Estas câmeras de alta densidade de pixels, no meu ponto de vista, acabam tendo um uso bastante específico. Os arquivos são enormes, dificultando o processamento, a relação sinal x ruído não é lá estas coisas, a difração se faz presente em aberturas relativamente grandes - se não me engano a própria Nikon já alerta para perda de nitidez a partir de f/9 **** (EDIT: Ashkenazzi: é F1/11)na D800 - e para que posssam ter todo o seu potencial aproveitado, precisam de boas lentes utilizadas em aberturas que consigam entregar bastante resolução.
Só que em contrapartida, em ISO mais baixo, com lentes boas em sweet spot, são imbatíveis na quantidade de detalhes que conseguem capturar. Considerando-se apenas este aspecto, a D800 hoje está sozinha no mercado.
O maior problema não é fazer um sensor com essa resolução e sim a ótica necessária. Vai acabar sendo uma FF relativamente barata mas que necessita de uma ótica absurdamente cara para fazer juz ao sensor... Por isso é que existe o MF.
É isso mesmo, mas o F-Stop máximo recomendado para D800 e D800E é
around F 1/11 (corrigi no no quote acima
). Está no manual technical guide da câmera. Esse
around maroto (?) ode fazer vc querer usar no máximo F 1/10. O que vai de boa em estúdio.
Quanto as lentes, a questão é apenas para a D800E. A Nikon lista no site, hoje, 52 lentes FX de foco-automático. Destas 52 lentes apenas 23 lentes são recomendadas para utilizar a resolcão máxima da D800E (A lista não é para a D800. ou seja, a princípio, todas são recomendadas para a D800)
Não sei até quatno MP essas super lentes aguentam. (se aguentam só 40MP ou até 200MP, 500MP
). Mas quase 50% das lentes Nikon já estão de fora. Não sei a % das Sigma, Tokina...
Apesar que usando "as regras" e as lentes "corretas"os resultados são
imbatíveis na quantidade de detalhes que conseguem capturar. Considerando-se apenas este aspecto, a D800 hoje está sozinha no mercado.