Autor Tópico: O objeto não aparenta o tamanho que ele tem  (Lida 5138 vezes)

manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Fevereiro de 2015, 22:07:38
Oi gente!

Eu sempre que fotografo algo, fico com uma impressão que o objeto fotografado não aparenta o seu tamanho real. Isto acontece mais com coisas pequenas, coisas menores que uma casa, carro, bicicleta, etc. Por exemplo, meu peixe, ele é grande tem 20cm mas sempre parece ser um minúsculo peixinho em todas as fotos que eu tiro.

Fico pensando o que é que faz ele parecer tão pequeno, imaginei em várias coisas, a lente, a distância focal, luz, sombra, mas não cheguei a conclusão alguma de como resolver esta situação.

Resolvi fazer uma bateria de teste com 3 aberturas 18mm, 55mm e 300mm, mas nas 3 eu continuo com a mesma impressão, ele continua menor do que ele é.

Salvei as imagens lado a lado, para poder comparar melhor.

O que vocês acham? Será que só é impressão minha, ou há alguma maneira de fazê-lo aparentar o seu verdadeiro tamanho?

Ver a imagem em tamanho maior

Valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 23:19:35
Vc tem que encher a foto com ele, dai vai parecer maior.

Se ficar proximo a ele, o tamanho relativo das coisas tb vai diminuir e ele vai parecer maior.
D600 - E-M10


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Março de 2015, 00:48:47
Oi Kokimoto!

Olha só esta aqui, enchi a foto com ele, seria assim?
dimorfismo sexual do Telescópio by Manoel Jr., on Flickr

Está bem próximo, mas ainda continua aparecendo pequeno... Não digo pequeno, mas também não parece ser grande como é.

Ou encher a foto seria mais para esta qui, em que tem até partes que nem cabem na foto?  Mas eu queria pegar ele inteiro e ainda assim parecer grandão.

dimorfismo sexual do Telescópio by Manoel Jr., on Flickr

Valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Março de 2015, 00:49:07
Primeiro, pra você entender o que acontece é preciso pensar sem a camera e a lente...
Se você olhar seu peixe de longe e vai parecer...Pequeno, mesmo um peixe de 2m.
Se você olhar de perto ele vai parecer... Grande, mesmo um peixe pequeno.
Com cameras e lentes é o mesmo principio, nessa distância aí não tem lente tele que dê jeito, você precisa chegar perto dele. Uma lente 24mm ou 50mm já resolve.
Essa daqui com uma 50mm no mais proximo possível que o foco da lente permite fez parecer gigante o Objeto...
IMG_6054 by Silvano Rocha, on Flickr
Já essa daqui com a mesma lente 50mm fez o objeto mostrar seu real tamanho, 1 por conta da distancia maior e outra por ter mais objetos de tamanho "conhecidos" proximos que nos da a sensacao de comparacao e tamanho.
IMG_6055 by Silvano Rocha, on Flickr
Complementando, algumas lentes tem o poder de focalizar bem de perto, a essas lentes damos o apelido de "macro", onde voce conseguiria pegar a cabeça inteira do seu peixe na tela toda do PC.
Veja com uma 24mm manual/antiga de perto
IMG_4247 by Silvano Rocha, on Flickr
E de muito perto
IMG_4246 by Silvano Rocha, on Flickr
« Última modificação: 01 de Março de 2015, 00:55:49 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Março de 2015, 00:56:49
Entendi mais ou menos....

No caso do "perto" é perto de verdade?  Tipo estar longe e usar o zoom para enquadrar não é a mesma coisa?

Dentro do aquário não há nada de referência conhecida em volta dele, só plantas e pedras...

Obrigado!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Março de 2015, 01:49:24
Entendi mais ou menos....

No caso do "perto" é perto de verdade?  Tipo estar longe e usar o zoom para enquadrar não é a mesma coisa?

Dentro do aquário não há nada de referência conhecida em volta dele, só plantas e pedras...

Obrigado!
Entendi mais ou menos....

No caso do "perto" é perto de verdade?  Tipo estar longe e usar o zoom para enquadrar não é a mesma coisa?

