Autor Tópico: www.canonrumors.com: Canon com mais 35MP no ano que vem ?  (Lida 4472 vezes)

Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Online: 12 de Junho de 2013, 02:51:57
olha só isso aqui

http://www.canonrumors.com/2013/06/a-big-megapixel-discussion/

achei interessante a idéia de que a Canon estaria fazendo uma camera com mais e 35MP !
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 12 de Junho de 2013, 08:47:37
Sendo ela da linha 1D (1Ds), e se acompanhar os preços de 1Dx e 1Dc , não vai ter a mínima chance contra sua suposta concorrente concorrente, a D800, a não ser que venha muito pauleira.
« Última modificação: 12 de Junho de 2013, 08:49:06 por Roberto Dellano »


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Junho de 2013, 08:54:08
O Dellano tem certa razão. Claro, a linha 1D é, no geral, superior à D800, seria um cam faz tudo com mpx de sobra. Porém a questão é manter este tamanho de imagem (e arquivo) com a velocidade e ISO que possui. Acho que o maior desafio é justamente essa velocidade de gravação. Se conseguir, acho que continua com seu nicho de mercado sem problemas, e de quebra forçará a Nikon a desenvolver formato maior em sua Linha D4 (ou o que for). Agora, se não conseguir manter, a D800 vai afogar este projeto, pela diferença de preço que deverá ter.  :ponder:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 12 de Junho de 2013, 08:58:10
Mas ao mesmo tempo existem fortes rumores de uma suposta Nikon D4s, que teria alta densidade de pixels num formato de corpo da D4. Então é questão da Canon escolher, se quer competir com a D800 ou se quer competir com a D4s.

De qualquer forma, é apenas uma rumor, e CR1 ainda, ou seja, pode ser apenas um boato que nunca vai se confirmar.

Eu mesmo passo longe desse tipo de câmera, pra mim 20MP é mais que suficiente. Na verdade, estou é bem feliz com os 12MP da minha 5D clássica.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 12 de Junho de 2013, 09:37:17
EMHO, porrada de megapixel em sensor FF é para cam TOP de linha, e mesmo assim, desde que se consiga superar os problemas inerentes em entupir um sensor de 36x24mm com 35milões de sítios físicos aproximadamente. É muita estrutura junta.
Penso que a Canon parte com vantagem em relação à Nikon nessa corrida maluca. É que a Canon projeta seus próprios sensores e faz seu desenvolvimento num tempo próprio (embora saibamos que sempre com pressa para não ser engolida pela concorrente principal). Enquanto a Kodak desenvolve sob encomenda e num tempo determinado pela Nikon o que pode gerar problemas no desenvolvimento (vide alguns problemas de nitidez com os sensores novos da D600 e D800, problemas de moire, limite de difração e tals...)

EMHO, para as aplicações mais usuais 35/36MP é excessivo. Acho que, tendo um bom desenvolvimento, a aplicação será para nicho muito específico (muito processamento ou imensas ampliações), mas, claro, vai encher os olhos e esvaziar os bolsos dos que adoram exibir suas novas máquinas. Por isso, até pela sanidade desses dodóis tarados por megapixels, até preferiria que viesse na linha 1D.

Tô nessa não... Como diz o Humberto aí: fico com uma 5D e ela me atenderá perfeitamente.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #5 Online: 12 de Junho de 2013, 10:17:49
Se tratar um RAW de 8mpx já é trabalhoso, imagino um RAW de 30mpx... haja computador...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 12 de Junho de 2013, 10:44:09
É a mesma conversa de quando saiu a D800: depende do uso. Tem gente que faz proveito dos 36MP dela, tem gente que não. E pra muita gente, 36MP é demais. A Nikon não deixou uma alternativa com menos MP com corpo igual à da D800 (a D600 é bem inferior em vários aspectos), o que acho ruim. Se a Canon lançar a câmera no formato da 5D, acho que vai ser uma boa, vai vender bem e vai ser um concorrente direto da D800.

Mas acho que, como a 1D X tem "apenas" 18MP, talvez a Canon lance a câmera de 35MP no formato 1D mesmo, pois aí a diferença fica maior (18MP x 35MP contra 22MP x 35MP).


Pro meu uso, 36MP é excessivo, só me atrapalharia, pois precisaria de mais memória e de um computador muito mais potente para tratar e converter as fotos. Na verdade, pro meu uso, até os 21MP da 5D II são excessivos; em boa parte dos casamentos eu deixo ela em mRAW, que tem 10MP. No DVD eu deixo as fotos em 4MP, pra imprimir eu deixo em 6MP...

Enfim, é um lançamento que não me atrai e nem me anima em nada. A não ser que pra isso a Canon esteja desenvolvendo uma nova tecnologia na fabricação de sensores, que poderia vir a ser aproveitada no futuro em câmeras inferiores.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #7 Online: 12 de Junho de 2013, 11:44:48
Estas câmeras de alta densidade de pixels, no meu ponto de vista, acabam tendo um uso bastante específico. Os arquivos são enormes, dificultando o processamento, a relação sinal x ruído não é lá estas coisas, a difração se faz presente em aberturas relativamente grandes - se não me engano a própria Nikon já alerta para perda de nitidez a partir de f/9 na D800 - e para que posssam ter todo o seu potencial aproveitado, precisam de boas lentes utilizadas em aberturas que consigam entregar bastante resolução.

Só que em contrapartida, em ISO mais baixo, com lentes boas em sweet spot, são imbatíveis na quantidade de detalhes que conseguem capturar. Considerando-se apenas este aspecto, a D800 hoje está sozinha no mercado.

Desde que foi lançada, sempre achei que a D800 era uma câmera cujo nicho principal era o estúdio, onde consegue competir até com algumas MF. Claro que muita gente usa em eventos, mas neste caso acho que uma 5D III é muito mais negócio. Aliás, pelo volume de vendas de ambas as câmeras (e com consequencia direta nos preços, A D800 hoje é bem mais barata que a 5D III), parece que foi também o que o mercado entendeu.

Já existem rumores de uma big megapixel da Canon desde antes do lançamento da D800. Os rumores mais antigos é que existiriam até tres linhas de câmeras FF além da linha 1D. Dois já foram confirmados, que era uma FF de custo mais acessível (6D), uma FF de "uso geral" para substituir a 5D II (5D III) e falta a FF para uso em estúdio e outras aplicações que demandam toneladas de megapixels.

Se for realmente isso, a estratégia da Canon parece mais acertada. Primeiro lançou as câmeras para atender a maioria dos profissionais e amadores avançados e agora parte para atender uma parcela de usuários que necessitam de uma câmera de uso mais específico.

« Última modificação: 12 de Junho de 2013, 11:50:12 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #8 Online: 12 de Junho de 2013, 11:57:03
A série 1D da Canon parece-me que sempre foi voltada a esporte, tanto que tem modelos com sensor cropado... Estou engado?
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 12 de Junho de 2013, 12:40:19
A série 1D da Canon parece-me que sempre foi voltada a esporte, tanto que tem modelos com sensor cropado... Estou engado?

Esportes e jornalismo. Mas a série 1D S sempre foi FF, então sempre foi muito utilizada em eventos também. E agora a 1D X unificou as coisas.


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #10 Online: 12 de Junho de 2013, 13:11:28
Eu estava pesquisando exatamente isso... Mas parece-me que ainda tem uma 1D cropada...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 12 de Junho de 2013, 13:13:54
Isso parece muito com algo ocorrido no passado com o filme de 35mm, a briga de formatos, mais especificamente do 35mm com o 6x4.5... Por pressão e demanda dos fabricantes de câmeras que não faziam equipamentos de médio formato, surgiram vários filmes de granulação hiper baixa, como os Provia 100, Ektar-25 e Velvia 50.

Na época foi alegado que com esses novos filmes em 35mm a qualidade da imagem seria similar a proporcionada pelo formato 6x4.5. Na teoria, levando em consideração os então novos filmes em 24x36 comparados com os filmes anteriores em uma 6x4.5 até fazia algum sentido a princípio, só que a galera esqueceu do principal problema: a ótica. E não tinha como comparar ótica de 35mm com ótica de MF, e a coisa não saiu exatamente do jeito que esperavam.

Enfiar 35 MP em um sensor 24x36 vai exigir uma ótica muito superior ao que se encontra normalmente. Até existe, mas não é coisa barata. Vai ser exatamente o mesmo caso que aconteceu com a Sigma quando lançou a SD-1. Simplesmente não havia nenhuma objetiva da Sigma a altura do sensor, e isso perdurou por mais de um ano até que a Sigma lançou a série "A", feita exatamente para isso.

Acho que se precisa de altíssima qualidade ou crops radicais, ou você vai para MF ou usa uma tele decente.

A idéia de 35 MP é interessante (mas não acho necessário), mas sem uma ótica a altura e sem ver como fica o ruido e o vazamento de sinal para os pixeis vizinhos não dá para falar muito. É esperar e ver.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 12 de Junho de 2013, 13:24:36
A série 1D da Canon parece-me que sempre foi voltada a esporte, tanto que tem modelos com sensor cropado... Estou engado?

1D = crop de 1.3
1Ds = FF
1DmkII = crop 1.3
1DsmkII = FF
1DmkIII = crop 1.3
1DsmkIII - FF
1DsmkIV = crop 1.3
1DX = FF
1DC = FF

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #13 Online: 12 de Junho de 2013, 15:04:18
A série 1D da Canon parece-me que sempre foi voltada a esporte, tanto que tem modelos com sensor cropado... Estou engado?

Eu entendo que sim (esportes/jornalismo), mas ela realmetne atende os dois campos, ou seja atende estúdio (apesar que em estudio pagar por uma camera blindada... não é bem o negócio). Ela tem a fidelidade de cores, em baixo ISO (menos que 500), de uma camera de estudio sem perder o baixo ruído  (ISO 6400++) de uma câmera de esportes. (usei uma no trabalho (emprestada de um colega)). Ela só não abraçou a onda nova dos Megapixel, de 2012, para o pessoal que faz muito crop de imagem em estudio (crop por comodidade e afins)

Porém os caras de estúdio nem sempre querem pagar mais $$$ por uma camera "blindada", aprova de chuva e queda ( e isso a tira "dos olhos" de muitos estudios). Acho que, se fizerem um modelo mais simples para estudio, talvez seja um mal exemplo mas, só para dar idéia, algo como fizeram com a 5D e a irmã 6D, seria legal (minha opinião  :D).
« Última modificação: 12 de Junho de 2013, 15:11:33 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #14 Online: 12 de Junho de 2013, 18:31:23
A minha opinião é que o sweet spot do sensor FF é em torno de 16 a 18 MP! Mais do que isso é supérfluo!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr