Autor Tópico: Polêmica: Beyouncé proíbe fotógrafos profissionais e sua nova turnê  (Lida 1782 vezes)

Madeira-DF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Polêmica, uns concordam e outros não. Acho que os que não concordam são fotógrafos  :D 

Vejam: http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2013/05/16/e-o-inicio-de-uma-tendencia-em-controlar-imagens-diz-fotografo-sobre-proibicao-de-beyonce.htm

O que vocês acham NÃO como fotógrafos, e sim como pessoas normais? Já que no ponto de vista como fotógrafos não vão achar isso nada legal.

As últimas fotos da turnê dela praticamente viraram memes na net.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 11 de Junho de 2013, 14:13:33
Se é para opinar como não-fotógrafos acho melhor sair de 'Arte' e ir para 'Papo Furado'...

Movendo tópico...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2013, 14:17:53
Foto 14 com forte moiré... Um assunto que discutimos recentemente aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=202.30

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2013, 19:26:49


 :D


sylvio pascolato

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Junho de 2013, 20:13:04
Muita celulite, da nisso. a culpa é dos fotografos que vendem para revistas e jornais.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 11 de Junho de 2013, 20:27:43
Adoraria ver simplesmente os meios de comunicação proibidos de fotografar oficialmente boicotando e não publicando mais nada sobre ela...


jaso

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
Resposta #6 Online: 12 de Junho de 2013, 14:42:02
Adoraria ver simplesmente os meios de comunicação proibidos de fotografar oficialmente boicotando e não publicando mais nada sobre ela...

+1 A mulher é uma artista de vive de "mídia", e proibi fotógrafos !??!? hahaaha.... Me parece até jogada de marketing, pois assim vai fazer os paparazzo querem fotografar ainda mais ela...... Acho que isso é mais para chamar atenção do que o contrario....

Luciano, ia ser ótimo, isso acontecer dae ela ia aprender a respeitar os profissionais que divulgam ela....


Madeira-DF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #7 Online: 13 de Junho de 2013, 10:30:51
+1 A mulher é uma artista de vive de "mídia", e proibi fotógrafos !??!? hahaaha.... Me parece até jogada de marketing, pois assim vai fazer os paparazzo querem fotografar ainda mais ela...... Acho que isso é mais para chamar atenção do que o contrario....

Luciano, ia ser ótimo, isso acontecer dae ela ia aprender a respeitar os profissionais que divulgam ela....

Eu tinha pensado justamente nisso. Mas acho que ela mostrando somente as fotos dos fotógrafos dela ela ainda sim consegue seu objetivo. Depois que começar a cair na mídia ela muda de opinião.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #8 Online: 13 de Junho de 2013, 10:45:03
A pergunta é: ela está no direito dela?

Se sim, não há o que contestar.
« Última modificação: 13 de Junho de 2013, 10:45:34 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 13 de Junho de 2013, 10:59:36
A pergunta é: ela está no direito dela?

Se sim, não há o que contestar.

É polêmica a resposta.

Ela é um figura pública. Em tese, ao menos sob a ótica da nossa legislação, ela não consegue ter controle absoluto da imagem dela, justamente por ser uma figura pública.

Contudo, as capturas foram realizadas em evento fechado. Em tese, pode ter ocorrido dos fotógrafos não terem o direito à captura apenas o acesso ao show para assistir, tal qual o público que lá estava. SE, se foi isso que aconteceu, ela tem o direito de vetar essas capturas.
O fato concreto é que ela não gostou do resultado das capturas e fechou o show para capturas por fotógrafos. O direito lhe assiste. É um ato revestido do manto da legalidade. Não fere direitos de terceiros. Quem vai ao show vai para assisti-lo, não para capturas áudio/vídeo/imagens. Para tal é necessário uma licença específica (muitas vezes remunerada). O que ela tá fazendo é comunicando antecipadamente que não fornecerá a licença/autorização. Daí ela contrata uma equipe específica, faz as capturas, escolhe elas e divulga para a mídia que, lambendo-lhe as botas, publica.

Se as capturas forem realizadas em eventos abertos aí nada impede que qualquer um capture.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


jaso

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
Resposta #10 Online: 13 de Junho de 2013, 14:44:02
É polêmica a resposta.

Ela é um figura pública. Em tese, ao menos sob a ótica da nossa legislação, ela não consegue ter controle absoluto da imagem dela, justamente por ser uma figura pública.

Contudo, as capturas foram realizadas em evento fechado. Em tese, pode ter ocorrido dos fotógrafos não terem o direito à captura apenas o acesso ao show para assistir, tal qual o público que lá estava. SE, se foi isso que aconteceu, ela tem o direito de vetar essas capturas.
O fato concreto é que ela não gostou do resultado das capturas e fechou o show para capturas por fotógrafos. O direito lhe assiste. É um ato revestido do manto da legalidade. Não fere direitos de terceiros. Quem vai ao show vai para assisti-lo, não para capturas áudio/vídeo/imagens. Para tal é necessário uma licença específica (muitas vezes remunerada). O que ela tá fazendo é comunicando antecipadamente que não fornecerá a licença/autorização. Daí ela contrata uma equipe específica, faz as capturas, escolhe elas e divulga para a mídia que, lambendo-lhe as botas, publica.

Se as capturas forem realizadas em eventos abertos aí nada impede que qualquer um capture.

Hyde,

    Mais se um paparazzo compra uma tele 1000mm, sobe numa arvore fora do evento, e tira a foto ?!??!?!!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 13 de Junho de 2013, 15:02:35
Parece que as fotos que ela está reclamando foram feitas no intervalo de um jogo do super bowl pelos fotógrafos do jogo.. duvido que ela tenha controle sobre isso..
« Última modificação: 13 de Junho de 2013, 15:03:13 por Luciano.Queiroz »


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 13 de Junho de 2013, 15:18:00
Ela está apenas enxugando gelo. Impossível, na era dos celulares com câmeras cada vez mais potentes e sofisticadas, impedir a captura de imagens. E a próxima turnê dessa senhora deve passar pelo Brasil. Pelo menos é o que está sendo anunciado.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 13 de Junho de 2013, 15:41:27
Hyde,

    Mais se um paparazzo compra uma tele 1000mm, sobe numa arvore fora do evento, e tira a foto ?!??!?!!

Ele não tem direito à captura. Será processado por fazer captura comercial em um evento fechado sem a licença ($$$$) para tal.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 13 de Junho de 2013, 15:46:48
Parece que as fotos que ela está reclamando foram feitas no intervalo de um jogo do super bowl pelos fotógrafos do jogo.. duvido que ela tenha controle sobre isso..

Aí que está o detalhe, Luciano... Muito possivelmente (é achismo aqui, heim?!) os caras tinham licença para capturar o jogo.
Capturaram o show e publicaram um monte de foto "desfavoráveis".
Se foi isso, ela não está errada. Pode não estar certa em fazer censura prévia. Mas é a imagem dela que ela reputa estar protegendo. E se o direito lá é tal qual cá, ela está coberta legalmente.

O que se tem que fazer é simplesmente parar de publicar sobre ela.
NINGUÉM fala NADA nem exibe fotos de NADA.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova