquinas Nikon D90 e D7000 com Flash SB910 da Nikon e duas lentes uma 50mm f1/4G e 18-105mm.

- Alguém pode me dar um help sobre esse assunto? e mostrar alguns exemplos se acaso tiver. Eu sempre configuro minha máquina no manual, mas mesmo assim, na maioria das vezes o fundo escurece, eu deixo as pessoas bem iluminadas, sem estourar, mas o fundo acaba na escuridão. Agradeço a paciência de ler até aqui rsrs e a compreensão! Se caso existe este tópico, por favor me desculpem, eu acabei de me cadastrar! Obrigaduuuu e boa fotografia pra vocês!  :D


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2013, 19:38:41


Lente bem aberta.
Muito ISO
Pouco (ou nenhum) flash
Velocidade baixa (no limite que vc ou seus fotografados nao tremam)
Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2013, 20:10:45
Movendo tópico...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Junho de 2013, 20:12:05
Aumenta o iso pela casa dos 800 e joga um flash mais fraco, assim pega iluminação do fundo. Vi tanto o pessoal falando isso por aqui, testei e realmente fica muito melhor

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
Tecpix + motorola do guga


Junior Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #4 Online: 10 de Junho de 2013, 22:17:59
Valeu pelas dicas, mas assim, simplesmente diminuir a potência do flash, abrir o máximo o diafragma, e aumentar o ISO, é basicamente isso? Como eu poderia diminuir a potência do flash?, sendo que eu uso ele sempre no modo TTL.


Flávia Mesquita

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Resposta #5 Online: 11 de Junho de 2013, 05:34:44
Aí vc vai ter que mudar pro modo MANUAL, Junior.
a velocidade baixa já ajuda com que não fique escuro no fundo.. faz um teste aí pra vc ver :)


Flávia Mesquita

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Resposta #6 Online: 11 de Junho de 2013, 05:39:38
Eu comprei um SB700 no sábado e a noite já fui testa-lo, aniversário do filho de uma amiga que também é fotógrafa.
Dai claro que eu não sabia usar direito, né? E ela me ensinou isso.. abaixar a velocidade!! Eu abaixei pra 1/30 e ficou super bom!!


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #7 Online: 11 de Junho de 2013, 07:15:23
Aí vc vai ter que mudar pro modo MANUAL, Junior.
a velocidade baixa já ajuda com que não fique escuro no fundo.. faz um teste aí pra vc ver :)
Acho que não necessariamente no Manual, pode seguir usando TTL e compensar para 1, 1,5 EV a menos.


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 11 de Junho de 2013, 08:08:51
Junior, bem vindo ao fórum!

Recentemente eu criei um tópico que abrangia, mais ou menos, o mesmo assunto que o seu, talvez lá você consiga, assim como eu consegui, algumas dicas bacanas do pessoal, dá uma olhadinha: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=86836.0


Rafael Font

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
    • Festa da Semana - Se próprio site de fotos!
Resposta #9 Online: 11 de Junho de 2013, 19:25:36
O ideal e você trabalhar com uma lente clara.
1.8, 2.8.
Aumente o ISO
Aí deixe o máximo de abertura. Ex: 2.8
Com a velocidade baixa e sem Flash.


Procure também ter alguma luz do local, no fundo do objeto a ser fotografado.
Ex. Um letreiro, um abajur, uma vela, um neon.

Abs!

Rafael Fontoura
Depto. De Fotografia
Empresa Festa da Semana


coposdeagua

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Junho de 2013, 19:58:10
Aí vc vai ter que mudar pro modo MANUAL, Junior.
a velocidade baixa já ajuda com que não fique escuro no fundo.. faz um teste aí pra vc ver :)

Ou você se você usa o flash em TTL, abaixar a compensação de exposição para o flash  :assobi: :assobi: :assobi: :assobi:

Agora, uma coisa legal para você tentar é colocar o flash em rear sync (disparar no final da exposição) junto com uma velocidade relativamente baixa de obturação, dá aquele efeito super...transado (UHHUAEHUAEHUAEHU oi?).... de foto de balada onde você vê o trajeto que a pessoa fez. Se você manter ISO e aberturas altas, isso vai fazer com que as luzes influenciem na foto final. Isso ocorre porque quando você faz uma foto com o flash, meio que ocorrem duas exposições ao mesmo tempo, sendo que estas são influenciadas por diferentes configurações da câmera:

Exposição do flash>influenciada por abertura e ISO
Exposição luz ambiente> influenciada por abertura, ISO e velocidade do obturador.

Como o que você quer é colocar mais luz ambiente nas suas fotos, você tem que abaixar sua velocidade, aumentar a abertura e aumentar o ISO. Se você for testando nestes esquemas in loco, você vai entender isso bem rápido.

Espero que tenha sido claro  :ok: :ok:
Sony a77/a700/ Minolta 7000/ Zenit-ET
http://www.flickr.com/photos/coposdeagua
Participe você também do desafio Semana 50 2014!
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107462


Junior Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #11 Online: 08 de Julho de 2013, 14:58:58
CONSEGUIIIIIIII  :clap:

Galera boa tarde, desculpe a demora pra responder ao tópico, ultimamente estou bem atarefado e ainda mais com fotografia graças a Deus, mas quero agradecer pelas dicas todas foram bem vindas, e o mais importante, eu consegui tirar várias fotos com flash e preservando a iluminação de fundo, fica show, muito mais lindo e colorido, realça bem mais uma foto noturna! A configuração foi simples, Abertura menos de F/3.0, ISO na casa dos 800 pra cima e velocidade 1/100 claro, os valores podem alterar de acordo com o ambiente, mas enfim, ficou show, com a lente 50mm F/1.4G é moleza  ;) , logo postarei algumas fotos aqui das quais consegui!

Valew meu povo! Um grande abraço e muitos clicks pra vocês =D


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 08 de Julho de 2013, 16:25:06

CONSEGUIIIIIIII  :clap:

Galera boa tarde, desculpe a demora pra responder ao tópico, ultimamente estou bem atarefado e ainda mais com fotografia graças a Deus, mas quero agradecer pelas dicas todas foram bem vindas, e o mais importante, eu consegui tirar várias fotos com flash e preservando a iluminação de fundo, fica show, muito mais lindo e colorido, realça bem mais uma foto noturna! A configuração foi simples, Abertura menos de F/3.0, ISO na casa dos 800 pra cima e velocidade 1/100 claro, os valores podem alterar de acordo com o ambiente, mas enfim, ficou show, com a lente 50mm F/1.4G é moleza  ;) , logo postarei algumas fotos aqui das quais consegui!

Valew meu povo! Um grande abraço e muitos clicks pra vocês =D
No aguardo das fotos com os respectivos EXIFs. Fiquei curioso em ver o seu resultado.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 09 de Julho de 2013, 17:21:18
No aguardo das fotos com os respectivos EXIFs. Fiquei curioso em ver o seu resultado.

2X


crislima

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Feminino
  • Eu vou equalizar você ♫♪♫♪
« Última modificação: 09 de Julho de 2013, 18:11:55 por crislima »
Canon 60D+ EF 50mm f/18 II + Sigma 18-50mm f/2.8 + Canon EF 24-70 f/2.8