Autor Tópico: Foto para revista - licenciamento  (Lida 1219 vezes)

Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Online: 12 de Junho de 2013, 12:24:01
Olá colegas, como estão?

Uma jornalista entrou recentemente em contato comigo, perguntando se eu cederia duas fotos para uma revista de turismo (com os devidos créditos, porém não mencionou nada sobre algum tipo de pagamento).

Pesquisei sobre o assunto no fórum e cheguei neste tópico: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=40317.msg378999#msg378999

Considerando que as imagens seriam usadas para fins comerciais, devo cobrar um determinado valor da revista pelo uso das fotos (licenciamento).

Como sou amador e não tenho experiência alguma nisso, poderiam me dar algumas dicas?


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 12 de Junho de 2013, 13:40:13
Olá colegas, como estão?

Uma jornalista entrou recentemente em contato comigo, perguntando se eu cederia duas fotos para uma revista de turismo (com os devidos créditos, porém não mencionou nada sobre algum tipo de pagamento).

Pesquisei sobre o assunto no fórum e cheguei neste tópico: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=40317.msg378999#msg378999

Considerando que as imagens seriam usadas para fins comerciais, devo cobrar um determinado valor da revista pelo uso das fotos (licenciamento).

Como sou amador e não tenho experiência alguma nisso, poderiam me dar algumas dicas?

Ele perguntou nestes termos mesmo?
Pq, pra mim, ceder não implica pagamento algum...  :ponder:
Tecpix + motorola do guga


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #2 Online: 12 de Junho de 2013, 13:47:16
Ele perguntou nestes termos mesmo?
Pq, pra mim, ceder não implica pagamento algum...  :ponder:

Pois é Fernandez, ela usou a palavra "ceder" mesmo.  :no:


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Junho de 2013, 13:55:54
Se você é amador, fotografa por hobby e gosta da publicação que está querendo veicular sua foto e se for editorial (para ilustrar uma matéria)não vejo problemas na cessão.
Eu adoraria ter uma foto minha em uma publicação que gosto de ler.
Agora, se vive disso (fotografia), a conversa é outra aí tem que cobrar mesmo - acho que a ARFOC tem no site uma tabelinha de referência de valores a cobrar.
Abs.


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #4 Online: 12 de Junho de 2013, 14:09:53
Se você é amador, fotografa por hobby e gosta da publicação que está querendo veicular sua foto e se for editorial (para ilustrar uma matéria)não vejo problemas na cessão.
Eu adoraria ter uma foto minha em uma publicação que gosto de ler.
Agora, se vive disso (fotografia), a conversa é outra aí tem que cobrar mesmo - acho que a ARFOC tem no site uma tabelinha de referência de valores a cobrar.
Abs.

Na verdade eu nem conhecia a revista...

Bem, eu sou amador porém achei estranha a ideia de ceder as imagens de graça para uma publicação que possui fins lucrativos.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #5 Online: 18 de Junho de 2013, 22:21:12
Se voce faz por hobbe, e quer se promover é uma boa oportunidade.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/