Autor Tópico: Canon SX240 vs Panasonic FZ150 ou FZ200  (Lida 1575 vezes)

lmfabr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Online: 14 de Junho de 2013, 19:17:26
ola a todos do forum,
ja o acompanho em off há muito tempo o forum , e hj tomei coragem e decidi me registrar .

estou com uma duvida sobre qual camera comprar. se uma SX240 ou uma fz150

sei q são cameras distintas de categorias diferentes, uma é compacta premium e a outra é superzoom.
digo pq venho de uma sony w220 vagaba q ja me tira dos nervos , altos ruidos, porem é compacta e servia.

agora to com filha bebe, queria bater umas fotinhas da menina pra posteridade, e queria tb logicamente ter uma camera q servisse pra passeios e viagens, de paisagens, aventuras, natureza.
ou seja, preciso de uma camera versatil , de certa forma portátil , mas com boa qualidade , com baixo ruido , e q consiga captar boas fotos de retratos noturno e que tem o zoonzinho pra pegar boas paisagens e arquitetura. (confesso q tenho uma queda por zoom, quando fotografo gosto de aproximar, talvez por isso inclui a fz150).
talvez pelas coisas acima desisti da D3100 q achei a R$ 1200, com lente 18-55.

pesquisando cheguei entao a essas duas cameras.
pretendo gastar até 1000, mas posso esticar até uns 1300 se realmente for uma coisa definitiva q compense logicamente o custo x beneficio.

a pergunta então q fica é , dentre essas 3 (se a diferença da fz150 pra fz200 compensar R$ 300) , eu queria uma q me desse tudo q eu pretendo, sabendo da preferencia por zoom. quanto a diferença de zoom das SZ , compensam .
e me respondam se eu entendi direito, em qualidade de foto de situação normal (retrato por ex), a SX240 é melhor q a FZ200 ? (só pra me situar)
 
deixo com vcs;

agradeço a todos desde já
« Última modificação: 14 de Junho de 2013, 19:20:44 por lmfabr »


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Junho de 2013, 23:11:41
A FZ200 é superior...como vc disse é outra categoria...pelo fato de ser uma ultrazoom (e a melhor ultrazoom do mercado) ela tem diversos comandos diretos e recursos que a Sx240 não tem. Agora o sensor das duas é o mesmo..pequeno como de qualquer compacta. Mas  a questão do ruído é minimizada na FZ200 devido a lente e a abertura fixa em 2.8....isso faz uma grande diferença e é a grande vantagem da FZ200.
Se  o zoom não fosse tão fundamental pra vc poderia pensar nas compactas premiums com sensores maiores...como a LX7, a G15 etc etc, mas se o zoom é sua prioridade...sem dúvida a melhor opção é  FZ200. 
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2013, 14:21:40
Como o colega já mencionou, as super (ou ultra) zooms não são necessariamente melhores em qualidade, até porque ainda mantém um sensor muito pequeno, o mesmo de outras compactas como a própria SX240 (que também não deixa de ter um baita zoom).
 
Nesse seu caso, a vantagem das Panas sobre a SX240 seria ter mais controles, maior distância focal (zoom), e uma lente mais clara. Do outro lado, a SX240 é muito mais em conta (quase metade do valor) e traria uma excelente portabilidade. Vai de você priorizar as coisas.

Uma outra alternativa seria abrir mão justamente desse zoom gigantesco e partir para as compactas de sensor um pouco maior (que o nosso colega Oliberal também já citou). Se a sua prioridade for fotos do dia-a-dia, da sua filha, e mesmo nos passeios não quiser tirar fotos do chiclete grudado numa placa de trânsito a 2km de distância, talvez sejam uma opção mais interessante, já que trariam melhor qualidade de imagem, manteriam ainda uma ótima portabilidade e não estourariam o seu orçamento.

Pelo seu descritivo, eu ficaria com uma Canon G12 ou G15.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2013, 15:12:12
A única ressalva é que a SX240 não é uma compacta premium como o autor do tópico citou, as compactas premium são as que possuem sensores maiores como os colegas já citaram aí.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


lmfabr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #4 Online: 15 de Junho de 2013, 17:07:25
agradeço a todos, ainda n comprei mas estou tendendo a pegar sx240. realmente zoom e importante pra mim, e como a diferença entre a SZ top e a sx240 nem é tão grande na qualidade, a diferença de preço (quase o dobro), vai falar mais alto, sem falar na portabilidade.