Dentro do aquário não há nada de referência conhecida em volta dele, só plantas e pedras...

Obrigado!
Cara, mesmo que tu tenhas uma 500-600mm ela não irá aproximar tanto quanto suas pernas.Chegue perto, só isso já resolverá seu problema.
Ah, vi que conseguiu chegar perto, show. Cara, se mesmo ele ficando 100% dentro da foto ele não parecer grande é porque:
1- Não tem nenhum objeto junto na foto pra dar escala e assim parecer grande, tipo umas plantinhas pequenas etc...
2 - Estais vendo em tela pequena. Imprima em 40*30 ou 60*40cm e verás que ele parecerá grande. Mais nao tem muito jeito já que o objeto é realmente pequeno e nao tem muita coisa por perto para que ele "pareça" grande.

Acho que o segredo aí é fazer com que ele "pareça" grande com miniaturas por perto, tipo um mini submarino, mini plantas, mini pedras (dessas que se pareçam com pedras grandes e nao essas miudinhas).
Cara, com certeza fotografia de aquarios é um OUTRO universo à parte, assim como astrofotografia, macro, esportes etc...Deve ter inumeras técnicas infinitas e voce vai levar a vida inteira pra chegar no resultado que quer...
Nao quero desanimar, mais serve de incentivo pra voce pesquisar mais, talvez aqui no forum deva ter salas especificas que possam ajudar mais do que nós do povão.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Março de 2015, 01:52:35
Oi Kokimoto!

Olha só esta aqui, enchi a foto com ele, seria assim?
dimorfismo sexual do Telescópio by Manoel Jr., on Flickr

Está bem próximo, mas ainda continua aparecendo pequeno... Não digo pequeno, mas também não parece ser grande como é.


Gostei mais dessa do que da segunda, essa daqui me pareceu perfeita. Só faltou aquilo que eu falei, algo pra dar escala. Tente pensar nisso e ver alguns outras fotos de aquário. Sou leigo em aquários, mais pela minha visão de física é mais ou menos por aí. Da uma olhada nessa casinha aqui que o peixe de desenho animado está, é isso que eu estou falando.
http://meiobit.com/133306/live-cam-aquario-netscape-19-anos-no-ar/
Abraço
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Março de 2015, 03:50:38
Foto de cima para baixo vc diminui e de baixo para cima vc aumenta a percepção de tamanho. Agora se vc quer fotos sem angulo apontada direto para o aquário não existe mágica, vai ter que colocar alguma coisa ou montar um cenário que de a referencia de tamanho. 


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Março de 2015, 23:59:39
Oi gente!

A melhor coisa é perguntar!  Com a ajuda de vocês já estou chegando a algum lugar. 

Passei ontem e hoje em frente ao aquário tirando foto do Sr. Telescópio. Eu coloquei umas plantas pequenas no fundo que estava vazio, mas ficaram tão pequenas que na foto ele esconde elas hehehehehe. Vou ter que esperar elas crescerem um pouco : )

Plantas ele arranca quase todas, vou procurar algumas pedras miniatura para usar encostado no fundo, talvez uma montagem que de a impressão de profundidade.  Mas o aquário só tem 30cm de largura, é bem pouco.  Pensando bem, vou arranjar uma imagem bacana que cause a impressão dele ser muito maior e coloco no fundo do aquário!

Deixei a 50mm e 300mm de lado, e fotografei em 18mm, bem de perto do vidro, realmente ficou bem melhor! 






Esta aqui em baixo, tirei em 18mm também, bem de perto, mas era para mostrar o setup da foto, e não é que pela primeira vez, deu a impressão do tamanho real dele, mesmo sem ser um close?

Bom, até aqui, eu estava tão preocupado em tirar a foto "do peixe" que nem atentei ao fundo e o senário em sí.  Vou melhorar o senário para conseguir fotos melhores.

Obrigado gente!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Março de 2015, 00:35:30
Perfeito cara, pra isso servem as lentes wides, pra chegar bem perto e dar essa sensacao do objeto ser bem maior, diferente do que o pessoal acha que é pra "pegar mais coisa".
Ficou show a segunda.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A