Autor Tópico: Testes - Comprei um softbox!!  (Lida 3562 vezes)

FreedomFighter

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 13 de Junho de 2013, 14:51:45
Parabéns. A luz é tudo, quando se trata de fotografia.


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #16 Online: 13 de Junho de 2013, 15:00:51
Fabião posta como usou o esquema de luzes nas preimeiras,usou algo mais que o softbox ?

Cara, bem simples, na sala de casa. Na primeira ela segurou o softbox embaixo do rosto e lá atras, perto da parede tinha outro sb700 com uma caixa de café em volta. Na segunda, só o softbox do lado esquedo, ela olhando pra câmera. Aquela luz no fundo é a luz do softbox que vazou na parede. Segue os exifs:


1.
1/50 s em f/13,0 (o desfoque é pós)
ISO 400
Distancia focal: 35,0 mm
Lente: 18.0-105.0 mm f/3.5-5.6

2.
1/160 s em f/13,0
ISO 400
Lente: 50.0 mm f/1.8
« Última modificação: 13 de Junho de 2013, 15:01:21 por Fabio Azzo »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #17 Online: 13 de Junho de 2013, 15:33:41
muito, muito, muito bom o teste! Fotos excelentes!  A última é um auto-retrato?
« Última modificação: 13 de Junho de 2013, 15:34:21 por Pope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 13 de Junho de 2013, 16:08:08
1.
1/50 s em f/13,0 (o desfoque é pós)
ISO 400
Distancia focal: 35,0 mm
Lente: 18.0-105.0 mm f/3.5-5.6

2.
1/160 s em f/13,0
ISO 400
Lente: 50.0 mm f/1.8

Se o amigo aceitar uma dica... (4, na verdade)
1) Tenta usar a velocidade máxima de sincronia do flash ou 1/3 de ponto a menos, caso note a barra escura numa borda da imagem (1/200 se a câmera for 1/250). Isso te dá melhor "aproveitamento" da luz do flash, além de mais nitidez geral na imagem causada pela alta velocidade do disparo;
2) Distâncias focais de 50mm ou maiores funcionam melhor pra retratos, principalmente quando a câmera está bastante perto da pessoa quanto nas tuas (as proporções na foto 2 ficaram ótimas!);
3) Tenta não deixar a objetiva tão perto do ponto mais fechado da lente como esse f/13. Descobre o pico de nitidez da tua objetiva (nas primes normalmente é por volta de f/5.6 ou f/8) e usa lá. Vai ganhar mais nitidez ainda pelo fato de conseguir baixar o ISO;
4) Em ambiente de luz controlada onde se quer nitidez (onde não se quer nitidez?!), o ISO base é o cara.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #19 Online: 13 de Junho de 2013, 16:44:58
Fábio, gostei mais da gestão da luz na segunda. Só acho que a luz no rosto dela passou um pouquinho do limite. Diminuiria um pouquinho a potencia do flash.Também não gostei dos fundos na primeira e na ultima. Seria bacana algo mais homogeneo.

As fotos estão bem legais. Gostei das 3. Parabéns pela captação das fortes espessões. O resto é resto.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 13 de Junho de 2013, 20:21:47
Estou vendo pelo celular e não dá para analisar muito bem,  mas adorei os retratos!
A segunda é a minha favorita!


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #21 Online: 13 de Junho de 2013, 20:37:56
Se o amigo aceitar uma dica... (4, na verdade)
1) Tenta usar a velocidade máxima de sincronia do flash ou 1/3 de ponto a menos, caso note a barra escura numa borda da imagem (1/200 se a câmera for 1/250). Isso te dá melhor "aproveitamento" da luz do flash, além de mais nitidez geral na imagem causada pela alta velocidade do disparo;
2) Distâncias focais de 50mm ou maiores funcionam melhor pra retratos, principalmente quando a câmera está bastante perto da pessoa quanto nas tuas (as proporções na foto 2 ficaram ótimas!);
3) Tenta não deixar a objetiva tão perto do ponto mais fechado da lente como esse f/13. Descobre o pico de nitidez da tua objetiva (nas primes normalmente é por volta de f/5.6 ou f/8) e usa lá. Vai ganhar mais nitidez ainda pelo fato de conseguir baixar o ISO;
4) Em ambiente de luz controlada onde se quer nitidez (onde não se quer nitidez?!), o ISO base é o cara.

Poxa, não consigo concordar com quase nada. E por favor, não se ofenda com isso.

O tempo de exposição faz muita diferença quando se tem qualquer luz contínua ou ambiente. Não há como ter como regra utilizar o menor tempo possível de acordo com o sincronismo do Flash. Isso depende para o que se deseja, se é que se sabe o que seja desejado. Em estúdio eu vario muito o tempo de exposição, até 1/10 s, se necessário.

