Autor Tópico: D300s usada ou D5100?  (Lida 3243 vezes)

Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Online: 14 de Junho de 2013, 12:39:02
Boa tarde pessoal, estou com uma Nikon D300s na minha mão usada, ainda não sei quantos cliques, mas talvez esteja na casa do 50k, até porque o dono disse não ser assíduo usuário com essa maquina.

Pergunto, se eu trocar minha máquina com ele dando uma grana é claro na jogada, estarei ganhando em tudo ou estarei perdendo com relação a minha D5100?

minha câmera custas uns R$1.500,00 a dele usada não sei o valor, estou levantando ainda, mas jogo por baixo uns 2.500,00.
Ai eu voltaria a diferença a ele.

Vocês acham que vale a pena?, as diferenças em imagens geradas por ambas podem se equivaler e não compensar o gasto extra na troca?

Nunca testei essa máquina então não consigo te ruma opnião própria!
Fábio Pedro.


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Junho de 2013, 14:58:06
Fabio, a imagem da D5100 é um pouco melhor principalmente em ISOs altos pois o sensor dela é de uma geração acima da D300s. Já a D300s têm um corpo mais robusto, mais botões, sistema de foco muito melhor, é mais rápida, eu escolheria a D300s. O preço de uma usada em bom estado gira em torno de 2.300 a 2.800 reais. :ok:


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #2 Online: 14 de Junho de 2013, 16:21:02
Fabio, a imagem da D5100 é um pouco melhor principalmente em ISOs altos pois o sensor dela é de uma geração acima da D300s. Já a D300s têm um corpo mais robusto, mais botões, sistema de foco muito melhor, é mais rápida, eu escolheria a D300s. O preço de uma usada em bom estado gira em torno de 2.300 a 2.800 reais. :ok:

ShoW! :worship: :worship:

Mas no entanto apesar de saber que é mais robusta é uma máquina selada e tal, eu prezo muito mais pela imagem do que em sí os recursos oferecidos por qualquer uma delas duas, ou seja se os recursos existentes permitirem ter uma melhor obtenção de imagens isso é um grande peso a favor.

Não sei se ainda é o melhor ter essa D300s na mão fiz hoje uns testes com ela em locais mais escuros aqui do escritório na hora do meu almoço e em ISO800 ela segurou legal a rebordosa sem ruídos aparentes no LCD da câmera, porém ainda não descarreguei no PC para ver as fotos que fiz, e outra o ISO máximo dessa cam é 3200 contras os 6400 da D5100(em 3200 consigo ruídos quase zero na D5100).

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Eu tô rindo aqui porque quero ver realmente algo de bom que me faça trocar essa cam, porque eu ouço muita coisa boa dela, mas não sei se ela é páreo para a D5100 em processar imagens!

Será que mais alguém tem mais algum argumento de peso mesmo, favorável a D300s, claro!. Ela é uma novidade para minha pessoa eu ainda não conheço os mistérios e potenciais dela, seria de muita ajuda alguém me dar mais de um foco de luz para pensar. :ok:

O preço já sei como negociar! Valeu a dica: douglas83 :D :ok: :ok: :ok:
Fábio Pedro.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 14 de Junho de 2013, 20:16:04
Movendo tópico...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #4 Online: 14 de Junho de 2013, 20:23:42
Hoje eu simplesmente NÃO CONSIGO mais usar uma DSLR de entrada! Acostumei 8-)

Se for a única alternativa troque, mas acho muiiiiiiiiiito mais jogo trocar numa D7000 onde você vai manter o mesmo sensor da D5100 (ambas usam o mesmo) e vai ter um corpo completo.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 14 de Junho de 2013, 20:34:39
Fabio, a imagem da D5100 é um pouco melhor principalmente em ISOs altos pois o sensor dela é de uma geração acima da D300s. Já a D300s têm um corpo mais robusto, mais botões, sistema de foco muito melhor, é mais rápida, eu escolheria a D300s. O preço de uma usada em bom estado gira em torno de 2.300 a 2.800 reais. :ok:
2x...
Se hoje você não usa essa câmera acima dos 1.600 de ISO, dá para usar ele tranquilamente. A máquina é um tanque e tem um dos melhores sistemas de foco já desenvolvidos para DSLRs.
Lembre-se que na qualidade da imagem o sensor pesa mas um conjunto de boas lentes, técnica e foco apurado conta tanto ou mais.
A única coisa que desabona nessa geração da D90, D300 e D700 são as cores lavadas que elas entregam. Era o fator principal que me incomodava na D90.

Hoje eu simplesmente NÃO CONSIGO mais usar uma DSLR de entrada! Acostumei 8-)

Se for a única alternativa troque, mas acho muiiiiiiiiiito mais jogo trocar numa D7000 onde você vai manter o mesmo sensor da D5100 (ambas usam o mesmo) e vai ter um corpo completo.
Concordo com o Rafa. Enquanto só se usa câmeras de entrada, elas nos atendem perfeitamente mas, ter uma um LCD superior, melhor pegada, dois dials e alguns botões de acesso rápido realmente fazem muita diferença em nos deixar mal acostumados.

Resumo: Se você não fotografa esportes, recomendo usa grana para pegar a D7000 ou juntar um pouquinho mais e ir para uma D700 usada.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #6 Online: 14 de Junho de 2013, 20:45:21
Putz, isso é uma grande verdade. Essas câmeras Nikon com um dial só dão muito nervoso depois que acostuma a ter dois rsrsrsrs.
D600 - E-M10


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Junho de 2013, 21:53:08
A questão da imagem da d300s realmente fica um pouco a dever pra d7000, mas com boas lentes, pouco se percebe...

Mas voltando ao tema do tópico, entre d300s e d5100, iria de d300s, é outra categoria, uma bruta máquina, tem o fato de ser selada, por sair a vontade sem se preocupar muito com os contratempos do dia a dia...


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #8 Online: 14 de Junho de 2013, 21:54:14
Hoje eu simplesmente NÃO CONSIGO mais usar uma DSLR de entrada! Acostumei 8-)

Se for a única alternativa troque, mas acho muiiiiiiiiiito mais jogo trocar numa D7000 onde você vai manter o mesmo sensor da D5100 (ambas usam o mesmo) e vai ter um corpo completo.

Quem dera se fosse o caso eu trocava na hora, te garanto...kkkk!

O meu patrão que era Nikonzeiro foi Canonizado, porque ele julga ser melhor para fazer filmagem, etc.. ele hoje tem uma 5DMIII.

Então a D300s que ele tem tá na casa dele encostada a na mão da mulher dele que usa para fazer fotos caseiras, então ele me disse que estaria afim de vender ela, mas não sabe nem o preço que ela poderia valer, eu ainda não determinei quantos cliques ela já deu, mas acho pelo que ele me disse que deva estar entre 40k ou 50k.

Pensei então em trocar, pegar algo mais robusto e deixar a mulher dele com a minha D5100 e com a D300s dele, e eu ainda voltava um din-din na troca.

Mas preciso saber se vale mesmo, porque mesmo sendo de entrada a D5100 eu consigo muita coisa boa e na D300s que eu ainda não conheço nada real só teorias.
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #9 Online: 14 de Junho de 2013, 22:02:14
2x...
Se hoje você não usa essa câmera acima dos 1.600 de ISO, dá para usar ele tranquilamente. A máquina é um tanque e tem um dos melhores sistemas de foco já desenvolvidos para DSLRs.
Lembre-se que na qualidade da imagem o sensor pesa mas um conjunto de boas lentes, técnica e foco apurado conta tanto ou mais.
A única coisa que desabona nessa geração da D90, D300 e D700 são as cores lavadas que elas entregam. Era o fator principal que me incomodava na D90.
Concordo com o Rafa. Enquanto só se usa câmeras de entrada, elas nos atendem perfeitamente mas, ter uma um LCD superior, melhor pegada, dois dials e alguns botões de acesso rápido realmente fazem muita diferença em nos deixar mal acostumados.

Resumo: Se você não fotografa esportes, recomendo usa grana para pegar a D7000 ou juntar um pouquinho mais e ir para uma D700 usada.

Realmente o sistema rápido de foco da D300s é fodaço, contra fatos não há argumentos!!! :ok: isso eu ví hoje brincando com ela.

Acho que vou fazer isso, segurar um pouco a emoção e a empolgação e juntar mais e pegar talvez uma D7100, ou pensei numa D600, um colega meu tem e gostei da câmera também. :ok:
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #10 Online: 14 de Junho de 2013, 22:05:21
A questão da imagem da d300s realmente fica um pouco a dever pra d7000, mas com boas lentes, pouco se percebe...

Mas voltando ao tema do tópico, entre d300s e d5100, iria de d300s, é outra categoria, uma bruta máquina, tem o fato de ser selada, por sair a vontade sem se preocupar muito com os contratempos do dia a dia...

É eu também pensei nisso, eu adoro região serrana e praia, ai já viu né, umidade e maresia correndo livres por ai; Eu uso a minha D5100 e depois corro para limpar ela toda, não que eu não faria isso com a D300s claro, mas eu ficaria mais relaxado.
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #11 Online: 14 de Junho de 2013, 22:07:27
Galera, pior que não tá difícil não para eu trocar logo de câmera, acho que vou seguir o conselho de voces e pagar câmeras mais novas como as da série D7000.

Pior que semana que vem a D300s vai ficar comigo a semana todinha.... :D :D :D Vou até levar na mochila minhas lentes para brincar. :D :D :D
Fábio Pedro.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #12 Online: 14 de Junho de 2013, 23:20:26
Vai de D7000 mesmo :ok:

EMHO, nós sempre escolhemos câmeras com sensores melhores pra suprir um pouco da nossa deficiência em produzir uma boa imagem. Mas é isso mesmo, à não ser que você seja um mestre da iluminação como o Cláudio Rombauer vá na de sensor melhor.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 15 de Junho de 2013, 00:16:33
Vai de D7000 mesmo :ok:

EMHO, nós sempre escolhemos câmeras com sensores melhores pra suprir um pouco da nossa deficiência em produzir uma boa imagem. Mas é isso mesmo, à não ser que você seja um mestre da iluminação como o Cláudio Rombauer vá na de sensor melhor.
1,5 x
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 15 de Junho de 2013, 08:05:13
Acho que vou fazer isso, segurar um pouco a emoção e a empolgação e juntar mais e pegar talvez uma D7100, ou pensei numa D600, um colega meu tem e gostei da câmera também. :ok:

A d7100 nunca usei, tenho uma d7000 que é uma excelente máquina, em alguns pontos bate a d300s, apanha em outros, mas se já pensa numa d600, creio que é mais negócio, mas tem que pensar no investimento em novas lentes.
Quando surgiu o lançamento da d7100, pensei em comprar uma, só que por um breve momento de lucidez me vez pensar que a d300s e d7000 estão me atendendo muito bem. Decidi aguardar mais um tempo e já fazer o próximo up direto pra FX (d600 ou d800, ou alguma possível futura FX nikon).