Autor Tópico: Qualidade de lente 50mm: Canon/Nikon  (Lida 3921 vezes)

bruno_mazoti

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Online: 13 de Junho de 2013, 15:54:36
Estou prestes e decidido - até agora pouco - a comprar uma Canon 60D e logo mais, uma 50mm 1.4. Porém, resolvi por curiosidade comparar imagens por uma 50mm de uma Canon e uma Nikon. Pode ser coisa da minha cabeça, mas acho que não... O bokeh e as cores da Nikon me agradaram mais. Isso acontece mesmo ou é mais provável ter sido edição? Há tempos tenho observado isso, só agora pude me certificar.

Prefiro me consultar com mentes mais experientes a tirar conclusão própria. Afinal, se houver de fato alguma diferença vou preferir me inclinar pra Nikon D7000. O que vocês acham?

Estou aberto a informações, tanto a respeito das lentes quanto as câmeras.

Obrigado! (:
“Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao acto de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.” (Ansel Adams)


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2013, 16:24:18
Conhece esse site?

http://www.pixel-peeper.com/

Lá dá pra buscar fotos feitas com objetivas específicas em câmeras específicas, daí dá pra ver fotos até a exaustão e tirar suas próprias conclusões. Acho que são poucas pessoas aqui que vão ter conhecimento o suficiente dos dois sistemas pra poder dar uma opinião confiável.

O que posso dizer é sobre a 50/1.4 da Canon. Já é uma objetiva bem antiga, precisando de uma atualização mesmo. O bokeh realmente não é lá grande coisa (embora seja bem melhor que o da 50/1.8), mas em qualidade de imagem é excelente. Tem que se levar em conta também que tem 2 versões para Nikon, daí não sei te dizer as diferenças entre elas... Mas sei que uma é mais ou menos o mesmo preço da Canon, e a outra é um pouco mais cara.

Abraços


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2013, 19:04:51
Quanto a imagem, não sei dizer a diferença entre as duas. A 1.4 da Nikkon, que já experimentei é muito boa.
Humberto, se não me engano as duas são 1.4 D (para DX) e G (para FX).  :ponder:
Me corrijam se estiver errado.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2013, 19:16:09
Em termos de cores a diferença é na PP. Então esse ponto é irrelevante.

Quanto ao bokeh, aí tem que avaliar qual dos 3 modelos lhe agradam mais... Em tese os 2 modelos da Nikon devem oferecer o mesmo bokeh, com diferença pequena no grau de desfoque aparente para a modelo FF (desculpe não colocar a terminologia própria do sistema, pois não sou usuário). Atenção: não estou usando desfoque e bokeh como sinônimos.

Aí vc pode usar qualquer site onde consiga encontrar imagens com o EXIF para comparar o bokeh na mesma abertura. O Flickr é muito bom para esse propósito específico.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2013, 19:18:59
Quanto a imagem, não sei dizer a diferença entre as duas. A 1.4 da Nikkon, que já experimentei é muito boa.
Humberto, se não me engano as duas são 1.4 D (para DX) e G (para FX).  :ponder:
Me corrijam se estiver errado.


Sim, as duas da Nikon são f/1.4 (e tem também f/1.8), mas é que não sei a diferença entre elas... E na verdade, acabei de descobrir que ainda tem uma terceira, AI-S...


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Junho de 2013, 20:23:29
AI-S: foco manual
G: c/ motor de foco e s/ anel de abertura na lente
D: s/ motor de foco e c/ anel de abertura na lente


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Junho de 2013, 23:02:30
tá respondido.  :ok:
« Última modificação: 13 de Junho de 2013, 23:02:55 por Portela 2011 »


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #7 Online: 13 de Junho de 2013, 23:18:16
Eu, Rafael Lima não posso falar pois não tenho todas para testar e apresentar provas e acredito que quase ninguém aqui pode fazer o mesmo, mas há uma pessoa fora do fórum que pode fazer isso: Zack, do "Vlog do Zack". Ele é filmaker (não sei se esse é o nome certo, o carinha que grava pra publicidade) e tem a Nikkor 50mm 1.8G, Canon 50mm 1.8 II, Canon 50mm 1.4 USM e Canon 50mm 1.2L.

Aí só fica faltando as Nikkor 50mm 1.4G, 50mm 1.4D e 50mm 1.8D pra entrar no teste, mas essas eu posso pelo menos dizer que são inferiores à 50mm 1.8G, com exceção da 50mm 1.4G que deve ter a mesma nitidez só sendo mais clara e cara.

No vídeo review que ele fez da 50mm 1.8G em seu vlog no YouTube ele disse que a qualidade dela é "anos luz" a frente da versão Canon e conversando com ele pelo Facebook posteriormente ele disse que a qualidade da mesma é comparável com a Canon 50mm 1.2L só perdendo, claro, em construção!

Aqui o link do vídeo review que ele fez da 50mm 1.8G: http://www.youtube.com/watch?v=Q-fbyJtUJHM
No canal dele você pode conferir também o review de outras várias lentes e câmeras, dentre elas as Canon 50mm 1.8 II e 50mm 1.2L.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #8 Online: 14 de Junho de 2013, 00:10:06
Estou prestes e decidido - até agora pouco - a comprar uma Canon 60D e logo mais, uma 50mm 1.4. Porém, resolvi por curiosidade comparar imagens por uma 50mm de uma Canon e uma Nikon. Pode ser coisa da minha cabeça, mas acho que não... O bokeh e as cores da Nikon me agradaram mais. Isso acontece mesmo ou é mais provável ter sido edição? Há tempos tenho observado isso, só agora pude me certificar.

Prefiro me consultar com mentes mais experientes a tirar conclusão própria. Afinal, se houver de fato alguma diferença vou preferir me inclinar pra Nikon D7000. O que vocês acham?

Estou aberto a informações, tanto a respeito das lentes quanto as câmeras.

Obrigado! (:

As cores da Nikon e da Canon são diferentes mesmo. Você não está louco  :eek: .Mas vc pode ajustar tudo isso no Photoshop (como o Hyde falou).

Se vc é exigente a ponto de saber o que é e querer comparar bokeh. Também verá resultados diferentes neste ponto.

Só o seu gosto e a sua aplicação irão definir, veja:

No meu ponto de vista, na minha opinião pessoal e particular e na experiência que tenho com as marcas:

A Nikon é mais de estudio, cenas paradas, pessoas fazendo pose, onde as cores, sombras e luzes, ficam mais precisas e excelentes em ISOs baixos (abaixo de 800). Para aplicações que usam Flash ela também.
A Canon é mais de jornalismo, melhor desempenho em ISO alto (Acima de 1600). Dispensa o flash com mais facilidade. Porém essa construção diferente lhe da um padrão de cores diferente.

Para mim é como comparar uma limosine com um carro esporte e perguntar qual o melhor. Ou comparar um jipe com uma pcik up.

A resposta sempre será: Depende da aplicação e do estilo que o fotografo usa a câmera. Ou do estilo que ele precisa usar a camera.

Mas claro que sabendo as diferenças tudo fica igual no final. Porque dependendo da aplicação, dá para se adaptar. (como um jupe e uma pick up)
Mas também tem aplicação que fica complicado adaptar (como teimar em usar uma lumosine como sendo um carro esporte)

Por isso, no meu ponto de vista, na minha opinião pessoal e particular e na experiência que tenho com as marcas.
Desde que o mercado digital começou esta marcas não são e nunca foram iguais (para pessoas que sabem diferenciar estilos de cor e bokeh).
As pessoas que dizem que as marcas são iguais, as usam em aplicações onde não é necessário se preocupar com este tipo de detalhe (bokeh e tons de cores). E o seu gosto (e a sua aplicação) é que vão definir qual é a melhor para você.
« Última modificação: 14 de Junho de 2013, 00:42:20 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 14 de Junho de 2013, 02:39:27
Acho complicado pegar comparações de outras pessoas, acho que sempre se deve pegar o máximo de fotos possível e tirar as conclusões por conta própria. Por isso indiquei o pixel peeper, que é uma ferramenta incrível pra esse tipo de pesquisa. Me ajudou demais na decisão de comprar algumas objetivas e a trocar de câmera. Mais até do que a opinião de outras pessoas. Mesmo que a pessoa tenha conhecimento de causa, que já tenha usado demais as duas objetivas em questão, a opinião sempre vai estar baseada no gosto pessoal. Por isso acho que devemos tirar nossas próprias conclusões.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #10 Online: 14 de Junho de 2013, 09:06:10
Eu, Rafael Lima não posso falar pois não tenho todas para testar e apresentar provas e acredito que quase ninguém aqui pode fazer o mesmo, mas há uma pessoa fora do fórum que pode fazer isso: Zack, do "Vlog do Zack".
Para mim, esse vlog é uma das coisas mais fracas que já vi na net. Muito, muito superficial.

Citar
No vídeo review que ele fez da 50mm 1.8G em seu vlog no YouTube ele disse que a qualidade dela é "anos luz" a frente da versão Canon
À frente em quê? Custo benefício? Preço? Nitidez (bordas? centro?)? Aberração? Vinheta? Distorção? Peso?... Acho que esse tipo de opinião mais desinforma que informa, mas...

Se não puder pegar os vidros na mão para testar, há sites mais profundos e sérios na net para pesquisar as diferenças entre eles.


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #11 Online: 16 de Junho de 2013, 21:15:36
...
Aqui o link do vídeo review que ele fez da 50mm 1.8G: http://www.youtube.com/watch?v=Q-fbyJtUJHM
No canal dele você pode conferir também o review de outras várias lentes e câmeras, dentre elas as Canon 50mm 1.8 II e 50mm 1.2L.

Gostei. Eu nao conhecia ele.  :ok:
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 16 de Junho de 2013, 22:01:22
Já tive uma Nikkor AF 50 1.8 D e agora tenho uma Canon EF 50 1.8 II. São as duas equivalentes no mesmo preço, construção, foco, etc... Claro que parte da minha opinião pode estar influenciada pois usava a minha Nikkor na D90 e a EF 50 na 6D mas gosto mais do resultado final da Canon. A Nikon tinha mais contraste e um bokeh melhor mas em termos de nitidez, vinheta e CA (que é o que importa mais) a lente da Canon se mostrou melhor.
Ainda acho que falta uma 50 nível  :worship: :worship: :worship: para a Canon. Meu sentimento é de que a AF-S 50 1.8 G deve ser um pouco melhor que a 50 1.8 da Canon.

Na prática, falando a verdade, vale mais a pena o sistema (Nikon/Canon) do que um todo. Para mim, o sistema de foco da câmera Canon A ou Nikon B e a técnica como usá-lo, fará mais diferença do que a 50 1.8 da Canon ou Nikon.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Ashkenazzi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Casei com a Canon, mas a Nikon é minha amante...
Resposta #13 Online: 16 de Junho de 2013, 23:09:16
...
Aqui o link do vídeo review que ele fez da 50mm 1.8G: http://www.youtube.com/watch?v=Q-fbyJtUJHM
No canal dele você pode conferir também o review de outras várias lentes e câmeras, dentre elas as Canon 50mm 1.8 II e 50mm 1.2L.

Gostei. Eu nao conhecia ele.  :ok:

ops..ok, hehe eu realmente não conhecia ele... :assobi:
Bem eu gostei do video do link dos videos das 50 1.8 da Canon e 50 1.8 da Nikon, mas não gostaria de me comprometer pelos outros dele  :D
Bem é que eu fui olhar o da D800E..eee....heheh bem...foi legal. Ok, nada que possa abonar o conhecimento que ele tenha sobre fotografia (nem sequer sobre as lentes)
Mas sobre a camera, ok, ok é complicado fazer uma review de uma Nikon quando se vem da Canon, e não se leu o manual da Nikon (ainda).. Mudam termos e botões...  :ponder:
Ok,ok, Ele apenas não conhecia a Nikon D800 e tava falando sobre ela. aos 9 min do video ele confundiu o botao Quiet por Quick, hehe, trocou o que é modo Bulb (B) pelo modo T (que ela não tem e pode induzir ao erro algum comprador), falou de um tal modo "multi" e pulou (estrategicamente ?) o Mup ...a camera tá na mao dele e ele fala que o exposure comp. vai até menos 7 e diz que é barbaro pq na Canon só vai até menos 5...(só que na nikon é até -5....ele ta com a camera na mao...e nao olha..e fala errado..Jesuis, pára o mundo que eu quero descer... :aua:
Bem aí eu fiquei inseguro sobre a avaliação dele sobre cameras (cuja explicão dos termos muda de uma marca para outra e por mais que se conheca foto deve-se observar o manual e os termos que mudam)

Mas realmente gostei dos dois videos dele quando ele fala só de foto e não quando tenta explicar uma máquina que não conhece 100% :D
« Última modificação: 16 de Junho de 2013, 23:36:31 por Ashkenazzi »
Nikon D800E + MB-D12 + SB-910 com AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G + AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
Canon EOS 1D X com EF 24-105mm f/4L IS USM + EF 100-400mm f/4.5-5.6L IS USM
Sony Camcorder HDR-FX1000
Testes com 3 lentes 85mm diferentes em bokeh e luzes: http://www.flickr.com/photos/103484384@N04/


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 17 de Junho de 2013, 21:37:03
Ja vi muitos videos do Zack, ele fala 90% do tempo em Canon.

Ah sim... Um beijo do Zack Huuuuummmmmmmmmmáaaaaaaaaaaaaaaaaah.