Nitidez relacionada a f:11 ou F:5,6 não vai fazer muita diferença, em qualquer objetiva. Não estou dizendo que não exista, claro que sim, mas perceptível a ponto de se desprezar a profundidade de foco pretendida... não mesmo. Se você quer um retrato onde a orelha e o nariz esteja focado, 5,6 não rola.

E nitidez? Nem sempre eu quero. Ainda mais quando a pele é muito sofrida. Por isso muitos fotógrafos não gostavam das objetivas Tessar, na Rolleiflex, pois eram assassinas.


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #22 Online: 13 de Junho de 2013, 23:39:06
muito, muito, muito bom o teste! Fotos excelentes!  A última é um auto-retrato?

Não não. É um amigo que estava ajudando nas fotos dos alemães.

Fábio, gostei mais da gestão da luz na segunda. Só acho que a luz no rosto dela passou um pouquinho do limite. Diminuiria um pouquinho a potencia do flash.Também não gostei dos fundos na primeira e na ultima. Seria bacana algo mais homogeneo.

As fotos estão bem legais. Gostei das 3. Parabéns pela captação das fortes espessões. O resto é resto.

Valeu spider. O fundo da primeira ficou assim, meio ondulado por causa do tratamento. O mesmo aconteceu na segunda, na pele. Até fiz uma nova camada, com outro tratamento para a pele, com máscara, mas deveria ter deixado menos estourada mesmo. Valeu pelo toque, acho que é a segunda vez que você ja me fala desse meu problema.

lestevãos

Valeu pelas dicas. Como disse, é a primeira vez que uso um softbox. Minha unica experiência até agora era com um beautydish artesanal feito com uma bacia, então estou pegando o jeito. Concordo que poderia (e deveria) ter atentado a esses parâmetros. Mas as fotos estavam saindo ok e eu preferi continuar a fotografar do que ficar calculando correlações de exposição e pedindo pra ela esperar enquanto eu mudava a potência do flash (que estava no manual). Já que o resultado final estava aceitável, tentei aproveitar o momento =D


Elmo

Valeu pelas dicas.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #23 Online: 13 de Junho de 2013, 23:44:16
Fábio, só pra não ser injusto contigo, revi a foto agora no meu monitor "oficial", IPS e calibrado :) e não achei assim tão forte a luz não. Acho até que está bem no ponto. Talvez minimamente forte mas nada que mereça ser mudado.

Agora me pareceu algo como um clarity negativo, sabe?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #24 Online: 13 de Junho de 2013, 23:54:09
Eu diminuo realmente o clarity. Acho mais fácil e agradável do que fazer tratamento na pele pra minimizar as imperfeições. Esse final de semana quero testar alguma coisa com luz dura.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #25 Online: 14 de Junho de 2013, 00:08:09
Eu diminuo realmente o clarity. Acho mais fácil e agradável do que fazer tratamento na pele pra minimizar as imperfeições. Esse final de semana quero testar alguma coisa com luz dura.
Cara, pra isso eu tenho usado o pincel para recuperação de manchas no photoshop e tenho obtido resultados satisfatórios sem perder a textura da pele.
Foi até uma dica do lee. aqui do fórum e eu achei uma solução bastante simples e eficiente.  :ok:
« Última modificação: 14 de Junho de 2013, 00:08:28 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


fabiodjs

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 14 de Junho de 2013, 00:08:32
Belo resultado Fabio!! A segunda ficou linda demais!!

2x
Parabéns  :ok:


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #27 Online: 14 de Junho de 2013, 00:09:55
Cara, pra isso eu tenho usado o pincel para recuperação de manchas no photoshop e tenho obtido resultados satisfatórios sem perder a textura da pele.
Foi até uma dica do lee. aqui do fórum e eu achei uma solução bastante simples e eficiente.  :ok:

O band aid?

2x
Parabéns  :ok:

Valeu =) que bom que gostou.


fabiodjs

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 14 de Junho de 2013, 00:17:38
...
Valeu =) que bom que gostou.

Muito! Eu mesmo comprei um octbox e estou fazendo uns testes com retrato aqui também e suas fotos me deram algumas idéias agora.
Acredito que acabarei comprando um softbox para complementar...

Valeu  :ok:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #29 Online: 14 de Junho de 2013, 00:18:38
O band aid?

Ele mesmo. rsrs
Normalmente a propria recuperação automática já resolve. Se der piti eu vou clonando.
Mas as vezes também uso o clarity localizadamente no rosto das pessoas. Eu só costumo evitar de passar onde há rugas, dobras, cabelos, pra não ficar artificial.
« Última modificação: 14 de Junho de 2013, 07:10:24 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya